Não tem jeito, microfonar o amp é a onda mesmo

Autor Mensagem
Broderick
Veterano
# nov/15


Quem conhece o meu som sabe que eu sempre usei VST's em minhas gravações, e eles sempre me atenderam muito bem. Ao vivo eu costumo usar minha GT10 mesmo, pela praticidade, ou microfono o amp quando me deparo com algum JCM800 ou similar. Porém, em minhas gravações caseiras, sempre gravei em linha.

Até que esses dias eu resolvi comprar um microfone cópia do sm57 para fazer um teste microfonando meu amp, um Giannini Classic T (valvulado excelente, o melhor amp de guitarra fabricado em série em sua faixa de preço, com sobras).

Apenas a guitarra direto no amp. Nada mais. Gostei tanto do resultado que até gravei um pequeno vídeo tocando na base de "Hey Joe":



Cadeia de sinal: Guitarra SX tunada com captadores Sergio Rosar e Cabrera >>>>>>> Giannini Classic T >>>>>>>> Mic Waldman s570 >>>>>>>> Interface Roland Quad Capture >>>>>>>> Reaper

Vale muito a pena ter uma boa pedaleira se você toca em diversas gigs por aí. Acredite em mim, você não vai sair por aí carregando seu amp e seus pedais para matar cachê com duplinha sertaneja. Assim como vale muito a pena ter bons VST's pois eles são de uma praticidade e versatilidade incríveis! O Amplitube 4, por exemplo, está uma coisa de outro mundo.

Mas no fim das contas, meus amigos, se você tem um bom amplificador e uma boa guitarra, o melhor timbre que você poderá tirar será microfonando o seu amp. É o que tem sido e continuará sendo feito por décadas.

brunolegionario
Veterano
# nov/15
· votar


Broderick

É engraçado que o que você relatou sempre me soou o mais natural possível, do tipo, "não vou inventar, vou seguir a lógica".

Usava: Guitarra > MG 30 (nem pedal de dist usava.. gostava da dist do ampli).

Depois comprei o Acedo A290

mesma coisa. Guita > Ampli

Pra gravação/shows e tudo mais é isso ai que você disse.

Ahh... sobre os pedais, vendi tudo depois do A290, só fiquei com um delay, um tremolo e um compressor. Não preciso de mais nada. :)

Broderick
Veterano
# nov/15
· votar


brunolegionario

Se você consegue o som que você busca e não precisa de muita versatilidade, tá de ótimo tamanho!

MetalJames
Membro
# nov/15
· votar


Cara, eu curti o som!

Broderick
Veterano
# nov/15
· votar


MetalJames

Obrigado man!

axleWs
Veterano
# nov/15
· votar


Broderick
falou e provou. Concordo com as palavras. Som muito bom!

Buja
Veterano
# nov/15
· votar


Broderick
Bicho...que sonzaço. Curti demais.

Microfonar amp nao é uma vibe muito facil nao. Mas fazendo direitinho, acho que o resultado é muito som.

Mas, pela minha audição pessoal, nao achei diferença tao absurda do que se consegue trabalhando bem VST's nao. Voce mesmo consegue bons resultados virtuais. Voce achou muito diferente o timbre?


ps: nao to criticando nao viu, so argumentando mesmo ...

JJJ
Veterano
# nov/15
· votar


O som ficou bom, sim. Se você consegue um som que, sem dúvida nenhuma, é o que você quer pra ocasião, ótimo.

Mas o grande lance do software, além da praticidade, é que, caso você queira mudar radicalmente o som obtido, isso é plenamente possível: grave clean e depois coloque os pedais que quiser, o ampli que quiser, a caixa que quiser, o mic que quiser, etc.

Fica 100% igual a um setup "real"? Ah... não vou entrar nessa polêmica!!! Mas dá pra ficar bom.

MMI
Veterano
# nov/15
· votar


Broderick

O som ficou interessante. Importa que você se convenceu com ele e ficou feliz.

Mas isso aí é polêmica. Honestamente falando, para mim, software nem penso na possibilidade, mas para gravar guitarra em casa, microfone é algo a se evitar ao máximo como o diabo foge da cruz. Nada que eu gravo mais seriamente em casa coloco microfone no amp. Mas sim, existe a possibilidade numa eventualidade, assumindo riscos de perdas, já que nem sempre é possível gravar o amp em linha. Isso aí é discussão para um boteco, com várias doses na cabeça.

