TOQUINHO - ERUDITO X POPULAR ???

    Autor Mensagem
    gustavo izidro
    Veterano
    # dez/04


    OLA PESSOAL, PERDOEM MINHA IGNORANCIA MAS TENHO UMA DUVIDA QUE NAO SAI DA MINHA MENTE...
    SONHO EM UM DIA TOCAR COMO TOQUINHO OU PAULINHO NOGUEIRA ( TO QUERENDO DEMAIS, MAS...QUEM SABE)...
    QUAL O ESTILO DELES ? PRINCIPALMENTE DO TOQUINHO QUE É QUEM EU MAIS ADMIRO ?
    TOQUINHO É ERUDITO OU POPULAR, O QUE DEVO APRENDER PRIMEIRO PARA SAIR TOCANDO AS PEROLAS DO TOQUINHO, ERUDITO OU POPULAR ? JÁ TOCO UM POUCO, MAS NAO SEI NO QUE DEVO ME APERFEIÇOAR....
    ABRAÇOS
    GUSTAVO IZIDRO
    gustavo.izidro@uol.com.br

    Claudio Natureza
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    gustavo izidro

    e ai Gustavo.

    vc desculpe a minha ignorancia mas eu acho que o Toquinho toca popular, apesar de ser um grande violonista, o trabalho dele como compositor e interprete e totalmente popular.

    isso não quer dizer que se vc aprender o erudito não conseguirá tocar como ele.

    um abraço.

    Gbm7
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Cara o Toquinho toca muito bem choro solo, o q acho muito casca grossa.

    é isso, se vc tem um espelho desse porte, estude q um dia vc chega lá. Vê o Yamandú é a cópia mau feita do Raphael Rabello.

    Botelho
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    eu acho que o Toquinho toca popular, apesar de ser um grande violonista, o trabalho dele como compositor e interprete e totalmente popular.


    Não entendi o "apesar de ser um grande violonista".

    Há grandes violonistas populares assim como há ridículos violonistas eruditos

    gabert
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    gustavo izidro, Toquinho não é um violonista erudito, mas tem a formação técnica de um. Apenas seguiu um caminho popular, tocando e compondo peças de difícil execução. Para tocar o que ele toca é preciso estudar muito, principalmente a técnica do violão clássico. Um abraço!

    João de Vilhena
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Este assunto até poderia ser abordado no outro tópico : Clássico x Popular no qual eu fiz um esquisso do que penso sobre o assunto. Eu daria só o exemplo do Zé Paulo Becker (obrigado HEITOR VL), que tem uma sólida formação dita erudita mas agora uma carreira de músico dito popular. É necessário, penso eu, de não se ser tão maniqueista : as músicas não são só eruditas ou só populares, tal como os músicos.
    gustavo izidro
    Eu diria que basta ter classe para se ser clássico! Hehehe! ;-)
    Abraços.

    maggie
    Veterana
    # dez/04
    · votar


    Popular!
    E muito bem por sinal.
    :)

    Junião
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Fui assistir o show do mesmo e lá o próprio respondeu a sua pergunta. Ele começou com uma professora popular,mas logo se encaminhou para o erúdito por onde ficou por um bom tempo (aliás no show ele toca duas peças eruditas em homenagem ao seu professor já falecido), tenho o dvd do cara quando ele era novo e até a posição de segurar o vilão é clássica. Acho que na época, a bossa-nova e o choro eram muito fortes influenciando na sua opção(felizmente para a MPB, o carta é demais)

    Al Majíd
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Toquinho não é um violonista erudito, mas tem a formação técnica de um. Apenas seguiu um caminho popular, tocando e compondo peças de difícil execução. Para tocar o que ele toca é preciso estudar muito, principalmente a técnica do violão clássico. (2)

    Christina Amaral
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    gustavo izidro
    ( TO QUERENDO DEMAIS, MAS...QUEM SABE)...
    Pq demais?Se ele teve capacidade, todos nós, inclusive vc, temos capacidade tbm...

    teuabreu
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    O estilo de Toquinho assim como o de seu mestre é bastante sóbrio sem exageros, não é de tecnica extremada e sim refinada, o que talvez seja ate mais dificil uma interpretação musical desta natureza, eles prezam bastante a dinamica natural das musicas, que tecnicamente não são dificeis.
    Mestre Shaolin: " As vezes fazer o facil é mais complicado do que fazer o dificil "

    teuabreu
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    O estilo de Toquinho assim como o de seu mestre é bastante sóbrio sem exageros, não é de tecnica extremada e sim refinada, o que talvez seja ate mais dificil uma interpretação musical desta natureza, eles prezam bastante a dinamica natural das musicas, que tecnicamente não são dificeis.
    Mestre Shaolin: " As vezes fazer o facil é mais complicado do que fazer o dificil "

    teuabreu
    Veterano
    # dez/04 · Editado por: teuabreu
    · votar


    Foi mal!

    anonimo_83
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Botelho
    Há grandes violonistas populares assim como há ridículos violonistas eruditos


    Grande frase! heheheh! Concordo com vc!

    WAGUITARRA
    Qual é! Qualquer um pode ajudar o cara, qualquer escola boa e qualquer professor bom, se seu amigo é bom, sim ele pode ajudar mas nao é exclusividade dele! (acho que ou vc se expressou mal ou eu entendi errado!)

    ilzo fuzaro
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Toquinho foi aluno de Paulinho Nogueira, estudou violão erudito e conviveu com os melhores, fora isso é uma pessoa fantastica, não é arrogante, tem uma energia muito boa. Um exemplo a ser seguido, como pessoa e como musico.

    WAGUITARRA
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Balbino Junior
    EI CARA EU N TENHO MAUDADE COM NINGUEM... ESSE MEU AMIGO DA AULAS DE VIOLÃO E A AULA DELE É BARATA E BOA

    anonimo_83
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    WAGUITARRA
    Blz entao! nem esquenta!

    abraços!

    CaimDark
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    ilzo fuzaro
    Toquinho foi aluno de Paulinho Nogueira, estudou violão erudito e conviveu com os melhores, fora isso é uma pessoa fantastica, não é arrogante, tem uma energia muito boa. Um exemplo a ser seguido, como pessoa e como musico.

    Por acaso esbarrei nesse tópico, e essa sua frase me lembrou de uma estória interessante. Tenho um primo de 8 anos que também é meu afilhado, e ele é uma criança massa. Botei um violão na mão dele e agora ele está aprendendo (só lamento por vocês, mas ele tem cara de quem vai ser roqueiro, uhaauhauhuha!!!). Ai eis que um belo dia ele está com os pais no Aeroporto, e eis quem desembarca? Ninguém menos que Toquinho. Meu primo foi falar com ele, pediu um autógrafo, e bateram um papo de uns 15 minutos, Toquinho sempre sorridente e muito amigável. Mas o mais interessante foi o seguinte: quando ele foi falar com Toquinho, ele se apresentou assim: "oi, meu nome é luan, eu TAMBÉM estou aprendendo violão", com a inocência típica das crianças, querendo dizer obviamente que tanto ele como toquinho estavam aprendendo! Nunca um adulto diria pra toquinho que ele está aprendendo violão TAMBÉM. E Toquinho respondeu que aprender violão era muito legal, não fez cara feia nem nada. Lamento não ter estado lá, pois queria ter participado dessa conversa com ele também. E fica aí o incentivo pra galera. Se Toquinho ainda está aprendendo, nós também podemos aprender!
    Abraços!

    ilzo fuzaro
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    CaimDark
    É amigão, no final das contas estamos todos aprendendo...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a TOQUINHO - ERUDITO X POPULAR ???