Alguém ae curte legião

Autor Mensagem
Roger lopes
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# ago/05
· votar


Enquanto discutimos ,as porcarias de dj´s estão aí em todo lugar,me dá dor de estomago , Será que não teremos mais fenomenos na música como os citados já em cima,parece um trabalho feito ,quando achamos algo legal algo acontece,os mamonas,Renato,Raul,Cazuza,Cássia Eller,se foram,Acredito que temos muitos talentos ,mas os sistema no País não deixa eles aparecerem,alguém tem que fazer alguma coisa ,e não vai ser o idiota do ministro da cultura G.Gil e nem a Rede Globo com aquele programinha de Milésima categoria O Fama .

LeandroP
Moderador
# ago/05
· votar


Roger lopes

Tô decepcionado com o Gil... esperava mais da parte dele.

hello__kitty
Veterano
# ago/05
· votar


Eu gosto d+ da legião que e uma das poucas bandas brasileira que presta"
o resto e tudo lixo hospitalar!!

Quando eu for embora não não chore por mim"..
(R.Russo)

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


CaimDark
LeandroPanucci

Legião Urbana = Doors

Um grande líder, com boas idéias e poesias, mas uma banda musicalmente e artisticamente fraca! Estudem música e arte e daqui uns anos agente conversa!

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


talvez vocês estejam confundindo a saudade de sua melhor época de vida com análise musical[/i]
Acho que temos alguém se arvorando a "crítico musical" aqui no Fórum!

o rock nacional dos anos 80 auxiliou neste processo constante de alienação,
Cara, o que tu tem contra o rock? Por exemplo, vc gosta de Bossa Nova, certo? Sabia que ela é um sub-produto do Jazz americano misturado com o samba (com origem no maxixe e no fado português) e a polca (ritmo ibero-latino)? Então, como vc pode gostar de um produto, por tabela "Made in Usa, Portugal e Espanha", se tu és um brasileiro genuino? Nos somos uma nação colonizada por outros povos, o próprio Jazz, que deu origem ao blues e depois ao rock, o soul e quase todas as músicas modernas americanas, é originária da África, temperada no Caribe e embalada na America. Por isso, meu caro, discutir musicoxenofobia não é um dos meus assuntos prediletos. Mas, cada um tem seu gosto...

