Autor |
Mensagem |
JJJ Veterano
|
# 26/nov/24 10:16
· votar
makumbator Filippo14 renatocaster
Calma, povo, só estava querendo "causar" um pouco, pra ver se movimenta esse cantinho perdido da internet...
Dito isso...
Há um fundinho de verdade aí. A hype nesses multi-fx chineses, tipo aquele predecessor do tank g, que esqueci o nome, foi pra lá de exagerada! Eu ouvi o som dos efeitos daquele troço e, realmente, alguns efeitos eram MUITO semelhantes aos da zoom 505, particularmente as modulações.
Outro exagero é a hype em cima dos IR. Cada um sendo, basicamente uma curva de equalização de UMA posição específica de UM determinado mic, apontado pra UMA caixa específica, em UMA sala específica. Haja coisa "específica" aí, pqp... Modelagens são absurdamente mais versáteis e DUVIDO que alguém, num teste cego, consiga dizer se o resultado do som de uma guitarra veio por uma boa pedaleira modeladora (não a zoom 505 nesse caso, óbvio) ou de um IR específico.
|
Filippo14 Veterano |
# 26/nov/24 10:42
· votar
JJJ
Outro exagero é a hype em cima dos IR. Cada um sendo, basicamente uma curva de equalização de UMA posição específica de UM determinado mic, apontado pra UMA caixa específica, em UMA sala específica. Haja coisa "específica" aí, pqp... Modelagens são absurdamente mais versáteis e DUVIDO que alguém, num teste cego, consiga dizer se o resultado do som de uma guitarra veio por uma boa pedaleira modeladora (não a zoom 505 nesse caso, óbvio) ou de um IR específico.
Concordo 100%. Fora quem tem muito IR e modelagem horríveis também. A depender do que seja o amp continua parecendo que ta em linha de tão ruim
|
esdras_63 Veterano
|
# 26/nov/24 14:24 · Editado por: esdras_63
· votar
JJJ
Modelagens são absurdamente mais versáteis e DUVIDO que alguém, num teste cego, consiga dizer se o resultado do som de uma guitarra veio por uma boa pedaleira modeladora (não a zoom 505 nesse caso, óbvio) ou de um IR específico.
Total. To explorando um pouco mais modelagens e IRs ultimamente (embora prefira 200x o real) e também acho IR bem limitado. No fim tu precisa ter dezenas de IR e ficar testando todos, quase como pegar uma modelagem de caixa e ficar posicionando o microfone, sendo essa última opção bem mais intuitiva e prática.
Fora que se vc o usa o mesmo IR pra tudo, qualquer amp soa igual basicamente, principalmente quando voce tira seu fone de ouvido e junta com o resto da banda hahaha
|
makumbator Moderador
|
# 26/nov/24 15:41
· votar
esdras_63 qualquer amp soa igual basicamente, principalmente quando voce tira seu fone de ouvido e junta com o resto da banda hahaha
Sim, pois na real os falantes são mais importantes que o ampli pra definir o timbre.
Muitas bandas hoje em dia não usam modelagem de amp com IR e jogam no P.A. do show.
|
JJJ Veterano
|
# 26/nov/24 18:31
· votar
makumbator os falantes são mais importantes que o ampli pra definir o timbre.
Isso é um tanto polêmico, seu makumba... me parece exagerado.
Você está dizendo que, se eu trocar o gabinete padrão de um, digamos, Fender Twin Reverb com um de Marshall JCM800, o timbre "inverte"???
|
esdras_63 Veterano
|
# 26/nov/24 18:46
· votar
São amps com características bem distintas, talvez não seja tão próximo assim simplesmente trocando os gabinetes, mas acredito que vá ter uma bela semelhança entre um fender com gabinete de Marshall com um Marshall (ambos clean, obviamente)
O Ola fez um teste bem legal com amps mais similares nesse vídeo que comprova que os gabinetes fazem muito mais diferença que os amps em si: https://youtu.be/9Ur4iEIcQPo?si=LoB50_MTu31ACyoa
|
makumbator Moderador
|
# 26/nov/24 19:10
· votar
JJJ
Não inverte, mas a maior parte do que vc ouve do seu timbre vem dos falantes. Se vc trocar eles a mudança é absurda, mas se trocar apenas o ampli (coisa fácil de fazer em set up com cabeçote separado de caixa). Devia ter comentado que isso se aplica mais em guitarra distorcida.
