Alguém ae curte legião

Autor Mensagem
jeffevil
Veterano
# mar/04


Alguém ae curte legião

spoiler
Veterano
# mar/04
· votar


eu

pepe
Veterano
# mar/04
· votar


Eu tb

Danielc
Veterano
# mar/04
· votar


eu

Johnny
Veterano
# mar/04
· votar


Puxa... tem umas letras bem legais, mas musicalmente eu detesto!

LeandroP
Moderador
# mar/04
· votar


eu

LeandroP
Moderador
# mar/04
· votar


Renatius Tellus

deixa o cara... é a opinião dele!

Danielc
Veterano
# mar/04
· votar


na minha opiniao a maior banda nacional dos ultimos tempos

Eletro
Veterano
# mar/04
· votar


Legião Urbana é Muito legal, mas, não gosto das musicas da fase final do Renato, quando ele já estava doente, são muito deprê, muito diferente do inicio da carreira do grupo. Valeu Galera do Som !!

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Não curto.

maggie
Veterana
# mar/04
· votar


Já gostei, mas foi na fase "adolescente rebelde"! hehe

Johnny
Veterano
# mar/04
· votar


Hehehehe... a maggie moderadora já deu um limpa nesse tópico! Hehehehehe...

Roger lopes
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# ago/05
· votar


Dá uma olhada na gravação que eu fiz no computador eu cantando coloquei baixo,batera,e batera
Andrea Doria deixa seu coment´rio lá


geocities.yahho.com.br/cortandoestrada/

REX CARROLL
Veterano
# ago/05
· votar


Roger lopes


Naum precisa por em todos os tópicos nós naum somos cegos

Roger lopes
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# ago/05
· votar


REX CARROLL
Rex Carroll, Além de cego é BURRO . Pra começar só é permitido um tópico por dia e mandei uma mensagem na sala particular do membro Jeffevil ,e quem te falou que não se pode visitar as salas de todos e deixar um comentário ?,por acaso tem limite?ou é você quem faz as regras aqui?caras tipo você estragam o forum,Cai fora Zé mané,eu coloco minha mensagem onde eu quiser e leio de quem eu quiser também, e pode ter certeza que na suas mensagens eu não entro mais.

Rafael neto
Veterano
# ago/05
· votar


eu......obs: jonny detesta....só pq instrumentalmente é só violao e uma percursaozinha....a ai é fogo ne mas realmente os cara se impenhavam bem mais na letra mas a junçao é demais abraços!

fabiana fernandez
Veterano
# ago/05
· votar


Eu gosto de Legião acho que as músicas deles são bem inteligentes e acho as musicas dificeis de tocar

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


Legião é irado. Tem sempre uma música pra cada ocasião, das deprês as animadas. Perdi a conta das vezes que ouvi "A tempestade" ou "uma outra estação" quando tava na merda. Sorte que não me matei ouvindo essas coisas, hauhuahuauahuha...
As letras são sensacionais, dizem tudo, e a voz do cara é tão potente que preenche tudo, não deixa faltando nada na música. Ainda bem que ele gostava de Rock, senão provavelmente ele tinha ido ganhar a vida cantando ópera com o pavarotti e a gente não teria conhecido as músicas da Legião hehehe!!!

xandy10
Veterano
# ago/05
· votar


eu acho que Legião urbana n só ficou marcada por sua qualidade musical como tb pela sua proposta nas canções o q revolucionou uma época e ainda persuade as mentes jovens

Qts amores, brigas,decisões e estilos de vida ja foram acontecidos por causa de Legião??
Hj em dia algumas bandinhas montadas, com td na mão n fazem nen huma proposta similar a que Ranato russo fez, isso pq qd descem do palco assumem outra postura da qual os fãs acreditam

Resumindo, Todo brasileiro tem q resopeitar Legião Urbana

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


xandy10

Antes de respeitar o Legião, o brasileiro deveria respeitar Villa Lobos, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Hermeto Pascoal, Ulisses Rocha, Duo Fel, Luiz Gonzaga, Rafael Rabelo, Tom Jobim, Chico Buarque, Egberto Gismonti e tantos outros...

