talvez um modo mais simples sobre como aplicar modos e usah-los em composições

    Autor Mensagem
    Bard
    Veterano
    # jan/06


    depois de me matar pra decorar intervalos e tal, um amigo meu me mostrou uma maneira muito mais simples de decorar os modos e saber como toca-los em muhsicas e tal. (retirado de http://www.forumgospel.com.br/ )

    Antes de aprender Modos, é importante conhecer intervalos, formação de acordes e campo harmonico.

    Mas surgiu um equivoco no que foi falado... Os modos não são tocados em cima de acordes como únicos, mas cada modo tem um campo harmônico tambem.

    O grande problema do aprendizado dos campos provem dos próprios professores de música que não sabem explicar de uma maneira fácil de entender. vou tentar explicar como funciona.

    Jônio: Essa é a escala natural maior. Simples e sem complicação!

    Dórico: A tônica do acorde é menor( preferencialmente com sétima ou sétima e nona). Para tocar a escala corretamente, pense na escala maior de um tom atras.
    Ex: Dórico de Dm7 tem a mesma escala de dó maior e o campo harmonico do mesmo, porém com a tônica em D.

    Eólio: Essa é a escala natural menor.


    Frigio: Acorde menor. Para tocar corretamente é apenas pensar na escala natural maior de 2 tons abaixo. Mas o frigio mais usado é o frigio com a Terça Maior, que gera a sonoridade da musica espanhola e árabe. Nesse caso, o acorde é maior e deve se usar a escala menor de 2 tons e meio a frente harmônica.

    Mixolidio: Acorde maior. Usa-se a escala maior de 2 tons e meio a frente.
    Ex: Lá mixolidio usa-se a escala de Ré maior e o campo harmonico do mesmo, porem com a tônica em Lá!


    Lídio: Acorde maior( preferencialmente com 7+ e com nona). Usa se a escala maior de 2 tons e meio atraz.
    Ex: D 7+ , tocar escala de lá maior com o campo harmonico do mesmo.

    Lócrio: Serve apenas para acordes Meio Diminutos. Toca-se a escala maior de meio tom a frente.

    Pensar dessa maneira é mais facil do que penser em graus.. quando falam quinto grau, vc fica confuso na hora de procurar a escala, então prefiro pensar assim, e sempre ensinei meus alunos(apesar de não dar mais aula) dessa maneira.

    marcos_bnu
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Bard

    caraca!

    num sei se isso td confere msm, pq eu nunca tive saco pra decora essas coisas,kkkkkkkkk.. vai v e por isso q eu sou taum ruim, kkk
    bem, valew aih cara! eu vo copiar isso, pra estuda melhor com uma base junto.

    izzystradlin
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Bard
    valew pela dica, realmente simplifica um pouco as coisas..
    abraço!

    Morbid Alien
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Morbid Alien
    · votar


    Dórico: A tônica do acorde é menor

    ??????????????????
    Se a tônica do acorde é menor, então se temos um Dó, e a tônica, que é Dó, seria Si??

    Ou você quis dizer, "Dórico: Acorde menor"?

    Bard
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Morbid Alien
    aham, foi erro de digitaçaum do kra, apenas copiei do lugar onde estava. Na verdade, explicando melhor vc teria q tocar A#, naum si, pq o dorico eh 1 tom abaixo, naum meio tom. e vc teria q mudar o campo harmonico pra combinar na hora do solo. e dorico eh um modo menor tmb

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a talvez um modo mais simples sobre como aplicar modos e usah-los em composições