Gibson faz video falando que vai processar todo mundo

Autor Mensagem
T-Rodman
Veterano
# jun/19 · Editado por: T-Rodman


O CEO da Gibson mandou um video há quase 1 semana atrás onde começa a falar sobre a história da marca e tal, e depois começou a fazer uns comentários estranhos. O vídeo já foi retirado do ar, mas em vários sites do youtube o povo está comentando, como no link abaixo já com o link do vídeo
https://youtu.be/Qxd7-MSvtR0?t=770

um artigo que busquei em português pra elucidar, já que no video que mandei está tudo em inglês.
https://artesonora.pt/breves/gibson-processa-dean-guitars-luna-guitars -indemnizacao-milhoes-dolares/

Daí na prática, o que se viu foi essa ação da Gibson sobre patentes contra a Dean Guitars, que nem é tãaao famosa, mas que já está há 42 anos no mercado. Como ela já tem um bom tempo de mercado, o que se fala é que ela já deveria ter sido processada em outros momentos, não 40 anos depois do mercado já ter aceitado ela.

Em paralelo a isso, a Gibson era patrocinadora de um evento da loja alemã Thonmann.de que ocorreu durante esse anúncio do CEO. E 2 dias antes do evento ter começado ela anunciou que não participaria do evento, não mandou ninguém, apesar do nome dela estar elencado no evento. Sua maior concorrente, a Fender, por exemplo, mandou só o 'chief masterbuilder' Ron Thorn ao evento, que contou com vários dos youtubers relacionados no cenário musical, principalmente os que fazem review de guitarras. Durante a semana, ninguém que estava no evento como convidado comentou, mas logo acabando o evento, pipocaram videos falando sobre o caso.
ah, a Thonmann tem sua linha de guitarras Harley Benton, que tem guitarras parecidas com todas as outras fabricantes, a preços bem convidativos lá fora. Ou seja, em miúdos, ela é um alvo que a Gibson pode ameaçar.

Como ninguém comentou em algum tópico até então, resolvi abrir por aqui ver o que o povo aqui pensa sobre.

amplexos

T.

Drinho
Veterano
# jun/19
· votar


T-Rodman

O que eu penso é que esse mercado de guitarra é o mercado menos original que existe, quando o sujeito não faz uma cópia descarada ele faz algo no mínimo bem semelhante, o que é semelhante é tolerado, não dá problema e tá tudo certo.....

Então acho que tem que processar mesmo se usar desse tipo de artificio, não adianta pensar que o modelo x de guitarra é uma coisa genérica e pode levar qualquer marca porque não é....

Uso uma stratocaster que não é da fender e isso é bem errado, eu sinceramente me processaria, de verdade....

T-Rodman
Veterano
# jun/19
· votar


a Fender já tentou, mas 'caiu em domínio público' o shape. Por isso que ela pega no pé de quem copia o headstock.
Em alguns modelos da Gibson Vs. Dean, ela fala que o headstock é semelhante. Menos, por favor, rs. Explorer e Flying V também, eram modelos descontinuados na época - e meio que há 40 anos a Dean faz esses modelos.

Tem muito pé nem cabeça isso não, rs. Só sei que o povo tá meio bravo com a Gibson lá fora, e citam N motivos, esses acima inclusos.

amplexos

T.

Ismah
Veterano
# jun/19
· votar


Seria o desespero a porta da Gibson?

MMI
Veterano
# jun/19
· votar


T-Rodman

Fake news, a bem da verdade. O mundo está louco, as pessoas piram no que se publica na internet, cheia de falsas verdades. Vamos por partes (até onde eu sei, posso estar mal informado porque pouco me interessa isso, na real).

Na falência da Gibson, o CEO antigo, Henry Juszkiewicz, saiu e veio um novo CEO, James Curleigh, prometendo reestruturar. Ele era da Levi`s, nunca tinha trabalhado no ramo musical mas aparentemente sabe tocar e colecionava guitarras/violões.

Mark Agnesi era o vendedor e quem vazia vídeos no Youtube na Norman`s Rare Guitars (tinha o cargo de "manager" lá...). Foi contratado pela Gibson como Director of Brand Experience.

Pois bem... O Agnesi fez um vídeo falando do processo, como se convencionou aqui por nossas terras, uma "canelada", logo tirou do ar. Sei lá se é uma questão de aparecer na mídia, "falem mal, mas falem de mim", em todo caso o CEO (Curleigh) mal tomou parte disso tudo. Aí a coisa já toma proporções enormes, quando na verdade é praticamente o youtuber da marca que deu mancada, mas a internet já vem falar que foi o CEO... Vixi...

O processo contra a Dean parece que foi algo armado já na gestão anterior. Bem estranho, não dá para entender direito a real intenção disso.

LeandroP
Moderador
# jun/19
· votar


Eu tenho uma Tanglewood réplica da Gibson. Excelente guitarra em todo os aspectos. A marca foi advertida e depois disso mudaram o desenho de contorno do corpo, deixando de ser atraente como nas unidades fabricadas antes da advertência.

Acho uma palhaçada dos caras se apegarem a esses detalhes, em vez de continuarem fabricando as suas guitarras. Quem quer uma Gibson compra uma Gibson. E quem não quer ou não pode pagar por uma, compre uma similar.

Ainda bem que não tinha essas frescuras quando inventaram a roda.

makumbator
Moderador
# jun/19 · Editado por: makumbator
· votar


Só sei que a Gibson está sendo zoada fortemente na internet, independente de quem partiu a iniciativa (e filho feio não tem pai, já diz o ditado).

Aqui dois vídeos exemplificando:

https://www.youtube.com/watch?v=sHqx9TP65uU




https://www.youtube.com/watch?v=4aljGgg70Pg



JJJ
Veterano
# jun/19 · Editado por: JJJ
· votar


T-Rodman
'caiu em domínio público' o shape. Por isso que ela pega no pé de quem copia o headstock.

Nunca entendi bem isso... Porque o corpo pode copiar e o headstock não???

Bom... pra mim, cópia escarrada e cuspida é roubo de ideia (e, de quebra, falta de originalidade). Então, embora eu também tenha cópias aqui (não falsas, só genéricas), eu acho que tem mais é que processar mesmo. Se eu tivesse bolado aqueles shapes celestiais (tele, strato, lespa, sg) eu também ficaria puto se copiassem na cara dura.

makumbator
Moderador
# jun/19
· votar


JJJ
Nunca entendi bem isso... Porque o corpo pode copiar e o headstock não???

Talvez nenhum fabricante tenha conseguido provar a verdadeira originalidade de um desenho de corpo. A justiça deve ter concluído que os corpos seriam basicamente variações pequenas do corpo de instrumentos mais antigos em domínio público (violão, violas de cocho, etc...). Porque o mesmo não ocorreu com os headstocks? Também não faço ideia.

T-Rodman
Veterano
# jun/19 · Editado por: T-Rodman
· votar


minha opinião pessoal vai mais parecido com esse senhor aqui

nem era simplesmente repercutindo o video da Gibson, foi lançado 3 meses atrás, mas aí ele fala que de certa forma, todos já copiaram todos em outras épocas, e até hoje em dia.

fake news? não sei. Justamente porque o negócio pipocou essa semana e até uns desses youtubers que o makumbator postou, estava no evento da Harley Benton, e só se pronunciou fazendo esse video ai, depois do evento - com esse video zoando a Gibson, lol
Vários dos youtubers famosos ai estavam no mesmo evento da Thomann, pegaram a informação no mesmo lugar, não falaram nada durante o evento, e só depois por conta própria estão divulgando os videos deles. O lineup dos youtubers, onde a Gibson era também patrocinadora, e não foi ao evento:
https://www.thomann.de/blog/en/tgu19-summercamp/

um comentário lá do evento:
https://youtu.be/FuRE94Y3FQ4?t=2095


Sim, até o momento, silêncio no rádio por parte da Gibson. Enquanto isso, a mídia faz a festa com essa notícia, rs.

amplexos

T.

JJJ
Veterano
# jun/19
· votar


T-Rodman

https://forum.cifraclub.com.br/forum/3/302524/

Ismah
Veterano
# jun/19
· votar


makumbator
Porque o mesmo não ocorreu com os headstocks? Também não faço ideia.

Porque alguém lembrou de renovar o papel da patente...

felipe bento pereira
Membro Novato
# jun/19
· votar


vim quebrando achando que a Gibson ia processar todo mundo que usasse os mesmos modelos das suas guitarras!!... hahahaha

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# jun/19 · Editado por: Felipe Stathopoulos
· votar


Zuaram forte kkkkkkk....

Pra mim bateu o desespero na Gibson. E ela não é ninguém pra falar que copia alguém, até porque algumas das primeiras guitarras elétricas da Gibson foram copiadas da Epiphone. Enfim, todo mudo copia e copiou todo mundo nesse ramo.

Por fim, deveríamos pensar no seguinte: propriedade real é escassa. Ela tem limite, tem fim. Propriedade intelectual não. Qualquer um pode reproduzir um texto, uma ideia, um som, uma frase etc.

Se a Gibson acha - e afirma - que é melhor que os que lhe copiam, porque se preocupar?

