Guitarra no Aviao

Autor Mensagem
Lord-g
Veterano
# abr/14
· votar


SkyHawk
Mano tu é perito hein o.O ótimas dicas!!!!

JJJ
Veterano
# abr/14
· votar


Que tristeza de país...

BrotherCrow
Membro Novato
# abr/14
· votar


SkyHawk
Ganhou meu upvote, muito boas as suas dicas.

MMI
Engraçado que caneta com corpo metálico já me causou encrenca no detector de metais num vôo internacional. Os caras queriam confiscar! Falei que não admitia, porque era uma caneta cara e com valor sentimental que eu carrego comigo pra todo lugar. Acabaram dizendo pra eu despachar separado. E isso porque eu tava indo pra Venezuela!

MMJr
Veterano
# abr/14 · Editado por: MMJr
· votar


SkyHawk
MMJr
MMI

Não é por nada galera, mas vão em uma igreja se benzer, porque isso não é normal...


JeGuitar
14 anos viajando entre Brasil e Estados Unidos e aconteceram 2 vezes da minha bagagem nao chegar no mesmo voo que Eu...Porem nunca tive mala violada ou roubo de objetos. Intrumentos musicais trouxe 2 violoes em viagens distintas...O primeiro como Bagagem de mao sem problemas, mas e chato ficar carregando violao em aeroporto, todo mundo fica olhando, e o segundo violao foi no hardcase como bagagem despachada pela American Airlines, e esse so chegou 4 dias depoisi...Minha bagagem e o violao foram entregues na porta da minha casa e nao estava faltando nada.....

Em Dezembro de 2013 eu fui para o Brasil pela Delta Airlines e no mesmo voo tinha um Sr. carregando um hardcase da Gibson - o case da Gibson e bem pequeno por sinal - O case ficou com ele o tempo todo como bagagem de mao. e coincidentemente o destino final dele era o mesmo que o meu e, em um momento de espera em Sao Paulo eu peguntei sobre a guitarra e ele me disse que era presente para um sobrinho dele e que ele nao fazia ideia de que tipo de quitarra estava dentro do case...Me disse tambem que nao foi parado na alfandega de Sao Paulo.....

Valeu....

SkyHawk
Membro
# abr/14
· votar


Lord-g
BrotherCrow
Essas dicas funcionam mesmo, podem adotar esses procedimentos !!!

Agora não achem que sinto orgulho de ter desenvolvido toda essa tecnologia, sinto um profundo desgosto com essa realidade e confesso que por maior que seja a indenização nada paga a frustração de ter uma mala violada.

rafael_cpu
Veterano
# abr/14
· votar


Boas dicas mesmo!

Já tive mala violada, meu irmão mala extraviada, minha prima mala violada e outra extraviada. Vários conhecidos e amigos na mesma situação.

É a triste realidade infelizmente.

T+

JJJ
Veterano
# mai/14
· votar




JJJ
Veterano
# mai/14
· votar


Aproveitando o ensejo...

Alguém sabe quanto custa mais ou menos o seguro para uma guitarra no case em viagem internacional?

ppaulo
Veterano
# mai/14
· votar


o que foi me informado nos aeroportos: hardcase tem que despachar, bag normal pode levar na mão. eu já trouxe 2 guitarras de fora, as duas em bags como bagagens de mão.

SpectrosGuitarman
Veterano
# mai/14 · Editado por: SpectrosGuitarman
· votar


JJJ
não só violões...
eu despachei minha mala com um egnater tweaker 40 dentro
O cara pegou minha mala da balança e arremessou antes que eu pudesse pedir pra colar um adesivo de frágil.
A mulher que tava fazendo o despacho (ñ macumba) ficou toda sem graça e pediu pro cara pegar a mala de novo pra colar o adesivo e eu soltei "that's why United breaks guitars...."
Mas o amp chegou inteiro e eu ja estou usando.


edit: quanto ao seguro, não sei, mas provavelmente não deve valer a pena.

