Alguém ae curte legião

Autor Mensagem
albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Ainda sobre o erudistismo...

Deixa eu esclarecer uns ítens, antes que a história que eu narrei acima gere mais confusões:
1) Eu fiz uma pergunta, não uma ofensa;
2) Eu não sou contra o perfeccionismo que o ser humano tem que buscar para ser bom. Eu mesmo me considero um perfeccionista. Só que faço de tudo para não perder o bom-senso e o contato com a realidade. Ora, digamos que eu seja músico erudito... se eu estou em uma festa doméstica, tenho que saber que não posso exigir que o som tenha a qualidade de uma orquestra se apresentando no Teatro Municipal. E que não tem graça nenhuma uma festa regada à ópera, se a maioria alí não é erudita.
3) quando disse que esse meu amigo ficou chato, não foi porque ele passou para o lado erudito. Foi porque ele passou a criticar e negar o que antes gostava, tentanto fazer, quem sabe, uma espécie de "PRESSÃO PSICOLÓGICA" contra a gente (tipo: eu toco prakct todas músicas que eles gostam e o grupo sem mim não é o mesmo. Agora que eu tou tocando clássico eles vão ter que aceittar o meu lado erudito; eles é que tem que se nivelar a mim; etc). E isso se deu depois que ele passou a estudar música erudita, sendo, portanto, a culpada direta, ao meu ver;
4) Ele continua meu amigo, pois, como sou bastante versátil, já aprendi a conviver com ele;
5) Nada tenho contra a música clássica, erudita, etc, ou contra quem n'ela sente prazer; e tenho muitos amigos (as) que curtem erudito também. Eu mesmo também curto, mesmo entendendo patavinas do assunto...
6) Como já disse em posts anteriores, ser músico erudito não tem necessariamente que impedir que se ouça ou goste da música popular, como muitos eruditos pensam
7) Eu não pretendo me tornar um erudito. Pode acontecer que seja necessário, mas eu não penso no assunto.
8) Como no ítem um, não fiz ofensas a ninguém, neo ao eruditismo. Apenas relatei um caso verídico seguido de uma pergunta pessoal.

fi_dum_ratu
Veterano
# ago/05
· votar


ilzo fuzaro
Renato fazia boas letras? Acho que você nunca ouviu Chico Buarque, Edu Lobo, Geraldo Vandré, 'Vinicius, João Bosco. Para fazer letras de protesto é necessário muito lirismo e inteligencia, senão fica ridiculo. O Renato parecia um bebe chorão, um tipico adolescente revoltadinho e alienado, que acreditava que os índios são inocentes. Desculpe, mas as letras do Renato são péssimas, tanto ou mais que a música.
Me admira muito uma pessoa ser tão limitada ao ponto de falar que o Renato Russo fazia letras pois achava os "indios inocentes". O Sr. está falando da música "índios", ele faz comparações sim com índios e sua inocência, porque este é o sentido da música´"índios", dizer que "o mais simples fosse visto como o mais importante". E quanto aos músicos que vc citou, são ótimos mesmo, Chico Buarque puta que pariu, muito boas a letras dele, mas, quando eu estou mal ou quando eu sofro algo muito ruim eu recorro a Legião Urbana para ouvir palavras de conforto.
Eu perdi meu pai a algum tempo atrás. Ele foi assassinado com 48 tiros de AR-15. E o pior, ele morreu pois foi confundido com bandidos. Eu fiquei muito mal mesmo, mas quando eu ouvia "Vento no Litoral", a frase que diz: "A vida continua e se entregar é uma bobagem" me confortava muito. Então, meu Sr., vc e seja quem for pode falar o q quiser, que eles são ruins e o caraio a quatro, dane-se. Renato Russo foi sim o maior letrista desse país na minha opnião pois nenhum outro compositor me faz sentir tão bem quando ouço suas músicas.
Mas, já que vc acha que só os eruditos ou quem faz D#maj7(9)(13) é um bom músico, limite-se a sua ignorância e morra com ela.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