Tem muitos testes até no youtube justamente com isso (trocando amplis e caixas e observando a diferença).
|
Curly Veterano |
# 28/nov/24 15:17
· votar
Só vendo essas lendas aparecendo, kkkk, isso aqui já foi um lugar épico, que turma boa!
A vida era mais simples né? A gente vai vivendo, nossos pais viram nossos filhos e nossos filhos ainda dão trabalho...
Mas nada que assuste essas feras da guitarra, sobrevivemos a tudo, aos espancamentos nas escolas, ao methiolate, aos chuveiros Fame, aos sucessivos governos incompetentes, a ira das mulheres sobre como gastávamos NOSSO dinheiro, aos vendedores de lojas de instrumentos!...
E nem nos sentíamos ofendidos, que geração!
E se deixamos de tocar, garanto que ninguém aqui deixou de amar a música e é isso que importa!
Somos indestrutíveis!
Deixo um vídeo inspirador do Robin Trower aos 80 anos fazendo aquilo que sempre fez, na verdade fazendo até melhor!
|
makumbator Moderador
|
# 28/nov/24 19:13
· votar
Curly Somos indestrutíveis!
Vencemos até a morte. A galera aqui tinha "matado" o Grow, mas ele nem morreu:
https://forum.cifraclub.com.br/forum/11/342410/#9535298
|
JJJ Veterano
|
# 28/nov/24 20:55
· votar
E eu achava que o Robin Trower já tinha morrido...
|
Lelo Mig Membro
|
# 29/nov/24 13:08
· votar
JJJ
"achava que o Robin Trower já tinha morrido..."
Interessante, eu também havia "esquecido" dele. Legal ver ele com 80 anos ainda mandando bem.
|
makumbator Moderador
|
# 29/nov/24 20:09
· votar
Lelo Mig JJJ
Com essa idade, ele não faz nem boomer bends, os deles são os silent bends.
|
Ramsay Veterano |
# 30/nov/24 00:26 · Editado por: Ramsay
· votar
O Robin Trower, assim como o Erasmo Carlos tinha, atualmente tem cara de "Já morreu" e, concordo que atualmente os solos dele não chegam nem perto dos que ele fazia no auge lá pela metade dos anos 70.
Mas, pra mim ele foi um dos melhores solistas de hard rock da história, sendo que tenho 4 LPs dele e adoro cada um deles, especialmente o de capa prateada.
|
Lelo Mig Membro
|
# 30/nov/24 01:23
· votar
Curly JJJ makumbator Ramsay
Independente de critérios técnicos, a gente sempre têm uns artistas "queridinhos". Eu tenho essa simpatia pelo Robin Trower (claro, gosto do trabalho dele solo) mas, principalmente, porque eu gosto muito de uma banda pouco apreciada no Brasil, chamada Procol Harum, uma das pioneiras do Britsh Rock (todo mundo conhece A Whiter Shade Of Pale, mas poucos conhecem os álbuns da banda, eu tenho todos). E o Robin Trower foi o guitarrista do Procol nos 5 primeiros álbuns. Então minha simpatia por ele é anterior a sua carreira solo. Ele era moleque aqui, e já tocava pacaraio:
|
Curly Veterano |
# 01/dez/24 07:32
· votar
Lelo Mig
Legal esse vídeo, eu não conhecia. Vi o RT ao vivo acompanhando o Brian Ferry, foi mais aplaudido que o Ferry, rs, o timbre que o que o cara tira da strat é de outro mundo, também acho ele um incrível compositor e vem melhorando nisso com a idade, olha o álbum Living Out Time de 2009, só música matadora, penso que ele ficou melhor até como guitarrista, a diferença é que nos 70 ele tinha o Dewar nos vocais.
|
Lelo Mig Membro
|
# 01/dez/24 13:54 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Curly
"a diferença é que nos 70 ele tinha o Dewar nos vocais."
Jimmy Dewar... Um baixista (bom) que tinha o timbre igual e cantava quase tanto quanto o Paul Rogers do Free!