JJJ
Veterano
# ago/14 · Editado por: JJJ
· votar


Atualizando pra quem interessar:

Semana passada voltei dos EUA e perguntei no balcão da TAM (onde despachamos as malas), caso eu tivesse levado uma guitarra (o que não fiz), se dava pra ir na bagagem de mão.

A resposta foi incisiva: não. Guitarras são despachadas como bagagem "especial", mas como carga (entram num balcão à parte) e nunca na mão.

Pelo menos na TAM e no aeroporto que eu perguntei (JFK).

Se quiser dar uma de João-sem-braço e levar na dura, sem perguntar, e deixarem guardar na cabine ou num armário é outra história (eu mesmo já fiz isso, muito tempo atrás), mas, oficialmente, acho que não pode mesmo.

Detalhe: uma guitarra não caberia no armário sobre a minha poltrona...

Um jeito seria desmontar, caso seja braço parafusado. Mas não me arriscaria a levar o braço na mão - deixaria numa mala - porque pode ser considerado "objeto contundente", se o guarda de plantão for muito chato...

Cres
Membro Novato
# ago/14
· votar


Bom, o amigo JJJ ja voltou de viagem, mas vou contar um pouco da experiência que eu tive em julho.

Trouxe uma guitarra dos EUA, e voltei pelo vôo da TAM(Miami-Belem).
Liguei para o SAC da TAM, e fui informado que, pelas medidas da minha guitarra, ela não poderia ser levada como bagagem de mão.

Pela minha experiência em vôos domésticos, achei que se chegasse la com a guitarra no bag, iam me deixar embarcar com a guitarra no bag. Enfim, como era voo internacional, preferi não arriscar e comprei um case da Fender. Foi caro, mas valeu a pena. Afrouxei as cordas como todos indicam, coloquei algumas peças de roupa junto com a guitarra no case pra que ela se mexesse o mínimo que pudesse dentro dele e a despachei.

Fiquei com um belo dum cagaço, mas minha guitarra chegou intacta em casa.

Ah, e abriram o case pela alfândega do Brasil e dos EUA, por parecer com capa de arma de fogo ou coisa do tipo, sei la.

Enfim, essa foi a minha experiência, alguma dúvida é só perguntar.

JJJ
Veterano
# ago/14
· votar


Cres

Pois é. Tenho a mesma impressão que você: se chegar na dura, sem avisar, com a guita no bag, eles TALVEZ dêem um jeito de deixar entrar... O duro é esse TALVEZ!... Vai que não deixam?

Aí você tem duas opções: voltar ao balcão (o que já é um perrengue, porque você já estaria na boca do avião pra entrar e teria que voltar ao balcão...) e despachar como bagagem no bag (suicídio) ou tentar comprar um case nessa situação de última hora (o que te obrigaria até a sair do aeroporto e achar o case!).

Enfim... Hoje eu não arriscaria! Embora, como relatei, já tenha feito isso uma vez! Mas foi há muuuuuuuito tempo atrás, voltando de Alitalia, de uma viagem à Itália. Coloquei a guita no bag e fui na dura. Nem imagino o drama que seria, caso tivessem me barrado!

MMI
Veterano
# ago/14
· votar


JJJ

Olha, acho que eu já trouxe mais de 20 guitarras e instrumentos. Quem me explicou isso foi o CEO da Benedetto, um cara que quase toda semana viaja pelos EUA com guitarras de 10, 20 mil dólares cada. Parece que o pessoal nunca leva a sério, mas essa é a diretriz lá.

A regra do FAA (Federal Aviation Administration) é que instrumentos que caibam no bagageiro podem e devem ser transportados como bagagem de mão. O problema é que guitarras fica ali próximo do limite, em alguns aviões cabem e em outros não cabem - tenho notado que os bageiros tem mudado e cada vez mais NÃO cabem.

