Autor |
Mensagem |
Paulo Utida Veterano |
# jun/12
· votar
Valeu Jabijirous,
O Ciclo das 5ª eu entendi! É que eu havia perguntado como encontrar a escala MAIOR de uma escala menor! Ae vc disse para usar o ciclo das 5ª.
Sinceramente, isso eu não entendi!
Já sei que a escala Maior é obtida a partir do III grau da escala menor! Então essa dúvida já foi resolvida!
Agora fazendo as escalas de todas as notas me deparei com o D#!
Procurei na internet e encontrei ela dessa forma: D#, F, G, G#, A#, C, D, D# Mas isso não pode estar correto! Como coloca G e G# na partitura? Ou D e D#?
Estou tentando fazer ela... mas fica assim: D# E# G Ab Bb C D D#
Com # e b na mesma escala. Faltando uma nota (o F) e repetindo o D (como colocar na partitura?)
Resumindo... não sei fazer!
Alguma ajuda?
|
Paulo Utida Veterano |
# jun/12
· votar
Resposta para minha pergunta:
LeandroP Moderador
Eu postei no outro tópico a fórmula. Você usa o círculo das 4as e 5as pra entender melhor.
A escala de D#:
D# - E# - F## - G# - A# - B# - C## - D#
As notas F e C com 2 sustenidos não erro de digitação, representa "dobrado sustenido". Uma leitura um tanto complicada e pode atrapalhar. Tem 9 sinais de #. Então é mais conveniente utilizar a escala de Eb.
A escala de Eb:
Eb - F - G - Ab - Bb - C - D - Eb
Note que tem apenas 3 sinais de bemol, tornando muito mais simples a leitura e a interpretação das notas.
Você deve manter a estrutura: T, T, ST, T, T, T, ST
T = tom ST = semitom
Nossa... isso é novidade! Dobrado Sustenido!
Valeu mestre!!!!
|
Jabijirous Veterano |
# jun/12
· votar
Paulo Utida
Vc primeiro acha a maior e depois ache a menor pelo relativo, ou seja, a mesma armadura de clave.
Se tem a mesma armadura você precisa saber o ciclo das quintas e parece que vc não está entendendo, apesar de falar que entendeu.
Comece sempre pela maior e depois vai pela menor, lembrando que a menor é dividida em três escalas:
Natural, harmônica e melódica
|
Paulo Utida Veterano |
# jun/12
· votar
Jabijirous,
Bem... eu "penso" que entendi o ciclo das quintas.
É que minha pergunta foi: Eu tenho uma escala menor. Eu só tenho ela! Como eu faço para descobrir de qual escala Maior ela é relativa?
Mas você me respondeu para ver o ciclo das quintas para descobrir! E sinceramente isso eu não entendi. Se eu usar o ciclo das quintas... como faço? Ex: Cm C D Eb F G Ab Bb C Usando o ciclo das quintas... como descobro qual a escala Maior de Cm? (mas isso já está superado para mim! Pois descobri que é a partir do III grau da escala menor.)
Agora minha dúvida é outra: Gosto de entender de onde vieram as coisas! Ex: Campo Harmonico de C: T 3M 5J = C T 3m 5J = Dm T 3m 5J = Em T 3M 5J = F T 3M 5J = G T 3m 5J = Am T 3m 5- = Bº
Assim teremos para o Campo Hamonico Maior natural: I Maior II menor III menor IV Maior V Maior VI menor VII diminuto
Uma vez que a escala menor é extraída do VI grau da maior, teremos para o Campo Harmonico Menor natural: I menor II diminuto III Maior IV menor V menor VI Maior VII Maior
Certo?
Posso parar minha dúvida por aqui! Eu estava fazendo o Campo Harmônico Menor natural de Cm e estava errando na contagem dos intervalos! Encontrei meu erro!
Obrigado!
|
LeandroP Moderador |
# jun/12
· votar
Paulo Utida
O ciclo das 4as e 5as mostra a quantidade de acidentes (# e b) que uma escala tem.
Por exemplo, se eu vejo uma escala de tem 2 sustenidos, imediatamente me vem à mente que a escala é de Ré maior ou da sua relativa menor, que é Si menor.
Pra encontrar as relativas, veja desta forma:
Maior: a relativa menor está no VIº grau. Menor: a relativa maior está no IIIº grau.
As inversões facilitam nessa hora porque a 3a é inversão da 6a, ou seja, o IIIº grau é uma inversão do VIº grau.
|
Br1t3 Veterano |
# jun/12
· votar
Eu estou com uma dúvida que não consigo achar a resposta... eu tenho essa sequencia de acordes, A - F#m7 - D - Dm, e sei que está no tom de D, mas não entendi o que esse Dm está fazendo ai. Alguém pode me explicar?
|
LeandroP Moderador |
# jun/12
· votar
Br1t3
O Dm é empréstimo modal, derivado do modo paralelo (maior/menor).