fi_dum_ratu
Cara, não adianta. Eu já cansei de explicar pr'essa galera erudita (*) que Legião Urbana é estado de espírito, mas eles não entendem e nunca vão entender isso. Eles simnplesmente pularam essa fase na vida deles e agora se protegem no virtuosismo como uma fita isolante protege um fio desemcapado.
Deixa assim: a Legião é uma coisa só nossa, que conhecemos, curtimos, sentimos e sabemos o que quer dizer cada palavra cantada por Renato Russo. Ele era "O Cara", não adianta, e não vai ser meia dúzia de eruditos que vai mudar isso, pelo menos pra mim. Legião Urbana foi tudo e ainda é tudo. E Renato Russo é insubstituível. E quer saber, cara? Hoje eu me considero feliz, mas eu era muito mais quando Renato ainda cantava. Isso não é fanatismo, é sentimento, é emoção. E só sabe dela quem as sente... Por isso, em refereindo-se a legião Urbana, foda-se a técnica! Não quero nem saber: URBANA LEGIO OMNIA VINCIT!

(*) PS: Não me refiro à todos os eruditos.[

fi_dum_ratu
Veterano
# ago/05
· votar


albertoellobo
É isso aí cara, vc esta certíssimo!!!
Legião Urbana é mais que música, é um estado de espírito como vc mesmo disse.
Aprendeu a escrever "vincit" né... hehehe

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


fi_dum_ratu
Aprendeu a escrever "vincit" né
Acho que sim...

fi_dum_ratu
Veterano
# ago/05
· votar


albertoellobo

Isso é o que importa, aprender... hehehe

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


Esse assunto pra mim já tá encerrado. É total perda de tempo pra mim continuar discutindo esse assunto com nossos colegas eruditos. Se duvidar eles acham até que os anos de estudo de teoria musical que eles tem os habilitam a decretar o que é e o que não é letra boa, como se fosse um "fato" e não uma mera opinião. Mas enfim, deixa lá eles. Renato Russo pra mim é o cara também. Já ri muito e, por que não dizer, também chorei muito, ouvindo as músicas dele. É impressionante como aquelas músicas são fortes. Depois que comecei a tocar violão eu até faço um esforço pra diversificar mais minhas influêncis musicais, mas sempre que escuto Legião é outra coisa. Parece que o cara tá falando de mim, é uma coisa realmente sem noção. Digam o que quiserem, pra mim a Legião Urbana a tudo vence. E está mais viva do que nunca.

albertoellobo

Pessoalmente, não acho que estudar alguma coisa seja suficiente para mudar alguém dessa forma, creio que no máximo deve ter despertado alguma coisa que já era dele, como o Helder mesmo disse. E como ele também demononstrou, é perfeitamente possível ser erudito, sem ser tão radical, tão egocêntrico e ter a cabeça tão pequena.

ilzo fuzaro
Veterano
# ago/05
· votar


fi_dum_ratu
Cara, me desculpe, nunca deixei nenhuma provocação sem resposta. Você será o primeiro. Porque você não merece uma resposta.

fi_dum_ratu
Veterano
# ago/05
· votar


ilzo fuzaro
Porque você não merece uma resposta.
Porque eu não mereco ou porque vc ñ tem argumentos para continuar esta discussão? E eu concordo, não vale a pena discutir com uma pessoa igual você.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


fi_dum_ratu
Porque eu não mereco ou porque vc ñ tem argumentos para continuar esta discussão? E eu concordo, não vale a pena discutir com uma pessoa igual você.
Huahuahuahuahuahuahuahuahua!!! Bem feito, amigo! :D

fi_dum_ratu
Veterano
# ago/05
· votar


albertoellobo
O cara tava merecendo viu!!! Como um ser humano em sua plena e sâ consciência diz que as letras do Legião eram péssimas?