Depois teríamos discernimento suficientes para respeitar ou não respeitar a Legião Urbana. Eu particularmente respeito muito a poesia de Renato Russo, principalmente nos últimos trabalhos, ele sabia que iria morrer e queria deixar o seu melhor, sem compromissos com gravadoras ou com exigencias dos fãs. Mas, olhando sob a ótica da maturidade musical, a banda era muito fraca, não promovel nenhuma revolução como você disse.

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


Antes de respeitar o Legião, o brasileiro deveria respeitar Villa Lobos, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Hermeto Pascoal, Ulisses Rocha, Duo Fel, Luiz Gonzaga, Rafael Rabelo, Tom Jobim, Chico Buarque, Egberto Gismonti e tantos outros...

As duas coisas não são mutuamente excludentes.

Depois teríamos discernimento suficientes para respeitar ou não respeitar a Legião Urbana.

Ninguém é obrigado a gostar de Legião Urbana nem de ninguém. Mas qualquer um que tenha o mínimo desse discernimento a que você se refere precisa respeitar o trabalho da Legião Urbana, e de tantos outros como você citou, mesmo que não goste.


Mas, olhando sob a ótica da maturidade musical, a banda era muito fraca, não promovel nenhuma revolução como você disse.

Ele não se referiu a nenhuma revolução musical. Se referiu a revolução de atitude, de idéias, principalmente no universo jovem, e isso realmente aconteceu. Mesmo assim, se um dia eu for parte de uma banda musicalmente "fraca" do mesmo tope da Legião urbana pode apostar que eu morro feliz... além de podre de rico, mas isso é detalhe... hauhahua :PPP

Um abraço!

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Prático
Antes de respeitar o Legião, o brasileiro deveria respeitar Villa Lobos...
Concordo. Eu respeito todos esses nomes citados por vc e mais alguns que vc se esqueceu. Só que o Renato Russo tb os respeitava...

Depois teríamos discernimento suficientes para respeitar ou não respeitar a Legião Urbana.
Negativo. Eu, muito antes de conhecer todos esses nomes renomados da MPB, eu ouvia Legião Urbana. Se não fosse a obra de Renato Russo e Cia, eu jamais me interessaria por música brasileira, já que o que era acessível à um jovem de 10 anos em 1985 era Xuxa, Trem da alegria, Dominó, Menudo e outros grupos pré-fabricados. Daí veio a Legião Urbana promoveu uma revolução em mim. Pela primeira vez eu esperimentava alguém falando de assuntos que eu começava a entender, e respondo-me coisas que ninguém tinha a coragem de responder. Quem é da Geração Leigão sabe muito bem do que eu tou falando... Concordo que o som da Legião era muito "primitivo", básico, mas que se dane o som! Eu, por exemplo, não consigo assimilar o Nirvana como música, mas seu impacto sobre os jovens foi o mesmo que a Legião. Meu ponto de vista é o seguinte; A música é muito mais do que técnica sonora, ou qualidade artística. Música é expressão!

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


CaimDark

Todos os músicos que citei fazem música brasileira e não rock. Foi nesse sentido que fiz essa relação de grandes mestres da música brasileira. Em geral os fãs do Legião Urbana não aprenderam ainda a ouvir a real música brasileira, preferem rock, country e qualquer coisa que lembre os EUA e não o Brasil. Pode não ser o seu caso, imagino até que muitos frequentadores deste fórum ouvem música brasileira, mas como fui adolescente na época do Legião, sei muito bem do que estou falando.

E qual foi a revolução de atitude que o Legião promoveu? Pois o nosso jovem está cada dia mais desligado da arte e da cultura de seu país? A cada dia que passa a garotada está mais presa a valores televisivos e têm menos respeito a opinião de seus pais?
Neste último caso, o próprio Renato Russo em um determinado momento "se tocou" e fez "Pais e Filhos", mas adiantou alguma coisa?

CaimDark, a chegada a fase adulta exige que repensemos determinados valores da adolescencia. A Legião Urbana embalou muitos namoros, muitos shows ao ar livre e muitos passeios universitários de milhões de jovens, talvez vocês estejam confundindo a saudade de sua melhor época de vida com análise musical.

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


Todos os músicos que citei fazem música brasileira e não rock. Foi nesse sentido que fiz essa relação de grandes mestres da música brasileira.

Por favor, me aponte onde foi que escrevi que esses nomes da música brasileira que você mencionou faziam rock que eu imediatamente corrigirei.

Em geral os fãs do Legião Urbana não aprenderam ainda a ouvir a real música brasileira, preferem rock, country e qualquer coisa que lembre os EUA e não o Brasil

Agora estou entendendo melhor o que você está dizendo, e sinceramente, isso é uma xenofobia tola. Reconheço a alienação cruel da população brasileira, massacrada diariamente com "enlatados dos U.S.A, de 9 as 6"(Geração Coca-Cola, Legião Urbana), mas não é com esse tipo de atitude que você vai ajudar. Por que Rock Lembra os Eua e não o Brasil? Só porque veio de lá? Legião Urbana, Cazuza, Raul Seixas, entre outros, lembram mais os EUA do que o Brasil? Só porque eles tocam um ritmo que se originou nos Eua? Assim sendo, os gringos não devem ouvir Tom Jobim porque ele faz música Brasileira e não gringa? E aliás, o que é que você está fazendo aqui nesse fórum??? A internet foi criada nos EUA, o carro que você dirige também. Então deveríamos parar de ouvir Rock, usar a internet e andar de carro para "valorizar nosso país"? Não acho que seja por aí.

E qual foi a revolução de atitude que o Legião promoveu?
Basta você ler o post do Albertolobo. Quem vivenciou sabe exatamente o que sentiu. Renato Russo não era nenhum Messias, não é disso que estamos falando, se os jovens estão se lixando para a opinião dos pais não era ele, nem nenhum artista, que vai consertar isso. Estamos falando do que sentimos quando ouvimos essas músicas. Eu não viví a era do Legião, quando Renato Russo morreu eu tinha 12 anos e só fui conhecer suas músicas anos depois, mas a sensação que tenho é que o impacto que elas tiveram em mim, e e tiveram em 90% dos meus amigos da minha idade, foi o mesmo que causou na geração anterior, tamanha a força das letras da Legião, e tamanha a atualidade dos temas. Se você não teve essa mesma experiência, paciência, cada macaco no seu galho. Não dá pra explicar esse tipo de coisa, a gente simplesmente sente. Ou não sente.

CaimDark, a chegada a fase adulta exige que repensemos determinados valores da adolescencia. A Legião Urbana embalou muitos namoros, muitos shows ao ar livre e muitos passeios universitários de milhões de jovens, talvez vocês estejam confundindo a saudade de sua melhor época de vida com análise musical.

Aqui o preconceito se junta a um certo elitismo, e fica ainda pior. O que tem a ver repensar valores da adolesência com gostar de LEgião Urbana com Análise musical? Você está dizendo, implicitamente, que Legião Urbana é coisa de adolescente, e os adultos que ainda gostam de Legião Urbana certamente não podem ter maturidade para fazer uma análise musical "bem feita", senão certamente veríam que Legião Urbana tem uma música horrível! Hora, por favor... isso não apenas é MUITO preconceituoso, como também é MUITO arrogante.

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Agora estou entendendo melhor ....

Caim, ouvir rock é uma coisa, ignorar e repudiar sua própria cultura é outra bem diferente. O que eu estou falando é de ALIENAÇÃO musical, e lamentavelmente o rock nacional dos anos 80 auxiliou neste processo constante de alienação, tanto politicamente quanto musicalmente.
Eu gosto de rock até hoje, mas o rock nacional é ruim, salvo raras excessões como Rita Lee, Raul Seixas e Chico Science. É tão ruim quanto a Bossa Nova feita no Japão por Japoneses.

Você acha que existe algum Norte-Americano que ame mais música brasileira do que sua própria música??? Alguns podem gostar do Tom Jobim, mas a Bossa Nova é apenas uma curiosidade musical para eles, um Norte Americano que tenha 100 discos, vai ter 1 ou 2 de Bossa Nova. Aqui no Brasil, com os adolescentes "pseudamente" instruídos, a coisa se inverte, 1 disco brasileiro para cada 100 norte-americanos. VOLTO A AFIRMAR, QUE NÃO ESTOU ME REFERINDO À SUA PESSOA, MAS SIM Á MÉDIA QUE CONHEçO.