Abs

Broderick
Veterano
# nov/15
· votar


Buja

Cara, dá até pra tirar um timbre muito melhor com VST. O lance é o seguinte: você vai ficar horas montando um preset, equalizando, regulando efeitos. Não existe isso de dizer que você pluga a guita em algum plugin e já pode sair gravando que o som está legal. Não mesmo. Geralmente aqueles plugins de fábrica saem uma bosta, principalmente os hi gain. Eu mexo com plugins faz anos e sempre exigiu dedicação pra montar os melhores presets. Mas no final das contas você pode criar um timbre foda, e até mesmo praticamente copiar um som famoso. Veja esse meu cover de DT e compare o som que consegui no guitar rig com o timbre original, veja se não ficou semelhante:



Agora, microfonando não tem isso. Você liga o amp e os pedais, equaliza tudo, regula o nível do sinal e acabou. O som tá pronto. Você não gasta 1/5 do tempo que você gastaria montando um preset com um som semelhante. E no final das contas, você está tirando o som original, aquilo que o VST apenas tenta copiar.

Abç

SkyHawk
Membro
# nov/15
· votar


Broderick
O Arcano A57 e o Waldman S570 são bons clones e dão conta do recado perfeitamente.

Tenho um SM57 original e alguns Arcanos e Waldmans.... para minha aplicação e para meus ouvidos, com toda sinceridade, não noto a menor diferença entre eles. Os puristas que me chicoteiem.... kkkkkkkkk

Drinho
Veterano
# nov/15 · Editado por: Drinho
· votar


Broderick

Teve uma época na minha vida que eu escutava a expressão: "menos é mais" e não dava valor, hoje já estou totalmente convencido de que isso faz muito sentido...

O segredo de 99% do bom som de guitarra está na competência humana mais a simplicidade de um bom equipamento basico e direto bem aproveitado (pelo fator humano).... e a outra parcela de 1% chamam-se david gilmour e eddie van halen....

Broderick
Veterano
# nov/15
· votar


SkyHawk
Drinho

Concordo plenamente.

Broderick
Veterano
# nov/15
· votar


SkyHawk

Testei ele captando violão e funciona muito bem também

Tiso
Veterano
# nov/15
· votar


Como próximo investimento então, eu te recomendo comprar um microfone condensador, para captar os transientes (ataques). Lembre-se que ele é mais sensível, então não o posicione muito perto da caixa. E na hora de misturar as pistas dos dois, compense a distância usando um delay na faixa do microfone dinâmico. É um cálculo chato, você precisa considerar a velocidade do som pela distância entre os dois, chegando assim ao atraso certo. Mas isso ainda é melhor do que calcular na hora uma posição que não gere cancelamento de fase. Neste caso você teria que ponderar a abertura angular que gera o desencontro senoidal, etc. É bem pior.

Enfim, juntando as duas pistas você chega a um som bem equilibrado e ainda mais sensacional.

Broderick
Veterano
# nov/15
· votar


Tiso

Tenho um condenser e não gosto de usá-lo em meu home studio atual por conta da acústica sala. Abç

Broderick
Veterano
# nov/15
· votar


Tiso

Tenho um condenser e não gosto de usá-lo em meu home studio atual por conta da acústica da sala. Abç

Calime
Veterano
# nov/15 · Editado por: Calime
· votar


Não consigo comparar vst e microfonação de amp, sendo coisas distintas. Cada qual com suas aplicações, com seus prós e contras. Já vi gente tirando sonzão de vst e amp microfonado tbm. "Cada macaco no seu galho..."

EduJazz
Veterano
# nov/15
· votar


Broderick

Gostei muito do seu som e, principalmente, do seu play. Tenho esse amp, ele de fato é muito legal (o meu ta com um probleminha meio chato, mas não tira o mérito do amp).

Sobre microfonar ou gravar com VST, eu uso bastante os dois mundos. Gravar em linha é MUITO mais confortável, mas o desafio de obter bons sons microfonando o amp também me atrai.

No fim das contas, acho que o que temos à disposição quando usamos os dois mundos é uma paleta de cores maior. É inegável que sua liberdade usando VSTs é maior, mas o som do amp microfonado acaba sendo único (sem entrar no mérito do melhor ou pior).

Jube
Veterano
# nov/15
· votar


Broderick
Ficou muito bom, se eu tivesse um bom amp e microfone, só usaria vstis para testar timbres e brincar um pouco.

Wade
Membro Novato
# nov/15
· votar


Por muito tempo larguei os VSTs e microfonei o amp (um Marshallzinho MG-10). Consegui resultados ótimos e pau a pau com as simulações que usava. O lance mesmo é a falta de "customização", principalmente no nível de ganho. As vezes, gravo um som bem pesado e depois acho que uma simulação mais low gain se aplica melhor. Vou lá e coloco. Microfonando não tenho essa opção.

Mas pra quem já tem plena e absoluta certeza do som que quer e tem um amp que dê esse som e um mic decente pra captar, tá feito.

Pra shows, nunca levo amp nem nada. Nem uso pedaleira. Uso o amp disponibilizado pela casa e pra chegar prózimo ao que eu quero ando SEMPRE com um GDI-21, que modela legal qualquer amp e ainda salva a vida quando a guitarra tem que ir direto pra mesa/PA.