O D é o IVº do Lá maior, e o Dm IVº do Lá menor.
|
Br1t3 Veterano |
# jun/12 · Editado por: Br1t3
· votar
Entendi, agora aproveitando o tópico, o que é necessário estudar para poder tirar músicas de ouvido? Ou será que é só ter um bom ouvido?
|
LeandroP Moderador |
# jun/12
· votar
Br1t3
De uma forma ou de outra você está estudando, porque as sonoridades dos acordes/escalas ficam na sua cabeça e você percebe eles quando tira uma música de ouvido. Estudando teoria você pode "catalogar" esses acordes/escalas, organizar melhor as informações que recebe no decorrer da sua vida e entender os porquês de modo a utilizar com coerência nas suas improvisações/composições.
|
Jabijirous Veterano |
# jun/12 · Editado por: Jabijirous
· votar
não esquece do cotonete!
|
Paulo Utida Veterano |
# jun/12
· votar
Maior: a relativa menor está no VIº grau. Menor: a relativa maior está no IIIº grau.
Leandro P. Valeu mestre! Era isso que eu estava procurando! Acabei encontrando na continuidade do estudo...
Ainda não cheguei até inversão de intervalos... por isso a dificuldade! Uma coisa está diretamente ligada à outra! Talvez por isso seja um pouco estudar teoria musical sozinho... sem professor! Pois você começa estudando uma coisa e termina estudando outra. Ae quando percebe não aprendeu nem uma nem outra!!! AKOKAOKa Mas estou decidido a seguir firme! Peço para você e para o Jabijirous sempre darem uma olhada neste tópico! Pois Campo Harmônico é meu atual estágio de estudo! Assim este tópico estará cheio de minhas dúvidas! Obrigado pessoal!
|
Paulo Utida Veterano |
# jun/12
· votar
Uma dúvida: Ví esse comentário em outro tópico (http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/110544/p1) e fiquei curioso:
Na análise estava sendo utilizada a escala de G! Com toda esta análise, chegamos a uma dedução simples dos graus em relação aos acordes; onde sempre utilizaremos como regra:
I - IIm - IIIm - IV - V - VIm - VIIm/b5
Agora que vem a pergunta: Por que não utilizar o VII grau diminuto ?? Simples ! Pois a 6ª em questão se trata de D (b6) e não de D# que seria a nota correta para completar o acorde diminuto ( T b3 b5 6+ ), e por isso utilizaremos o acorde meio diminuto.
Boiei.... Afinal é diminuto ou meio diminuto?
|
malucobeleza666 Veterano |
# jun/12 · Editado por: malucobeleza666
· votar
Paulo Utida
Agora que vem a pergunta: Por que não utilizar o VII grau diminuto ?? Simples ! Pois a 6ª em questão se trata de D (b6) e não de D# que seria a nota correta para completar o acorde diminuto ( T b3 b5 6+ ), e por isso utilizaremos o acorde meio diminuto.
Boiei.... Afinal é diminuto ou meio diminuto?
Então, no campo triade é diminuto(pois só temos T 3m e 5dim), já no tétrade ele é meio-diminuto(pois a 7º é menor).Aí tu pergunta por que não usar o diminuto né? Ele não faz parte do campo maior(tetrade), e além de que a preparação VIIº I é mais comum quando o acorde do 1º grau é menor, por que a 7º Diminuta de Fº (Ebb) é diatonica(nota da escala) a Gm. Mas isso é o básico do básico, quando tu estudar as preparações diminutas, diminutos de passagem, auxiliares e outras infinidades de coisas relacionadas aos diminutos tudo vai ficar mais legal hehe.Ahh, e a preparação VIIm(b5) I é ainda menos comum que a VIIº I(1º grau maior).
Mestre panucci me corrija se eu estiver equivocado em alguma coisa hehe
|
LeandroP Moderador |
# jun/12
· votar
Paulo Utida
Ainda não cheguei até inversão de intervalos... por isso a dificuldade! Uma coisa está diretamente ligada à outra!
Peço para você e para o Jabijirous sempre darem uma olhada neste tópico! Pois Campo Harmônico é meu atual estágio de estudo! Assim este tópico estará cheio de minhas dúvidas!
Pois você começa estudando uma coisa e termina estudando outra. Ae quando percebe não aprendeu nem uma nem outra!!
Então a minha dica é "estudar tudo sobre intervalos", senão não vai adiantar muito explicar campo harmônico e os seus porquês. Tudo em campo harmônico está ligado a análise dos intervalos, como esta dúvida sua por exemplo: Agora que vem a pergunta: Por que não utilizar o VII grau diminuto ??
|
Paulo Utida Veterano |
# jun/12
· votar
Se você diz que devo estudar tudo sobre intervalos é isso que farei!
