De suas Opniões sobre o Guitarrista do U2 The Edge

Autor Mensagem
Gambá do Rock
Veterano
# fev/06
· votar


Rachmaninoff
Não o considero um bom guitarrista.
Quem influenciou muita gente não foi ele, foi a banda como um todo, que é muito entrosada e forma um grande time.
Só encaixa no U2 porque os outros caras também são meia-boca.
Usou 400 guitarras e 700 efeitos no show, sem eles não seria nada.

Vocês podem até gostar do U2, mas dizer que ele é um "bom" guitarrista é fanatismo.
Ele simplesmente "dá pro gasto".

(Antes que os fãs me esculachem, isso é uma opinião pessoal.)





Agora só falta vc dizer que o David Gilmour também é um merda pq usa uma parede de efeitos... se inveja matasse...

diwillo
Veterano
# fev/06
· votar


Vocês podem até gostar do U2, mas dizer que ele é um "bom" guitarrista é fanatismo.

Quase nao tem fanatico aki neh!?
Eh soh fala em Malsmteen, por exemplo, q ja surgem os milhares de fanaticos aki: "Eh o Rei!! O Rei!! Malmsteen eh foda! O melhor d tds!"

AuhAuhauhuahuahuahua
Nada contra, mas rei soh c for da suécia mesmo ;P hehehehehe
(na minha opiniao)
Ah, e tenho certeza q tem neguinho ai q vai dizer "toca melhor entao! inveja eh foda"...Nao, eu nao toco nem perto do q ele toca, mas nao axo q ele seja o melhor..direito de opiniao tods tem...eh simples assim...

Fanatismo sempre vai ter..axo q da pra contar nos dedos qtas pessoas aki sao "racionais" e sabem enxergar o guitarrista e nao o idolo...
Por isso q sempre q surgir uma questão acerca de algum guitarrista vai dar nisso...
Po, como musicos axo q td mundo tinha q saber analisar a musica, a composição, a execução, a técnica, o timbre, a pegada, etc...o estilo de cada guitarrista..abrir um pouco a cabeça...
E outra..soh pq o The Edge, por exemplo, nao toca nda "dificil" nao ker dizer q ele nao seja bom....axo q eh isso q tem q entra na cabeça de uma mulekada aki! Pq com certeza ele tem um dominio mto grande da guitarra e sabe tocar mto bem! Fritar eh teoricamente facil..eh soh treinar e treinar! Fazer musica eh outra historia..

Penta_Blues
Moderador
# fev/06
· votar


Boa noite!!!

diwillo
Vamos dizer que o "simples" que o The Edge toca é tão simples que nenhum dos virtuosos guitarristas que exageram ao dizer que o cara não toca nada, nunca chegaram a pensar nisso...
Como é que uma coisa tão simples pôde deixar de ser pensada e gravada antes do The Edge?! Será que muita técnica deixa o cara distraído? Talvez seja preciso realmente abrir a cabeça e rever os conceitos sobre o que é ser bom.
E como diria aquele velho, antigo e descadeirado filósofo: A mente é como um pára-quedas. Só funciona se estiver aberta...
Valeu!!!

Dogs2
Veterano
# fev/06
· votar


os riffs dele são muito característicos, eu reconheceria até ele tocando forró na guitarra

guitartube
Veterano
# fev/06
· votar


O cara toca prá K7.
Um dos poucos que faz desenhos de dedilhado na paleta. Só quem dedilha com todos os dedos da mão direita é que sabe o quanto é difícil.

Técnica para mim é tocar correto e limpo com um mínimo de esforço. Isso o cara tem de sobra.

O cara não erra em acorde largos e batidas fuderosas cheias de quebradas ritmicas. Faz cada acorde super difícil e varia a sequencia das notas tocadas no mesmo acorde várias vezes e com muita precisâo. Sola muito bem tbm.

O cara tem uma musicalidade muito acentuada. Tem uma pegada estúpida e um timbre fuderoso. Criou um estilo, compôe, toca e canta.

Atum Bluesman
Veterano
# fev/06
· votar


o ***** falou que esse tópico é uma vergonha, e só existe agora pq eles nao teriam coragem de falar bem daquele filho da puta na frente dos seguidores do Rei.