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


O cara tava merecendo viu!!! Como um ser humano em sua plena e sâ consciência diz que as letras do Legião eram péssimas?
Hehehehhehehehe. Agora o pau vai quebrar... aguarde, amigo. Mas lembre-se sempre, no calor da luta, quando ostentada a aguda empunhadura á proa... URBANA LEGIO OMNIA VINCIT!
Hehehehehehehe!

anonimo_83
Veterano
# ago/05
· votar


Aos fans das letras do Renato Russo uma pergunta!? O que acham de Guimarães Rosa, de MAchado de Assis ou de Fernando Pessoa!?
So opinem se realmente ja leram algum livro deles!

abraços

CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


Agora o pau vai quebrar

Putz, totalmente!! É capaz do fidumrato aparecer morto qualquer dia desse... vai que sai no jornal "roqueiro encontrado morto em plena praça. Aparentemente, a vitima foi enforcada com cordas de nylon, tiradas de um violão feito pelo luthier Sergio Abreu..." huahuauahauhhauauhuahahu. Mas tem o lado bom. Agora que a animosidade entre nós e nossos colegas eruditos diminuiu drasticamente, é bom que o fidumrato dá uma "esquentada" heheheh!!

Balbino Junior

É bem óbvio onde você quer chegar, mas infelizmente não vai adiantar amiguinho. Não é por desconhecer guimarães rosa ou Fernando Pessoa que você vai diminuir quem gosta de Legião. Fora que Fernando Pessoa e Renato Russo estão tão distantes e fazem coisas tão diferentes que fica até meio bizarro julgar um em relação a outro. Comparar com Chico Buarque, Geraldo Vandré, etc, vá lá, mas Fernando Pessoa!?!?!??! Nada a ver. Mas respondendo sua pergunta:

Guimarães Rosa não conheço. Machado de Assis só lí um livro dele. Não gostei, mas não levo muito esse meu "não gostar" em consideração, pois lí o livro em questão por exigência do vestibular, e como tudo que a gente faz por obrigação não foi algo muito apreciado. Já Fernando pessoa eu gosto muito. Lí muitas poesias dele, e gosto particularmente das poesias de "autoria" de Álvaro de Campos. Minha favorita é "tabacaria". Houve um tempo em que eu sabia recitá-la de cor inteirinha sem titubear. Eu penso até em um dia fazer uma versão musical dela, um épico a lá Faroeste Caboclo ou Metal contra as Nuvens. Por enquanto isso é apenas um delírio, mas quem sabe...

Abraços!

fi_dum_ratu
Veterano
# set/05
· votar


albertoellobo
Mas lembre-se sempre, no calor da luta, quando ostentada a aguda empunhadura á proa...
Muito legal essa frase!!!

CaimDark
É capaz do fidumrato aparecer morto qualquer dia desse... vai que sai no jornal "roqueiro encontrado morto em plena praça. Aparentemente, a vitima foi enforcada com cordas de nylon, tiradas de um violão feito pelo luthier Sergio Abreu..." huahuauahauhhauauhuahahu. Mas tem o lado bom. Agora que a animosidade entre nós e nossos colegas eruditos diminuiu drasticamente, é bom que o fidumrato dá uma "esquentada" heheheh!!
huahuahuahua... Já vou deixar avisado pros meus familiares que se eu aparecer morto o Forum Cifra Club terá que pagar uma bela indenização a eles... E os senhores Balbino Junior e
ilzo fuzaro serão os pricipais suspeitos do crime... huahuahauahua

fi_dum_ratu
Veterano
# set/05
· votar


Balbino Junior
Respondendo sua pergunta, eu lí Dom Casmurro e gostei muito.
Agora é minha vez de perguntar: Vossa Senhoria já leu Luis de Camões? O que achou?

fi_dum_ratu
Veterano
# set/05
· votar


CaimDark
albertoellobo
Se eu me ausentar do fórum por mais de três dias mandem fazer uma busca policial na residência do Ilzo e do Balbino para tentar achar pistas do crime....

ilzo fuzaro
Veterano
# set/05
· votar


fi_dum_ratu
Cara, você pediu,agora vai ter. Acho que todos estão vendo que a primeira ofensa partiu de você.
Rapaz, é o seguinte: Se você acha que o Renato foi o melhor letrista do país, o ignorante é você. Se você acha que ser músico independe de conhecimento técnico, és ignorante duas vezes. Agora, se você sente-se bem ouvindo o Legião, eu nada tenho com isso. Mas não venha nos dizer que o cara era isso e aquilo, porque ele não era. Já foi provado aqui neste fórum que o grupo todo era péssimo, e não há ninguem que prove o contrário. Argumentos para continuar e encerrar a discussão não me faltam, no entanto duvido que você tenha entendido uma única frase.

