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Villts Veterano |
# out/12
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LeandroP Entendi quase tudo... entendi porque o C#m7 como frígio e o próximo grau como lídio. Mas não entendi porque vc tratou o D#m7 como dórico... eu posso brincar como eu quiser em cima dele, seja eólio, dórico ou frígio e esquecer a progressão ou eu deveria considerar ele como uma variação "livre" do D7M porque repete o C# e F# no acorde?
Valeu! :D
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LeandroP Moderador |
# out/12 · Editado por: LeandroP
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Villts
O D#m7 não tem nenhuma relação harmônica com o D7M, por isso vejo de uma maneira isolada. Por experiência aprendi a tratar todo acorde menor como dórico e maior como lídio (maior com 7a maior).
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Villts Veterano |
# out/12
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LeandroP O D#m7 não tem nenhuma relação harmônica com o D7M E porque soa tão bonito? º.º
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LeandroP Moderador |
# out/12
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Villts
Compare as notas que formam as duas tétrades, no caso D7M e D#m7.
D7M = D, F#, A, C#
D#m7 = D#, F#, A#, C#
As notas F# e C# são comuns às duas tétrades. Dá pra usar a escala D maior harmônica sobre os dois acordes também. A escala D maior harmônica diferencia-se da maior diatônica pelo intervalo de sexta. A maior harmônica tem 6a menor, que enarmonicamente é a nota A# (a quinta justa do D#m7).
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nofear Veterano |
# out/12
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LeandroP
Espero que sim... Mas confesso que se não fosse a ajuda dos materiais que o pessoal aqui do forum escreveu (principalmente você) eu não teria capacidade de entender um livro assim! Muito obrigado a vcs que escrevem sobre teoria!
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nofear Veterano |
# out/12
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Pessoal estou fazendo uns exercicios do livro do chediak e estou em dúvida pois eles não tem resolução no livro mas ele dá dois exemplos para ajudar. Mesmo assim não entendi uma coisa simples.É sobre cadencias. Tem um exercicio que é pra fazer llm7-V7/II ou IIm7(b5) - V7/II. Ele dá dois exemplos resolvidos e não entendi quando se usa IIm7(b5) ou IIm7.
Ex: Dó maior ( Em7(b5)-A7) Sib Maior ( Dm7 - G7)
Aí tem os exemplos pra resolver:
Lá Maior Si menor...
Alguem poderia me ajudar a entender qual II que eu uso?
(Usei um traço na cadencia mas entende-se colchete em baixo dos graus)
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LeandroP Moderador |
# out/12 · Editado por: LeandroP
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nofear
Ambos "II, V" preparam um acorde menor.
Um caso tem um sabor dórico, pois só o acorde dórico tem o II° menor. E todo acorde tem seu dominante localizado no seu V° grau.
Em7 - A7 - Dm
O outro caso tem um sabor menor natural, ou eólico, pois o acorde do IIº grau do eólio é um meio-diminuto como o IIm7(b5).
Bm7(b5) - E7 - Am
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nofear Veterano |
# out/12
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LeandroP
Pois é, mas ele pede para escolher um ou outro. Melhor, pede para determinar qual seria o correto. Isso que não entendi.
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LeandroP Moderador |
# out/12
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nofear
Que página do livro tem isso? É do volume I ou II?
Depende do contexto harmônico que se encontra esta cadência. Sem saber o resto, qualquer um está certo.
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nofear Veterano |
# out/12
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LeandroP
Pag 131, exercicio 33, volume 1.
Provavelmente terei dúvidas nos seguintes tbm...hahaha
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LeandroP Moderador |
# out/12 · Editado por: LeandroP
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nofear
Tanto faz. Os exercícios "a" e "h" têm respostas diferentes, porém ambos os acordes que representam o Iº grau são maiores, mudando apenas a altura. Portanto não importa se o "IIº do IIº" é menor ou meio-diminuto. Acho que a proposta do exercício é fixar somente a cadência "II, V" em alturas e tonalidades (maior/menor) diferentes.
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nofear Veterano |
# out/12
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LeandroP
Pô cara... Valeu a ajuda! Só serviu pra confundir aqueles exemplos dados pelo autor! Fiquei tentando achar a justificativa e não conseguia!
Obrigado
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lkzone Veterano |
# nov/12
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a fórmula I7M - IIm7 - IIIm7 - IV7M - V7 - VIm7 - VIIm7/5- serve para achar campo armonico de notas maiores com sétima ou sem sétima (7) ?
qual a fórmula semelhante a essa para achar campo harmonico de notas menores ?
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LeandroP Moderador |
# nov/12
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lkzone
Acho que antes de estudar campo harmônico, você deve estudar intervalos e formação de escalas. Senão, nunca entenderá.
nofear
Existem várias abordagens. O assunto em si é confuso quando falta uma ou outra informação.
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lkzone Veterano |
# nov/12 · Editado por: lkzone
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LeandroP opa, blz? intervalos eu conheço no caso dessa fórmula I7M porque o sétimo grau do Jonio é 7M IIm7 porque o terceiro grau e o sétimo grau de Dórico é menor ... VIIm7/5- porque em Lócrio o terceiro grau e o sétimo grau são menores e o quinto é diminuto e assim por diante...
a duvida que eu tinha na pergunta anterior era no caso de querer colocar essa formula em um campo armonico de uma nota com terça menor , mas eu ja entendi ... por exemplo : se tenho Am - Em - F eu não uso essa fórmula em cima do campo armonico de Am ... mas em cima da sua relativa , o C ... do campo harmonico C - Dm - Em - F - G - Am - Bdim correto?
outra duvida muito besta ... se eu tenho por exemplo uma sequencia de acordes G - Am - Bdim eu toco Mixolidio no G , Eólio no Am e Lócrio no Bdim ? isso é chamado de Improvisação Tonal certo?