Drinho
Veterano
# nov/15
· votar


mas em termos de microfonação....
particularmente não gosto de nenhum dos dois dispositivos...
nem o amp microfonado, nem qualquer coisa virtual.....

eu passo a gostar de ambos apenas quando ha o tratamento do som por uma pessoa que sabe o que esta fazendo....

nao é meu caso....

Broderick
Veterano
# nov/15
· votar


EduJazz
No fim das contas, acho que o que temos à disposição quando usamos os dois mundos é uma paleta de cores maior. É inegável que sua liberdade usando VSTs é maior, mas o som do amp microfonado acaba sendo único (sem entrar no mérito do melhor ou pior).

Perfeita definição.

MauricioBahia
Moderador
# nov/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Broderick

Excelente! Quem sabe faz som até debaixo d'água!!! :D

Show!!!

MMI

Você comentou sobre microfonar e eu me lembrei do Keith Richards gravando o violão distorcido. Colocava aquele gravador de fita K7, das antigas, no máximo de ganho, apertava REC e tocava violão. Kkkk

Criatividade é tudo.

Abs

Buja
Veterano
# nov/15
· votar


MauricioBahia

Você comentou sobre microfonar e eu me lembrei do Keith Richards gravando o violão distorcido. Colocava aquele gravador de fita K7, das antigas, no máximo de ganho, apertava REC e tocava violão. Kkkk



Ahh neeeemmmm....ixi nao quero nem ver hehe

Calime
Veterano
# nov/15
· votar


MauricioBahia

Putz, isso aí é roots msms hein! O kra tem que ter mto "cacife" pra fazer isso. Jack White tbm tem umas viagens assim. Sabe se tem algum registro de música com esse timbre do véio moon rá?

Del-Rei
Veterano
# nov/15
· votar


Broderick
Rapaz, eu nunca me dei bem com esses softwares. Sempre acho que soam muito artificiais comigo, embora já tenha visto várias pessoas tirando sons extremamente sensacionais com eles. Mas eu não consigo. Não sei se é minha placa de som, minhas caixas... Provavelmente eu que não sei mexer nos programas mesmo, rsrs.

Eu moro em apartamento e ainda tento fazer umas gravações às vezes. Sempre acho o resultado "marromenos", mas ainda assim acho melhor que os softwares.


Agora... Só tenho uma ressalva, sobre essa frase sua:

Agora, microfonando não tem isso. Você liga o amp e os pedais, equaliza tudo, regula o nível do sinal e acabou.

Cara, comigo nunca foi fácil assim. A parte da microfonação eu acho extremamente difícil. Qualquer variação mínima altera consideravelmente o som. E nunca consegui captar com o microfone exatamente o som que ouço.

Mas isso também é papo pra boteco, como disse o MMI, rs.

Um aceno de longe!!!

Tiso
Veterano
# nov/15
· votar


Del-Rei
Cara, comigo nunca foi fácil assim. A parte da microfonação eu acho extremamente difícil. Qualquer variação mínima altera consideravelmente o som. E nunca consegui captar com o microfone exatamente o som que ouço.
É por isso que é legal usar dois mics, um dinâmico e um condensador. Preferencialmente cardióides ou super cardióides, os dois - jamais figura 8 ou omni para captar o som do amplificador. O dinâmico é mais eficiente na captação dos médios e das variações sutis de intensidade; o condensador complementa com uma precisão maior nos transientes e na força dos graves. Corrigindo as defasagens das distâncias com um delay, você mistura os dois sinais em mono até que ele fique o mais parecido possível com o som que você escuta normalmente perto da caixa. Para completar você usa um reverb sutil ("room") para dar mais naturalidade pro som.

Tiso
Veterano
# nov/15
· votar


Del-Rei
Cara, comigo nunca foi fácil assim. A parte da microfonação eu acho extremamente difícil. Qualquer variação mínima altera consideravelmente o som. E nunca consegui captar com o microfone exatamente o som que ouço.
É por isso que é legal usar dois mics, um dinâmico e um condensador. Preferencialmente cardióides ou super cardióides, os dois - jamais figura 8 ou omni para captar o som do amplificador. O dinâmico é mais eficiente na captação dos médios e das variações sutis de intensidade; o condensador complementa com uma precisão maior nos transientes e na força dos graves. Corrigindo as defasagens das distâncias com um delay, você mistura os dois sinais em mono até que ele fique o mais parecido possível com o som que você escuta normalmente perto da caixa. Para completar você usa um reverb sutil ("room") para dar mais naturalidade pro som.

Broderick
Veterano
# nov/15
· votar


Del-Rei
Cara, comigo nunca foi fácil assim. A parte da microfonação eu acho extremamente difícil. Qualquer variação mínima altera consideravelmente o som. E nunca consegui captar com o microfone exatamente o som que ouço.

O macete é o seguinte: regule o amp mais agudo para que o som microfonado saia do jeito que você quer. Sempre que microfono o amp timbrado exatamente do jeito que gosto, o som da gravação sai abafado e sem brilho.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Não tem jeito, microfonar o amp é a onda mesmo