Prático
Ouça SGT. PEPPER dos Beatles e depois ouça Legião, ouça Villa Lobos e depois Legião, ouça as letras de Chico Buarque e Milton Nascimento e depois ouça Legião
Pelo visto, quem está trazendo lembranças da infância para a vida adulta é vc. Eu curto Sgt Pepper, Chico Buarque, Villa-Lobos e Legião, assim como misturo em minha discografia Leo Kottke, Lokua Kanza, Salif Keita, Katie Melua, Ravi Shankar, Leon Russel, Arrigo Barbabé, Cama de Gato, A Barca do Sol, Edson Nascimento, La Pupuãa, Aldo Sena, Almir Sater, Nilsson Chaves, Sagrado Coração da Terra, Soda Estéreo, Tito Puentes, Mercedes Sosa, Vander Lee, Barclay James Harvest, Donovan, Eloy, Kraftwerk, Yes, Scorpioons, Los Hermanos, Skank, Gilberto Gil, Chico Science, Comunidade Nagô, Planta e Raiz, Sine Calmon, Tribo de Jah, Pink Floyd, Led Zeppelin, Rolling Stones, Djavan, Hermes Aquino, Belchior, Ednardo, Trio Parada Dura, Sérgio Reis, Gaúcho da Fronteira, Engenheiros do Hawaii, Kleiton & Kledir, Benito di Paula, RPM, Secos & Molhados, A Cor do Som, O Terço, o Som Nosso de Cada Dia, Badfinger, Almann Brothers Band, Lenny Kravitz, Erasure, Snap, Information Societt, Double You, Incubus, Placebo, Collective Soul, Pearl Jam, Neil Young, Lou Reed, Coldplay, Derek & The Dominos, Radiohead, The Doors, Mutantes, Caetano Veloso, Sting, Julio Iglesias, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Baden Powel, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Toquinho, Joyce, Alaíde Costa, Nana Caymmi, Dorival Caymmi, Assias Valente, Betinho e Seu Conjunto, Paulinho Nogueira, Dianna Pequeno, Oswaldo Montenegro, Marinês, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Genival Lacerda, Paulinho Tietê, Dominguinhos, Nelson Cavaquinho, Janis Joplin, Skid Row, extreme, Bon Jovi, Soul Asylum, Megadeath, Metallica, Iron Maiden, Sepultura, Flora Purim, Sue Folley, Tracy Chapman, James Brow, Franz Ferdinand, Jesus and Mary Chains, Rick Shayne, Paul Mauriat, Aprhodite's Child, Adamo, Charles Azvanour, Gigiogla Cinquetti, Premiata Forneria Marconi, The Rokes, Le Orme, Nigthwish, Gal Costa, Elis Regina, Marisa Monte, Paulinho da Viola, Cartola, Monarco, Jamelão, Elton Medeiros, Almir Guineto, Jovelina Pérola Negra, João Nogueira, Gabriel o pensador, Planet Hemp, Natirutis, Raimundos, Capital Inicial, Black Aliens, Lobão, Blitz, Queensrÿche, Bee-gees, Bread, Carpenters, The Fortunes, Raspberries, Beatles, Bjork, Shania Twain, Santana, Sara Brightman, Sheryl Crow, Alanis Morissette, Evanescence, Roxette, A-ha, Barão Vermelho, Titãs, Jota Quest, Nando Reis, Cássia Eller, Luiz Melodia, Elsa Soares, Rosa MAria Collin, Eduardo Dusek, Limp Biskt, Eamon, Usher, Linkin Park, Blink 182, Eric Clapton, Gorillaz....
Diga-me: De que país eu sou? E que idade eu tenho?
escute aquilo se der vontade e de repente você até gosta
Porra, é isso aí. Somos livres pra gostar do que quisermos! Não precisamos nos enquadrar em um modelo ou estilo pra gostar de música. "Se o rádio não toca a música que vc quer ouvir..." (como dizia o Raul), desliga a porra do Rádio. Se a TV tenta te alienar, não a veja! O brasileiro, em geral, é preguiçoso prakct. Ele se esconde atrás de um estilo pre-determinado e se fecha nisso deixando a mídia escojher por ele o que ele tem que gostar. Depois, ainda sai por aí tentanto limitar o campo daqueles que não foram, digamos, contaminados. É lamentável!
pra quem tem mais de 400 CDs é muita coisa...
Depende. Eu tenho uns 2600 CDs e a maioria é internacional, e nem por isso eu deixei de amar a MPB...

Não quis dizer que a LEgião Urbana mudou a maneira de ser do jovem. Nenhum artista tem força pra isso,
Tem sim, senhor! Comigo aconteceu uma mudança transformadora desde o momento que passei a ouvir Legião. Mudei minha coinciência crítica, política, meu modo de pensar e agir, revi meus ângulos de visão, valores herdados e influências, tudo. Enfim, RENATO RUSSO FOI TUDO ISSO PRA MIM!

URBANA LEGIO OMNIA VENCIT!

[i]"É RPECISO AMAR AS PESSOAS COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ"[i]

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Prático

Legião Urbana = Doors

Um grande líder, com boas idéias e poesias, mas uma banda musicalmente e artisticamente fraca! Estudem música e arte e daqui uns anos agente conversa!


Pô, cara, acho que não é por aí... Eu estou esttudando música, mas se estudar música me fizer pensar assim, eu vou parar de estudar músida e ficar apenas ouvindo-as.

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Desculpem! pois pelo visto logo, logo vão fundar uma religião!
Eu não apenas falei mal do Legião Urbana, elogiei parte do trabalho do grupo, mas parece que não se pode separar o joio do trigo neste tópico. Todos destacam em seus posts só o que eu disse de negativo, que a banda é fraca musicalmente!

E isso vocês vão perceber estudando música, não tem outro caminho. Não estou desmerecendo vocês, são todos inteligentes e sabem defender seus pontos de vista, e também não estou dizendo para deixarem de gostar do Legião, pois seria estúpido de minha parte. Eu postei a minha percepção, apenas isso!

Quanto aos exemplos que dei dos Beatles, Milton, Villa etc, esses músicos são anteriores à minha geração, portanto não citei-os por causa de memórias minhas de infância. Sou da geração que viu nascer Legião, U2, Paralamas, The Smiths, que ia nos seus shows etc... e não aprecio muito essas bandas, apenas algumas músicas.

Mas fiquem tranquilos, dentre a draga que foi os anos 80, o Legião conseguiu se salvar, pois não tinha competidores a altura!