Helder Bello
Veterano
# set/05 · Editado por: Helder Bello
· votar


Balbino Jr.

Bem, dileto e virtual amigo, creio que agora tens que explicar-se melhor. O que diabos tens o o Dom Casmurro, o Brás Cubas, o Guimarães Rosa, com seus maravilhosos contos, ou o grande poeta Fernando Pessoa com seu maravilhoso livro "mensagem", haver com legião urbana ???

Já que és grande conhecedor de obras lilterárias, e intitula-se um grande conhecedor de música erudita, deves conhecer alguns bons livros então, bem como:

-Dante Alighieri
-Émile Durkheim
-F. Dostoiévski
-F. Nietsche
-Franz Kafka
-Goethe
-Homero
-Virgílio
-Sófocles
-Platão
-Aristóteles
-Demóstenes
-Erasmo de Roterdã
-Arthur Shopenhauer
-Moliére
-Olavo Bilac
-Oswald de Andrade
-Fernando Pessoa
-Nelson Rodrigues
-Shakespeare
-Bocage
-Stendhal

Olha não sei ... eu li Dom Casmurro e não gostei muito ... do M.A., preferi os livros: A mão e a luva, Teatro coligido, Memorial de Áries, Missa do Galo ... conheces ??

Já do Guimarães Rosa, lembro-me quando estava no primeiro período da faculdade de Letras, li alguns contos dele que não conhecia, e redescobri a bom contista que ele foi. E não tão somente o autor de Veredas, como é "pintado" pela consiência coletiva.

Fernando Pessoa ... esse sim. Ótimo escritor, poeta, cronista, ensaísta ... enfim ... um estupendo letrado. Dele, aprecio particularmente o livro Mensagem e alguns outros, como: Ficções do Interlúdio, na qual ele assume um heteronômio "Alberto Caeeiro", Poesias Coligidas, Idéias estéticas ...

Olha ... eu leio de tudo ... desde Dostoiévski até Ari Almeida ... e nem por isso acho que as letras da Legião Urbana sejam pueris, insensatas, isentas de qualquer apanágio literário. Pelo contrário. Acho que ele foi um ótimo escritor. Obviamente, seria uma imbecilidade tremenda, querer comparar o Renato Russo ao Fernando Pessoa, ou ao Guimarães, ou ainda ao Machado ... creio que nem existam parâmetros para tal infeliz comparação. Ainda bem que não fizestes alguma. Somente não entendi uma coisa: oq raios tem de haver ter lido tais livros com escutar Legião Urbana ???

Então pergunto-te, ò virtual e dileto amigo, lestes algum livro destes que citei ?? Lestes O Idiota de Dostoiévski ?? Além do Bem e o Mal de Nietzche ?? O elogio da loucura de Erasmo ??

Continuo sem entender a oponião que queres obter, ao perguntar aos supostos fãs (muitas vezes quem somente gosta, não é fã) de Legião, se leram os livros que citou.

Enfim ... abraços ao bom amigo ...

fi_dum_ratu
Veterano
# set/05
· votar


ilzo fuzaro
Cara, você pediu,agora vai ter.
Ui... que medo.... huahuahuahua...

Se você acha que o Renato foi o melhor letrista do país, o ignorante é você.
Ignorante é uma pessoa igual vc que acha que a música erudita é tudo e ponto final.

