【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
fripp
Veterano
# mar/11
· votar


Fernando de almeida
Legal, obrigado!

Ricardo Barbosa
Veterano
# mar/11
· votar


Fernando de almeida

Só insisto que você não fique só nos Boss sem pesquisar outras marcas ...

Concerteza irei pesquisar mais, é que neste momento não conheço muito, mas wah-wah vou comprar VOX ou uma marca boa que vi.
Vou mais pra frente mudar meu set...não é eterno kkkk
Fera vlw mesmo pela ajuda!!!! Pretendo continuar conversando aqui com vc e a galera mesmo terminando meu set =]

VLW!!!!
La no tópico principal tem marcas(pedais) lá né? (li tudo mas n me lembro)

felipelfln
Veterano
# mar/11
· votar


Ricardo Barbosa

Eu tiraria o Compressor, compraria um Delay mais barato (DD-3), Compraria uma Dist mais fraca e versátil como o Jackhammer. Ou compra os landscape Brutal dist, Organic Drive e Angel Chorus, talvez até o delay ao invés desses pedais caros. Aí poderia incluir outras coisas no seu set, entende? Ou compra um Triefx Overtone pra todas as dists que vc imaginar e o resto vc escolhe. Eu não me prenderia de forma alguma ao MT-2. Metal não é feito pelos pedais com super ganho, é feito pelo seu ouvido e bom gosto na EQ!

adsonlucas
Veterano
# mar/11
· votar


ops!

pepomello
Veterano
# mar/11
· votar


Alguém pode me falar qual é o tipo de pedal mais usado em músicas de hard rock???

felipelfln
Veterano
# mar/11
· votar


pepomello

Distorção e reverb.

Ricardo Barbosa
Veterano
# mar/11
· votar


felipelfln
Tipo... do set ta ruim oq fera?
O MT-2 é tão ruim assim q n dá pra tocar outros estilos? Oo

Fernando de almeida
Veterano
# mar/11
· votar


pepomello
Alguém pode me falar qual é o tipo de pedal mais usado em músicas de hard rock???
Como o felipelfln disse, distorção + reverb on a distorção pode ser substituída por um overdrive dependendo do timbre que vc busca ...



Ricardo Barbosa
O MT-2 é tão ruim assim q n dá pra tocar outros estilos? Oo
Não é ruim, é característica do pedal ... O MT2 é pra tocar metal/rock pesado ... Mesmo com o controle de distorção dele baixo, o timbre será o de metal ... Mas se vc mesclar o timbre do pedal + o timbre do ampli, dá pra ir fazendo um som até você comprar outros pedais ...

Ricardo Barbosa
Veterano
# mar/11
· votar


Fernando de almeida
Não é ruim, é característica do pedal ... O MT2 é pra tocar metal/rock pesado ... Mesmo com o controle de distorção dele baixo, o timbre será o de metal ... Mas se vc mesclar o timbre do pedal + o timbre do ampli, dá pra ir fazendo um som até você comprar outros pedais ...

Blz fera...cara curti muito um pedal da NIG de distorção...o X-treme, que sonzera daora ^^

felipelfln
Veterano
# mar/11
· votar


Ricardo Barbosa

Cara, vc precisa entender os pedais e como eles reagem, pra qual fim foram ciados, etc. O MT-2 tem muito ganho. Compra um Jackhammer. Ou uma dist valvulada, que é o efeito real.

Ricardo Barbosa
Veterano
# mar/11
· votar


felipelfln
Boa ideia, entra no site da NIG e ve o XD-1(Xtreme) ele é muito bom, curti.
Fera to pensando em tirar o MT-2 e colocar ele (XD-1) e pra economizar $$$, tirar o compressor(Cs-1 BOSS), oque vc acha?

felipelfln
Veterano
# mar/11
· votar


Ricardo Barbosa

Isso, tira o compressor. Essa dist eu não conheço, mas vc tem que saber pra qual fim ela foi criada. Ela consegue baixo ganho?

Ricardo Barbosa
Veterano
# mar/11
· votar


felipelfln

baixo ganho vc diz dist. mais fraca(tipo overdrive)... se for consegue sim, e fera compressor n da akele boost no solo não? É melhor economizar mesmo, sem comprar ele???

