| Autor | Mensagem | 
| Denis Guitar Veterano
 | # mai/13 · votar
 
 Aula nova no meu site sobre Campo Harmônico Maior. Nesse texto vou além da simples formação de acordes, falo sobre tudo que envolve a construção do campo harmônico e suas aplicações.
 
 CLIQUE AQUI!
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # mai/13 · votar
 
 Show de bola Denis Guitar. As analogias são perfeitas! Parabéns!!!
 
 
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| Jabijirous Veterano
 | # mai/13 · votar
 
 Sinistro a quantidade de coisa. Detalhe, tudo mastigadinho.Parabéns. Faz tempo que não entro no fórum.
 
 
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| Denis Guitar Veterano
 | # mai/13 · votar
 
 Bacana que vocês curtiram pessoal. Publiquei a aula lá no site do Guitar Battle também, abração!
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # mai/13 · votar
 
 Denis Guitar
 
 Caprichou nos detalhes. Material muito bom mesmo! Queria ter tido acesso a um material desse quando comecei.
 
 
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| Denis Guitar Veterano
 | # mai/13 · votar
 
 LeandroP
 Hehehe, eu também! Por isso que tô escrevendo...
 
 
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| jpguitar Veterano
 | # mai/13 · votar
 
 Denis Guitar
 
 parabéns pelo o material....muiiiiiitooooo bom...
 
 
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| jpguitar Veterano
 | # mai/13 · votar
 
 Denis Guitar
 
 
 cara curti muito o seu site parabéns...
 
 
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| Denis Guitar Veterano
 | # mai/13 · votar
 
 jpguitar
 Valeu JPguitar, um abração!
 
 
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| nofear Veterano
 | # ago/13 · votar
 
 Olá pessoal!
 Estou com dúvida no movimento que acontece na harmonia dessa música a partir dos 3:10. Percebo o movimento do baixo mas estou dificuldades com o restante do acorde. Alguem consegue ajudar?
 
 
 
 
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| WilliamJunior Membro
 | # set/14 · votar
 
 Olá galera, no campo harmonico maior, somente o I e IV graus recebem a 7+ / 7M ?
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # set/14 · votar
 
 WilliamJunior
 
 Exatamente. E o que diferencia um do outro é que o IVº possui um intervalo de quarta aumenta em vez de quarta justa, como o Iº.
 
 
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| WilliamJunior Membro
 | # set/14 · votar
 
 Exatamente. E o que diferencia um do outro é que o IVº possui um intervalo de quarta aumenta em vez de quarta justa, como o Iº.
 Não entendi nada mas vlw rsrsrsrs
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # set/14 · votar
 
 WilliamJunior
 
 É exatamente o que você postou, com uma diferença sutil:
 
 Iº: T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M, 8
 IVº: T, 2, 3, #4, 5, 6, 7M, 8
 
 Note que os intervalos são os mesmos, com exceção da 4a.
 
 
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| WilliamJunior Membro
 | # set/14 · votar
 
 É exatamente o que você postou, com uma diferença sutil:
 
 Iº: T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M, 8
 IVº: T, 2, 3, #4, 5, 6, 7M, 8
 
 Note que os intervalos são os mesmos, com exceção da 4a.
 
 Ata, agora sim rsrsrsrs
 
 
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| Snakepit Veterano
 | # dez/14 · votar
 
 Uma pergunta simples...
 
 Toco a muito tempo, 15 anos, e eu decorei o desenho da principais escalas diretamente no braco. Simplesmente pulei a teoria, apenas decorei o desenho e mudo ele de acordo com o tom.
 
 Sou o unico que fez isso?
 
 Aproveiando um tempo livre agora resolvi estudar um pouco e entender as escalas campo harmonico.
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # dez/14 · votar
 
 Snakepit
 
 Na verdade você não é o único a fazer isso e tão pouco está errado em fazer isso. Por outro lado, recomendo que estude teoria/harmonia. Não é complicado, é prazeroso, e na prática faz toda a diferença.
 