Kasp
Veterano
# fev/06
· votar


Rapaz... The Edge pode nao ser o cara mais veloz ou q sabe mais teoria.. mas ninguem pode dizer q ele n [e um bom guitarrista por causa disso.
O cara consegue passar uma emoção incrível ao tocar guitarra. Com ou sem efeitos, 10000000 ms de delay.. n importa.
o q importa eh q os riffs e as notas q saem das mãos dele são perfeitos, criativos e, mais uma vez, sentimentais.
Não é qualquer dó ré mi fá sol.. nem qualquer cifra Bm, G, D, A com uma batida comum... É muito mais q isso. É uma conexão perfeita para a melodia da música. Pura criatividade e puro domínio do seu equipamento.

thecreamofclapton
Veterano
# fev/06
· votar


Rachmaninoff

Não o considero um bom guitarrista.
Quem influenciou muita gente não foi ele, foi a banda como um todo, que é muito entrosada e forma um grande time.
Só encaixa no U2 porque os outros caras também são meia-boca.
Usou 400 guitarras e 700 efeitos no show, sem eles não seria nada.


Vou dar uma opinião de fã:

O U2 é um conjunto extremamente perfeito. Os caras são todos muito humildes, é impressionante. E que carisma. Que letras. E cantam e tocam por uma causa. Justiça, paz e caridade. Eles tem méritos incríveis. A super voz de Bono, a criatividade de Larry Mullen Jr na bateria, o som do baixo de Adam Clayton, e acima de tudo a sensibilidade de Edge, que faz milagres com arranjos simples e melodias mais simples ainda, cheias de efeitos. Não acho que ele abuse tanto de efeitos. Ele usa coisas básicasna maioria das músicas, que são delay, chorus e OD/distortion. Usa muito, é verdade. Uma ou outra música se percebe algumas distorções meio digitais, etc.
Ele não é tão técnico nas 6 cordas, mas cria sons e melodias incríveis, que dão até vontade de chorar. Canções fantásticas. Poucas músicas causam tanta excitação em um show como "where the streets have no name".
Edge é foda! O cara é muito simples. Sem vaidades. Não fica querendo aparecer. Faz o dele, e como faz bem feito.
Não é como certos palhaços que precisam quebrar hoteis para serem apenas "diferentes".

diwillo
Veterano
# fev/06
· votar


Isso ai

Mas eu ainda insisto..c vc pega ele na casa dele brincando na guita com certeza ele vai te mostra mto mais do q toca no U2...

_BLACKMORE_
Veterano
# fev/06
· votar


nrmsjr

o cara sabe usar os efeitos na medida pra encher o som e naum embolar...não eh um eximio guitarrista mas se destada na sua banda...pois pelo jeito ele eh mais "musico" q os outros...vc ouviu a voz dele? muito bem afinada....bonita mesmo!!

Centauro
Veterano
# fev/06
· votar


Conhecimento, técnica e bom senso é saber as medidas de seu instrumento e o papel que ele vai ter no estilo de música que se propõe. Eu não consigo entender vocês chamarem de virtuoso "fritadores" que almoçam e jantam escalas e fazem músicas totalmente sem definição, desculpem a sinceridade mas estes "fritadores" em geral tem um sério problema de personalidade musical, salvo grandes nomes que conseguem colocar a velocidade sem destruir a ritmica e a idéia da música, a maioria é deprimente e chato de se ouvir. Prá galerinha que tá começando e acha que tocar rápido é ser bom, este é o maior erro deles e dificilmente conseguirão êxito com seu instrumento, com o tempo irão descobrir, se não desistirem do instrumento antes. Tenho certeza de que qualquer guitarrista profissional possa "fritar" a guitarra sem maiores dificuldades, agora esses tais entitulados "virtuosos", aposto que tem dificuldades em versatilidade, ritmo e entonação do instrumento...aprender a ouvir é tão importante quanto aprender a tocar... o guitarrista do U2 é excelente, primeiro pela originalidade dos acordes e composição, segundo porque com certeza ele sabe ouvir, e muito bem, pois se ele usou 15 guitarras ou mais, muito delay (diferentes em cada música) e outros efeitos, mostra a capacidade do músico, porque achar timbres deliciosos de ouvir e encaixá-los como foi visto e ouvido no show, realmente não é prá qualquer um...coisa que "fritadores" ou eleitos "virtuosos" vão morrer (ou morreram) sem conseguir, mas tudo bem, é só um detalhe...