Se você acha que ser músico independe de conhecimento técnico, és ignorante duas vezes. Agora, se você sente-se bem ouvindo o Legião, eu nada tenho com isso. Mas não venha nos dizer que o cara era isso e aquilo, porque ele não era. Já foi provado aqui neste fórum que o grupo todo era péssimo, e não há ninguem que prove o contrário. Argumentos para continuar e encerrar a discussão não me faltam, no entanto duvido que você tenha entendido uma única frase.
OLha cara, pra mim ele foi sim o melhor letrista do país, suas letras falam comigo de uma maneira especial... Uma pessoa inteligênte tem que analisar tudo e reter o que é bom pra ela. Cara, eu gosto da música erudita, é muito agradável de se ouvir. Mas você acha que música erudita é o foda pronto e acabou. Então feche-se nesse seu mundo de ignorância e morra seco dentro dele.

E por que vc se estressou? Tá apenas começando... hehehe

fi_dum_ratu
Veterano
# set/05
· votar


ilzo fuzaro

A sim, o negócio do grupo ser péssimo: eles ñ eram péssimos, apenas tocavam com poucas notas, e é isso que te incomoda tanto. Com certeza, concordo que eles não sabiam muitas técnicas e etc, mas eram muito musicais sim, suas melodias eram muito agradáveis aos ouvidos, manos ao seu, pois vc deve ser do tipo que vai a uma festa pra prestar atenção no grave e no agudo...

fi_dum_ratu
Veterano
# set/05
· votar


Helder Bello

Detonou, matou, acabou, triturou... E tudo isso com inteligência... Parabéns, acho que vc é o único erudito que se salva desse fórum.

fi_dum_ratu
Veterano
# set/05
· votar


ilzo fuzaro
Renato fazia boas letras? Acho que você nunca ouviu Chico Buarque, Edu Lobo, Geraldo Vandré, 'Vinicius, João Bosco. Para fazer letras de protesto é necessário muito lirismo e inteligencia, senão fica ridiculo. O Renato parecia um bebe chorão, um tipico adolescente revoltadinho e alienado, que acreditava que os índios são inocentes. Desculpe, mas as letras do Renato são péssimas, tanto ou mais que a música.
Bem, meu Sr., esta foi a primeira msg que vc me mandou. As palavras usadas por vc: "ridículo", "bebê chorão", "adolescente revoltadinho e alienado". Tudo bem, vc está falando do Renato Russo, mas quem usou palavras ofensivas primeiro?

ilzo fuzaro
Veterano
# set/05
· votar


fi_dum_ratu
Eu não me estressei. E ainda bem que esta apenas começando. Não sou eu que acho que a música erudita é foda e pronto e acabou". É você que acha que o legião é foda e pronto e acabou. Eu ouço e toco música popular, sem nenhum problema. Duvido que você conheça um terço do que eu em matéria de música popular. Você só conheçe oque a mtv te permite conhecer. Ainda não ouvi um argumento que não seja "o legião é o melhor". É só isso que você sabe falar? Você diz que uma pessoa inteligente tem que analisar tudo e reter oque é bom. Quando você vai começar a fazer isso?

fi_dum_ratu
Veterano
# set/05
· votar


ilzo fuzaro
Cara, eu já disse que gosto da música erudita, acho o som muito agradável. Da MPB por exemplo eu gosto muito de Djavan, Chico Buarque, Tom Jobim, Hélio Delmiro, em questão de musicalidade, eles tocam 1.0000000 de vezes melhor que o Legião, mas as letras... ai meu Deus, se eu falar de novo, vc vai dizer que eu falei d novo, então, eu detesto ter que fazer isso, mas:

Diga-me uma letra melhor que esta:


Vento No Litoral
Legião Urbana
Composição: Renato Russo

De tarde eu quero decansar, chegar até a praia e ver
Se o vento ainda está forte
E vai ser bom subir nas pedras
Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando tudo embora

Agora está tão longe
Vê, a linha do horizonte me distrai:
Dos nossos planos é que tenho mais saudade,
Quando olhávamos juntos na mesma direção

Aonde está você agora
Além de aqui dentro de mim?