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Eu não apenas falei mal do Legião Urbana, elogiei parte do trabalho do grupo,
Pô, pratico, tu tás me decepcionando... O que, e quem vc acha que é, para que seus elogios ou críticas endossem o trabalho da Legião? Não acha que é muita pretensão da sua parte? A Legião Urbana - O Renato Russo e sua Obra, é muito maior do que você - e do que vc pensa - para ser atingido, maculado, enobrecido ou favorecido por seus comentários. Da minha parte, não aco que esteja apenas defendendo defendendo pontos-de-vista. Acho isso discussões menores. Fico intrigado é com isso; porque, revestido de que autoridade, voce se achou no direito de separar joio do trigo, julgar e condenar, libertar e absolver. E o que é joio e trigo pra vc? Que parâmetro lhe dá direito de classificar o trabalho de alguém dessa forma? seria mais "pratico" dizer /eu não gosto da Legião urbana/, que todos aqui no fórum iriam respeitar seu espaço, seu gosto. Pra seu governo (e como você pode ter percebido no forum), não somos uma geração de alienados, não. Somos anos 80, sim, e curtimos Legião Urbana porque gostamos da obra e do som da banda, porque queremos, porque nos identificamos com isso, por livre e espontânea vontade. Seu conceito pré-estabelecido me está me parecendo un tanto desfocado da realidade, se é voce realmente pensa assim. Os anos 80 não foram uma droga, não. Ele herdou alguns vícios e drogas das gerações anteriores (John Travolta, Jornada nas Estrelas, Janete Clair, Seleção Brasileira, João Jó, Fuscão Preto, Amado Batista, Bartô Galeno, Xuxa, ... "com todo respeito a quem gosta"). Por isso, é burrice dizer que os anos 80 foram ruins. É mais ou menos como dizer que as coisas de hoje não prestam. Eu e a maioria dos que teve acesso à outros momentos de indústria fonográfica pode não gostar do que se produz hoje, nos anos 90/2000, mas daí classificar o que não gostamos como "uma droga" é como julgar e condenar uma geração a qual não pertencemos. E ninguém tem direito a isso! Portanto, o que voce aprecia lhe qualifica muito bem, mas o que você opina contradiz o nível cultural-musical que voce diz ter adquirido... Pense nisso!

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Pô, pratico, tu tás me decepcionando... O que, e quem vc acha que é, para que seus elogios ou críticas endossem o trabalho da Legião?

Eu sou um ser que pensa, como você, como o CaimDark, como qualquer ser-humano. Por isso, não preciso aceitar tudo o que me dizem, ou o que tentam me impor!

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Porra, é isso aí. Somos livres pra gostar do que quisermos!

A controvérsias!

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


corrigindo... Há controvérsias

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Prático
Que controvérsias????

LeandroP
Moderador
# ago/05
· votar


Prático

Estudem música e arte e daqui uns anos agente conversa!

E quem disse que quero conversa?

Aprenda ortografia e gramática que fica mais fácil.

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Putz! e o cara é moderador. Nada moderado você heim?

LeandroP
Moderador
# ago/05
· votar


Prático

Cara, pra quê eu vou comparar The Doors com Legião, me explica!

O "estudem música" pra mim soou bem pejorativo, mas tudo bem!

HitmanC47
Veterano
# ago/05
· votar


kra jah tive o desprazer de ouvir isso forçado.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Desculpem! pois pelo visto logo, logo vão fundar uma religião!
Hehehehehehe! Seria uma "RE-LEGIÃO"...... :D

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


LeandroPanucci

Doors tinha um líder super carismático, que também era o letrista, o poeta da banda. Mas o The Doors era uma banda musicalmente muito pobre, toda a força dela estava no seu líder - Jim Morrison. Sinceramente, o Legião era exatamente a mesma coisa.

Sobre o segundo ponto. " estudem música " - não é nada pejorativo, é um conselho, nada mais! Ou vão me dizer que vocês já tem 5 ou 6 anos de estudo formal de música? Já passaram pelo Choro, pelo Jazz e pelo Erudito? Cordo meu saco se depois deste tempo de estudo, vocês vão continuar exatamente com essa mesma veemência!

Seria pejorativo se eu tivesse dito - " Vocês não têm aptidão ! " aí sim, isso é foda! Mas não disse isso, apenas aconselhei-os a estudar.

LeandroP
Moderador
# ago/05 · Editado por: Moderador
· votar


Prático

Mas eu não consigo deixar de gostar de uma banda só por causa da competência dos músicos. Eu gosto de ouvir um repentista e depois ouvir um Ravel, onde está o problema nisso?