Outros fatores são levados em conta pelas empresas. O ideal para eles é que se leve na mão, sob responsabilidade do cliente. Eles sabem perfeitamente que guitarras e outros instrumentos podem ser baratos, digamos de até 1000 dólares, mas podem ser caríssimos de até 1 milhão de dólares e não tem como o funcionário avaliar ali no momento. Porém, principalmente vôo de brasileiros, o pessoal costuma voltar carregado, compram tudo que tem direito e mais um pouco, voltam estourando o limite de bagagem de mão e despachada. Num vôo lotado dificilmente vão liberar, uma guitarra ocupa o espaço de bagagem de mão de pelo menos 2 ou 3 passageiros, sendo que os passageiros já vão lotar com sacolas e mochilas. A chance é mínima nesse caso, especialmente nos aviões com bagageiro pequeno. Nem é questão de "chegar na dura".

Se deixarem passar pelo check-in, os atendentes do portão de embarque e os comissários tem como pegar e mandar para o bagageiro das malas do avião, não tem que voltar para o check-in. E já me aconteceu dos comissários guardarem minha guitarra num canto da primeira classe.

Ou seja, guitarra não tem regulamentação, depende da sorte, do voo, da lotação, do avião. Talvez dê, provavelmente não vai dar.

Junior AJNB
Veterano
# ago/14
· votar


Faz uma semana que eu voltei de viagem e trouxe de boa a guitarra como bagagem de mão em duas empresas, a American e a Tam. Em ambas as empresas os funcionários nem falaram nada quando eu passei por eles com a guitarra nas costas.

Eu acredito que eles nao discutiram porque os 2 voos estavam com pouca gente, entao sobrava espaço nos bagageiros, talvez se os voos estivessem lotado eles nao iriam me deixar viajar com ela, mas é questao de sorte mesmo (tipo na hora de passar na alfandega).

Cres
Membro Novato
# ago/14
· votar


JJJ
Pois é cara, eu até pensei em arriscar e, caso não deixassem, sair pra comprar um case em uma loja próxima ao aeroporto. Mas, além de isso ter o potencial de se transformar numa bela cagada, meu voo era de manhã cedo, quando não ia ter nenhuma loja aberta :( .
Então, como ja disse, preferi a opção mais segura, e deu tudo certo.

Ah, e esqueci de dizer, mas no meu vôo teve um menino que trouxe um violão como bagagem de mão, o que talvez confirme que eu poderia ter feito o mesmo com a minha guitarra.

JJJ
Veterano
# ago/14
· votar


MMI
Se deixarem passar pelo check-in, os atendentes do portão de embarque e os comissários tem como pegar e mandar para o bagageiro das malas do avião, não tem que voltar para o check-in.

Menos mal... Mas mesmo assim, imagina um bag jogado no meio da carga... No caso que eu contei da Alitalia, a aeromoça também pegou e guardou num canto pra mim. Bem melhor que ir na carga! O duro é o risco... Na minha cabeça é o seguinte: se der pra separar o braço, vai o corpo na mão e o braço na mala. Se não der pra separar (braço colado), vai no case, super hiper protegido, como carga.

SkyHawk
Membro
# ago/14
· votar


MMI
Eu sempre trouxe na mão, compro um bag e uso o case para despachar roupa suja..... Rsssssssss !!! Mas as regras estão mudando e da próxima vez vou trazer no case.

O que vc e seu amigo fazem ? Eu sei que vc tem verdadeiras jóias.... Sempre despacha no case ? Não tem medo de furto e extravio ?

clguitar
Membro
# ago/14
· votar


Já transportei várias guitarras no avião. Quando posso, e a guitarra é de braço parafusado, prefiro colocar ela desmontada na mala despachada, no meio das roupas.

Em geral dá para levar como bagagem de mão. O importante é ler o site da empresa para ver as regras. Geralmente, permitem embarcar com a guitarra como a única bagagem de mão permitida;ou seja, nesse caso, você tem de abrir mão de levar uma mala na cabine. Se levar na cabine, vale sempre a pena pedir para alguma aeromoça guardar no armário da tripulação, que é mais cômodo e espaçoso.

