A guitarra está morrendo lentamente?

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# jul/17
· votar


krixzy

A matéria é do Washington Post. Não tem nada a ver com Brasil.

makumbator
Moderador
# jul/17
· votar


krixzy

A matéria é do WP, e segundo os próprios fabricantes as vendas vem caindo ano a ano já faz um bom tempo.

Rednef2
Veterano
# jul/17
· votar


Acho que a guitarra solo está decadente. Muito por causa dos proprios guitarristas, que reduziram a guitarra a esse papel.

fernando tecladista
Veterano
# jul/17 · Editado por: fernando tecladista
· votar


, tudo bem que o comércio deu uma caída por aqui, mas isso é por conta da alta do dolar, basta o dolar cair que as coisas esquentam de novo.
Publico alvo tá mudando, adolecente hoje quer ser, a rebeldia é ser DJ ou Youtuber, criança hoje não tem paciência pra ficar tranquado no quarto nem por duas horas pra treinar... São raras exceções

Em relação as músicas a guitarra continua forte nos generos que ela sempre foi destaque
Dentro do gênero pode estar forte, o problema são os gêneros estarem em destaque
O que tem de guitarra em anitta, mc fuinha, ivete, simone & simaria... tem sempre um guitarrista lá mas não é o destaque da banda

Lembra aquela loja.. agora só vende equipamento de audio pra igreja
Aquela escolinha.... fechou
Aquela outra..transformou as sallas em sala de ensaio
E aquele cara que dava aula particular... ta vendendo herbalife
Aquela loja que tinha várias filiais... agora só tem umas 3
E aquela rede de escola que tinha uns professor fudido... Também ta encolhendo

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/17
· votar


Pequeno fato interessante:
Aqui em Jundiaí tem uma escola de música chamada FLM Rock School, os caras acabaram de mudar pra um lugar maior, com melhor infraestrutura, e ainda estão reformando pra ficar melhor ainda.

Se podemos dizer que esses caras estão "fazendo sucesso", é um conceito de fazer sucesso diferente do que seria no passado. Se antes seria ter um monte de professor e aluno, hoje é ter poucos professores e alunos com bastante dinheiro envolvido em todas as etapas do processo: produção, audições, aulas, apresentações, equipamentos, etc...

Fiz uma visita lá e estava passando na TV do hall de entrada algumas fotografias do ultimo DVD da apresentação dos alunos e professores. Não cheguei a ver as gravações, mas o nível alí parecia muito alto. O que eu espero é, depois de ter visto uma produção visual de ponta, e os half cab gringo na escola, é no mínimo alunos e professores todos muito bem ensaiados, alto nível de execução e bons arranjos, etc... Mas novamente, não é em larga escala, é coisa de 2~5 professores com no máximo 15 alunos.

Parece que a guitarra também gourmetizou!

Lelo Mig
Membro
# jul/17
· votar


acabaramosnicks

Só como informação... o professor de guitarra da FLM é esse aqui:



EduBluesMan
Veterano
# jul/17
· votar


A guitarra é o símbolo do rock.
Falar na morte da guitarra é o mesmo que falar na morte do rock'n'roll.
Por mais que músicas de época apareçam aqui e acolá, a história nos mostra que tudo não passa de modismo, tendências da época e facilmente classificadas como musicas sazonais.
O rock, após a grande explosão dos anos 70, vem passando por altos e baixos, mas falar na sua morte é algo surreal. Isso jamais ocorrerá.
Eu nasci nos anos 70. Vivi o rock dos anos 80 e 90.
Hoje, meu filho aprendeu comigo a curtir o bom e velho rock.
Amanhã eu morrerei e ele ensinará o filho dele e isso se torna um processo cíclico.
Sabem por que? Porque os amantes do bom e velho rock (e consequentemente do simbolismo que a guitarra dele representa) fazem questão de ser fiéis aos seus princípios, ao passo que aqueles que curtem as músicas da atual tendência, simplesmente as ouvem e nunca foram seus amantes.
Outra coisa... já tentaram acabar com a guitarra elétrica (tal como ela é) quando inventaram uma guitarra meio que digital ou sintetizada da Casio. Alguém se lembra? Acho que o cara do Engenheiros do Havaí usava uma bosta dessa e convenhamos. Por óbvio que não deu certo?
Arrisco dizer que daqui 50 anos, até mesmo os formatos tal qual conhecemos (LP, strato, tele, SG) e outros que tais, continuarão da mesma maneira como o são. Sem qualquer implante parafernálico. Por que é essa a essência do bom e velho rock