Sinceramente, não será um professor de conservatório que vai me dizer o que eu tenho que gostar ou não.

Não é ouvindo Mahavishnu Orchestra que vai me fazer uma pessoa mais legal. Eu sempre fui o mesmo Leandro Panucci com as pessoas antes e depois de ouvir Mahavishnu.

LeandroP
Moderador
# ago/05
· votar


Prático

Quer dizer que eu tenho que estudar choro, erudito, rítimos latinos e orientais pra perceber que o Legião era ruím?

Istendi!

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Quando estou em um fórum frequentado por pessoas que estão aprendendo música, sim.
Mas muitos percebem que o Legião era ruim sem precisar estudar música, geralmente as pessoas que viveram antes, que tiveram contato com outros tipos de música. Meus irmãos mais velhos, por exemplo, nunca curtiram Legião - Eles são dos anos 60.

CaimDark
Veterano
# ago/05 · Editado por: CaimDark
· votar


Estudem música e arte e daqui uns anos agente conversa!

Parece que os argumentos vão acabando e você resolve assumir o manto da "autoridade", esperando simplesmente neutralizar os argumentos contrários a você, como se nossos argumentos fossem meras palavras de crianças que não sabem o que estão dizendo, como uma espécie de pai que sabe mais do que nós, meras "crianças"? Como é que você pode despejar todo esse despeito e depois achar que estou partindo pro lado pessoal quando digo que você está sendo arrogante, elitista e preconceituoso? O moderador realmente não foi nada "moderado", mas você também não foi, e assim fica mesmo difícil de conversar.

Mas muitos percebem que o Legião era ruim sem precisar estudar música, geralmente as pessoas que viveram antes, que tiveram contato com outros tipos de música. Meus irmãos mais velhos, por exemplo, nunca curtiram Legião - Eles são dos anos 60.

Com certeza, nenhuma arrogância nessa afirmação né? Você poderia ter escrito "quem estuda música sabe que legião é ruim. Mas alguns conseguem perceber isso mesmo sem estudar!" que teria sido mais direto, e significaria a mesma coisa. Curioso, minha mãe nasceu no final da década de 50 e também não curte Legião. Será que é porque minha mãe é uma mulher muito inteligente e sabe o que é bom? Ou será que é porque as influências e referências dela são outras, e quando apareceu Legião, e todo o resto da produção musical de 80 pra cá, ela estava muito ocupada trabalhando para me criar para poder se dar ao luxo de acompanhar as músicas novas? Curiosamente, eu gosto de Legião e não do que minha mãe gosta. Será que é porque nascí sem a inteligência de minha mãe? Ou apenas porque minhas referências são outras?

Caro prático, não vamos formar uma religião. E você pode nos desmerecer com esse tipo de ironia, como se fôssemos fanáticos irracionais, mas infelizmente não vai adiantar. Eu percebi, e acho que todo mundo também, o que você falou de positivo da Legião, não sou um fanático da Legião que se revoltou só porque você disse que a música deles tem defeitos, apesar de ter elogiado também. Se você tivesse se limitado a expressar seu desgosto pelo grupo, eu não teria dito nada. Eu estou reagindo é contra suas insinuações, as vezes explícitas, outras nem tanto, que quem gosta de Legião é alienado e não tem cultura para saber o que é bom, e quem tem "estudo musical" "sabe" que Legião é ruim.
Como foi dito, então temos que estudar música a fundo para depois decidir do que gostar? Com certeza... agora que sei disso, quando me perguntarem qual meu filme favorito responderei: "lamento, ainda não estou capacitado para saber o que é um filme bom, mas passarei os próximos 5 anos estudando o assunto e lhe darei a resposta..."

Mas fiquem tranquilos, dentre a draga que foi os anos 80, o Legião conseguiu se salvar, pois não tinha competidores a altura!

Saiu muita coisa boa dos anos oitenta sim. Você pode não gostar de nada, mas muita gente gosta. Você cita como exemplo Paralamas, U2, the smiths. Essas bandas têm milhões e milhoões de fãs. Você acha mesmo nem mesmo uma única alma dentre todos esses milhões sabe o que está fazendo? Acha mesmo que todos esses milhões só gostam do que gostam porque são alienados e não sabem pensar por conta própria? Eu mesmo gosto de Paralamas e U2. O fato de você não gostar de alguma coisa não torna automaticamente essas coisas lixo. Mas por que devemos ficar tranquilos com isso? Devemos nos tranquilizar porque você está endorsando a Legião? Realmente seria muita pretensão sua achar que precisamos do seu aval para gostar disso ou daquilo, ou que nos incomodamos com o seu desagrado.