Como bagagem despachada, a guitarra com case sempre é registrada no balcão de bagagem especial. O mais importante, para a segurança do instrumento, é afrouxar as cordas. Costumo colocar umas roupas dentro do case pra amenizar um eventual impacto. Se possível, vale muito a pena despachar a guitarra com case dentro de uma caixa de papelão,onde o case não se mova e esteja bem protegido (plástico bola, isopor, sacos de ar, ou mesmo roupa suja).

Considerando que o peso permitido por mala costuma ser de 23 kilos, vale a pena fazer um embrulho de papelão com duas guitarras, cada uma em seu case. O importante, nesse caso, é fazer um embrulho bem feito, sem deixar os cases se mexerem dentro. E pagar só uma mala extra.

gordodg
Veterano
# mar/15
· votar


Amigos, ressuscitando o tópico, posto aqui o que a Air France me comunicou sobre instrumentos musicais no avião:

"Olá Guilherme. Se está a viajar em econômica de Portugal para o Brasil, tem direito a uma peca na bagagem de mão com 12kg e as dimensões não devem exceder os 55 x 35 x 25 cm (bolsos, rodas e pegas incluídos).
Uma bagagem frágil, como um instrumento musical, pode ser transportada na cabina mediante autorização prévia que pode ser solicitada conosco ou pelo nosso Serviço de Apoio ao Cliente.
Deve efetuar o seu pedido até 48 horas antes da partida do seu voo.
No entanto se o instrumento ultrapassar estas dimensões 55 x 35 x 25 cm é então colocado num ou vários assentos adicionais e deverá pagar o preço desse(s) assento(s). "


"Olá Guilherme, o valor de um assento extra para transporte de instrumento musical é de 75% do valor da tarifa paga (por segmento, obviamente) e taxas de embarque não são aplicáveis. Caso deseje despachar a guitarra, a mesma será colocada juntamente com outros objetos frágeis e será considerada como uma peça de bagagem, ou seja, se iniciou sua viagem no Brasil, tem direito a despachar 2 malas sem custo, caso despache uma mala + a guitarra, não haverá cobrança. Continuamos a disposição caso ainda tenha dúvidas. Obrigado!"

Então, não vale a pena, creio eu, chegar e tentar "na cara dura".
Parece-me que a melhor opção (no caso, a mais plausível, pois nem de longe é a melhor) seria despachar a guitarra e a minha mala maior.
Que me dizem?

JJJ
Veterano
# mar/15 · Editado por: JJJ
· votar


gordodg

Nesse caso, eu despacharia como bagagem (em CASE) e rezaria durante a viagem toda... rs

Mas... se o braço for parafusado... separaria o braço na mala e o resto comigo, na mão.

Hitman
Veterano
# mar/15
· votar


gordodg
Nao sei na europa, mas na america do norte, tive e vi varios casos de pessoas terem "sorte". Pra comecar, eu nao despacharia, levaria ate o portao e no pior dos casos, a pessoa entrega para a galera das bagagens, assim como fazem com cadeira de roda, carrinho de crianca, etc. Assim voce garante que o instrumento esta no aviao. Geralmente a empresa dira que se tiver espaco, voce pode levar em cima contigo. Isso geralmente eh a aeromoca(o) que "avalia" na hora entao se voce pegar um dos ultimos lugares no aviao, voce sera um dos primeiros a embarcar, logo, nao devem achar problemas. Se houver algum, possivel que enfiem em algum canto que coloca terno, blusa ou em algum lugar na primeira classe.

Acredito que tem boas chances sim!

MarcãoMetal
Membro Novato
# mar/15 · Editado por: MarcãoMetal
· votar


Peguei 3 voos com minha guitarra nos EUA em flight case.
quando chamavam o voo eu era o primeiro na fila e assim que as pessoas com prioridade entravam eu saia correndo pra ninguem chegar antes de mim e tambem pedir para usar o closet.
Sim, avioes tem closet logo apos a cabine dos pilotos onde guardam sobretudos e uniformes. tambem e usado para a primeira classe guardar sobretudos.
nos 3 voos em avioes diferentes da american airlines deu certo.
chegou no brasil ai a Gol me mandou despachar...
nao aconselho desmontar o braço pois a madeira irá sofrer diferencas de pressão e temperatura e pode depois empenar e nao encaixar no braço
pelo menos sempre ouvi isso inclusive do de um luthier que consultei

gordodg
Veterano
# mar/15
· votar


Valeu pessoal.
A guitarra é de braço colado, aí fica impossível desmontá-la.
Mas se eu "tentar a sorte", devo colocá-la em um case ou num bag?