Vai no site da NIG e ve pedals e tem ele lá ve o som...blz?

felipelfln
Veterano
# mar/11
· votar


Ricardo Barbosa

Compressor não da esse boost não (pode até dar, mas não é feito pra isso e é bem mais caro que um booster). O que da boost é boost. Vc não precisa de compressor. O ganho da pra controlar com o pot de volume da guitarra, mas sem boost. Pra dar boost teria que ficar com o volume mais baixo e aumentar na hora do boost. Baixo ganho é o som menos saturado, como o overdrive.
O compressor abaixa volumes altos e aumenta volumes baixos. Deixa o som igual, constante... Mas tira dinâmica. Ele da um pouco mais de sustain tbm.
Eu acho que ´melhor comprar um pedal por um ou uns dois... Senão compra tudo de uma vez e não tem o tempo de se aprofundar em um primeiro pra ver sua necessidade depois.
Compra primeiro a dist. Depois vc compra ambiências e depois parte pras modulações.

Ricardo Barbosa
Veterano
# mar/11
· votar


felipelfln
Tipo dá pra mim gastar até 2mil...tirando o compressor vo gastar 1.700 da pra comprar tudo de uma vez...é melhor né?
E fera qual a verdadeira função de um compressor? N entendi hushsus...

felipelfln
Veterano
# abr/11
· votar


O compressor abaixa volumes altos e aumenta volumes baixos. Deixa o volume como se fosse uniforme. Mais ou menos isso. Cara, com 1700 eu comprava uma Line6 M13... Mas como vc quer pedais..
Para músicas sem super delays e ambiências:
-Landscape Organic Drive (o único com o controle blend) - 158reals
-Behringer VT999 (Valvulado) - até 300reals
-Landscape Echo Delay (analógico) - até 200reals
-Landscape Spring Reverb - 200reals
-Vox Wah V-845
-Pedal Onerr Volume - 240reals
-Fuzz a seu gosto
-NIG Phaser & Flanger - 650reals
-Landscape Angel Chorus - até 200reals ou Boss Chorus Ensenble - até 400reals

Ou

-Line6 M13 (circuito digital dividido em 9 pressets de efeitos, mas não funciona como pedaleira (pesquise)

Ou

-O mesmo do primeiro só que com delay digital de vários ms.

Ricardo Barbosa
Veterano
# abr/11
· votar


felipelfln

Tipo, não manjo muito mas uma duvida esse set ta ruim?
Depois compro wahwah...phaser...shifter essas coisas...

BOSS GE7

BOSS CE-5

NIG XD-1

BOSS DD7

BOSS CS3 (Talvez eu tire o Compressor)

BOSS FV500H

filipe.barcelos
Veterano
# abr/11
· votar


Fernando de almeida
É isso aí pessoal. Caso vocês tenham alguma dúvida me mandem aí, sobre algum efeito, ligação (me fale seu setup e eu passo as opções de ligação) etc.
Estou com uma dúvida a respeito da ligação de pedais no loop de um amp valvulado, a pouco tempo comprei um egnater tweaker e gostaria de saber se estou pensando certo.

Minha ligação até então vai ser a seguinte:
Guitarra -> afinador -> wah -> drives -> input do amp

No loop do amp:
Send -> modulações -> return

Seria esta a ligação mais adequada?

Abs!
Filipe

felipelfln
Veterano
# abr/11
· votar


Ricardo Barbosa

Tira o compressor e se não for usar o delay pra coisas altamente psicodélicas com super delays compra um delay analógico mais barato msm.
E ve la minhas sugestões, que vc não viu só porque tava com preguiça, mas não se pode ter preguiça nesse tipo de compra. Tem que pesquisar.
Pedais BOSS são caros. Compra os nacionais que são baratos e de qualidade. Não insiste em boss.. E vc não precisa ter TODOS os pedais. Tem pedal que vc nem sabia pra que servia... Vc tem que saber da sua nescessidade, mas inicialmente compre o Delay, Reverb e Dist, que todo mundo precisa.
Vc não tem que ''manjar'' de pedal. Se vc pesquisar vc saberá melhor sobre. E nem precisa pesquisar tanto.

BOSS GE7

Landscape Angel Chorus

NIG XD-1

Landscape Echo Delay

BOSS FV500H

O pedal de volume vc acha bem mais baratos. Tem os ONERR..

felipelfln
Veterano
# abr/11
· votar


Ricardo Barbosa

Tenta ouvir samples no iutubi.

