Flamenco, Erudito e o nosso Popular!!!

Autor Mensagem
Rafael neto
Veterano
# dez/05


Fala galera,Com certeza os 3 estilos mais complexos da musica em geral,na minha opiniao,e na de voces?acho o flamenco muito bom contagiante,o nosso popular sem comentarios,riquissima,o erudito como todo mundo sabe em termos de complexidade sem comentarios,mas é isso ae vamos discutir sobre esses 3 estilos que eu acho que tem muito o que acrescentar para a galera que nao conhece ou que tem curiosidade de saber,instrumento adequado,compositores,aonde achar e muito mais...!!!

obs: Sr.Ilzo o professor dos professores o gênio sabe tudo sobre o tema!

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# dez/05
· votar


Rafael neto

Só se for o gênio da garrafa,kkkkkkkk

Rafael neto
Veterano
# dez/05
· votar


Sempre pisando no calo dos outros hein....Vamos de uma vez por todas exclarecer duvidas sem conflito por favor!!!

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# dez/05
· votar


Rafael neto

Eu sinto que você é gente fina,eu tiro o chapéu prá você, mas tem uma coisa que você não percebeu ainda,seja vc mesmo,não fique nas sombras de ninguém,vc vai muito pelos outros,não faça média,seja vc mesmo,vc tem tudo prá ser um excelente músico,vc está indo muito pelos outros,se você não se cuidar,vai ficar igual uns que tem aqui neste fórum,(arrogantes)vai por mim,vc tem futuro,ok.

Rafael neto
Veterano
# dez/05
· votar


GIANCARLO TARDELLI

Em qual momento que nao fui eu mesmo cara,isso que eu fico puto ultimamente com o pessoal que esta visitando esse forum,nao acrescenta nada pra ninguem e ainda por cima só fala da vida pessoal dos outros,sinceramente,ké comenta algo,comenta,mas que seja algo util cara!!

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# dez/05
· votar


Rafael neto

Em qual momento?Quase todos,você criou este tópico já com uma sombra do seu lado,quando se cria um tópico,cria só prá vc,é lamentável,se continuar assim,vai ficar ARROGANTE,como os outros(meia dúzia)

Helder Bello
Veterano
# dez/05
· votar


Rafael neto

Certas "pessoas" entram nos tópicos somente para desvirtuá-los e escrever bobagens desconexas e pueris. Enfim ...

Concordo contigo. Os três gêneros que citou são bem complexos e ricos. Assim como milhares de outros estilos, que também conservam seus bons apanágios, como o jazz, o blues, o rock ...

Bem ...

Abraços.

YES
Veterano
# dez/05
· votar


Rafael

"Erudito" pode ser considerado estilo? Quando você está em uma escola de violão erudito, você não aprende o Choro no. 1 do Vila Lobos? Que na minha opinião é extremamente popular?

Da mesma forma, as obras de Manuel De Falla são estudadas pelo "violão erudito", mas são flamencos, tão populares quanto o choro.

E com relação a complexidade, porque você acha que uma obra erudita é tão complexa? Porque ela seria mais complexa do que uma música do Hermeto Pascoal? Ou mais complexa do que um solo de guitarra do Greg Howe? O que você entende por complexidade?

YES
Veterano
# dez/05
· votar


extremamente popular...

PS:Quando eu digo "extremamente popular" no caso do Choro no1, não estou dizendo que a música seja conhecida, mas sim que ela possui muitos elementos populares.

CaimDark
Veterano
# dez/05
· votar


E com relação a complexidade, porque você acha que uma obra erudita é tão complexa? Porque ela seria mais complexa do que uma música do Hermeto Pascoal? Ou mais complexa do que um solo de guitarra do Greg Howe? O que você entende por complexidade?

Putz, eu ia perguntar justamente a mesma coisa!! Como a complexidade não é um dado absoluto, seria bom que, pra que a gente saiba a que exatamente você está se referindo, você definisse pra gente sua idéia de complexidade!!
Abraços!

CaimDark
Veterano
# dez/05
· votar


YES
"Erudito" pode ser considerado estilo? Quando você está em uma escola de violão erudito, você não aprende o Choro no. 1 do Vila Lobos? Que na minha opinião é extremamente popular?

Aproveitando o embalo, uma coisa que me confunde, e provavelmente também confunde a muita gente, é a definição do que é exatamente uma música "erudita" ou "clássica" e uma música popular? Quais são exatamente os elementos que identificam uma música como clássica ou como popular?
Abraços!

YES
Veterano
# dez/05
· votar


CaimDark

Na minha opinião a "música erudita" é aquela tocada, estudada e difundida nas academias de música. São músicas que aprimoram a técnica e o senso de composição. São músicas "eleitas" como sendo o melhor da arte musical. Evidentemente tudo que é "eleito" tem sua dose de preconceito e elitismo envolvido... talvez seja por isso que a música erudita seja tão européia e ainda tão associada ao perído clássico e romântico europeus.

Eu também vejo como correto dizer que uma música popular possa ser "promovida" a música erudita, a partir do momento que essa música interesse para estudo de um instrumento, arranjo ou composição. Mas vemos que esses casos não são muito comuns, infelizmente, por que não temos uma escola erudita própria.

