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Denis Guitar Veterano |
# mai/13
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Aula nova no meu site sobre Campo Harmônico Maior. Nesse texto vou além da simples formação de acordes, falo sobre tudo que envolve a construção do campo harmônico e suas aplicações.
CLIQUE AQUI!
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LeandroP Moderador |
# mai/13
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Show de bola Denis Guitar. As analogias são perfeitas! Parabéns!!!
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Jabijirous Veterano |
# mai/13
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Sinistro a quantidade de coisa. Detalhe, tudo mastigadinho.Parabéns. Faz tempo que não entro no fórum.
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Denis Guitar Veterano |
# mai/13
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Bacana que vocês curtiram pessoal. Publiquei a aula lá no site do Guitar Battle também, abração!
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LeandroP Moderador |
# mai/13
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Denis Guitar
Caprichou nos detalhes. Material muito bom mesmo! Queria ter tido acesso a um material desse quando comecei.
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Denis Guitar Veterano |
# mai/13
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LeandroP Hehehe, eu também! Por isso que tô escrevendo...
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jpguitar Veterano |
# mai/13
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Denis Guitar
parabéns pelo o material....muiiiiiitooooo bom...
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jpguitar Veterano |
# mai/13
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Denis Guitar
cara curti muito o seu site parabéns...
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Denis Guitar Veterano |
# mai/13
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jpguitar Valeu JPguitar, um abração!
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nofear Veterano |
# ago/13
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Olá pessoal! Estou com dúvida no movimento que acontece na harmonia dessa música a partir dos 3:10. Percebo o movimento do baixo mas estou dificuldades com o restante do acorde. Alguem consegue ajudar?
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WilliamJunior Membro |
# set/14
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Olá galera, no campo harmonico maior, somente o I e IV graus recebem a 7+ / 7M ?
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LeandroP Moderador |
# set/14
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WilliamJunior
Exatamente. E o que diferencia um do outro é que o IVº possui um intervalo de quarta aumenta em vez de quarta justa, como o Iº.
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WilliamJunior Membro |
# set/14
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Exatamente. E o que diferencia um do outro é que o IVº possui um intervalo de quarta aumenta em vez de quarta justa, como o Iº. Não entendi nada mas vlw rsrsrsrs
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LeandroP Moderador |
# set/14
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WilliamJunior
É exatamente o que você postou, com uma diferença sutil:
Iº: T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M, 8 IVº: T, 2, 3, #4, 5, 6, 7M, 8
Note que os intervalos são os mesmos, com exceção da 4a.
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WilliamJunior Membro |
# set/14
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É exatamente o que você postou, com uma diferença sutil:
Iº: T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M, 8 IVº: T, 2, 3, #4, 5, 6, 7M, 8
Note que os intervalos são os mesmos, com exceção da 4a.
Ata, agora sim rsrsrsrs
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Snakepit Veterano |
# dez/14
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Uma pergunta simples...
Toco a muito tempo, 15 anos, e eu decorei o desenho da principais escalas diretamente no braco. Simplesmente pulei a teoria, apenas decorei o desenho e mudo ele de acordo com o tom.
Sou o unico que fez isso?
Aproveiando um tempo livre agora resolvi estudar um pouco e entender as escalas campo harmonico.
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LeandroP Moderador |
# dez/14
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Snakepit
Na verdade você não é o único a fazer isso e tão pouco está errado em fazer isso. Por outro lado, recomendo que estude teoria/harmonia. Não é complicado, é prazeroso, e na prática faz toda a diferença.
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Mr.Wisniewski Veterano |
# jan/15
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Estava lendo o tópico (ótimo por sinal) e queria ver se entendi uma coisa. Aquela progressão que o LeandroP postou:
IAm IAm/G I D/F# I F I Am I G I D I E7
Está em sol maior porque os acordes (maioria) pertencem a esse campo. Os Am são dóricos porque são segundo grau,D/F# ao mixolidio pq são quarto grau do CH,G porque é jonio porque é primeiro grau. F vem do Lídio porque construindo o C.H de C Lidio se acha F,e E7 vem da menor harmonica de lá maior. É isso mesmo? Estou com dúvida principalmente se 'achei' aquele F da forma certa.
Grato desde já
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LeandroP Moderador |
# jan/15
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Mr.Wisniewski
Perfeitamente!
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Mr.Wisniewski Veterano |
# jan/15
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Então um bom lance pra dar um toque a mais na música e ter um leque de opções é fazer o campo harmônico dos modos gregos (como ocorreu com o F achado de Lídio na música ali) e também ver as tensões que cada modo disponibiliza?
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LeandroP Moderador |
# jan/15
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Mr.Wisniewski
Isso mesmo. Tá pegando o espírito da coisa ;)
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Mr.Wisniewski Veterano |
# jan/15
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Certo certo. Agora vou trabalhar em ouvir a sonoridade de cada escala . Finalmente entendi uma breve teoria disso. Matéria dificil mesmo
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LeandroP Moderador |
# jan/15
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Mr.Wisniewski
Na verdade, agora, será a parte mais prazerosa. Uma vez que você compreendeu a essência, agora é explorar as sonoridades como você mesmo disse. Sendo assim, terá mais critérios para utilizar os modos e descobrir caminhos diferentes. Qualquer dúvida pode perguntar... Boa sorte!
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Rednef2 Veterano |
# jan/15
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Não entendi, como assim F em C Lidio?
C D E F# G A B
Onde está o F?
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LeandroP Moderador |
# jan/15
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Bem observado, Rednef2!
Mr.Wisniewski F vem do Lídio porque construindo o C.H de C Lidio se acha F
Na verdade quem é lídio é o Fá, que é derivado (é uma inversão) do Dó jônio. O Dó continua sendo jônio.
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Mr.Wisniewski Veterano |
# jan/15
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Então se eu acabo fazendo o campo harmônico ali do C,que é o quarto grau e seria lídio,ele se torna jônio? Agora deu uma confundida :P
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LeandroP Moderador |
# jan/15
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Mr.Wisniewski
O IVº grau do modo jônio é o modo lídio.
Se você tem um Dó jônio, o IVº grau (que é o Fá) será um lídio.
C - jonio D - dórico E - frígio F - lidio G - mixolídio A - eólio B - lócrio
Isto sob o ponto de vista do C.
Se você mudar o tom, mudará as notas, mas os modos vão permanecer em suas posições.
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Mr.Wisniewski Veterano |
# jan/15
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Ah,então ele "empresta" o F do Campo de Harmônico de Dó sendo este funcionando como um tom vizinho?
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Mr.Wisniewski Veterano |
# jan/15
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como um tom vizinho direto no caso
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Denis Warren Veterano |
# jan/15
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LeandroP "O IVº grau do modo jônio é o modo lídio."
Entendi a frase mas não concordo com a citação, huahuahua. Melhor se colocar: O IVº grau da escala maior é o modo lídio.
Mr.Wisniewski "Ah,então ele "empresta" o F do Campo de Harmônico de Dó sendo este funcionando como um tom vizinho?"
Não, tom é uma coisa, modo é outra.
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