Ismah
Veterano
# jul/17 · Editado por: Ismah
· votar


fernando tecladista
criança hoje não tem paciência pra ficar tranquado no quarto nem por duas horas pra treinar..

Diria ao contrário, hoje criança não tem paciência de ficar fazendo a mesma coisa por duas horas, mas não se percebe que passa o dia trancado no quarto... Aqui é interior, quando eu tinha 8~9 anos, ainda se via uma pá de crianças correndo rua, indo jogar bola, dar uma volta, ir pescar, nadar, indo na casa de amigo... Hoje, se vê alguns adultos apenas...

EduBluesMan

E se teu filho gostar de samba?

Casper
Veterano
# jul/17
· votar


MMI disse:

Mas música eletrônica é realidade, não machuca, não dói, demanda muito menos em equipamento...

Veja bem...
Comecei no violão, depois guitarra. Meu setup
de guitarra não é desprezível, mas para fazer
alguma coisa civilizada em música eletrônica eu
garanto que se gasta muito, muito mais.

makumbator
Moderador
# jul/17 · Editado por: makumbator
· votar


Quando a guitarra morrer a gente enterra.

Casper
mas para fazer
alguma coisa civilizada em música eletrônica eu
garanto que se gasta muito, muito mais.


Eu até concordo, mas o MMI deve estar se referindo aquele músico eletrônico que faz tudo in the box (com samplers, loops, instrumentos virtuais e etc...). Um cara desses não precisa muito mais que um teclado (e eventualmente outros controladores), além do computador e caixas de monitoração/fones.

Mas pensando bem isso também não difere muito do guitarrista que faz tudo in the box (plugins de amp e caixas virtuais, impulses, efeitos de plugins, etc...). Um cara desse precisa de não muito mais que uma guitarra e amp, além do computador e caixas de monitoração/fones.

Hhehehe!

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/17
· votar


Casper
Procure sobre um cara chamado XXYYXX. No início ele usava basicamente um FL studio e nada mais, e já fazia um som de qualidade.

makumbator
Mas pensando bem isso também não difere muito do guitarrista que faz tudo in the box (plugins de amp e caixas virtuais, impulses, efeitos de plugins, etc...). Um cara desse precisa de não muito mais que uma guitarra e amp, além do computador e caixas de monitoração/fones.

Exatamente! O negócio é ter vontade de fazer e disposição pra aprender suar, tentar e errar, tentar de novo, etc... Nem todo mundo quer fazer isso, então acabam fazendo somente quando a vida os obriga a fazer este tipo de coisa, normalmente se matando no trabalho por um salário de merda que seria quase que a mesma pouca merda que ganharia como músico com um esforço equivalente.

Enfim, acho que desvirtuei um pouco.

JJJ
Veterano
# jul/17
· votar


Achei esse vídeo aqui no u2b... talvez tenha algo a ver com a Guitar Center andar mal das pernas...



NINO_D.BOB
Membro Novato
# jul/17
· votar


Novo App da fender .

http://g1.globo.com/musica/noticia/fabricante-de-guitarras-fender-lanc a-aplicativo-de-aulas-online-para-recuperar-clientela.ghtml

JJJ
Veterano
# jul/17 · Editado por: JJJ
· votar


Se vai depender de app pra recuperar cliente, é porque a parada tá feia mesmo...

Agora comecei a me preocupar de verdade.

Acho que vou estudar aquelas tralhas de DJ e mudar meu nick pra MC J.

Buja
Veterano
# jul/17
· votar


JJJ
E de novo atiraram as cegas:

Após uma apresentação gratuita, o Fender Play cobra US$ 20 por mês e consiste de uma série de vídeo-aulas que pressupõe desconhecimento do assunto.