Rafael neto
Veterano
# dez/05
· votar


Ai desisto!!!

YES
Veterano
# dez/05
· votar


Rafael Neto

Sua postura perante minhas opiniões indicam que há muito tempo você desistiu... aliás, nem começou...

ilzo fuzaro
Veterano
# dez/05
· votar


Rafael neto
Agradeço o elogio, amigo. É gentileza sua!
Ser professor de alunos ja é barra, ja pensou professor de professores?
Eu piro!

rbpaiva
Veterano
# dez/05 · Editado por: rbpaiva
· votar


Na minha opinião a "música erudita" é aquela tocada, estudada e difundida nas academias de música. São músicas que aprimoram a técnica e o senso de composição.

Concordo com o YES, em relação à musica erudita, porém o termo "clássico" já dá uma idéia de algo que se notabilizou, por exemplo, temos clássicos da Música Popular Brasileira, como Carinhoso, Aquarela do Brasil etc.

É o meu ponto de vista. Comentem, por favor.

andrehirata
Veterano
# dez/05
· votar


uma música popular possa ser "promovida" a música erudita, a partir do momento que essa música interesse para estudo de um instrumento, arranjo ou composição.
eu nunca fui muito bom com definiçoes e talz... mais se tu coloca desse jeito tu pode falar que tom jobim eh erudito velho...

Rafael neto
Veterano
# dez/05
· votar


É ele é o dono da verdade hirata normal....nesse forum nao da mais nao!!!

CaimDark
Veterano
# dez/05
· votar


Rafael neto
Ai desisto!!!
É ele é o dono da verdade hirata normal....nesse forum nao da mais nao!!!

Meu bom amigo Rafael, presta atenção no que você tá dizendo. O YES e eu lhe fizemos uma pergunta e você, ao invés de conversar e debater, responde que "desiste". Desiste de que? De expor suas idéias? De dialogar? De debater? Só quem "desiste" disso é quem não tem nada pra falar. Perceba que o YES respondeu uma pergunta que EU fiz, e ele começa a frase dizendo: "na minha opinião...", e você já fica logo frustrado porque ele é "dono da verdade" e não se dá nem ao trabalho de conversar? Pelo amor de deus cara. Tá começando a parecer que você não tem argumentos pra mostrar e por isso precisa apelar pra essas reações infantis (espero que você não fique com muita raiva a ponto de me bloquear de novo no MSN uhauhauhauhauhuhauha!!!!).). Faça um favor a você mesmo e pense um pouco melhor nas suas atitudes, porque infelizmente, se continuar assim vou ser obrigado a concordar com o YES que, na realidade, você já desistiu há muito tempo...

YES
E um música erudita pode tornar-se popular? Você mencionou que certa música do Villa lobos tem vários elementos populares. E o que seriam tais elementos populares? Existe algum critério definido para isso?
Já ví também algumas pessoas falando que há uma diferença entre "clássico" e "erudito", mas não entendi direito, se é que existe tal diferença. Você, ou agum outra, poderia me explicar melhor isso?

rbpaiva
Concordo com o YES, em relação à musica erudita, porém o termo "clássico" já dá uma idéia de algo que se notabilizou, por exemplo, temos clássicos da Música Popular Brasileira, como Carinhoso, Aquarela do Brasil etc

Concordo com você. Da mesma forma como temos os clássicos da música, temos os clássicos da Literatura, clássicos da medicina, e por aí vai. Mas imagino (e apenas imagino, pois não tenho conhecimento para afirmar nada) que, no caso da música erudita, o termo "clássico" se refere justamente as obras eruditas que se tornaram "notáveis", e não a outros tipos de música, ainda que possam ser "notáveis" também.

eu nunca fui muito bom com definiçoes e talz... mais se tu coloca desse jeito tu pode falar que tom jobim eh erudito velho...
Não entendo muito de música erudita ou de Tom Jobim, mas creio que, ao colocarmos músicas de Tom jobim ao lado de músicas de Bach e Beethoven, provalmente as músicas dos 2 últimos se encaixarão muito melhor nos critérios citados pelo YES.

Abraços!

YES
Veterano
# dez/05
· votar


eu nunca fui muito bom com definiçoes e talz... mais se tu coloca desse jeito tu pode falar que tom jobim eh erudito velho...

rbpaiva, e porque não??? Porque temos de ficar presos a uma "definição" de erudito que está congelada a mais de 100 anos? Se uma música do Tom Jobim merecer ser encarada desta forma, porque não? O Tom tem várias músicas instrumentais lindíssimas que dão grande oportunidade para orquestrações e arranjos complexos. Evidentemente, não podemos "promover" a erudito músicas como Garota de Ipanema, Chega de Saudade e etc; são músicas bonitas e famosas, mas não acrescentam muito em termos de estudo e técnica.

