DANTOP Veterano |
# jul/07
· votar
ATÈ QUE ENFIM, GRAVEI E SEGUE UM REVIEW COMPLETO DO PEDAL !!!!
Começando...
Site do fabricante:
http://www.esiaudiosystem.com/
Uma breve introdução do fabricante. Conheço o Enjolras faz uns 2 anos, tenho o Pro Drive 2, o Dreamline Delay e o Analog Kid Chorus, além claro, agora o Dual Tone.
Os acabamentos dos pedais estão cada vez melhores, agora com cortes a laser, a pintura cada vez melhor, enfim, a produção esta coesa e forte. Os pedais são robustos, e as peças excelentes.
Vamos dissecar o pedal...
Componentes: Chaves Swith 3PDT Real, True Bypass, Potenciomentros Alpha, Conectores Swithcraft e chassi em aço carbono.
Aparencia show de bola, visual bem legal, e interessante, com uma arte oriental, já que o pedal é assinado pelo grande Marcio Okayama. Knobs combinando com as cores do pedal, pintura muito bem feita, pézinhos na parte de baixo, compartimento de bateria, enfim, o pedal é completo e não deixa nada a desejar para marcar importadas ai do mercado. A ESI realmente esta produzindo empresarialmente falando. O rótulo de hand made precisa ser repensado porque de hand made não tem nada, o pedal é digno de Fulltone e outros importandos que custam o olho da cara por ai.
Controles do Pedal
O pedal tem os controles de Level, Drive, Bass, Treble, Morph (esse ultimo atua como equalizador paramétrico).
Aqui o pedal se mostra bem versátil, você consegue sons de tube screamer quase clean, passando por sons crunchados até a mais porrada distorção para metal.
O controle de drive é muito atuante nos dois modos (high e low – que são selecionados por chaves), os controles de Bass e Treble também dão uma dinâmica excelente ao pedal. É incrível a variedade de timbres que pode se alcançar. O Morph atua como um equalizador paramétrico, tirando ou enfatizando os médios. Com o Morph dá para tirar timbres encorpados de médios, bem característicos de overdrives mais vintages, até tirar os médios, deixando o pedal mais para metal. A variante de timbre que se tem com o Morph é absurda.
Chaves: mod 1 e mod 2
MOD 1: Aqui temos o mod1, que deixa o pedal um pouco mais ´´fechado´´, com enfase na região medio grave, deixando os agudos mais moderados.
MOD 2: E no mod 2 temos uma abertura da região de médios agudos e agudos do pedal. Isso nos dá uma possibilidade de timbres ilimitada somando-se aos equalizados Bass, Treble e Morph.
Chaves: High e Low
LOW: Bom, como os próprios nomes, a chave low dá um ganho mais vintage ao pedal, mais moderado, lembrando a linha Tube Screamer, OD-1, até um Turbo Overdrive da Boss. Aqui se consegue timbres quentes para Blues, Hard Rock, Fusion, Rock and Roll e etc. De timbres quase Clean, passando por crunchs até drive saturado.
HIGH: Aqui partimos de um drive leve, mas mais agressivo, o ganho vai aumentando gradativamente até chegar em uma super distorção porrada na orelha. Com esse modo conseguir timbres HIGH GAIN de amps modernos variando da escola britanica e californiana (com o Morph você consegue tirar timbre medianos como a linha JCM da Marshall ou equaliza-lo para cortes de médio, dando aquele som Mesa Boogie tão cobiçado para metal e derivados). É muito ganho, com uma equalzação excelente que deixa o pedal pesado, mas não sujo. É definido e não embola, mesmo com ganho no talo.