Só preciso me encontrar então! Vou dar uma busca no fórum para ver se encontro o "fio da meada"!
Valeu!!!!
malucobeleza, Valeu a tentativa! Você respondeu minha pergunta com: Então, no campo triade é diminuto(pois só temos T 3m e 5dim), já no tétrade ele é meio-diminuto(pois a 7º é menor).
Até aí fiquei super satisfeito! Com 3 notas = diminuto Com 4 notas = meio diminuto (pois a 7ª menor)
Daí para frente não entendi NADA! akoaokakookaoka
Vou seguir a dica do Leandro e procurar estudar Intervalo!
Alguma dica por onde começar?
|
LeandroP Moderador |
# jun/12
· votar
Paulo Utida
Escrevi um tópico sobre o assunto: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/129248/
O Denis Guitar também publicou um artigo muito bem elaborado sobre o assunto: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/287185/#8363752
|
Denis Guitar Veterano |
# jun/12 · Editado por: Denis Guitar
· votar
Paulo Utida "Com 3 notas = diminuto Com 4 notas = meio diminuto (pois a 7ª menor)"
Só pra dar uma melhorada na citação acima...
Com 3 notas = diminuta Com 4 notas = meio diminuto
Tríade - 3 notas - T 3m 5dim = Tríade Diminuta (C Eb Gb) Tétrade - 4 notas - T 3m 5dim 7m = Meio diminuto (C Eb Gb Bb) Tétrade - 4 notas - T 3m 5dim 7dim = Diminuto (C Eb Gb Bbb)
Em baixo o link direto pro meu texto sobre intervalos:
Parte 1 Parte 2 Parte 3
|
Paulo Utida Veterano |
# jul/12
· votar
Obrigado!!!
|
DioDisciple Veterano |
# jul/12
· votar
Ai pessoal, tenho uma dúvida aqui e queria que me ajudassem!
Hoje tava brincando com uma Backing Track... O tom da BT era Em. Até aí ok. Só que eu toquei o E Frígio em cima dela e me soou muito legal; ai experimentei acrescentar um G# nessa brincadeira e deu um efeito muito mais legal, aquela sonoridade típica da Escala Menor Harmônica. Na realidade, o que eu passei a tocar foi justamente a escala de Am Harmônica em cima de uma Backing Track em Em... Me soou legal e eu queria entender o porquê dessa parada... É isso o que o Malmsteen costuma fazer quando usa o Modo Frígio? Ou será que eu tô ruim de ouvido e na verdade isso não tá soando bem? hahaha
A BT em questão é essa, experimentem tocar o E Frígio tocando o G# em vez do G (Am Menor Harmônica) http://www.youtube.com/watch?v=CMv4eqIzw4I&feature=related
|
Jabijirous Veterano |
# jul/12
· votar
DioDisciple A harmonia não tem terça, por isso soa natural para você!
Obs: A Backing é show de bola hein? Gostei
|
DioDisciple Veterano |
# jul/12
· votar
Jabijirous
A terça seria justamente o G né, então como não tem terça eu posso tocar o G# numa boa, seria essa a explicação? Na verdade eu comecei essa brincadeira tentando usar o E Frígio em cima dessa tonalidade de Em e depois descobri esse intervalo que cai em A Menor Harmônico...
Então quer dizer que do ponto de vista teórico eu posso usar essa harmonia numa boa?
|
Jabijirous Veterano |
# jul/12
· votar
DioDisciple Harmonia não, escala. Vc pode usar sim.
Experimenta E mixolídio ou então o tal do frígio maior
|
Paulo Utida Veterano |
# ago/12 · Editado por: Paulo Utida
· votar
Leandro P. (e outros usuários)
CAra me ajuda em uma dúvida! Eu to querendo comprar um AMP... MAs eu não entendo NADA ainda... sou novato de tudo! Só que eu estou completamente apaixonado por estes 2 aqui: Que voce me diz? http://www.line6brasil.com.br/prod_det.asp?str_ID=234 http://www.line6brasil.com.br/prod_det.asp?str_ID=415 Eu simplesmente durmo a acordo pensando neles!!! Mas assim... eu moro em Maringa e aqui só tem o Spider IV 120w para eu testar! Mas... eu não toco NADA de guitarra... eu só tenho um violão! (Takamine) então... dá no mesmo testar ou não! Pq não entendo NADAA de guitarra e acessórios Agora que começei a me interessar por guitarra! Estou pensando seriamente em comprar uma Cort X11 e um desses Amplificadores! O que eu toco? Bem... vai ser para tocar na igreja... Músicas de igreja.... basicamente! CAra... mas eu to parecendo criança! Na minha cabeça esses AMps são fantásticos!!! O que me fala? Tenho R$ 1.800,00 e NADA MAIS para gastar no AMP! Que voce pode dizer??? Obrigado!!!
