Talvez uma polêmica opinião sobre Fender.

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# ago/22
· votar

BrotherCrow
Eu tenho há uns 20 anos uma tele mexicana, da época que elas vinham com captadores cerâmicos

A minha tem uns 14 anos e ainda vinha com cerâmicos. É uma Standard, mas, sinceramente, afora os captadores originais serem cerâmicos (o que não quer dizer muita coisa...) e o bloco da ponte original ser daquele tal de "zamac" (o meu já era dos grandes), não vejo onde ela poderia ser ruim: o acabamento é lindo, impecável, o braço uma delícia, a elétrica toda CTS, ferragens boas... Uma baita guitarra.

Tex Mex

Eu troquei os originais por um trio tex-mex (que acho que é o que vem nas Standard de hoje). Gostei MUITO, muito mesmo.

as Squiers e mexicanas melhoraram muito!

Creio que estão cada vez melhores, mas já tem um tempo que começaram a melhorar. Exceção feita às primeiras Squiers japas, que, ao que tudo indica (nunca tive uma), eram fodas.

Drinho
em que ano comprou e quanto pagou?

A pergunta foi foi BrotherCrow, mas a minha eu comprei semi-nova (o cara tinha comprado nos EUA algum tempo antes, mas estava zero). Deve ter sido há uns 10+ anos atrás. Na época foi 1750 reais, se não me falha a memória (o dolar era bem mais barato, né?).

BrotherCrow
Membro Novato
# ago/22
· votar

JJJ
Acho que nem foi pra mim a pergunta tbm, foi pro LesVito. Mas é uma pergunta relevante porque os preços aumentaram de um jeito absurdo. A minha tele eu comprei em 2006 por 1650 reais, ainda tenho o recibo. Tenho uma strato mexicana de 1995 que comprei de um amigo em 2015 por 1000 reais, mas aí foi porque o cara era MUITO brother. E a minha Jazzmaster eu comprei nova por 2350 reais lá por 2010.

Abri o ML, procurei strato mexicana de 1995, tava 6000 reais. Telecaster mexicana do início dos anos 2000 tá na mesma faixa, tipo 5500, 5800... Jazzmaster então, nessa faixa de preço mal acha Squier! Aí é foda.

Recentemente fui numa loja e testei TODOS os modelos da série Paranormal da Squier. Que guitarras legais! Fiquei sem saber qual comprar.

renatocaster
Moderador
# ago/22
· votar

BrotherCrow

Recentemente fui numa loja e testei TODOS os modelos da série Paranormal da Squier. Que guitarras legais!

Que coisa linda essa Toronado!

https://www.fender.com/en-US/squier-electric-guitars/other/paranormal- toronado/0377000585.html

renatocaster
Moderador
# 31/mai/26 10:35
· votar

Fendoca surtou de vez, né.

https://igormiranda.com.br/2026/05/prs-notificacao-extrajudicial-fende r-por-modelo-stratocaster/

JJJ
Veterano
# 31/mai/26 14:36
· votar

renatocaster

Cara, muito doido esse papo...

Eu pensei em fazer um vídeo sobre o assunto, mas o mundo da guitarra está meio chato. Cada coisinha que aparece, já corre todo o youtube guitarrístico pra falar a mesma coisa.

Aí, deixei passar esse lance da Fender, da dupla canadense com o cara da guitarra microtonal, da DAW que parece um gravador de rolo, dos guitarristas monstros que, no fim, usavam truques de edição. Enfim... cansei um pouco dessa mesmice.

Mas no caso em questão (Fender Stratocaster) eu tenho uma visão um pouco "dissonante" da maioria. Eu acho que a Fender criou, sim, uma "obra de arte" e que, de fato, deveria ter direitos sobre o shape icônico. PORÉM... isso tem mais de 70 anos, né?! Agora que vai reclamar??? Aí complica...

renatocaster
Moderador
# 01/jun/26 14:24 · Editado por: renatocaster
· votar

JJJ

Exato, essa linha do tempo não bate. Já passou tanta água debaixo dessa ponte, querer reverter isso a essa altura do campeonato me parece loucura.

Realmente deve bater um sentimento de perda ao saber que milhares de fabricantes replicaram um modelo de instrumento criado por você e que ainda estão faturando alto com isso. Lá no começo quando essa onda de cópias surgiu, daria para tentar um trial com o intuito de receber pelo menos uns royalties, por mais módicos que fossem. Enfim…esse cavalo selado já passou há tempos.

Buja
Veterano
# 01/jun/26 16:14
· votar

Se a fender la nos idos dos anos 70 tivesse metido patente nos shapes da strato e tele, o mercado teria se reinovado mais....apareciam muito e muitos mais modelos de guitarra que nao ficasse so remetendo ao classico....nem tantos artistas teriam usado stratos e hoje tudo seria bem mais diverso.

Ademais, talvez isso faria com que Lespaul fosse o modelo mais iconico da historia, e nao a strato.