Agimos certo sem querer
Foi só o tempo que errou
Vai ser difícil sem você
Porque você está comigo o tempo todo

Quando vejo o mar
Existe algo que diz:
- A vida continua e se entregar é uma bobagem

Já que você não está aqui,
O que posso fazer é cuidar de mim
Quero ser feliz ao menos
Lembra que o plano era ficarmos bem?

- Ei, olha só o que eu achei: cavalos-marinhos
Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando tudo embora

ilzo fuzaro
Veterano
# set/05
· votar


fi_dum_ratu
Ué, essa eu não entendi mesmo! As ofensas ( ofensas?) dirigidas ao Renato atingem VOCÊ? HAHAHAHAHA!!! Isso é que é fanatismo. Cuidado, cara se tudo que dirigirem ao Renato atingir você... Sei não...HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

ilzo fuzaro
Veterano
# set/05
· votar


fi_dum_ratu
Ouça "Filho que eu quero ter" de Vinicius. OU leia a letra. É impossível não chorar com isso.

fi_dum_ratu
Veterano
# set/05
· votar


ilzo fuzaro
Suas palavras foram um tanto quanto perpicazes e preconceituosas e eu posso processá-lo por isso (brincadeira...)
Eu só falei isso porque vc disse que a primeira ofensa partiu de mim, e essas ofensas feitas ao renato são mentiras. Tá, se eu disse aqui que o Chico Buarque é uma besta que nem sabe o que é música (deixando bem claro que isso foi um exemplo), vc teria feito a mesma coisa.
E eu tenho que ir porque meu horário de almoço tá acabando mas amanhã tem mais...
Jesus te guarde....

Izabel Carvalho
Veterano
# set/05
· votar


Composição: Indisponível

Vamos celebrar a estupidez humana
A estupidez de todas as nações
O meu país e sua corja de assassinos
Covardes, estrupadores e ladrões
Vamos celebrar a estupidez do povo
Nossa polícia e televisão
Vamos celebrar nosso governo
E nosso Estado, que não é nação
Celebrar a juventude sem escolas
As crianças mortas
Celebrar nossa desunião
Vamos celebrar Eros e Thanatos
Persephone e Hades
Vamos celebrar nossa tristeza
Vamos celebrar nossa vaidade
Vamos comemorar como idiotas
A cada fevereiro e feriado
Todos os mortos nas estradas
Os mortos por falta de hospitais
Vamos celebrar nossa justiça
A ganância e a difamação
Vamos celebrar os preconceitos
O voto dos analfabetos
Comemorar a água podre
E todos os impostos
Queimadas, mentiras e sequestros
Nosso castelo de cartas marcadas
O trabalho escravo
Nosso pequeno universo
Toda a hipocrisia e toda a afetação
Todo roubo e toda a indiferença
Vamos celebrar epidemias:
É a festa da torcida campeã
Vamos celebrar a fome
Não ter a quem ouvir
Não se ter a quem amar
Vamos alimentar o que é maldade
Vamos machucar um coração
Vamos celebrar nossa bandeira
Nosso passado de absurdos gloriosos
Tudo que é gratuito e feio
Tudo o que é normal
Vamos cantar juntos o Hino Nacional
A lágrima é verdadeira
Vamos celebrar nossa saudade
E comemorar a nosso solidão
Vamos festejar a inveja
A intolerância e a incompreensão
Vamos festejar a violência
E esquecer da nossa gente
Que trabalhou honestamente a vida inteira
E agora não tem mais direito a nada
Vamos celebrar a aberração
De toda a nossa falta de bom senso
Nosso descaso por educação
Vamos celebrar o horror
De tudo isso
- Com festa, velório e caixão
Está tudo morto e enterrado agora
Já que também podemos celebrar
A estupidez de quem cantou esta canção
Venha, meu coração esta com pressa
Quando a esperança está dispersa
Só a verdade me liberta
Chega de maldade e ilusão
Venha, o amor tem sempre a porta aberta
E vem chegando a primavera
Nosso futuro recomeça:
Venha que o que vem é perfeição...

ilzo fuzaro
Veterano
# set/05
· votar


fi_dum_ratu
Quer mais? Ouça Zumbi"' do Edu Lobo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguém ae curte legião