Testando o Dual Tone
A primeira impressão que tive foi: O Dual Tone é muito versátil para se rotular. De acordo com meu gosto e configurações o pedal não se parece muito nao com o Shred Master como disse nosso amigo em um review feito do pedal. Não concordo que ele se pareça com o Shred, alias, por isso mesmo o fabricante diz que o pedal é um projeto próprio que não foi baseado em nenhum pedal e sim, em uma soma de timbres para se tirar os sons que queremos, com uma versatilidade tremenda. Então, se você for comprar esse pedal esperando timbres do Shred, beleza, vai conseguir tirar, mas tirará também timbres como OD-1, OD-2, DS-1, Jack Hammer, MXR DS+ e drives com caracteristicas, vintages e modernas de amps californiamos e britanicos. Por isso as várias chaves e mods, elementos que o shred nao tem, por isso aquele som legal, mas limitado que o shred tem.
Na verdade, ele é um pedal que no modo low e mod 1 acionados, lembra um Tube Screamer, onde você aumentando o ganho chega a timbres a lá OD-1, Turbo Overdrive, Fulltones e etc. No modo HIGH e mod 2 acionados, ele abre bem o som, parecendo muito drives de amps como Soldano, Mesa Boogie Mark´s, e etc. Claro que se moderarmos no ganho, ele passará sim pela escola britanica de amps...lembrando também a linha JCM da Marshall.
Tudo dependerá do amp que você tem também. Ligando ele em um Fender Deluxe por exemplo, no mod 1 e low gain, você terá timbre de Stevie Ray, Hendrix, Clapton e etc...ainda mais se tiver uma Strato. É um pedal que para esses estilos é muito mais versátil que um Tube Screamer por exemplo.
Se você tem um amp Marshall, Laney, Crate, Peavey e etc, amps mais Rock and Roll, no mod 1(ou mod 2) e low gain, voce consegue timbres a lá Stones, ACDC, Led Zeppelin, Deep Purple, Pearl Jam, Nirvana, Whitesnake e etc... nessa praia de som, dá pra tirar qualquer timbre com esse pedal, é incrível !!!
Com os amps citados acima, linha Marshall, Crate, Laney, e outros, com o mod 1 ou 2 e High Gain acionado, você consegue timbres bem pesados como Pantera, Dream Theater, Korn, Iron Maiden, Metallica, tirando sons de amps como JCM2000, Mesa Boogie´s, Soldano, Peaveys e etc...
E o legal, o peso vem da equalização, deixando o som gordo e encorpado, e rasgado quando você quer, é só equalizar. (a galera confunde peso com ganho...ganho é sujeira, peso é equalização, não esqueçam disso).
Outra situação legal no teste, foi quando misturei os drives do Pro Drive 2, e do Dual Tone....a gama de timbre é infinita...é demais !!! Liguei o Pro Drive antes do Dual Tone...e usava as simulações de mics do PD2 para timbrar ainda mais o Dual...ou até misturando os dois drives (moderadamente) consegui timbres animais.
Conclusão
O Dual Tone pode ser o pedal definitivo de drive de muita gente. Com ele se consegue tudo, não tem rótulos. Se você curte Rock and Roll esse é sue pedal, se você curte Blues esse é seu pedal e se você curte metal e outros sons pesados esse é o seu pedal. Nunca toquei nada tão versátil.
Quanto aos sons gravados
Tem uma variantes enorme de timbres para comprovar o que falei: Músicas de Eric Clapton, Metallica, Satriani, Steve Vai, Deep Purple, provam o que falei sobre esse pedal. Agora é só vocês ouvirem e encomendarem o seu!
LINK COM AS MP3: http://rapidshare.com/files/41984968/DUAL_TONE_TESTE.zip.html (esta zipado)
os arquivos estão em mp3, tentei não compactar muito para não perder muito a qualidade.
Equipo usado nas gravações: Mic SM57 direto no cone de um amp V12 da Meteoro, usando o dual tone em cadeia com Bad Horsie Wah Wha, Dan Echo Delay, e só....indo direto para uma placa de som MAYA44 com entrada P10. Usando o Nuendo para gravar. A guitarra usada foi uma Ibanez Jem com The Breed na ponte e PAF PRO no braço.
Abraços a todos
FELLIPE RUSSO[/b][b][b][/b]
|