Tablatura ou Partitura? eis a questão

Autor Mensagem
Jeff Beck
Veterano
# ago/04


Aí moçada, queria iniciar essa discussão, por que 99% dos
guitarristas parecem usar tablaturas, e cometem o grande
erro de pensar em numeros ao inves de pensar em notas.
Seriam matemáticos ou músicos?
Se bateristas, saxofonistas, baixistas, violonistas clássicos, tecladistas e pianistas lêem, por que nós
guitarristas não?

Dave Murray
Veterano
# ago/04
· votar


melhor ainda: Tira de Ouvido...

Philipius
Veterano
# ago/04
· votar


Temos que aprender a ler partitura sim.
E música tem muito de matemática.
Pensar em números não é matemática pura, é utilizar uma simbologia estranha. Devemos pensar em notas para sermos músicos.

Tablatura é um facilitador. Ler tablatura não exclui a necessidade de ler partitura.

Ps1c0
Veterano
# ago/04
· votar


Se bateristas, saxofonistas, baixistas, violonistas clássicos, tecladistas e pianistas lêem, por que nós
guitarristas não?

isso eh verdade mesmo...

eu leio partitura, não com velocidade e nem mta precisão qto aos tempos...tp quialteras e talz mas eu acho bom dividir um pouco.

uma vez vc tira uma música por tablatura, outro dia pega de ouvido, outro dia vc ja tenta partitura e assim vai.
ateh c tornar um guitarrista completo.

jaderpsantos
Veterano
# ago/04
· votar


eu faço os tres (bem mal, mas faço)...
acho partitura o melhor jeito...

Les P4ul
Veterano
# ago/04
· votar


Philipius
Faloo td.. aehuaea... pior q eh .... se axa q um musico le oq ?!

Claro q Partitura ... maix noix naum eh musico mais temos q ir se acustumando se quisermos ser um !

guitarist from hell
Veterano
# ago/04
· votar


eu conheço um exercicio de visualisação das notas.. o link é esse: http://www.chopsfromhell.com/fe.html

FDG
Veterano
# ago/04
· votar


a partitura na maioria das vezes tá certa,já a tablatura sempre tem uns erros
tirar de ouvido é difícil,mas como diz o Alex Martinho:"começe pelo mais fácil,mesmo sendo o solinho inicial de Wonderful Tonight (Eric Clapton),depois tente uns mais difíceis"

Hammer
Veterano
# ago/04
· votar


Bom o negocio é o seguinte...para quem ta começando ...a tablatura é melhor pois constitui uma visualização mais facil ...Porém para quem ta afim de levar guitarra a sério..sem dúvida a partitura é muito melhor por infinitas questoes das quais posso abordar algumas....

1º vc nao precisa nunca ter ouvido a musica para poder toca-la. (oq nao ocorre na tablatura q vc tem q ja conhecer a musica).

2º a partitura constitui um padrao de tempo preciso no qual é de suma importancia para o musico que queira vir a tocar em uma orquestra...

3º a partitura na maioria das vezes nao contem erros como as tablaturas.

4º ao se conhecer partituras é muito mais facil transpor as musicas...

5º vc passa a ter um dominio muito maior do instrumento ..juntamente com o fato de vc aprender a teoria musical oq a tablatura nao lhe permite

bom q souber mais vantagens continua ae !

spacegh0st
Veterano
# ago/04
· votar


se você toca em uma banda...
tem que passar a melodia para o tecladista, para que ele faça arranjos...
é bom saber transcrever em partitura, pois o tecladista nao vai saber ler a tablatura nem...

hehe

Jeff Beck
Veterano
# ago/04
· votar


legal galera, bom saber que existem mais "guitarristas"
preocupados em ser "musicos"

Sanctum Metal
Veterano
# ago/04
· votar


Eu usso muito as tablaturas de Guitar Pro, que vem a divisão de compassos, o tempo e a duração de cada nota, mas também acho que a gente devia se dedicar um pouco mais à partitura. Minha leitura de partitura é tipo uma criança de 7 anos lendo "Os três Porquinhos".

Sanctum Metal
Veterano
# ago/04
· votar


Isto é: extremamente básica.

paulgilbert
Veterano
# ago/04
· votar


eu sei ler partitura ate q bem, mas nao me localizo assim rapido mt bem
sei lá me perco as vezes, mas da pra me vira, mas esse negocio de tempo eh mt variante, rock nao eh = musica classica, nao é seguido certo os tempos exatos das notas

eu prefiro ler tablatura pela velocidade q eu localizo a nota e tals

LightSpeedDash
Veterano
# ago/04
· votar


Não precisa saber ler partitura pra ser "musico". Nem tablatura... Mas saber ler da mais "status".