_BLACKMORE_
Veterano
# fev/06
· votar


Centauro

Eu não consigo entender vocês chamarem de virtuoso "fritadores" que almoçam e jantam escalas e fazem músicas totalmente sem definição

hahahahaha

mostra a capacidade do músico, porque achar timbres deliciosos de ouvir e encaixá-los como foi visto e ouvido no show
isso é q eh o barato da musica...vc conhece algum U2 cover q seja tao bom qto o U2??dificil neh???

edbene
Veterano
# fev/06
· votar


_BLACKMORE_
Eu conheço!
O de Limeira (dois integrantes são músicos da banda Na Contramão, tb de Limeira, q faz muito sucesso entre os Motociclistas). Os caras fazem um cover muito bom.
tem um cover de Santos tb q o vocalista é muito bom!

Igual o U2 não existe. O cover sempre tenta tocar igual o q ta no cd, enquanto o original faz o q bem entende sem medo de errar! Essa é a diferença.

Fritz_mkvl
Veterano
# fev/06
· votar


O U2 está beeeeeem longe de ser a minha banda favorita, e o The Edge está mais longe ainda de ser mer guitarrista favorito. Mas o que ele faz funciona muito bem pra banda, e até gosto de alguma músicas.

Fritz_mkvl
Veterano
# fev/06
· votar


_BLACKMORE_
Que deu o captador lá?

edbene
Veterano
# fev/06
· votar


é bom perceber q eu não sou o unico nesse forum q tem a mesma opinia: guitarrista bom é aquele q faz musica boa, difentemente do estilo, e nao o virtuose.

O guitarrista da banda q trabalho curte muito metal. Ele é fã dos fritadores, q é uma influencia pra ele (ele ate foi no show do G3 ano passado). Ele toca pra caralho e pra mim é junto com o De Boni os melhores guitarristas da região de Campinas.
No entanto ele já tocou com Chitãzinho & Xororó e Mauricio & Maury.
Olhando por esse lado eu falaria que ele não toca merda nenhuma, por puro preconceito meu.
E estaria redondamente enganado.

O musico não pode ser medido so pelo q ele faz no palco. Ali ele impoe um estilo, mas nao sabemos o q mais ele pode fazer.

Rachmaninoff
Veterano
# fev/06
· votar


Bom guitarrista.
Boa música.

Isso são dois quesitos completamente diferentes, que estão se confundindo aqui. O que eu disse foi que o cara do U2 tem um nível de habilidade mediano, e isso não tem nada a ver com "fritar". BB King não frita e é extremamente habilidoso.

Pra mim, um bom guitarrista, por exemplo, é o que faz um solo bonito mesmo com uma guitarra desligada. E o Gilmour consegue fazer isso, apesar de gostar de efeitos. Se você tirar os efeitos do cara do U2, sobra muito pouca coisa.

Já tocar guitarra em consonância com a banda, ah isso é outra história. Isso o cara do U2 faz, e bem. Mas isso meu primo de 13 anos também faz com a banda dele.

Gambá do Rock
Veterano
# fev/06
· votar


Rachmaninoff
O que eu disse foi que o cara do U2 tem um nível de habilidade mediano

Só me explique como vc conseguiu mensurar isso. Que critérios utilizou para chegar à tal afirmação?

obrigado

diwillo
Veterano
# fev/06
· votar


Keria sabe tbm...vc ja duelou com ele? hehhe

paulao_jazz
Veterano
# fev/06
· votar


Rachmaninoff
Pra mim, um bom guitarrista, por exemplo, é o que faz um solo bonito mesmo com uma guitarra desligada.

não existe guitarrista base pra vc? os bases são, então, guitarristas ruins que não conseguem fazer o momento maximo da guitarra, o SOLO?

Rachmaninoff
Veterano
# fev/06
· votar


Gambá do Rock
Só me explique como vc conseguiu mensurar isso. Que critérios utilizou para chegar à tal afirmação?

