Archtops - história, desenvolvimento, marcas, conversas, sons e tudo mais

Autor Mensagem
Hammer
Veterano
# jun/15
· votar


MMI
se descobrir mata essa curiosidade ae

MMI
Veterano
# jun/15
· votar


Ismah

Pode ser, se sua idade declarada aqui é real... Aprendi a afinar numa época que não tinha afinador eletrônico, desanimava... kkkkkk

Cara, não sou bom nesse papo de discutir circuitos de amps. Tem gente muito boa aqui para isso. Posso tentar ajudar no que puder, mas seria bom contar com a ajuda dos caras que entendem bem disso. Como é um fórum, arrisca criar e vamos interagindo, pode dar certo.

Hammer

Isso aí é papo para discussões quilométricas... rs

Tem muita variável em jogo nisso: construção do tampo, área das aberturas, fixação dos captadores, bracing etc. O tipo de abertura vai interferir nisso tudo. Desconsiderando as variáveis e pensando no produto final, acho que não é o caso, muda a sonoridade mas nem tanto a resistência ao feedback.

nichendrix
Veterano
# jun/15 · Editado por: nichendrix
· votar


Filippo14
Sobre o Tremolo/Vibrato de amps como Fender, Vox, Ampeg e até Mesa/Boogie, acho que esses vídeos dizem tudo que há para se dizer, no caso misturei com algumas coisas que vem de outros amps e até de pedais, mas no fim é basicamente a mesma coisa, 90% dos pedais tentam imitar ou tremolo dos Fender ou dos Vox.







Nessa o Tremolo é mais perceptível no Fender Rhodes que na guitarra, mas ele está lá, até porque o B.B. durante o período que tocava com amps Fender sempre plugava as 355 dele com o captador da ponte no canal normal e o do braço no canal Vibrato e sempre deixava um molhinho de leve no tremolo que misturado com o fato de esses canais deixaraem os caps em fora de fase quando ligado em stereo deixam o som bem interessante.



No jazz mais tradicional um que usava muito tremolo era o Wes Montgomery, tanto que uma hora a banda teve que pedir para ele parar. Eu não achei nenhum vídeo de gravações dele dessa época, mas depois eu procuro com mais calma. Já no jazz moderno é mais comum, de George Benson a Pat Metheny todo mundo usou em algum momento.

nichendrix
Veterano
# jun/15
· votar


Hammer

Sobre os f-holes, isso não faz nenhum sentido, até porque eles apareceram muito antes da eletrificação da guitarra, começaram no Bandolim, o Orville Gibson fez experiências com boca oval, redonda e em F (já que usava técnica de fazer tampo e fundos de violino, começou a testar mais coisas também). Ele era particularmente parcial para bocas ovais e em F. O Loyd Loar, que criou o Gibson L-5 (o primeiro violão archtop de série) basicamente fez ela em cima de dois protótipos que o Orville Gibson tinha feito, um com boca oval e um em F (que por sinal nos anos 90 chegaram a ser lançados em edição especial tanto pela Gibson, quanto pela Epiphone).

Então os F-holes tem mais a ver mesmo é com o som e não com uma forma de evitar microfonia, até porque eles não evitam nada. Só pude tocar com boca oval duas vezes, uma era uma Gibson Howard Roberts e uma num dos reissue do protótipo em boca oval do Orville Gibson que era Epiphone, nenhum era carved, mas o som é bem diferente. Isso foi particularmente fácil de notar na Howard Roberts porque ela tem o mesmo corpo da ES-165 Herbie Ellis e o mesmo cara tem as duas, então deu pra testar lado a lado.

nichendrix
Veterano
# jun/15 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI
Sobre amps acho que você cobriu tudo, sobre os SS o que mais tem é dissussão nossa soobre isso, especialmente com os xiitas dos valvulados (como se não fossemos dois também... kkkkk)

E meu som de Jazz preferido é tirado no meu Marshall JTM, algo bem na praia Charlie Christian ou Barney Kessel com um leve break up.

Sobre os Matchless, acho que basta dizer algumas coisa, eles criaram o mercado de amps de boutique na virada dos anos 80 pros 90 e ainda são um dos nomes mais respeitados nessa praia, isso por si só já quer dizer muita coisa. Eles são basicamente versões dos Vox dos anos 60, especialmente o AC30, só que com algumas modificações e usando EL34 como os AC50 e AC100 que foram muito utilizado pelos Beatles. Eles são o som signature do Robert Cray, do Derek Trucks, Sonny Landreth, e são usados hoje pelo Jimmie Vaughan, Joe Wash, o Alex Liferson, Bob Dylan, Neil Young, o que também quer dizer muita coisa. Pra mim não tem amp mais foda na praia dos Vox do que eles.

Hammer
Veterano
# jun/15
· votar


nichendrix
sabia que eles tinha vindo anteriores ao surgimento da captação eletrica, so fiquei pensando se eles poderiam contribuir tb para dar menos microfonia, e aquele projeto do bill comings que vc mostrou com furo central e aquele engenhoso sistema para fechar ... fiquei com aquilo na cabeça. Mas acredito que vc e o MMI tem razao, não deve influenciar muito não neste aspecto de microfonia.