Ricardo Barbosa
Veterano
# abr/11
· votar


felipelfln
Fera eu vi sim os pedais q vc indico...vi no youtube demonstrações, mas sei lá não curti o timbre cara.
Eu só n sabia muito a função do compressor do resto to ligado...mas tipo esse set ta zuado?
Queria um set q seja versatil, pois toco musica instrumental (John Petrucci, Paul Gilbert, Joe Satriane, etc.) e toco na igreja e curto tocar rock (tipo oficina G3)...oq vc indicaria?

felipelfln
Veterano
# abr/11
· votar


Ricardo Barbosa

Tem certeza que vc não gostou?
Se quiser ficar com esses pedais então tira o compressor. E tenta ver um Chorus mais barato. Economizar é sempre bom. Tem o Cool Cat chorus, o landscape chorus e outros chorus aí... Mas esse seu set ta legal. Só tira esse compressor!

felipelfln
Veterano
# abr/11
· votar


Ricardo Barbosa

E se vc economizar nesses pedais pode até comprar outro efeito.
Não descarta a opção da M13.

Ricardo Barbosa
Veterano
# abr/11
· votar


Tendi...o chorus da Land é legalzinho...mas o da BOSS tem um som mais bonito tende.
E esse M13 é punk mesmo? (Obs: Quero set pedal tende n pedaleira ><)

felipelfln
Veterano
# abr/11
· votar


Ricardo Barbosa

Entendi.. Mas ve o Cool Cat Chorus da Danelectro. Foi bastante elogiado.
A M13 não é exatamente uma pedaleira. Entenda ela como se fosse um aglomerado com 9 pedais reguláveis, mas o efeito é digital de alta qualidade em vez de analógico e não se criam pressets de conjuntos de efeitos, apenas pressets de efeitos separados, que é bem mais simples. E vc pode desligar e ligar os efeitos quando quiser. Não tem Noise Gate nem simulação de amps, o que eu particularmente acho legal. Então vc pode criar 3 pressets de dist, 3 de modulação e 3 de ambiência. É uma ferramenta bem legal e além de tudo é compacta.

Se for comprar pedais não esquece do pedal board.

felipelfln
Veterano
# abr/11
· votar


Ricardo Barbosa

Não crie preconceitos com coisas digitais.

Ricardo Barbosa
Veterano
# abr/11
· votar


Entendi...pedal board bom se sabe alguns?
Vi um da Landscape mas falaram pra mim mandar fazer o meu q sai mais barato e do jeito que quero...
Mas com esses pedais q vou comprar o som n vai ser melhor q o da M13??

felipelfln
Veterano
# abr/11
· votar


Ricardo Barbosa

Isso só seu ouvido pode dizer. Mas falam que sempre junto com coisas diitais é bom um pedal de dist analógico, mas isso pode ficar pra depois. E os efeitos da M13 são de qualidade. Ve videozinhos no iutubi. Sobre o pedalboard não sei mto a respeito, mas tem vários legais. Tem até um tópico aqui que ensina a fazer.

Ricardo Barbosa
Veterano
# abr/11
· votar


Blz...vou ver...
Pq tipo curto muito o ramo mais instrumental e vou ser musico tende...to com 17 anos e irei fazer musica então quero cosia de qualidade e como toco instrumental preciso de um set mais versátil, etende.
Mais pra frente comprarei mais efeitos de ambiência e outros.
Mas da pra tirar um som daora né com esse set?
Até final do ano pretendo pegar uma RG370DX ou uma igual do Ardanuy...

felipelfln
Veterano
# abr/11
· votar


Ricardo Barbosa

Cara, mais versatilidade que a M13 e qualidade por esse preço não existe. E tem TODAS as facilidades dos pedais nas regulagens, além de ter pressets de cada efeito. É muito versátil, cara. Acho que é a melhor pedida pra vc. Na verdade ela é a melhor pedida pra qualquer um que quer montar um set de pedais e não sabe o que vai precisar exatamente. E não é como pedaleira que tem que por no PC pra regular, ela tem Knobs. E muitos knobs pra cada efeito com muitas possibilidades de regulagem.

Ve isso: http://line6.com/m13/

Aí procura MODELS do lado de OVERVIEW.
O coiso tem todos os efeitos e dists que vc conhece. Só não simula amps, o que nem precisa. Tem entrada pra pedal de expressão pra controlar wah. Tem vários wahs.
Ela parece robusta, legal pra gravações, tem send/return..

• Over 100 stompbox effects, 4 simultaneous in any order and any combination

• Dedicated knobs to control each of the parameters of each effect

• Create up to 48 pedal board scenes for instant recall. (It's like having 48 fully tricked-out pedal boards available at any time)

• Universal tap tempo to sync all your time-based effects


É a ferramenta perfeita pro guitarrista para ser usada em TODAS as ocasiões, seja shows, worshops, gravações e com a praticidade de regulagem e acionamento dos pedais. E tem entrada pra controlador Midi(eu acho).

Mas ainda pode ser complicado em alguns sentidos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito