Talvez uma polêmica opinião sobre Fender.

Autor Mensagem
Drinho
Veterano
# 11/ago/22 19:21
· votar


Não tô dizendo que as Fender são criações divinas

Permita-me discordar neste ponto, podem estar causando com a linha de produção há tempos, mas a obra é sensacional.

SRV e VH

Guitarristas completamente diferentes que possuiam três coisas em comum.

1 - Tocavam como o diabo.
2 - Tinham um som de guitarra dos infernos.
3 - Usavam uma stratocaster.

makumbator
Moderador
# 11/ago/22 19:32
· votar


Drinho
1 - Tocavam COM o diabo.

Mas isso é por conta do pacto com o tinhoso. Fender não tinha nada com isso.

maspn
Veterano
# 11/ago/22 19:46
· votar


Fico com o pé atrás mais ainda se falar que tocou em uma fender sig series... Tem fender de entrada, tem fender profissional... O preço alto delas é a importação, fender nem é guitarra cara. Uma fender Eric Clapton na gringa u$2.000, no Brasil R$15.000... normal achar as fender nada demais... Igual Gibson, única les paul que na minha opinião vale a pena é a Studio usada...

4bloods
Membro Novato
# 12/ago/22 00:14
· votar


Ou você tocou em uma guitarra inferior, ou o amplificador era ruim

sinceramente, quando eu toquei nela e em uma chinesa, preferi a chinesa, as duas foram tocas com o mesmo amplificador. pelo que falam da fender e também pelos preços, é para a guitarra soar bem até se estivesse com o braço com uma curvatura de 180° e cordas com 50 anos de enferrugem... claro, impossível isso acontecer, mas é perceptível o que eu quero dizer. mesmo *possivelmente* sendo uma linha mais custo benéfico, eu acho que isso não deveria dar pontos a mais para uma guitarra chinesa qualquer... justamente por ser Fender.

4bloods
Membro Novato
# 12/ago/22 00:21
· votar


só diz que fez um power chord, nem disse em que amp ligou a fender

eu apenas disse o que aconteceu logo em seguida de ter plugado a guitarra. eu não preciso contar o que aconteceu depois se eu tive a mesma reação que tive no começo: desânimo.

e sobre amplificador, eu não sei te responder, mas se é Fender é pra soar bem ligado até plugada em um micro-ondas, não? porque a chinesa suou bem com o mesmo amplificador que usei na Fender. se Fender apenas soa bem em amplificadores de alto custo, então é uma marca horrível.

ejames
Membro Novato
# 12/ago/22 00:39
· votar


4bloods
as duas foram tocas com o mesmo amplificador

Cara, isso cria mais questionamentos do que respostas para a sua indagação.

Até uns anos atrás a Fender fazia uma jogada bem sacana nas linhas mexicanas contra as americanas: usavam captadores cerâmicos nas MEX e alnico nas AM. Captadores cerâmicos tendem a ter um som com mais médios e agudos, um timbre mais estridente. Alnico tende pro lado com médios e graves mais redondos, com mais "profundidade". Daí o moleque vai lá na loja, pega uma do lado da outra, pluga no mesmo amp: a americana vai soar com mais "punch", mais peso, corpo, enquanto a mexicana vai soar mais magra, sem graça. Conclusão: o modelo americano tem um som superior e portanto vale o preço a mais. Quer dizer que os captadores cerâmicos são necessariamente inferiores? Não! Mas exigem um outro approach para extrair o mesmo som.

Hoje em dia o que não faltam são recursos para pesquisar e conhecer não apenas a história, mas como é o resultado prático dos produtos disponíveis no mercado. Não tem ninguém querendo te convencer ou dizer que você está errado, mas... uma breve experiência, com uma guitarra de prateleira numa loja também não é o suficiente para ter uma opinião concreta. Sua opinião por si só não tem nada de polêmica, mas a sua experiência por amostragem não é a suficiente para criar uma opinião concreta.

Todo mundo aqui tá dizendo a mesma coisa: não são instrumentos de "outro mundo", e pensar que são é uma concepção completamente errada. Mas são instrumentos que possuem um uso específico, com características próprias que talvez não se adequem ao tipo de som que você quer ou esperava. Os seus comentários dão várias dicas: suas referências são timbres high gain, anos 80. Se você pegar um instrumento com outro foco, captadores de baixa saída, trastes finos, braço mais gordo, é claro que vai achar que o negócio é um pau com cordas sem timbre nenhum.

Vá em lojas de instrumentos, faça amizade com os vendedores, toque tudo que puder - desde chinesas de 500 reais até instrumentos premium de 20, 30, 50 mil. Quanto mais experiência, melhor.

4bloods
Membro Novato
# 12/ago/22 06:38
· votar


mas... uma breve experiência, com uma guitarra de prateleira numa loja também não é o suficiente para ter uma opinião concreta

bom, eu acho que posso sim ter uma opinião concreta... se eu pude ter uma opinião de que *eu* preferi a chinesa, por que não da Fender? é apenas a minha experiência do que eu achei, muitos podem concordar, mas também muitos podem concordar.

Sua opinião por si só não tem nada de polêmica

bom, por isso que a primeira palavra é *talvez*. eu acho que posso sim tirar uma conclusão apenas por amostragem, porque se fosse assim, não iríamos na loja comprar guitarras, não? já que experimentamos o que está amostra e gostamos do que também está na amostra.

Todo mundo aqui tá dizendo a mesma coisa: não são instrumentos de "outro mundo", e pensar que são é uma concepção completamente errada.

realmente, por isso eu compartilhei minha opinião, porque o que eu mais vejo é pessoas dizendo que são instrumentos divinos. eu reconheço que fender é uma marca excelente, mas o meu propósito nesse tópico é dizer exatamente o que um colega disse antes: nada do que alguma outra guitarra faça o mesmo.


instrumentos que possuem um uso específico, com características próprias que talvez não se adequem ao tipo de som que você quer ou esperava. Os seus comentários dão várias dicas: suas referências são timbres high gain, anos 80


minha maior referência é anos 80, mas não é apenas isso que eu toco, toco coisas bem mais leves também e fiz isso com a Fender, e minha reação foi a mesma. por isso eu só digo que fiz um power chord, justamente porque no play inteiro eu tive a mesma reação.

JJJ
Veterano
# 12/ago/22 07:48
· votar


Lelo Mig
Talvez nem todos entendam

Muito bom esse trecho aí.

Delson
Veterano
# 12/ago/22 10:12 · Editado por: Delson
· votar


Wanton
Não me julgue, mas a guitarra Pau-Pra-Toda-Obra, pra mim, é uma Les Paul, e eu gosto da aparência dela, a ponto de, pra mim (novamente), ser a guitarra mais bonita já feita. Sou Lespaulzeiro assumido e chato então kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Dá pra tirar som até de caixa de cigarros com um captador e uma corda. Agora, tem gente que tem um timbre na cabeça, e sai a procura desse timbre. Eu não julgo isso, mas é preciso saber EXATAMENTE o quê procurar.

Lelo Mig
Eu entendi a sua sutileza. É o que todos aqui também pensaram (creio eu).

4bloods
Por favor, não pense que todos aqui são adoradores de marcas. Apenas alguns têm mais experiência que outros, a ponto de não julgar o instrumento pelo preço, nem pela marca, e nem julgar uma marca testando apenas UM exemplar.

renatocaster
Moderador
# 12/ago/22 10:35
· votar


Lelo Mig

Talvez nem todos entendam... mas, de qualquer forma vale à pena:

Esse podcast do Ricardo Marins foi sensacional. Um dos melhores podcasts que já assisti nesse canal do Matheus Starling. O cara falou com propriedade nos mais diversos assuntos que foram tratados, e esse ponto que ele falou sobre as nuances e características dos instrumentos mais clássicos foi demais.

Achei muito fora da curva mesmo, pq se já é um saco em alguns casos ver/ouvir guitarristas tocando de forma geral, quando eles estão falando então é pior ainda.

Delson
Veterano
# 12/ago/22 11:43
· votar


renatocaster

Esse canal do Mateus Starling é bacana demais. Queria ter um tempinho a mais pra acompanhar tudo. Esses dias eu vi um episódio com o Kiko (Roupa Nova) e o Torcuato Mariano e achei demais!

JJJ
Veterano
# 12/ago/22 12:04
· votar


Torcuato Mariano

Figuraça. Quando eu o conheci (na idade da pedra lascada), ele ainda tinha um sotaque bem forte.

renatocaster
Moderador
# 12/ago/22 12:13
· votar


Delson

Esse canal do Mateus Starling é bacana demais.

Sim, é bem bacana mesmo. Eu acompanho tem um tempo já (essa parte das entrevistas, no caso). Mas como tudo nessa vida, tem que saber filtrar também. Já foi uma pá de Zé Ruela lá que só falou mais do mesmo. Uma galera meio mala com pegada de coach (faça isso, faça aquilo, evite isso).