JJJ
Veterano
# 01/jun/26 16:56
· votar

renatocaster
Buja

Com esse papo, fiquei curioso pra saber qual deve ter sido o primeiro "clone" de Strato...

A minha primeira pseudo-Strato foi comprada em 1987 (mas acho que é mais velha que isso).

renatocaster
Moderador
# 01/jun/26 19:00 · Editado por: renatocaster
· votar

JJJ

Com esse papo, fiquei curioso pra saber qual deve ter sido o primeiro "clone" de Strato...

Eu chuto que ali pelos anos 60 já deve ter começado a surgir as primeiras réplicas, a medida em que o modelo começou a se popularizar mais. Através de Hendrix, Blackmore, Jeff Beck, George Harrison, Clapton...acho que foi por aí.

Acho que nos anos 50, quando a strato foi lançada, a guitarra elétrica de corpo sólido ainda não era tão difundida assim na música pop, rock, etc...desse período era mais comum os modelos hollow body.

Essa é uma pergunta que o nosso amigo sumido MMI saberia responder com muito mais propriedade do que eu.

Lelo Mig
Membro
# 01/jun/26 22:13 · Editado por: Lelo Mig
· votar

JJJ
renatocaster

Os clones de Fender começam ainda em meados dos anos 50, tanto na Europa como no Japão. Obviamente, não saberei dizer quem é a primeira, mas com certeza Tokai, Guyatone e etc. estão entre estes pioneiros, ainda em 1958-1962.

Mesmo as Gianinnis, a primeira leva de Supersonic é de 1965, se não me engano (que é clone da Jaguar), creio que em 68, 69 já fabricavam Stratos.

Incríveis nos anos 60.

Olha este baixo dos Incríveis nos anos 60, com certeza não é um Fender Precision.

JJJ
Veterano
# 01/jun/26 22:35
· votar

renatocaster
MMI

O lance dele era Gibson, se bem me lembro.

Lelo Mig
Japão

Matou... Nessa época, o Japão era um pouco o que a China se tornou depois. Os caras fabricavam de tudo! Mas, até onde eu sei, sem logo falso...

Mas já existiam umas paradas falsas... Você deve lembrar das famosas fitas k7 "TDK" do Paraguai, né? kkkkk

BrotherCrow
Membro Novato
# 01/jun/26 22:36
· votar

Eu acho que o que doeu de verdade na Fender foi a PRS Blue Sky. Uma coisa é ter um monte de marca menor copiando; outra coisa completamente diferente é perder o John Mayer pra PRS, e ter gente falando que a PRS faz uma strato melhor que a da Fender.

Mas acho que o que funcionaria melhor pra Fender seria uma boa campanha publicitária focando no quanto o design da strato foi influente (e por isso é copiado), e no quanto outros modelos da Fender são relevantes também, tipo a tele e a jazzmaster.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# quarta às 09:47
· votar

Isso é marketing, mete o loko num processo idiota que todo mundo volta a falar da Fender

Minha walckzak les paul tem um formato bem diferente de uma les paul da Gibson. O que muda? Nada

JJJ
Veterano
# quarta às 10:13
· votar

Wild Bill Hickok
Minha walckzak les paul tem um formato bem diferente de uma les paul da Gibson

A Gibson foi mais combativa quanto às "recriações" de outras fábricas. Por isso, as lespas dos outros costumam ter mais detalhes diferenciando da original.

As stratos são praticamente idênticas.

A Fender deixou rolar e agora quer correr atrás do prejuízo de mais de 70 anos, com trocentas cópias, clones, réplicas e todo tipo de stratocoisa por aí. A vaca já foi pro brejo há muito tempo.

Buja
Veterano
# quarta às 17:32
· votar

JJJ
A minha primeira pseudo-Strato foi comprada em 1987 (mas acho que é mais velha que isso).

Acho que logo que o Sr.Leo lançou a strato, e começou a vender, uns outros luthieres doidos inventaram umas frankesteins

Futurama / Hagström (anos 60)
https://oscarguitars.b-cdn.net/49243/1964-hagstrom-iii-futurama-red.jp g

Burns Vibra Artiste (anos 60)
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSYc69PyNSiQBw4Gy rfnHLElIhD7D_W0RoDt6W-Z1TFNE7P3V-Wcm9ITIM&s=10

Mas a que fez copiando sem copiar, acho que so a Vox mesmo

JJJ
Veterano
# quarta às 18:49
· votar

Buja

Eu não consideraria essas aí como cópias.

Lelo Mig
Membro
# quarta às 19:08 · Editado por: Lelo Mig
· votar

JJJ

"Mas, até onde eu sei, sem logo falso..."

A ideia não era "falsificar"... era apenas fazer clones de designs e mesmo projetos de sucesso, com sua marca própria, para atrair. Não sei porque isso no mundo dos instrumentos nunca foi "proibido".