Não venha com argumentos da "relatividade" do gosto. Nossas raízes musicais estão sendo abandonadas justamente por que ninguém critica essa mania das pessoas de acharem que defender o nacional é radicalismo. Você sabia que a Bossa Nova morreu, criativamente falando, na década de 60? Pois é, o potencial criativo da bossa-nova não durou mais do que 10 anos e você sabe um dos motivos para isso? Por que o jovem tinha coisa mais "cool" para curtir - beatles, elvis etc. Caímos direitinho no conto do Tio-Sam e deixamos nossa música de lado.

A música brasileira de qualidade só perdura porque realmente é muito boa, fora de série, maravilhosa. Devido a isso, alguns raros jovens acabam se interessando por choro, samba e música sertaneja, e com isso alguma força ainda persiste em cada estilo, permitindo sua sobrevivência, senão estaríamos definitivamente entregues à Sony Music.

Não vou comentar outras frases suas, porque você está tendendo a ir para o lado pessoal, utilizando termos como arrogância, preconceito etc. Eu estou apenas alertando-o para um comportamento do jovem brasileiro que vocês não percebem, porque quando estamos inseridos em um contexto dificilmente conseguimos enxergar por sobre ele. Lamento se critico negativamente algo que marcou sua vida, mas não deixe essa emoção tomar conta do SEU senso-crítico. Ouça SGT. PIPPER dos Beatles e depois ouça Legião, ouça Villa Lobos e depois Legião, ouça as letras de Chico Buarque e Milton Nascimento e depois ouça Legião, e procure esquecer as lembranças de sua adolescencia, pense apenas na música.

CaimDark
Veterano
# ago/05 · Editado por: CaimDark
· votar


Não precisa se explicar que não é pessoal, isso está fora da questão, e se você viu qualquer coisa de pessoal aqui pode reconsiderar, que não é o caso. E falar em preconceito e arrogância não é partir para o lado pessoal, não estou ofendendo sua pessoa, mas ficou de fato parecendo que você estava tendo uma posição elitista, e eu expressei isso. Não vamos misturar as coisas, nem dar uma proporção inexistente. Nem precisa temer por falar mal de "algo que marcou minha vida", como se de alguma maneira Legião Urbana fosse uma espécie de Mito da perfeição. Não é nada disso. Acredite, conheço muitas pessoas que detestam Legião e só querem saber de uns hard rock que eu nem conheço direito. Legião Urbana é apenas uma Banda com músicas que eu gosto muito, nada mais do que isso.

Preste atenção no que escrevi, e você verá que menciono essa questão da alienação. E isso é uma verdade, concordo plenamente com você. Conheço muitos roqueiros só escutam rock pauleira anglo-saxão, e não entendem 1 palavra sequer do que o cara canta. Nosas lojas botam nomes em inglês, usamos expressões em inglês mesmo sem perceber, grupos musicais brasileiros como o Angra cantam em inglês, consumimos um monte de coisas dos EUA sem sequer prestar atenção, e desprezamos o que vem daqui como se só o que vem de fora que presta. Ao passo que um americano é o inverso, o patriotismo deles é o nosso futebol, uma febre nacional. O exército deles distribui um jogo gratuitamente entre os joves apenas para promover a força militar do país, eles reagem histéricamente a qualquer compra de uma empresa grande por um país "suspeito", eles idolatram o tal do "american way of life" e cultivam desde sempre o mito do "self made man", e usam a bandeira americana até na cueca. Eu não estou contestando isso. Ao contrário, acho que temos mais é que acordar mesmo.

O que estou dizendo é que não não é repudiando cegamente tudo que vêm de fora que vamos resolver isso. Até porque isso é simplesmente inviável. Você mesmo, que assume o manto do antiamericanismo, está usando um computador inventado por lá, acessando a internet, que veio de lá, dirige um carro que veio de lá, assiste uma televisão que veio de lá, e por assim vai. Não fica complicado repudiar o Rock por ele vir "dos Eua" nessas condições?