|
stormizinhu Veterano |
# ago/12
· votar
Dae galera , qual a diferença gritante entre as escalas CM e Am se são as mesmas notas? creio q o campo harmônico muda, e (meudeus chega de dúvida) sei la to viajando em G# Lócrio (nem sei se tem, so por exemplo) , tirei so um pedacinho da musica nesse shape grego, como descubro seu campo harmônico? pois tava lendo em algum lugar alguem pergunto "como monto campo hamonico maior? e o outro disse"o primeio é SEMPRE maior, o segundo SEMPRE menor ..." mas eu quero saber PQ sempre é maior,alguma formula? pq aprender é mais facil de decorar
|
stormizinhu Veterano |
# set/12
· votar
up?
|
LeandroP Moderador |
# set/12
· votar
stormizinhu
Tem tópicos que falam sobre isso. Você chegou a ler algum?
|
cristal26 Veterano |
# set/12
· votar
Uma dúvida... vamos supor que eu tenho uma progressão com os acordes G - C - D (tom de G maior) e eu quero solar em cima dele em vez de pensar que vou solar numa escala de G maior eu posso pensar nas notas dos acordes?
G -> G, B, D C -> C, E, G D -> D, A, F#
G, A, B, C, D, E, F#, sim formei a escala de G maior, mas pensar desse jeito fica muito complexo em certos momentos, eu posso pensar que juntei todas as notas desses acordes e formei as 7 notas que quero solar, isso está errado?
|
LeandroP Moderador |
# set/12
· votar
cristal26
Não está errado. Com isso você conclui que é tudo formado pelas mesmas notas, e por isso pertencem a um "campo harmônico".
Por outro lado, a nota F# combina mais com a tríade de Ré maior do que com a tríade de Sol maior, isso porque o F# faz parte da tríade de Ré, e não faz parte da tríade de Sol maior. Em função da nota F# estar a um semitom da nota G, a atração é muito forte, causando uma tensão, "pedindo pra se aproximar" da nota G.
A escala é a mesma, mas pra cada acorde ou tríade do campo harmônico algumas notas soam melhores do que outras, e por incrível que lhe pareça, algumas devem ser evitadas como resolução, repouso.
|
cristal26 Veterano |
# set/12
· votar
LeandroP no caso então, eu focaria as notas que formam o acorde que está sendo tocado na progressão, quanto a nota evitada, só sei sobre a 4 do modo jônio, dai eu evitaria ela no acorde G, mas e nos outros acordes? por exemplo no D, o D é modo mixolidio, eu evitaria a nota (que eu não sei de cabeça ahuiahuiaha) do modo mixolidio, certo? o mesmo para o C, no caso. valeu!
|
LeandroP Moderador |
# set/12 · Editado por: LeandroP
· votar
cristal26
A nota evitada é fácil de compreender, mesmo fazendo parte da escala.
As notas exercem uma atração sobre a outra, e variam a intensidade conforme a distância entre elas. Quanto mais perto uma nota está da outra, maior a sua atração. Como um ímã e um pedaço de ferro. Se está muito perto, é quase impossível evitar a atração, se está mais distante, a atração fica mais fraca.
Então eu pergunto qual é o menor intervalo que temos no nosso sistema ocidental? É o semitom, é o intervalo de segunda menor.
Quando alguma nota forma este intervalo com algum grau do acorde ele é atraído por ele. Veja a quarta que você citou. Ele forma uma segunda menor com a 3a maior do acorde, ou seja, ele está a um semitom da terça maior, o que acaba causando uma tensão. Veja que a quarta não tem a mesma atração quando num acorde menor por exemplo, pois como a terça é menor, o intervalo entre a terça menor e a quarta justa torna-se maior, ou seja, um tom. Essa atração ainda existe, mas é mais fraca. Faça um teste prático e toque um acorde maior como base, e toque junto deste acorde o intervalo de quarta. A quarta vai entrar em choque direto com a terça maior. Só que o mesmo não acontece com um acorde menor. Veja por si mesmo.
Pois bem, então vamos eliminar da escala diatônica essas notas que formam uma segunda menor com algum grau da tríade. Feito isso você tem a escala mais popular, mais utilizada: a pentatônica. Por isso essa escala é tão boa pra improvisar, porque ela elimina as notas que formam este intervalo tenso.
Notas da tríade de Dó maior:
C, E e G
Notas da escala diatônica:
C, D, E, F, G, A, B
Notas da pentatônica de Dó maior:
C, D, E, G, A
Note que as notas que foram "eliminadas" são as que formam uma segunda menor com algum grau da tríade (C, E, G), e essas notas são:
Fá (que forma uma segunda menor com a nota Mi) Si (que forma uma segunda menor com a nota Dó)
|