Meu maior receio é pelo despache. Trouxe uma malinha pequena comigo e na hora de embarcar no Salgado Filho, em Porto Alegre, a moça falou que eu teria q despachar a malinha. Ela é um pouco mais estufada normalmente, então imagino q se eu prende-la com algo, ela fique compacta e pode ir comigo no avião. SE não, terei que despacha-la novamente.
Aí, nesse caso, com duas malas já despachadas, teria que pagar uns 300 euros para despachar a guitarra. Ou seja, o valor para despache dela seria maior que o valor da própria, o que não faz sentido algum.

O que é melhor de ter, um case ou um bag e tentar a sorte?

Hitman
Veterano
# mar/15
· votar


gordodg
Se voce pretende levar uma mala no aviao, esquece a guitarra. Geralmente eh uma mala de carry on e uma mochila da vida. Isso mais a guitarra nao vao deixar.
Eu nao arriscaria com bag. Serve como uma boa "pressao psicologica" pois nao tem quase protecao nenhuma mas tambem, se baterem o pe, a guitarra vai ser jogada pra la e pra ca no bag... isso eh um grande problema...

Certeza que uma mala extra sao 300 euros?? Nao rola trazer tudo numa mala grande ou voce ja esta com duas grandes mais o carry on?

gordodg
Veterano
# mar/15
· votar


Hitman

Eu tenho apenas uma mala grande. A pequeninha eu tive que despachar por causa da mulher da Gol, pois a mala é um pouquinho mais estufada. Creio que bem compacta ela passe sem problemas por qualquer medidor ou delimitador de bagagem de mão.

Aí, levaria essa malinha e a mochila. Despacharia, então, a minha mala grande de despache e a guitarra em um case.
Isso é ok né?
Ou tem algum limite de tamanho para a bagagem?
Sei que se o primeiro voo partir do Brasil, cada passageiro tem limite a duas malas de 32 kg para despache. A guitarra e o case não dão 15 kg, mas excedem os 158 cm que eles comentam.

JJJ
Veterano
# mar/15
· votar


gordodg

Recentemente o De Ros contou na viagem à NAMM que teve um trecho que ele foi obrigado a despachar a guita dele como bagagem. E estava num bag...

Hitman
Veterano
# mar/15
· votar


gordodg
Se voce tem direito a duas bagagens grandes, despache as duas e peca para levarem a guitarra como carry on. Peca educadamente, seja um doce. Se voce se estressar, rapidinho eles vao querer quem "manda naquela porra" e a guitarra vai la pra baixo.
Se eu fosse voce ja ligaria hoje para a aerolinha/agencia de viagens e pediria pra pegar um dos ultimos lugares no aviao. Assim voce entra depois da primeira classe e quem tem prioridade.

JJJ
So se for voo dentro do brasil (RS pra SP) porque se foi nos EUA ele se fudeu, la agora eh lei, tem que levar a guita no aviao.
Ouco dizer que voo dentro do brasil realmente nao tem brecha...

gordodg
Veterano
# mar/15
· votar


Hitman

Valeu, velho.
Vou ver isso, no mais acabo despachando a guitarra e levando a pequeninha comigo. Mas, tentarei levar e ser o mais educado possível (:

Hitman
Veterano
# mar/15
· votar


gordodg
Vou ver isso, no mais acabo despachando a guitarra e levando a pequeninha comigo. Mas, tentarei levar e ser o mais educado possível (:
Nao consigo reforcar o suficiente que eh muito melhor despachar a mala e ficar com a guitarra... Os dois eles muito provavalmente nao vao deixar. enfia uns "baguio pa come" numa mochila e deixa a mala ir la pra baixo.

Boa sorte!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra no Aviao