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nvm95 Veterano |
# nov/12
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Olha só, eu estou voltando a ler sobre teoria musical, não sou muito bom.. E eu estava analisando a progreção de '' the house of the rising sun'' que seria Am - C- D - F... e eu comecei a ler um pouco sobre modos gregos, porém o que não ficou claro é oseguinte... Como a música esta na tonalidade de Dó, eu posso usar em cima do acorde de C o Dó jônio, certo? Já no acorde de D eu deveria usar o ré dorico ou o dó dorico?
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lkzone Veterano |
# nov/12
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alguem ?
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lkzone Veterano |
# nov/12 · Editado por: lkzone
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nvm95 Como a musica está no tom de G temos G(jonio) - Am(dorico) - Bm (frigio) - C (lidio) - D(mixolidio) - Em(eólio) - F#dim(lócrio) o F é um empréstimo modal do homonimo de G (Gm).
em cima do acorde dó voce pode usar o Lídio . E em cima do acorde ré voce pode usar o Mixolidio, em cima do lá Dórico, e em cima do fá Mixolídio também.
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nvm95 Veterano |
# nov/12 · Editado por: nvm95
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lkzone
Eu olhando pela cifra vi que o tom era Dó, tanto que tem uma parte que tem um tempo de uma estrofe que a própria cifra diz que se pode improvisar na penta de Am http://www.cifraclub.com.br/the-animals/house-of-the-rising-sun porem o site deve estar errado, ai me deu duvida aqui ;s
então, no acorde de dó como voce disse ali em cima, eu uso o dó lidio ou o sol lídio ? isso que eu nao entendi até agora, saca?
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lkzone Veterano |
# nov/12
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dó lidio... é cara , mas se por algum motivo o site nao estiver errado ... é melhor voce espera alguem que manja mais que eu responder . falou
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LeandroP Moderador |
# nov/12
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lkzone dó lidio... é cara
Isso mesmo!
Nessa música eu penso só na penta de Lá menor, que dá conta do recado. Sobre o acorde D eu uso a penta m6 de Lá menor também. E quando pinta o acorde E7 eu uso a penta de Lá menor, mas com a 7a maior. Sempre observando as notas dos acordes no decorrer do improviso, a fim de reconhecer as notas boas pra repousar.
outra duvida muito besta ... se eu tenho por exemplo uma sequencia de acordes G - Am - Bdim eu toco Mixolidio no G , Eólio no Am e Lócrio no Bdim ?
Sim. Exatamente!
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lkzone Veterano |
# nov/12
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uma questão sobre harmonia Eu ja sei que o V grau do campo harmonico é a dominante e exige um "desfecho" , ok? Como eu sei como combinar os acordes de modo a formar uma melodia que combine?
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LeandroP Moderador |
# nov/12
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lkzone
Neste caso é bom estudar sobre cadências harmônicas:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/262880/
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fernandokolbe Veterano |
# jan/13 · Editado por: fernandokolbe
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Porque Bm7b5 não se encaixa no campo harmônico menor natural de A?
A 5ª diminuta cai no F, fora da escala menor de A.
=/
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LeandroP Moderador |
# jan/13
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fernandokolbe
Pra ser uma 7a maior, o grau deve ter 4,5 tons de distância da tônica, que por sua vez está meio-tom abaixo da oitava. Se o VII grau tiver 4 tons, então a 7a é menor.
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fernandokolbe Veterano |
# jan/13 · Editado por: fernandokolbe
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Reformulei a pergunta, não vi que você tinha respondido, foi mals.
Eu tinha viajado na 1ª pergunta mesmo, eu confundi o campo harmônico maior com o menor. -.-
Mas aí fui montar o Bm7(b5) e não encaixou na escala. =/
É normal isso?
A fórmula dele é Tônica - 3ªm - 5ªdim - 7m - o que forma um m7(b5), ou seja, acorde meio-diminuto de sétima, que deveria ser o II grau da escala menor natural de A, né?
Mas a 5ªdim cai no F, quando a escala menor de A é A - B - C - D - E - F# - G# - A.
=/
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LeandroP Moderador |
# jan/13
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fernandokolbe
A escala menor natural de Lá menor não tem a nota F# (ela não possui acidentes). A escala menor que possui esta nota é a do modo dórico, onde o F natural vira um F#. Falando por intervalos, a escala menor natural possui uma 6a menor e a menor do modo dórico tem uma 6a maior. Este intervalo também está disponível na menor melódica também.
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fernandokolbe Veterano |
# jan/13
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Putz, é verdade.
É que eu tava usando esta ferramenta: http://www.telacommunications.com/nutshell/music/keyboard.htm
Cliquei em "A", depois em "Scale" e selecionei "Minor", e apareceu isso A,B,C,D,E,F#,G#,A.
=P
Pra harmônica deu isso: A,B,C,D,E,F,G#,A e pra melódica isso A,B,C,D,E,F#,G#,A.
Não confio mais nessas ferramentas de internet, agora vou fazer meus próprios cálculos.
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fernandokolbe Veterano |
# jan/13
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Então a tétrade Bm7(b5) é formada por B, D, F e A?
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LeandroP Moderador |
# jan/13
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Não confio mais nessas ferramentas de internet, agora vou fazer meus próprios cálculos.
\o/
É por aí mesmo!
A escala de Lá menor natural é a relativa menor de Dó maior. Se a escala de Dó maior não tem nenhum acidente, então a sua relativa também não terá acidentes.
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