Você resolveu assumir o manto do conhecimento superior e simplesmente ignorou perguntas que fizemos a você. Eu perguntei porque você acha que músicas com as letras da Legião alienam. Citei até exemplos, seguido pelo moderador Leandro. O Alberto perguntou qual é a controvérsia em "ser livre para gostar do que quiser", e você ainda não respondeu, está apenas se comportando como se você, e mais ninguém, tivesse autoridade para definir o que é bom e o que não é. Dessa forma fica realmente difícil debater. O debate, aliás, é uma das principais funções de um fórum como esse.

Eu sou um ser que pensa, como você, como o CaimDark, como qualquer ser-humano. Por isso, não preciso aceitar tudo o que me dizem, ou o que tentam me impor!

Não precisa aceitar mesmo. Absolutamente nada. Nem nós. Nem ninguém. Mas deveria respeitar.


URBANA LEGIO OMNIA VENCIT! (1)

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


CaimDark
Tou começando a entender qual é a do prático. Das duas uma, ou as duas ao mesmo tempo.
1) Ele deve ser "do contra". Se a maioria aqui tivesse falando mal da Legião, ele iria elogiar, só pra poder "contrariar".
2) ele deve ser um desses "filhos-da-luta-contra-a-ditadura", desses que teve o pai torturado nos anos 60/70, e por isso acha que não tem mundo depois de Caetano, Gil, Chico e Milton. Ele, derrepente, perdeu o bonde da história e ficou no tempo com a abertura democrática, queda da censura e tudo mais. Como nós viemos depois, estamos proibidos de pensar. Somos alienados. É a mesma visão com que sua geração foi enxergada pelos remanescentes dos anos 40/50. Deve ser isso.

É Proibido proibir...!
"URBANA LEGIO OMNIA VENCITI!"

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Desculpem! pois pelo visto logo, logo vão fundar uma religião!
Se se criarmos uma religião, ninguém tem nada com isso! É mais um direito consquistado e garantido por lei!

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


AlbertoeLLobo (olha o respeito, com maiúsculas - hehe)
CaimDark

Eu já estou até me perdendo nos argumentos, mas esse papo tá divertido. Muita gente desiste quando as discussões se estendem, mas eu acho legal... o Terra depois que cuide do espaço....

1 - Eu só disse para vocês estudarem mais porque aqui é um fórum de violão, de quem está apendendo música, só isso. Não disse que o MUNDO deve estudar música para ter dicernimento.

2 - Essa questão colocada sobre "REFERENCIAS". "Minhas referencias são outras!". Gente, não se irritem comigo, mas isso é sinal visível de alienação. A arte possui padrões, formas, existem obras de maior impacto e profundidade o outras não. Essa questão de "referência" não existe, pois o que é "referência" senão aquilo que a mídia te entulhou na mente??? Referência de què meu Deus? Se escuto um choro dos anos 30, não vou gostar por que não é minha "referência"???


Você resolveu assumir o manto do conhecimento superior e simplesmente ignorou perguntas que fizemos a você. Eu perguntei porque você acha que músicas com as letras da Legião alienam. Citei até exemplos, seguido pelo moderador Leandro. O Alberto perguntou qual é a controvérsia em "ser livre para gostar do que quiser", e você ainda não respondeu, está apenas se comportando como se você, e mais ninguém, tivesse autoridade para definir o que é bom e o que não é. Dessa forma fica realmente difícil debater. O debate, aliás, é uma das principais funções de um fórum como esse.

Amigos, são posts gigantes e não tenho tempo de responder tudo. Mas vou tentar:

3 - "Manto do conhecimento". Bobagem cara, eu estou dizendo o que penso e me baseio na minha experiência. Não é porque vocÊs discordam de mim que vou dizer que vocÊs querem ser os bons!

4 - "Letras do Legião Alienam". Eu não disse que as letras do Legião alienam. Eu até disse que a mulekada "tá nem aí" para letras como Pais e Filhos. Eu disse sim que a DÉCADA DE 80 foi alienante, e que bandas como o Legião estavam na onda. Outras músicas do Legião como " Que País é Esse " para mim são mero passa-tempo, pois ela não faz pensar, ela extravaza a vontade de xingar os políticos e só! Ela não faz uma reflexão mais profunda da situação. Power to the People do Jonh Lennon é outra porcaria superficial, música de proteste escrachado é assim, agora, ouve Roda Viva do Chico Buarque - é outro nível.
É evidente que outras bandas como Nenhum De Nós, Capital Inicial, RPM etc, foram muito mais nocivas que o Legião, mas no fundo eram todos da mesma trupe, todos frequentavam o Chacrinha nas tardes de sábado.