2 erros grotescos deles:
1º - Pressupondo desconhecimento do assunto: Pelo que enetndi, as videso aulas comecam do basicao do basicao do basicao. Ninguem compra uma Fender, sem saber o basicao. Logo, ninguem vai ver videos aulas do basicao com uma fender na mao.

2º - $20 por mes. Isso é so um jetinho "americano" de faturar um pouco. Pouquissimos iniciantes vao desembolsar 20 bucks por mes pra aprender guitarra via video aula da fender. Fariam isso ou até mais por um guitarrista que adimirassem ao comprar a guitarra da fender.
Seria muito mais interessante esse app vir gratuito ao comprar a guitarra da fender, e ter pacotes adicionais com preco (com aulas do guitarrsita que voce admira).

Tipo, compro uma fender mia strat red fiesta, vem o app com 50 aulas gratis. Mas eu comprei a vermelhinha porque gosto demais do dire straits. Dai la dentro do app posso comprar o pacote adicional com aulas do mark knofpler, ensinando a pegada dele, a tecnica, e umas aulinhas pra tocar sultains. Ai sim nego ficaria doido.

Agora quem é que compra uma fender mia, vai pra casa, e instala um app que cobra 20 dolar por mes, com professores aleatorios e anonimos, pra aprender do re mi fa so la si, escala blues, e uns licks do srv?! Para ne.

E a maioria do jovens de hoje, nao ta gostando nem do bonamassa. Estao gostando é do ed sheeram, e alguma coisa do mars. Teria que poder comprar pacotes pra ensinem a tocar isso. O funky dessas musicas, e tal.
Os jovens de hoje nao tao com paciencia mais pra comprar guitarra e ficar praticando modos gregos e troianos pra aprender jazz nao.

bruno_novatorj
Membro Novato
# jul/17
· votar


Buja

Do que o jovem de hoje em dia gosta a não ser iphone, internet e outras coisas? mas acho que muito vem dos pais também que não passam adiante o gosto pela musica, pela guitarra, bateria e etc. se a guitarra esta morrendo imagina o baixo a bateria? Hoje em dia os pais largam um tablet na mão de uma criança de 5 anos e ela fica vendo youtube o dia todo, é o que tem no top do youtube? Black sabath? Mettalica? jimi hendrix? Não, é kondizila, anitta, nego do borel.. Lá em casa eu escuto rock alto, deixo a guitarra na sala pra qualquer um que chegue possa mexer, inclusive meu filho e te digo uma coisa todo mundo que entra fica fascinado com a guitarra, desde o montador de móveis até meu pai. Se não passarmos essa cultura adiante ela vai ser cada vez menor mesmo...

Lelo Mig
Membro
# jul/17
· votar


Buja

"Ninguem compra uma Fender, sem saber o basicao."

Cara, é pro mercado americano e lá nos EUA Fender e Gibson são as Tonantes...

Buja
Veterano
# jul/17
· votar


Lelo Mig
Cara, é pro mercado americano e lá nos EUA Fender e Gibson são as Tonantes...

Nem tanto mano. Concordo que sim, é mais facil as coisas la. Mas minha irma mora em chicago, e o namorado dela é de la, nativo. O cara ganha relativamente bem para os padroes americanos, e na conversao direta para um brasileiro, ele ganha mais que muitos prefeitos.

Mesmo assim, ele nao considera uma guitarra de 700 bucks (preco medio de uma standard) uma tonantinha nao. Lembrando que isso é o preco de um iphone 7 comum. Nao é carrrro nao, tambem nao é de graça.
Tem muito americano que a primeira guitarra dele é uma squier cv, de 350 bucks. É metade de uma fender comum. As deluxe, roadworn, elite, ja passam facil dos 1000 dolares, e nao é trivial para uma americano comum.