Eu curto mais quando o bate papo é espontâneo e o cara não leva muito para esse lado de querer dizer como as coisas devem ser feitas ao pé da letra, e tals...

Mas no geral ele sabe escolher bem os convidados sim. O episódio com o Fernando Vidal tambémfoi bem bacana, e o do guitarrista que toca na banda de apoio da Anitta. Acho que é Dudu Castilhol o nome do fera.

4bloods
Membro Novato
# 12/ago/22 12:54
· votar


Por favor, não pense que todos aqui são adoradores de marcas.

o que eu mais vejo são pessoas adoradores de marca, porém, não posso generalizar.

Lelo Mig
Membro
# 12/ago/22 14:10 · Editado por: Lelo Mig
· votar


4bloods

"o que eu mais vejo são pessoas adoradores de marca"

Yngwie Malmsteen é adorador de marcas. O resto, toca com a grife que melhor pagar.

Mas, falando sério... muitas vezes não se trata de adoração e sim característica.

Se você for um guitarrista de Country, por exemplo, a chance de você ter uma Telecaster tradicional com singles é de 70%, não precisa ser Fender, mas será uma Tele. E, simplesmente, pela sonoridade somada ao hábito de ver seus "heróis da guitarra" usando elas. É bem comum e não há nada errado nisso.

Vocês são jovens, as coisas hoje são mais acessíveis. Eu sou de um tempo em que tínhamos que dar muitos chutes no escuro, apostar alto sem certezas. Então, uma Fender Strato ou uma Gibson LP, era certeza de que você teria uma boa guitarra para tocar rock´n´roll. Era mais fácil ir à Lua que testar uma Fender numa loja.

4bloods
Membro Novato
# 12/ago/22 14:29
· votar


Mas, falando sério... muitas vezes não se trata de adoração e sim característica.


quando eu falo "adorador da marca" eu digo pessoas comuns como eu e muitas outras pessoas... pessoas que talvez nem tenham condições de comprar uma Fender mas endeusam a marca por "todos" falarem bem. esse foi o meu ponto desde o início: pessoas que talvez nunca testaram (como eu antes da minha primeira experiência) e endeusam a marca porque "todos" endeusam.

Wanton
Veterano
# 12/ago/22 14:53
· votar


4bloods
pessoas que talvez nem tenham condições de comprar uma Fender mas endeusam a marca por "todos" falarem bem.

É para isso que serve uma marca. Marca = reputação.

Lelo Mig
Membro
# 12/ago/22 17:09 · Editado por: Lelo Mig
· votar


4bloods

Você esta correto... não o estou refutando.

Apenas lembre-se que estas marcas possuem qualidades também para terem adquirido o respeito e reputação, como bem disse o Wanton. Não deixa de ser igual a comprar um óculos Ray Ban ou um tênis Nike.

Só é preciso pautar diferenças. Eu sou um cara que não pago mais de 150 reais em nada para por nos pés e pisar na merda. Me sinto, pessoalmente, ultrajado de gastar dinheiro num tênis.

Já, numa guitarra ou equipamentos, fiz concessões que não faria em outras coisas.

No entanto, toquei por mais de 30 anos e profissionalmente por 15 anos. Antes de poder ter um instrumento top, eu tive muitas "Tonantes e Gianninis" e sabia muito bem o que queria e podia esperar de um instrumento com o passar dos anos tocando direto.

Abraço!

Cloudkicker
Veterano
# 12/ago/22 19:21 · Editado por: Cloudkicker
· votar


Eu sou um cara que não pago mais de 150 reais em nada para por nos pés e pisar na merda.

Mesmo rolê aqui. Só se houver uma promoção MUITO boa em algo "de marca" (minha noiva e eu chegamos a pagar cerca de 250 em 2 pares de uma marca que eu sempre quis ter e ela já precisava também de um calçado novo, por exemplo, aí valeu o investimento por causa dessa promoção). Aprendi a lição quando peguei um tênis muito caro que dizia ser "bom pra quem tem pisada supinada" e, em 8 meses de uso, a sola descolou quase totalmente.

Ramsay
Veterano
# 13/ago/22 00:49
· votar


4bloods
A verdade dos fatos é a seguinte:
De cada 5 guitarras Fender que saem da linha de produção, uma é boa, duas são medianas e as outras duas são ruins com som não melhor que o das guitarras chinesas.
No meu caso eu escolhi entre 3 guitarras Fender Stratocaster e consegui uma mediana.

BrotherCrow
Membro Novato
# 13/ago/22 14:16
· votar


Tudo que o pessoal falou é válido, só queria acrescentar uma coisa que não foi lembrada: as teles com humbucker clássicas da Fender vem com os captadores estilo "wide range" de CuNiFe (cobre, níquel e ferro), que soam bem diferentes de um humbucker normal. São captadores excelentes mas não são voltados pra hard rock oitentista tipo Motley Crue.

krixzy
Veterano
# 14/ago/22 20:12
· votar


Ramsay
uma é boa, duas são medianas e as outras duas são ruins com som não melhor que o das guitarras chinesas.
No meu caso eu escolhi entre 3 guitarras Fender Stratocaster e consegui uma mediana.


Em que sentido uma é melhor que a outra?

renatocaster
Moderador
# 15/ago/22 09:33
· votar


Necessário entender que uma Fender Stratocaster é um instrumento simples toda vida. Não tem nada de sofisticado, de boutique, etc...quem procura esses requisitos numa Fender Strat, está procurando errado. A não ser que leve em consideração uma Custom Shop da vida.

A "hype" por uma Fender Strat, digamos assim, é justamente pelo seu valor histórico, já que é uma guitarra clássica. E também, claro, pelo seu timbre característico e pela sua versatilidade. Mas hoje em dia não precisa ter uma Fender propriamente dita para alcançar isso.

Dito isso, eu acho meio leviano dizer que uma Fender em está em pé de igualdade com uma guitarra chinesa ou outra qualquer de entrada. Há muitos fatores empregados nessa equação que precisam ser levados em consideração. Gosto é pessoal, eu posso achar uma Tonante melhor que uma Fender. Mas é preciso colocar os pingos nos is.

Drinho
Veterano
# 15/ago/22 20:03
· votar


tênis Nike.

A Fender é como a Nike, uma marca mais legal que a adidas que faz produtos piores que a adidas.

LES VITO
Membro Novato
# 15/ago/22 23:50
· votar


Não tem nada de especial em guitarras Fender, ainda mais mexicanas. As mexicanas são feitas em 4, 5 peças de madeiras diferentes, captadores singles cerâmicos (som horrivel, parece captador genérico xingling)...
Sinceramente, muito melhor comprar uma guitarra nacional usada, colocar uns captadores rosar o malagoli, ferragens wilkinson!

LES VITO
Membro Novato
# 15/ago/22 23:52
· votar


Dito isso, eu acho meio leviano dizer que uma Fender em está em pé de igualdade com uma guitarra chinesa ou outra qualquer de entrada. Há muitos fatores empregados nessa equação que precisam ser levados em consideração. Gosto é pessoal, eu posso achar uma Tonante melhor que uma Fender. Mas é preciso colocar os pingos nos is.

Não é leviano não, tecnicamente essas Fender mexicanas não perdem em nada. Eu tenho uma, comprei apenas pela hype, por ser uma guitarra que vários músicos que eu admiro tocam. Seleção de madeiras ruins, construção OK, captadores ruins, ferragens mais ou menos.. Tem squiers que dão de 10 a zero em fender mexicanas.

renatocaster
Moderador
# 16/ago/22 09:21 · Editado por: renatocaster
· votar


LES VITO

Tem squiers que dão de 10 a zero em fender mexicanas.

Aquela série Classic Vibe é bem bacana.

Fender mexicanas não perdem em nada. Eu tenho uma, comprei apenas pela hype, por ser uma guitarra que vários músicos que eu admiro tocam. Seleção de madeiras ruins, construção OK, captadores ruins, ferragens mais ou menos

Ok, mas existem três padrões de fabricação de Fender de acordo com os países abaixo:

Fender USA
Fender Mexico
Fender Japan

Por isso que eu disse que "tem que colocar os pingos nos is". Não dá para generalizar e colocar tudo no mesmo bolo. São critérios de produção, qualidade e materiais distintos. E o preço final do produto é o reflexo disso tudo.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# 16/ago/22 11:54 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


renatocaster
Aquela série Classic Vibe é bem bacana.
Sem dúvida. Já tive uma fender americana, que vendi pra comprar outros equipos e pq passei a usar guitarras com som mais pesado. Voltei a precisar de strato e comprei a classic vibe. Na época eu comprei já pensando em ter outra usa depois, mas acabou que eu gostei dela e resolvi não vender. Por incrível que pareça, eu consegui uma ação mais baixa e estabilidade na afinação com o tremolo melhores nela do que na americana que eu tinha. Quanto ao som, infelizmente quando peguei não pude comparar diretamente, pois já havia vendido a americana quando comprei. Talvez possa dizer que a americana tinha mais ganho/soava mais moderna. Só sei que o setup dessa é melhor que a da americana pq eu anotava essas medições. Então isso eu tenho certeza que é melhor.