5 - "Ser livre para gostar do que quiser". Dizer isso no Brasil é piada. Dizer isso em um país onde 90% da população só têm acesso à, no máximo, 10 canais abertos e onde um deles têm 70% da audiência, é para rir. A música nos anos 80 iniciou sua fase mais cruel de INDUSTRIALIZAÇÃO, DE PASTEURIZAÇÃO, quase tudo o que é oferecido para você na TV, no Rádio e nos meios impressos são um PRODUTO de interesses, de gravadoras internacionais monstruosas. E vocÊs vêm me falar em "ser livre para gostar do que quiser"??? Livre sou eu, que ouço seresta e chorinho desde os 9 anos de idade e aguentei zoação dos amigos fanzinhos do Legião minha adolescencia inteira.

Será que está respondido?

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


Caro Prático: (com letra maiúscula pra retribuir a gentileza...)

Eu já estou até me perdendo nos argumentos, mas esse papo tá divertido. Muita gente desiste quando as discussões se estendem, mas eu acho legal... o Terra depois que cuide do espaço....

Pode crer. Quando as discurssões se estendem eu me divirto é mais, pois os argumentos vão aumentando e, quando não cai na baixaria, vão se tornando mais interessantes. E debater bem exige habilidade. E como toda habilidade, precisa ser aperfeiçoada com treino, e esses são bons treinos. Então, já que partilhamos desse interesse, vamos adiante...

1 - Eu só disse para vocês estudarem mais porque aqui é um fórum de violão, de quem está apendendo música, só isso. Não disse que o MUNDO deve estudar música para ter dicernimento.

Pode ter sido, mas se você não quis ser arrogante foi, no mínimo, muito infeliz na colocação, pois foi isso que ficou parecendo pra quem leu.

Essa questão de "referência" não existe, pois o que é "referência" senão aquilo que a mídia te entulhou na mente??? Referência de què meu Deus? Se escuto um choro dos anos 30, não vou gostar por que não é minha "referência"???

Hora nãos seja por isso. Se você não sabe o que são essas referências, não se preocupe que eu lhe explico. A mídia faz parte, claro. E francamente, se você se acha imune a mídia, está sendo, digamos, no mínimo ingênuo. De uma maneira ou de outra a mídia nos influencia, direta ou indiretamente. Nós podemos filtrar, criticar e se defender como podemos, mas não ficamos jamais imunes. Por exemplo, eu acho é o Tchan absolutamente podre. A mídia tem participação nessa minha opinição, pois foi graças a ela que É o Tchan se tornou tão visível, graças a ela conheci aquela "música", e partir daí que passei a não gostar. Reconhecer que a mídia faz parte sim das nossas vidas não é alienação, é realismo. Alienação é o contrário, achar que vivemos numa bolha imune a tudo que vem do mundo lá fora.

Felizmente, existe vida além da mída, ou o mundo estaria perdido. E as "referências", que você diz que não existe além dos "entulhos da mídia", são o meio a nossa volta. Mídia, família, amigos, experiências, amores, namoradas, livros, poesias, valores, viajens, etc, etc, etc, enfim, o mundo que nos rodeia, a vida que vivemos. Se você escuta um choro dos anos 30 você já está tendo uma referência, meu caro prático. Você acha mesmo que sua preferência pelo "erudito" e desgosto pelo "rock U.S.A" não vem de lugar nenhum? Que você não teve influência nenhuma? Nenhuma referência? Nenhuma rádio que tocava essas músicas e lhe chamou a atenção? Nenhum irmão? Nada? Depois de conhecer Villa Lobos ou Chico você decidiu se gostava ou não, mas que veio de algum lugar, com certeza veio. Você não é um eremita, você vive em sociedade, e gostando dela ou não, não pode se tornar imune a ela, ainda que queira.

3 - "Manto do conhecimento". Bobagem cara, eu estou dizendo o que penso e me baseio na minha experiência. Não é porque vocÊs discordam de mim que vou dizer que vocÊs querem ser os bons!