Logo, o iniciante mesmo, aquele que nao sabe nem o nome das cordas, se vale de guitarras mais baratas. E quando chega a trocar por uma fender, ele meio que ja sabe a diferença, e nao está mais no b.a.ba nao. Vender um app a 20/mo, mesmo sendo da fender, nao vende pra quem nao sabe no minimo a diferenca entre fender, squier e g&l.

Buja
Veterano
# jul/17
· votar


E tem uma coisa mto interessante na maioria dos americanos, pelo menos da regiao ali. Eles ganham, em conversao direta, muito mais que um brasileiro. Mas acham certas coisas mto caras, coisas que consideramos muito baratas.

Por exemplo, pedi pra ele olhar pra mim na chicago music exchange, um vox mini 5, um roland micro cube e um fender mustangzinho, 3 ampzinhos que estou de olho grande.
O vox da 160 bucks, o roland 150, o mustang, 120. Ele achou imensamente caro, qualquer um deles.
Eu achei de graca. Afinal, o vox aqui é 1100, 1200 reais.
Se ele pega pra mim, troca a caixa, e envia normal as gift, é bem capaz de nao ficar nem a metade do preco. Pra mim, um voxzinho desses a 600 contos seria realmente um presente.

Mas eles acham caro. A maioria deles. Eles pagam pela utilidade de um item, e nao pela ostentação. O americano nao ta se lixando muito se o negocio é squier, fender, vox ou mesa boogie. Eles compram pelo que a coisa oferece. E realmente, um miniamp SS, com uns recursoszinhos de pedaleira zoo 505, nao deveria custar 160 dolares. Sob esta otica, está caro mesmo.
E o americano leva muito isso em conta, coisa que o brasileiro nao. Nos olhamos muito a etiqueta da roupa, o logo no headstock, o nome escrito no amp, a maça no telefone....temos uma nocao meio distorcida de marca/valor.

bruno_novatorj
Membro Novato
# jul/17
· votar


Buja

Concordo com vc e digo mais, costumo brincar que nós brasileiros somos o povo mais rico do mundo! Pagamos absurdos por coisas que não valem.. vejo pessoas pagando 4 mil num iphone, 500 reais em tênis, 1.500 em fone fora as outras coisas. Uma vez um conhecido que morava nos EUA voltou ao brasil depois de 20 anos morando lá e acho absurdo o preço de uma polo da Tommy quando foi comprar em uma loja aqui e desistiu de comprar!

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/17
· votar


Buja
bruno_novatorj
Eu lembro quando eu tinha mais ou menos uns 14~15 anos, levei guita amp e pedal pra casa de um amigo. Ele morava em um condomínio de prédios que tinha uma praça bem grande la em baixo, a gente levou cada um sua guitarra e amp, depois colou um colega dele pra tocar com a gente. Eu tinha na época uma ibanez grg, boss ds2 e um meteoro atomic drive, e o meu timbre simplesmente atropelava o deles e eu comentei isso, esse outro rapaz do condomínio virou e falou "olha só o que tá escrito aqui", apontando pro logo da marshal do mg15 dele. Ok né, o cara prefere ter um "marshall" do que ter um bom timbre.

Mas brasileiro é assim mesmo, o importante é ter uma gibson afinada em drop cedilha, pisar no seu tube screamer com o nike shox no pé, ligado marshall, afinado pelo aplicativo do iphone, tudo ligado com cabos que custaram 2 reais cada até porque ninguém vai ver a marca dos cabos.

JJJ
Veterano
# jul/17
· votar


"olha só o que tá escrito aqui", apontando pro logo da marshal do mg15 dele

Sabe de nada, inocente...

stennyard
Veterano
# jul/17
· votar


Tem uma loja na minha cidade (Londrina) que chama Sonkey, há anos lá. Eu nem sei como eles não fecharam, pois com Guitarra não tem como sustentar aquilo eles devem ganhar mais em suprimentos eletrônicos, venda de jogos de cordas uahsuhaussa quem que vai comprar uma Fender da vida por 6k?