CaimDark

Valeu pelo reconhecimento... mas eu entendo o Rafael Neto. Ele está criando o mundo particular dele, que até certo ponto é muito melhor do que o mundo do funk carioca ou dos putz putz das danceterias. Ele está descobrindo alguns valores e não aceita que ninguém interfira, ou atrapalhe o caminho que ele está traçando. Quem compartilha de todas as idéias dele muito que bem, quem não compartilha de 100% de suas idéias está fora... Ele ainda vai ter que amassar muita palha pra ver que o mundo não é assim.

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# dez/05
· votar


Onde que tá tu,onde que tu tá,o que que tu tá fazendo,Putz,que lingua é essa,seria tupi-guarani,kkkkkkk

ilzo fuzaro
Veterano
# dez/05
· votar


CaimDark
O classicismo é apenas um periodo historico dentro da música. Como se fosse o populismo para a politica, ou a renascença para a pintura.
O conceito de erudição é mais amplo e abrange varias epocas-movimentos. Pra ficar bem simples: O rock quando começou era bem diferente de rock atual, certo? Com o tempo foram incorporados novas formas de fazer rock.
Na música erudita da-se o mesmo, só que sem a MTV. As formas composicionais foram mudando, os instrumentos foram mudando e novas técnicas foram surgindo e influenciando a maneira de compor-tocar. Alem disso o momento histórico infruenciou os compositores e aí temos um leque de fatores. Eu costumo dizer sempre: se quer estudar música comece estudando história.

ilzo fuzaro
Veterano
# dez/05
· votar


YES
Voce afirmou acertadamente que não possuimos uma escola erudita própria. Ja se perguntou o por que?
Se personagens como Chiquinha Gonzaga e Antonio Calado, alem de muitos outros conseguiam compor de forma irrepreensivel, então o que falta? Melhor falar sobre isso depois senão vão me linchar no fórum...

rbpaiva
Veterano
# dez/05
· votar


YES

eu nunca fui muito bom com definiçoes e talz... mais se tu coloca desse jeito tu pode falar que tom jobim eh erudito velho...

Olha direitinho, que quem postou isso aí em cima foi oandrehirata, ok?

Abraços,
Ruben Paiva

YES
Veterano
# dez/05
· votar


Ilzo

Acho que o problema de não termos uma escola Erudita própria é por um problema dos próprios músicos eruditos. O sonho de grande parte do brasileiro é pertencer ao mundo "culto" dos estrangeiros, sem procurar construir algo alicerçado na sua própria cultura. Quanto a você, acho que é uma exceção, um cara que acredita no potencial de um Radamés Gnatalli, num Guerra Peixe etc, mas eu não acho que seja o caso da maioria dos músicos eruditos. Estou enganado?

Acho que podemos fazer um paralelo entre a música erudita e o ensino da filosofia. Quem estuda filosofia estuda essencialmente a filosofia Européia, por quê? Comodismo?



Rafael Neto

Veja quantos nomes de músicos (eruditos e populares) que estão aparecendo neste tópico...

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# dez/05
· votar


Sim! É ele mesmo(Tu-Gua)

ilzo fuzaro
Veterano
# dez/05
· votar


YES
Realmente! A nossa escola de filosofia não forma pensadores, mas sim, estudiosos do pensamento alheio!
Na música acontece a mesma coisa(pronto,agora vou ser linchado mesmo), e para piorar o nosso país sofre de amnésia. Desde Carlos Gomes tem sido assim, e ninguem nota!

CaimDark
Veterano
# dez/05
· votar


ilzo fuzaro
Ora, tinha que ser o super Samurai pra nos dar essa super aula!!!
Sua explicação ajudou bastante. Mas ainda ficou uma dúvida: a definição do YES de que música erudita seria aquela que é ensinada nas escolas de música por ter algo a acrescentar a ciência musical está correta?

ilzo fuzaro
YES
Pra quem Estuda filosofia, estudar pensadores europeus é indispensável, pois eles já estavam filosofando antes mesmo do Brasil ser Brasil. Imagino que o mesmo ocorra na música, estudar músicos europeus é uma necessidade pela mesma razão, não há como fugir disso. Tendo dito isso, acho que vocês estão cobertos de razão quando dizem que o Brasileiro não aprende a criar e sim a assimilar. Isso acontece seja na música, na filosofia, na ciência ou na maioria das áreas. É uma triste realidade que aflige a maioria, senão todas, as ex-colônias subdesenvolvidas.

ilzo fuzaro
Veterano
# dez/05
· votar


CaimDark
A definição do YES esta correta, mas existem várias outras, depende muito do modo de enxergar a questão. Certas peças são dificeis de classificar e causam debates intermináveis. Acho que ainda muita briga vai rolar antes de chegar-se á um acordo.
De fato, não podemos prescindir do estudo da música erudita européia, ja que esta é primeira escola do Ocidente. Mas, ja era tempo de termos a nossa propria escola erudita. Material de estudo não falta!

YES
Veterano
# dez/05
· votar


Mas, ja era tempo de termos a nossa propria escola erudita. Material de estudo não falta!

Grande Ilzo... clap clap clap clap...

Imagine o professor de violão erudito brasileiro dizendo ao aluno:
"- Põe swing nesse Estuno no1 do Villa rapaz, tá muito quadrado..."
haha, isso é um sonho!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Flamenco, Erudito e o nosso Popular!!!