 
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| Mr.Wisniewski Veterano
 | # jan/15 · votar
 
 Estava lendo o tópico (ótimo por sinal) e queria ver se entendi uma coisa. Aquela progressão que o LeandroP postou:
 
 IAm IAm/G I D/F# I F I Am I G I D I E7
 
 Está em sol maior porque os acordes  (maioria) pertencem a esse campo. Os Am são dóricos porque são segundo grau,D/F# ao mixolidio pq são quarto grau do CH,G porque é jonio porque é primeiro grau. F vem do Lídio porque construindo o C.H de C Lidio se acha F,e E7 vem da menor harmonica de lá maior. É isso mesmo? Estou com dúvida principalmente se 'achei' aquele F da forma certa.
 
 Grato desde já
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jan/15 · votar
 
 Mr.Wisniewski
 
 Perfeitamente!
 
 
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| Mr.Wisniewski Veterano
 | # jan/15 · votar
 
 Então um bom lance pra dar um toque a mais na música e ter um leque de opções é fazer o campo harmônico dos modos gregos (como ocorreu com o F achado de Lídio na música ali) e também ver as tensões que cada modo disponibiliza?
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jan/15 · votar
 
 Mr.Wisniewski
 
 Isso mesmo. Tá pegando o espírito da coisa ;)
 
 
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| Mr.Wisniewski Veterano
 | # jan/15 · votar
 
 Certo certo. Agora vou trabalhar em ouvir a sonoridade de cada escala . Finalmente entendi uma breve teoria disso. Matéria dificil mesmo
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jan/15 · votar
 
 Mr.Wisniewski
 
 Na verdade, agora, será a parte mais prazerosa. Uma vez que você compreendeu a essência, agora é explorar as sonoridades como você mesmo disse. Sendo assim, terá mais critérios para utilizar os modos e descobrir caminhos diferentes. Qualquer dúvida pode perguntar... Boa sorte!
 
 
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| Rednef2 Veterano
 | # jan/15 · votar
 
 Não entendi, como assim F em C Lidio?
 
 C D E F#  G A B
 
 Onde está o F?
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jan/15 · votar
 
 Bem observado, Rednef2!
 
 
 Mr.Wisniewski
 F vem do Lídio porque construindo o C.H de C Lidio se acha F
 
 Na verdade quem é lídio é o Fá, que é derivado (é uma inversão) do Dó jônio. O Dó continua sendo jônio.
 
 
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| Mr.Wisniewski Veterano
 | # jan/15 · votar
 
 Então se eu acabo fazendo o campo harmônico ali do C,que é o quarto grau e seria lídio,ele se torna jônio? Agora deu uma confundida :P
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jan/15 · votar
 
 Mr.Wisniewski
 
 O IVº grau do modo jônio é o modo lídio.
 
 Se você tem um Dó jônio, o IVº grau (que é o Fá) será um lídio.
 
 C - jonio
 D - dórico
 E - frígio
 F - lidio
 G - mixolídio
 A - eólio
 B - lócrio
 
 Isto sob o ponto de vista do C.
 
 Se você mudar o tom, mudará as notas, mas os modos vão permanecer em suas posições.
 
 
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| Mr.Wisniewski Veterano
 | # jan/15 · votar
 
 Ah,então ele "empresta" o F do Campo de Harmônico de Dó sendo este funcionando como um tom vizinho?
 
 
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| Mr.Wisniewski Veterano
 | # jan/15 · votar
 
 como um tom vizinho direto no caso
 
 
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| Denis Warren Veterano
 | # jan/15 · votar
 
 LeandroP
 "O IVº grau do modo jônio é o modo lídio."
 
 Entendi a frase mas não concordo com a citação, huahuahua. Melhor se colocar:  O IVº grau da escala maior é o modo lídio.
 
 Mr.Wisniewski
 "Ah,então ele "empresta" o F do Campo de Harmônico de Dó sendo este funcionando como um tom vizinho?"
 
 Não, tom é uma coisa, modo é outra.
 
 
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