Claro que não. Mas ao contrário de você, nós apenas discordamos dos seus pontos de vista, não insinuamos que você não tinha conhecimento pra discernir as coisas, que era alieanado ou que não tinha preparo para saber o que é bom.

4 - "Letras do Legião Alienam".

Aparentemente, as letras do chico, mesmo estando em "outro nível", não ajudaram em nada, pois a juventude está do mesmo jeito. Por isso as letras dele devem ser desmerecidas? Na minha experiência pessoal Legião me ajudou sim a pensar no mundo ao meu redor, o Alberto disse que com ele foi a mesma coisa, tenho vários exemplos assim ao meu redor. Se você não viu nada assim, eu ví influências boas das músicas da Legião em mim mesmo e em outras pessoas, por isso insisti nesse ponto. Mas acho que quanto a isso estamos entendido, pois eu queria mesmo era dizer que as letras da Legião não alienam. E se você não acha que ajudam, pelo menos reconheceu que não pioram. Assim sendo, questão esclarecida!

5 - "Ser livre para gostar do que quiser". Dizer isso no Brasil é piada. Dizer isso em um país onde 90% da população só têm acesso à, no máximo, 10 canais abertos e onde um deles têm 70% da audiência, é para rir. A música nos anos 80 iniciou sua fase mais cruel de INDUSTRIALIZAÇÃO, DE PASTEURIZAÇÃO, quase tudo o que é oferecido para você na TV, no Rádio e nos meios impressos são um PRODUTO de interesses, de gravadoras internacionais monstruosas. E vocÊs vêm me falar em "ser livre para gostar do que quiser"??? Livre sou eu, que ouço seresta e chorinho desde os 9 anos de idade e aguentei zoação dos amigos fanzinhos do Legião minha adolescencia inteira.

Ser livre pra gostar do que quiser é uma questão subjetiva, onde as opiniões variam bastante. Há os que levam a idéia do "homem produto do meio", da "tábua rasa", as últimas consequências e acabam por tratar o homem como um mero robô. Outros invertem, e acham que o homem é livre para pensar o que quiser sem ser influenciado por nada, o que é imaginar que o homem vive numa espécie de bolha. Eu fico no meio do caminho. Acho que o homem é produto do meio, mas a partir daí ele tem a capacidade de pensar e tomar suas próprias decisões e adquirir sua identidade. Mas o que acho mais interessante é você achar que você é imune a isso. Você também vive nesse mesmo País massacrado. Pode ser que você tenha TV a cabo, assine milhoões de revista, leia trocentos jornais, use a internet, o que por sí só já o torna um privilegiado, mas mesmo assim não o torna imune ao País em que você vive. Pior: você é livre simplesmente porque você prefere músicas menos populares?? Quem ouve pagode mas prefere assistir handball a futebol é também é livre? Esse seu raciocínio é um tanto reducionista, e que desembocaria em conclusões bizarras. Por exemplo: imagine um País como a Noruega. Lá o Nazismo alemão cravou suas garras, e até hoje as feridas não se fecharam completamente, principalmente para quem viveu aquele tempo. Assim sendo, referências ao nazismo raramente aparecem na mídia norueguesa, exceto para ser fortemente criticado, os partidos nazistas são ilegais e a maioria da sociedade é ferozmente antinazista. Mesmo assim, ainda existem, e até crescem, os grupos neonazistas por todo o País, na contramão da sociedade e da mídia. Ora, partindo do seu raciocínio chegaríamos a "louvável" conclusão que a sociedade norueguesa como um todo é alienada e livre são os neonazistas!!!!!

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Livre sou eu, que ouço seresta e chorinho desde os 9 anos de idade e aguentei zoação dos amigos fanzinhos do Legião minha adolescencia inteira.
Tai! Tá explicado seu realque contra a legião! Um trauma de infância! Alguns psicólogos consideram os traumas infantis dos mais difíceis de se superar, e que as vezes se arrastam pelo resto da vida.
Meu avô era seresteiro. Meu pai toca samba, choro, partido-alto. Ele conheceu minha mãe que era cantora de valsa e bolero. Eu gosto de seresta, choro, bolero, samba, fado, blues, rock, reggae, mpb, eletrônica, rock, jazz, músicas nordestinas, funk, soul, etc, E LEGIÃO URBANA, Sacou, cara! EU GOSTO DE LEGIÃO URBANA! Isso é definitivo! Se usarmos seu argumento sobre a industrialização e pastuerização da música, não vai ser porque vc gosta de seresta e chorinho desde criança que vc vai ser considerado livre, não. Isso tem que partir de vc. Tem que ser ATITUTE.
Quer um exemplo. Pelo que percebi em seus comentários, se eles refletem sua forma de pensar, nós, de gerações pós, estamos muito mais antenados com o que voce chama de bom-gosto do que vc acha que está. Você parou no tempo, o mundo mudou, novos valores foram incorporados a arte e a cultura em geral e vc não os acompanhou. Isso sim, que eu chamo de alienação.