Buja
Veterano
# jun/19
· votar


Na vida nada se cria, nada se faz, tudo se copia.
Avisem isso la pra eles.

Casper
Veterano
# jun/19
· votar


Se a Gibson acha - e afirma - que é melhor que os que lhe copiam, porque se preocupar?

Tem que se preocupar porque Gibson só é
sinônimo de excelência para a molecada
que não sabe nada do intrumento.

A única que salva é a SG, mesmo assim
algumas séries e com restrições.

LesPaul é medonha de tocar. As semi-acústicas
são bem marromendo. Flying V é um instrumento
para retardado.

JJJ
Veterano
# jun/19
· votar


Véio Casper querendo briga... kkkkkkkkk

T-Rodman
Veterano
# jun/19 · Editado por: T-Rodman
· votar


a única inovação que esperam da Gibson:
1. que os headstocks fossem mais resistentes.
2. que a afinação segure
lol

(putz, a única Gibson que eu tenho coincidentemente é uma SG com P90, acho que definitivamente as 2 melhores coisas da Gibson, rs)
(ah, e minha 'les paul' é uma Gretch Eletromatic chinesa, com bibsby, lol)

sandroguiraldo
Veterano
# jun/19
· votar


Casper
Tem que se preocupar porque Gibson só é
sinônimo de excelência para a molecada
que não sabe nada do intrumento.


Vou postar e sair correndo: as melhores "Les Paul" que temos no mercado hoje não são feitas pela Gibson.

Nem por isso eu deixaria de comprar uma Gibson se tivesse oportunidade. É claro, não venderia um rim por uma. Talvez por uma PRS top...

Casper
Veterano
# jun/19
· votar


Caro JJJ:

Falei alguma inverdade?


Caro T-Rodman:

SG com P90 é um dos bons produtos, realmente.


Caro sandroguiraldo:

Por exemplo: Tom Anderson Bobcat.

A LesPaul que a LesPaul da Gibson
gostaria de ser:

https://www.andersonguitarworks.com/bobcat-1

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/19
· votar


Casper
https://www.andersonguitarworks.com/bobcat-1

gosto não se discute, achei feia demais

Buja
Veterano
# jun/19
· votar


gosto não se discute, achei feia demais


Pra mim é uma lespa special, nada demais.

T-Rodman
Veterano
# jun/19
· votar


rhoadsvsvai
https://www.andersonguitarworks.com/bobcat-1

tipo essa aqui, rs
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1101040118-guitarra-gibson-les -paul-signature-player-plus-2018-satin-oc-_JM

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/19
· votar


T-Rodman
mas essa é linda.... pode ser frescura minha, mas a marcação de bolinha em LP pra mim, da um aspecto feio de guitarra barata (embora n seja o caso) e essa chave seletora perto dos volumes tira metade do charme de uma les paul.... alem desse headstock que também da uma aspecto muito rustico q n combina com o modelo.... les paul tem que ser extravagante pra ser bonita.

sandroguiraldo
Veterano
# jun/19
· votar


rhoadsvsvai
essa chave seletora perto dos volumes tira metade do charme de uma les paul

Eu tenho uma PRS SE Singlecut que tem a seletora embaixo, perto dos pots.
Cara... é muito mais prático. Quando estou tocando e vou solar, por exemplo, e quero a posição da ponte, é só bater pra baixo.

Isso pra mim se tornou tão prático que hoje eu não pegaria outra guitarra com a seletora na posição tradicional da Gibson.

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/19
· votar


sandroguiraldo
mas psr geralmente é aquele modelo inspirada no doublecutway, ai até que é mais bonito a chave perto dos captadores.

felipe bento pereira
Membro Novato
# jun/19
· votar


mas o que as Gibsons tem de tão ruim assim?
o charme das les paul da marca é o headstock inclinado pra trás!...

https://www.youtube.com/playlist?list=PLAppKXUgbBIswlI6UiPJvqEChvWmxb6 Yl

já que estão falando de qualidade!!! pra mim essa é quase insuperável!!!

makumbator
Moderador
# jun/19
· votar


felipe bento pereira
o charme das les paul da marca é o headstock inclinado pra trás!...


É, e se soprar mais forte o negócio quebra.

Lelo Mig
Membro
# jun/19
· votar


A Gibson tá falida... precisam arrancar dinheiro de todo lugar possível.

Nos tempos áureos não tavam nem aí com as cópias.

O negócio é partir para novos nichos, tipo, Gibson LGBT.

felipe bento pereira
Membro Novato
# jun/19
· votar


O negócio é partir para novos nichos, tipo, Gibson LGBT.
Que? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson faz video falando que vai processar todo mundo