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Sempre tem quem... E o que eles lucram numa Fender de 6k, pode pagar a contas do mês... Se considerar que tem meio milhão de pessoas aí, 1% pode comprar e quer comprar uma guitarra dessas, são 5mil guitarras para serem vendidas...

bruno_novatorj
Membro Novato
# jul/17
· votar


Ismah

Sei não hein... não sei a sua cidade, mas aqui no RJ a rua da carioca no centro do rio abriga varias lojas, algumas já fecharam, mas ainda tem umas 5 uma próxima da outra. Fui la essa semana dar uma olhada nas guitarras e parece que as vendas estão bem fracas.. acho até que não demorar muito algumas fecham de tão vazias. Inclusive reparei que todos vendedores estavam com a mesma camisa de propaganda com a frase "não deixe a musicar morrer" ou algo do tipo, para incentivar a compra de instrumentos. Acho que a baixa procurar aliada a preços altos esta dificultando a vida das lojas..

JJJ
Veterano
# jul/17
· votar


bruno_novatorj
todos vendedores estavam com a mesma camisa de propaganda com a frase "não deixe a musicar morrer"

Tá vendo? A parada é séria...

Del-Rei
Veterano
# jul/17
· votar


bruno_novatorj
JJJ

As vendas no Brasil não podem ser parâmetro pra avaliar a questão mundial... Equipamentos sempre foram caros aqui, e mesmo com poucas vendas as lojas sempre venderam a preços altos...

E ainda mais considerando que os tempos não estão generosos, com muita gente apertada de grana até pra trocar a corda da guitarra, as lojas que mantiverem os preços altos vão encalhar os estoques e fechar as portas.

O que eu quero dizer.... É que.... Acho até que o fenômeno da "guitarra morrer" pode estar próximo, mas o fato das lojas físicas estarem às moscas não é uma consequência direta disso.

Um aceno de longe!!!

entamoeba
Membro Novato
# jul/17
· votar


Enquanto lojas de outros segmento estão retraindo, aqui, onde moro, uma das maiores lojas de instrumentos musicais mudou para uma sala maior, reformou e o escambau.

Restaurantes abrem e fecham, lojas de roupas também, mas as de instrumentos musicais costumam ter vida longa e prospera.

Iversonfr
Veterano
# jul/17 · Editado por: Iversonfr
· votar


bruno_novatorj
Del-Rei

Falando das lojas físicas do país, acho que além da situação atual que não está boa pra quase ninguém, tem o fato de que cada vez mais as pessoas estão tendo acesso a comprar pela internet e também de fora. Vejo bastante gente aqui do fórum por exemplo comprando do Mercado Livre, China, eBay, Stringsbymail ou seja lá de onde.

Já vi loja daqui da região pedindo R$5800 numa Fender Mexicana, é insano. Hoje em dia pessoal espera uma Black Friday, pega por U$400-450 mais frete e se brincar sai 1/3 disso, isso falando de coisa nova. Pedal usado no ML que procuro é tudo de gente que trouxe de fora, o último que fui negociar o cara falou que o dele valia X dólares e o meu Y dólares pra negociar a volta. Se for negociar com preço daqui ninguém compra nada. Como disseram acima, nem corda ta dando pra comprar. Há uns meses atrás a loja da cidade queria R$30 numa Gianinni, pago U$4.99 na Blue Steel e quando passa reto chega por 18 reais, quando taxam a Blue Steel fica no preço da Gianinni da cidade, isso porque o dólar ta +- R$3,50. Quem aguenta pagar dolar a 10 reais pra comprar coisas aqui? Guitarra de U$500 a R$5000, pedal de U$100 por R$1000 e corda de U$5 por R$50. Não é mole não...

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/17
· votar


Iversonfr
Vi fender mexico com esses preços, quando andei no centro de sp. Um TS-9 custar 1000R$ é absurdo. E tenho certeza que o preço do dólar, mais crise econômica devido a corrupção são muito mais responsáveis por fecharem lojas do que a "guitarra morrer".
Sou a favor de abrir o mercado, tirar taxa protecionista e acabar com importadora exclusiva. Na verdade tirar estado de tudo, telecon, educação, sindicatos,etc. Esse estado inchado custa caro e sempre é ineficiente.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A guitarra está morrendo lentamente?