(olha o respeito....)
Não tive a intenção de lhe faltar com respeito, mas vc já está me deixando puto!

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


dupla Caim e Abel

Tai! Tá explicado seu realque contra a legião!

Hahahahahahahahaha, eu sabia que você ia tirar essa conclusão!

Vocês vão distorcendo o que eu falo até chegar nas conclusões que melhor lhes convém. Vide a resposta acima do CaimDark, ele faz o possível para querer induzir que eu é quem é o Alienado da história e você procurou fazer a mesma coisa. Blz, tudo é válido no terreno da argumentação.

Pode ter sido, mas se você não quis ser arrogante foi, no mínimo, muito infeliz na colocação, pois foi isso que ficou parecendo pra quem leu.

Seria arrogancia da minha se você fosse um estudioso de música. Pô! é difícil assumir que ainda há um caminho longo pela frente? Eu assumo que tenho muito o que aprender. Eu não conheço 1(hum) músico que não tenha mudado seu modo de pensar depois que se aprofundou nos estudos, não conheço.

Referência

Usei o termo "Referência" como um ponto de apoio que o adolescente, ou jovem usa para moldar a sua personalidade. Todo jovem usa isso em determinada fase da vida, e faz parte do amadurecimento ir "abolindo" essas referências e adquirindo uma personalidade mais livre. Minha "referência" na adolescencia foi o Pink Floyd (pronto! matei essa insistencia de vocês em dizer que eu acho rock uma merda), eu tirava tudo de ouvido do Pink Floyd, tocava as músicas em minha banda, usava camisas e achava que a proposta de som e de vida dos caras era a ideal para mim. Hoje, apesar de ainda ouvir muito o Pink Floyd, não tenho mais esse fervor, essa relação pessoal com o ideal da banda.

Agora, você Caim sacaneou, você mudou o termo "referência" no meio da conversa e começou a usá-la como sinônimo de "divulgação", "propaganda". Nem o Choro, Nem o Pink Floyd ou o Led Zeppelin, Nem a Seresta, nada disso eu conheci através de propaganda de TV ou de amigos, foram meus pais, meus irmãos mais velhos e minha curiosidade de querer pesquisar em lojas, pois na minha adolescencia não havia Internet, agente tinha que ir para o CENTRÃO de São Paulo e ficar correndo de loja em loja procurando achar algo interessante. Para mim o trabalho de Office Boy ajudou muito.


você é livre simplesmente porque você prefere músicas menos populares?? Quem ouve pagode mas prefere assistir handball a futebol é também é livre?

Ser livre é isso o que a gente faz aqui, críticas, respostas, discussão de valores. Por mais que nos xinguemos e que o Alberto fique puto, essa discussão é enriquecedora para todos. Mas a sociedade brasileira no geral não tem esse direito, ela não tem os meios de escolha que nós temos e minha preocupação neste parágrafo foi com essa gente, não com vocês que na minha opinião tem acesso a informação. Se gostam do Legião é porque querem - hehehehe, brincadeira pô!

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Prático
Por mais que nos xinguemos e que o Alberto fique puto, essa discussão é enriquecedora para todos
Claro que é! Eu não disse que não era! Eu acho superinportante esse debate, mesmo que, às vezes - ou quase sempre - fiquemos, digamos, girando em falso. Mas, até isso é uma forma de enriquecermos nossos conhecimentos, confrontarmos com o contrário, etc. E, ao contrario do que vc disse, eu acho que não nos xingamos ainda (e espero que não seja necessário chegar a este nível).

Se gostam do Legião é porque querem - hehehehe
Graças a Deus!

Vocês vão distorcendo o que eu falo até chegar nas conclusões que melhor lhes convém
Sinceramente, eu não sei aonde vc quer chegar...

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Alllberto,

VocÊ quer ter uma amostra do "legado" deixado pelos maravilhosos anos 80??? dá um pulo no fórum " Musica em Geral ", espia só e estremeça!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguém ae curte legião