Dentre outros, eu citaria:
1) Solos simplórios;
2) Melodias e/ou riffs repetitivos durante a música;
3) Fraseados simples, sem exceção.

Nota: alguma semelhança com o Kurt Cobain, que vocês tanto metem o pau?

Gambá do Rock
obrigado

De nada.

paulao_jazz
não existe guitarrista base pra vc?

Eu sou fã do Keith Richards. Ele não sola, não toca rápido, mas faz bases muito criativas.

--
Essa é minha opinião pessoal. Nenhum argumento que vocês tiverem vai me fazer gostar do cara do U2, eu não gosto e pronto, ora bolas!

Luckas_Guitar
Veterano
# fev/06
· votar


Ontem compus um riffinho à lá edge: delay com nota ré na décima casa... não é tão difícil.

edbene
Veterano
# fev/06
· votar


Rachmaninoff
ninguem te pediu pra vc gostar dele, mas vc ta parecendo mais um aspirante a fritador.
Vc ta dizendo q o cara mediano, alegando isso:

1) Solos simplórios;
2) Melodias e/ou riffs repetitivos durante a música;
3) Fraseados simples, sem exceção.

Volto a repetir... guitarrista nao precisa fazer solos escalofobeticos pra mostrar qualidade. Quantas vezes eu vi guitarristas se "masturbando" com a guitarra, fazendo mil e uma firulas, mas totalmente fora do resto do som da banda.
Esse cara é bom por acaso???

edbene
Veterano
# fev/06
· votar


Daqui a pouco vao começar a dizer q baixista bom é só os q fazem solos com apoio dos pedais de esfeito, em baixo de 6 cordas!!! Um monstro!!!

e vocalista bom é só os q tem voz aguda, e dão akeles gritos q parecem não acabar nunca!!!

baterista bom é o passa a musica inteira fazendo viradas e mais viradas, usando efeitos nas saidas da mesa, e o set dele tem 50 peças!!!!

ahhh, se musico fosse medido por firula nos estariamos perdidos!

Rachmaninoff
Veterano
# fev/06
· votar


edbene
Volto a repetir... guitarrista nao precisa fazer solos escalofobeticos pra mostrar qualidade

Putz, eu curto Keith Richards, BB King... detesto o Fareri...
E ainda vêm me chamar de "aspirante a fritador"?

edbene
Veterano
# fev/06
· votar


Rachmaninoff
nao falei q vc é! eu disse q ta parecendo.
tem uma grande diferença

edbene
Veterano
# fev/06
· votar


Rachmaninoff
o musico é foda... exceto algumas excessoes, e no forum parece ter bastante, é metido a besta.

principalmente guitarrista. o cara começa a ficar bom no negocio e ja começa com frescura... o fulano nao sola nada, beltrano nao tem pegada, sicrano nao sabe fazer bend...
quando o cara vira virtuose entao sai de baixo... ai ninguem mais presta, nem o professor dele.
nem todos sao assim, nao precisam me criticar, mas q muitos são isso é verdade!

Gambá do Rock
Veterano
# fev/06
· votar


edbene
ahhh, se musico fosse medido por firula nos estariamos perdidos!

EXATAMENTE!!!

Drinho
Veterano
# fev/06
· votar


falando nisso ... nao era mto fã de U2...
mas depois que eu vi o show .. comecei a gostar...
foi animal !

Dogs2
Veterano
# fev/06
· votar


Rachmaninoff
Dentre outros, eu citaria:
1) Solos simplórios;
2) Melodias e/ou riffs repetitivos durante a música;
3) Fraseados simples, sem exceção.

Nota: alguma semelhança com o Kurt Cobain, que vocês tanto metem o pau?


Mas vale lembrar que ele antes de guitarrista é compositor.
Os solos dele são feitos para encaixar com o clima da música, isso dá pra perceber. Until The End Of World, Sunday bloody Sunday, dá pra perceber sim. O cara dá valor aos tão esquecidos harmônicos naturais e alguns efeitos justamente pra combinar com a música.

Sobre o Kurt, sem mais. Ele como compositor e guitarrista é um ótimo cozinheiro.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a De suas Opniões sobre o Guitarrista do U2 The Edge