Se você quer contribuir para mudar esse quadro, isso deve ser feito com atitudes no dia a dia, não com críticas a quem gosta de Legião ou de Rock "made in u.s.a". Se você vai no "Fast food", vá no bob's ou na lanchonete da esquina, não no McDonalds. Se quer guaraná, peça antártica e não kuat. Se vai abastecer o carro, vá num posto petrobrás, não num posto Texaco. Se vai fazer compras, vá no Pão de Acúcar, não no Wal-Mart. Se tá todo mundo pulando ao som de um enlatado que a TV tá promovendo, não vá pular só porque tá todo pulando, escute aquilo se der vontade e de repente você até gosta, mas pule porque gosta, não porque tá todo mundo pulando e você nem pensou direito no assunto. Se vai ao cinema, não precisa deixar de ver tudo que vem de Hollywood, mas não despreze os filmes brasileiros simplesmente por serem brasileiros. Pule histéricamente ao som de nirvana, mas tenha consciência do que está fazendo, pense por conta própria. e não é necessário deixar de ouvir nirvana para fazer isso.

É isso que ajudaria alguma coisa. Agora se eu, ou quem for, gosto de Legião, preciso deixar Legião de lado simplesmente porque isso não passa de memórias bobas de um tempo que já foi e preciso ir atrás de música de "qualidade" para ser nacionalista? Você cita a música sertaneja como sendo maravilhosa, eu acho muito ruim, pra mim um Cazuza é muito mais bem vindo que qualquer dupla sertaneja, e vou ter que ouvir música sertaneja simplesmente porque é original do Brasil? Como se Legião Urbana não fosse original do Brasil.

É isso que estou contestando.

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


corrigindo erro de digitação, SGT. PEPPERS dos Beatles...


CaimDark

Agente está se estendendo um pouco, mas eu não disse que eu não gostava de rock, eu gosto e ouço bastante. Acho que de tudo que ouço, 40% é de fora do Brasil, pra quem tem mais de 400 CDs é muita coisa. Mas o jeffevil colocou o Legião em discussão aqui, e aí não tem jeito, não dá pra querer que só quem goste opine.

Eu só me senti tentado a opinar quando li sua frase dizendo que o Legião causou uma revolução de comportamento e atitude, e isso não é verdade. Eu vivi plenamente minha adolescencia nesta época, inclusive tocando em bandas de garagen, e sei que não ouve nenhuma mudança real de valores nos anos 80, a não ser um aprofundamento geral da alienação do jovem, mas não acho que seja culpa do Legião ou do Paralamas, mas de todo um movimento que aboliu da mídia e das mentes juvenis a verdadeira MPB e a verdadeira crítica social e política que ainda havia nos anos 70.

Apesar disso, acho que o Legião Urbana será uma das poucas bandas dos anos 80 a sobreviver sem estar na ativa, diferente de Capital Inicial e cia, que precisaram voltar para garantir seu pé de meia. Graças a iluminação que o Renato Russo próximo do final da carreira, o cara foi honestíssimo em suas letras, e graças a interpretes como a Cássia Eller que deram nova roupagem e brilho a suas músicas.

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


Mas o jeffevil colocou o Legião em discussão aqui, e aí não tem jeito, não dá pra querer que só quem goste opine.

Claro que não. Senão o tópico não se chamaria "alguém ae curte legião", e sim algo como "quem gosta de legião levante a mão!". A idéia é justamente trazer a tona os que gostam e os que não gostam.