Philipius
Veterano
# ago/04
· votar


LightSpeedDash
Realmente não costuma ser necessário. Especialmente no Rock.

Eu defendo a necessidade.

E eu não afirmaria que é desnecessário para um músico de orquestra. =)

SpreaderFire
Veterano
# jun/06 · Editado por: SpreaderFire
· votar


Partitura 10 x 0 Tablatura

"A musica é escrita numa pauta com as sete notas musicais" - Alexis de Graudes

ou seja musico eh qm le pauta, pauta e onde esta a partitura..

eu axo q nao eh obrigaçao ler e usar partitura, mas saber pelo menos o baisco eh fundamental...

eu faço os tres: ouvido, paritura, tablatura

wiskeria
Veterano
# jun/06
· votar


nehuma das duas, bom musico quarda as notas que tem que tocar dentro da caixola.

Zakk Wylde_
Veterano
# jun/06
· votar


Na minha opnião todo guitarrista deve saber ler partitura. Muitos só sabem o desenho das escalas

be yourself
Veterano
# jun/06
· votar


A questão é que:
Em piano,piano,saxofone voce tem lá o Dó do lado do Ré e assim vai...
Em um instrumento de cordas com trastes não tem uma separação diatônica e sim cromática,E dae fode muito...Mas sempre que eu posso aprendo um pouco de partitura :)
Abraços

eeevee
Veterano
# jun/06
· votar


aprender partitura só ajuda, mas para músicos amadores não é uma questão essencial.

marcelo2711
Veterano
# jun/06
· votar


pois eh...eu soh tenhu um poko menos de 1 ano de guitarra e jah sei ler partitura +/- !!XDD
e pior q tem gente aew no fórum que tem mais de 1 ano e num tem vergonha na kra de estudar um pokinhu só de teoria neh?!

pois bem...meu professor fez eu dar mtuu valor a teoria porque afinal eu naum posso fikar a minha vida inteira só indo pro mysonbook e tirar uma música do Iron Maiden

be yourself
Veterano
# jun/06
· votar


marcelo2711

Com certeza,Eu tambem sei ler mais ou menos,estou melhorando ainda mais nas divisões de tempo :)
Abraços

Guto EADG
Veterano
# jun/06
· votar


poutz... eh mto foda ler partitura com fluencia... tempo, notas... mto mesmo. (pra quem nao começou a estudar musica com 7 anos)

Maquiavel
Veterano
# jun/06
· votar


Jeff Beck

Música tem muito haver com matemática!!!!

Tablatura e fácil de ler, Partitura já é muito complicado, mas se vc ir estudando td dia vc consegue!!!

"Quer fazer um pianista não tocar? Coloca uma Tab na frente dele.
Quer fazer um guitarrista não tocar? Coloca uma partitira na frente dele."

Gui Veronese
Veterano
# jun/06
· votar


eu prefiro escrever tablaturas e juntos com os numeros eu faço uma haste q diz o tempo... igual as notas...

eh bem melhor... um sol na corda solta tem timbre diferente de um sol pressionado... na partitura nao diz qual eh a digitação

outra coisa... isso depende do objetivo de cada um...

posso dizer q 90% da galera aki NUNCA vai precisar ser fluente em partitura...

eh claro, eh bom ler.... bla bla

mas nao hora de escrever eu uso meus metodos... rs

Maquiavel
Veterano
# jun/06
· votar


Gui Veronese

Pra guitarra vc tem umas 4 digitações na partitura!!!

Death
Veterano
# jun/06
· votar


o foda da guitarra é isso
ao contrario do piano q vc sabe onde está cada altura, na guitarra ela pode aparecer até 3 vezes
mas tudo é uma questão de dedicação... como dizia minha profª de teoria, é uma nova linguagem... o mesmo processo q ocorre quando se aprende um novo idioma

guitarristas são vistos como preguiçosos, mas se vc estudar 30min por dia, vai ver q isso melhora mto... digo isso por experiencia

_fernando_
Veterano
# jun/06
· votar


a posição das notas até que não é difícil aprender, a merda mesmo são os tempos

paulgilbert
Veterano
# jun/06
· votar


eu sei ler os 2...

mas prefiro tablatura...
+ facil de axar
e por questao de costume (talvez costume por ser + facil de axar)

eu uso partitura pra tocar teclado só

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tablatura ou Partitura? eis a questão