O sonho e qualquer bluesman/hardrocker.
|
pedropohren Membro Novato |
# 07/dez/24 22:14 · Editado por: pedropohren
· votar
Só queria dizer que muito embora não tão veterano desse site quando alguns aqui, ainda estou aqui e resolvi reviver um velho projeto de guita ("terminar" a minha velha strato que eu fiz, colocando nela os últimos mods pra ela ficar como eu sempre quis que ela fosse. Já comprei a maioria das peças, e estou registrando o projeto nesse tópico: https://forum.cifraclub.com.br/forum/3/342234/)
Tentando manter a chama da guita viva!!! Porque tocar, nossa... Desanimei depois que minha banda se separou e nunca mais toquei igual.
|
Buja Veterano |
# 11/dez/24 11:02
· votar
Outro exagero é a hype em cima dos IR.
Eu pensei que so eu achava isso. Todo mundo so fala de IR, e na real, os que eu vi até agora, não achei nada demais. Cheguei a ficar decepcionado.
Parece simplesmente um overdrive ou distorção mal equalizado, graves demais, agudos demais, embolados demais.
|
HortaRates Membro |
# 12/dez/24 10:10
· votar
Buja
Eu pensei que so eu achava isso. Todo mundo so fala de IR, e na real, os que eu vi até agora, não achei nada demais. Cheguei a ficar decepcionado.
Parece simplesmente um overdrive ou distorção mal equalizado, graves demais, agudos demais, embolados demais.
A utilização de IR pra guitarra é revolucionário e acho que tem ótimas razões pra cada vez mais bandas e músicos profissionais estarem migrando pra um set-up que usa IR, mas é meio difiícil entender a hype no começo.
Pra músicos de estrada o maior benefício do IR não vai ser a qualidade do som, mas sim a consistência. Sem IR, vão ter duas situações possíveis: 1. A banda/músico é gigantesca e milionária, e vai poder carregar seus próprios equipamentos e roadies pra todo lugar que vai. Em cada palco vai ter que perder horas posicionando gabinete, microfone e testando tudo pra tentar ter um som consistente todo show. 2. A banda/músico não tem muita grana. Cada guitarrista leva no máximo os próprios instrumentos, o pedalboard e as vezes um amp pra turnê. Toda noite vai ter que perder tempo tentando tirar um som razoável de uma combinação de gabinete/microfone que não é dele. Consistência é impossível, ficar bom já é um resultado surpreendente.
Com IR, você já tem a sua combinação favorita de mic, caixa e alto falante pronta pra ser usada. Pode ter vários IR, um pra cada música. Um pra cada parte de cada música se quiser. Essas combinações foram testadas antes durante os ensaios e você já tem certeza que ela soa super bem com o resto do seu equipamento. Não existe a possibilidade de alguém posicionar um mic 2 cm errado e ferrar seu som. Não tem a possibilidade do gabinete que você gosta não estar disponível naquele palco. Tá tudo pronto.
Pra quem não faz tour e gosta de mexer com gravação em casa, os IRs ajudam bastante também, ficando fácil tirar diversos sons bacanas e diferentes sem precisar de gastar muito comprando um monte de alto falantes, microfones e gabinetes. Mas tem gente que o hobby é experimentar com isso, então o IR não faz muito sentido também.
|
Lelo Mig Membro
|
# 12/dez/24 16:48
· votar
JJJ Buja HortaRates
Minha percepção com I.Rs pode ser definida com uma explicação usando uma analogia bem simples. A I.R é uma "foto" do som que você timbrou.
Se você fotografar uma torta de morango, ainda que ela não carregue o aroma e o sabor, mesmo assim será uma foto agradável. Se você cagar no vaso e tirar uma foto, a foto será uma merda.
Sem dúvida há hype. Mas, mesmo sem hype, pode ser muito útil e influir diretamente no resultado final.
|
Hugo.O.H Membro Novato |
# 14/dez/24 20:56 · Editado por: Hugo.O.H
· votar
fiquei bastante tempo sem tocar guitarra mas voltei tem cerca de dois anos . E o que eu percebi foi que a informação ficou muito mais acessível que naquela época que tinha iniciado la por volta de 2006. E a tecnologia também melhorou demais a qualidade do som.
|