Se você ficou intrigado quando falei em "atitude", acho que eu não claro o suficiente. Não quis dizer que a LEgião Urbana mudou a maneira de ser do jovem. Nenhum artista tem força pra isso, por melhor ou mais famoso que seja. Quis dizer que as letras da Legião de alguma maneira sempre nos dizem alguma coisa. Ainda mais que ele canta sempre na primeira pessoa e fica aquela sensação que ele tá falando sempre da gente. São músicas que provocam emoções e reflexões. Isso que quis dizer. E sinceramente, músicas como LEgião Urbana não alienam o jovem, ao contrário, ajudam a refletir. Não sei se você conhece alguma coisa da Legião, mas como é que você pode dizer que músicas como "Geração Coca Cola", "Que país é esse", "Pais e Filhos", "Mais do Mesmo", "Meinhoff Blues", "índios" "Faroeste Caboclo", "Perfeição" "A Dança", "petróleo do futuro", "O Reggae", e muitas e muitas outras, alienam? Você pode perfeitamente achar sem graça, mas dizer que alienam? Não faz sentido. Se você não conhece nenhuma dessas músicas, dê uma olhada nas letras aqui no cifraclub mesmo que você vai entender o que quero dizer.
No meu caso, eu nem de música gostava. A maior parte das músicas que a televisão e a mídia de modo geral nos empurravam eram coisas tipo grupinhos pré-fabricados, pagodes, rock pauleira americano, enlatados feito os BackStreetBoys e as Spice Girls da vida, sertanejos e etc, nada que me interessasse. Só mais pro final da minha adolescência que meus amigos me convenceram a escutar um CD da Legião Urbana e PRESTAR ATENÇÃO na música. Putz, quando comecei a escutara música, tomei um susto: minha nossa, uma música onde o cara fala alguma coisa, com uma letra que não era uma mera baladinha vazia cantado por algum rostinho bonito cuja maior e única qualidade é ter um rostinho bonito, nossa!! De repente o cara tava falando da miséria do Brasil, da massificação do jovem, das minhas dores de cotovelos, das minhas angústias, dos meus sonhos, da precária situação do brasil, e mais ainda. Fiquei maravilhado. E foi a partir desse interesse por Legião que comecei a procurar outras coisas, e encontrei Cazuza, Raul Seixas, Cássia Eller. entre outros.
É por isso que não concordo que o Rock aliena as pessoas, muito menos o Rock da Legião Urbana.

LeandroP
Moderador
# ago/05
· votar


"Os meus amigos todos estão procurando emprego."

"Mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira."

"O céu já foi azul, mas agora é cinza, e o que era verde aqui já não existe mais."

"Nas Favelas, no Senado, sujeira pra todo lado"

"Mas alimento pra cabeça nunca vai matar a fome de ninguém"

"Minha papoula da Índia, minha flôr da Tailândia, és o que tenho de suave, e me fazes tão mal."

"Mas percebo agora que o teu sorriso vem diferente e quase parecendo me ferir." (essa é tão comum no dia-a-dia)

"É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã."

LeandroP
Moderador
# ago/05
· votar


Se você quer contribuir para mudar esse quadro, isso deve ser feito com atitudes no dia a dia, não com críticas a quem gosta de Legião ou de Rock "made in u.s.a". Se você vai no "Fast food", vá no bob's ou na lanchonete da esquina, não no McDonalds. Se quer guaraná, peça antártica e não kuat. Se vai abastecer o carro, vá num posto petrobrás, não num posto Texaco. Se vai fazer compras, vá no Pão de Acúcar, não no Wal-Mart. Se tá todo mundo pulando ao som de um enlatado que a TV tá promovendo, não vá pular só porque tá todo pulando, escute aquilo se der vontade e de repente você até gosta, mas pule porque gosta, não porque tá todo mundo pulando e você nem pensou direito no assunto. Se vai ao cinema, não precisa deixar de ver tudo que vem de Hollywood, mas não despreze os filmes brasileiros simplesmente por serem brasileiros. Pule histéricamente ao som de nirvana, mas tenha consciência do que está fazendo, pense por conta própria. e não é necessário deixar de ouvir nirvana para fazer isso.

É isso que ajudaria alguma coisa. Agora se eu, ou quem for, gosto de Legião, preciso deixar Legião de lado simplesmente porque isso não passa de memórias bobas de um tempo que já foi e preciso ir atrás de música de "qualidade" para ser nacionalista? Você cita a música sertaneja como sendo maravilhosa, eu acho muito ruim, pra mim um Cazuza é muito mais bem vindo que qualquer dupla sertaneja, e vou ter que ouvir música sertaneja simplesmente porque é original do Brasil? Como se Legião Urbana não fosse original do Brasil.

É isso que estou contestando.




PUTA QUE PARIU!

Fantástico!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguém ae curte legião