Hoje em dia a receita de bolo pra fazer uma boa strato,tele,lp, etc já é bem conhecida por todos. Os instrumentos chamados clássicos não sofreram grandes alterações e melhoramentos nos seus projetos originais (o nome já diz:clássico). Inclusive muitos desses desenvolvimentos dos projetos não vem padrão em todas as linhas, mesmo tendo linhas históricas/clássicas exatamente pra isso.
Tem algumas coisas que eu gostaria de ver em vários modelos...
Mudança no design do headstock da LP (sacrilégio kkk), que causa desafinação das cordas G e D; heeljoint da strat deluxe sendo padrão nas stratos; entre outros, etc.
De qualquer forma, o guitarrista que procura essas marcas quer uma igual a do seu ídolo. Isso é um pouco diferente de outras indústrias. Na automobilística, o mercado de coisa feita sob especificações do passado está restrito a colecionadores e outros clientes específicos. No mercado de guitarra/acessórios de guitarra nós temos linhas padrão que ainda seguem fielmente as especificações de instrumentos dos anos 50/60.
E a gente continua nesse ciclo. Na minha casa n tenho mais pedaleira, por ex. Tem 2 trambolhos valvulados e uma porrada de pedal kkkk.
Fico pensando até quando os consumidores vão manter esse padrão. Hoje já temos muitas inovações - plugins, guitarras mais modernas como as abasi, etc; mas ainda estamos presos a esses modelos mais antigos. Talvez pq a música dessa época ainda seja muito consumida, fazendo com que músicos como eu procurem esses equipamentos originais pra se aproximarem do som.

Por sinal, segue aqui uma discussão sobre o valor de guitarras vintage quando os consumidores dessas linhas forem pra tumba:


BrotherCrow
Membro Novato
# 16/ago/22 16:14
· votar


Tem tanta variável que não dá pra chegar a uma conclusão. Eu tenho há uns 20 anos uma tele mexicana, da época que elas vinham com captadores cerâmicos (hoje acho que a maioria das séries é alnico). Eu não sabia que era cerâmico, achava o som ótimo. Aí um cara de uma banda local me disse "ah, essa aí o cap é ceramico, tem que trocar essa merda". Comprei dois sets de captadores alnico da Fender: um Tex Mex e um de Pure Vintage 52. Acabei voltando pros cerâmicos porque gostava mais, e botei os alnico em outras guitarras mais baratas que eu tinha aqui.

E Fender mexicana não é tudo a mesma coisa. Já falei várias vezes aqui que a minha guitarra preferida é uma Fender Blacktop Jazzmaster, mexicana... em termos de som, tocabilidade, etc., gosto mais dela que das americanas. E de ano em ano, de série pra série, o nível de acabamento das mexicanas varia muito. As mexicanas antigas são piores, algumas séries específicas se destacam, é complexo.

Mesma coisa com Squier. Uma Squier Affinity de 20 anos atrás comparada com uma Classic Vibe moderna são mundos diferentes.

Acho assim: hoje em dia, considerando todas as séries, na média as americanas são melhores que as mexicanas, que são melhores que as Squier. Mas uma Squier top (tipo as Classic Vibe, Mascis signature, etc.) ganha de uma mexicana de entrada. E as mexicanas boas (tipo as Vintera que saíram recentemente) ganham das americanas mais simplezinhas. E outra: as Squiers e mexicanas melhoraram muito! As americanas melhoraram muito menos, em alguns casos pioraram. A distância diminuiu.
Eu adoro Squier e Fender. Não é pela marca, realmente são guitarras que batem com o meu gosto. Tanto é que eu nunca me acertei com Gibson. E gosto não se discute, né?

Drinho
Veterano
# 17/ago/22 04:44
· votar


Não é leviano não, tecnicamente essas Fender mexicanas não perdem em nada. Eu tenho uma, comprei apenas pela hype


Desculpa a pergunta cara, em que ano comprou e quanto pagou?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Talvez uma polêmica opinião sobre Fender.