Outra pergunta: O tampo arqueado, o arqueamento é simétrico ou assimétrico?, digo ele varia de acordo com as caracteristicas sonoras da madeira, tap tuning em uso? Saberiam me dizer algo sobre isso?

nichendrix
Veterano
# jun/15
· votar


Hammer
O lance é que ter algum buraco no tampo gera microfonia, não por causa do formato do buraco, mas porque permite que o som possa retroalimentar (o termo em português para feedback) o sistema por meio do lado acústico da guitarra.

Basicamente a corda vibra, caixa da guitarra funciona como uma bomba de ar que amplifica esse som e tem um captador que independe disso para gerar seu som, só que o captador vibra junto com o tampo, então ele amplifica essa vibração também, no caso de guitarras elétricas existe uma segunda fonte de som o amplificador, o som do amplificador entra pelo buraco e é amplificado dentro da caixa da guitarra e é amplificado novamente pelo captador, agora imagine isso se repetindo "infinitamente", uma hora existe tanto sinal sendo amplificado pelo captador, que ele não consegue mais distinguir entre eles e esse overload de sinal de entrada no captador é a microfonia.

Dito isso fica fácil perceber porque instrumentos sólidos e semi-sólidos tem menos microfonia e porque faz todo sentido fechar as bocas do instrumento pra tocar elétrico. O B.B. King enchia as cavidades da 335 com toalhas e na signature dele não tem f-hotes, muitos guitarristas e violonistas tapam o orifício do violão/archtop com alguma coisa que vai de plastico adesivo àqueles tapadores de buracos de borracha que se encaixa na boca de violão. Então o simples fato de não ter buraco já reduz significativamente a microfonia. O formato do buraco até deve influenciar algo, mas muito pouco em relação a presença ou não dele.

Cara, existe de tudo, a maioria tenta fazer simétrico, mas não é algo cravado na pedra, tipo, o tampo não afinou no tap tunning o cara tenta tirar dos dois lados até sair, mas se não sair, não tem problema ele tirar mais de um do que de outro.

O MMI tem o maior trauma de ver as Gibson saindo com tampo assimétrico com mais frequência do que ele gostaria. Isso é defeito?

Não, não é, mas é prova da qualidade do luthier, luthier bom consegue afinar do jeito que devia e deixar simétrico ou bem próximo disso, só partindo pra assimetria quando absolutamente necessário..

MMI
Veterano
# jun/15
· votar


Hammer

Archtop de abertura oval ou redonda é algo raro. E já estamos falando de archtops que são mais raras... O som é diferente, mas apesar da minha amostragem pequena, não acho que é o caso de ter mais ou menos feedback. Toquei bem mais vezes em mandolins (no modelo americano) com f-hole ou oval hole, que é de construção parecida. Não vejo muito como ter diferença em feedback.

O tampo naturalmente já não fica simétrico por causa do cutway. E absolutamente simétrico nunca vai ser porque é algo feito a mão. Mas os luthiers tentam manter a simetria. O problema que já vi numas Gibson é quando o tampo parece que foi feito no facão, o que para mim é um defeito.

MMI
Veterano
# jun/15
· votar


nichendrix

Essa versão dos Stones que vc postou é sensacional!

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


MMI
não sou bom nesse papo de discutir circuitos de amps. Tem gente muito boa aqui para isso. Posso tentar ajudar no que puder, mas seria bom contar com a ajuda dos caras que entendem bem disso.

Mas não significa que não pode contribuir... a ideia é história mais que eletrônica... pra isso temos o fórum específico sobre valvulados... a ideia é história dos amps. Eu sei a história genérica, mas sem dados concisos...

nichendrix
Veterano
# jun/15 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI
Essa versão dos Stones que vc postou é sensacional!

Cara eu sou doido por esse som, e passei anos tentando achar uma forma de conseguir ele, porque ele não é simples de conseguir com pedais, aí um dia descobri que os tremolos dos Ampegs eram diferentes dos Fender e dos Vox, Fender faz onda triangular, se socar no máximo vira uma saw tooth, Vox é onda quadrada.

Já os Ampegs só tem onda senoidal e no máximo fica trapezoidal. Um dos motivos de eu nunca me livrar do meu Dunlop/MXR Tremolo, é o fato de que ele também faz onda senoidal e trapezoidal além da quadrada e triangular mais comuns e como a mudança de um tipo de onda pra outra é no pot, existem trocentas texturas de blend no meio e foi o pedal que me viciou em ping pong effects.

Sobre Matchless, um cara que toca um jazz que é muito legal e que usa Matchless é esse aqui: http://www.patkelley.com

Por sinal ele usa muito guitarras da Benedetto, não sei se é endosser da Benedetto.

Ismah
Mas não significa que não pode contribuir... a ideia é história mais que eletrônica... pra isso temos o fórum específico sobre valvulados... a ideia é história dos amps. Eu sei a história genérica, mas sem dados concisos...

Faz o tópico rapaz, seja homem macho, tche

MMI
Veterano
# jun/15
· votar


Ismah

Faz o tópico rapaz, seja homem macho, tche

Vai lá, rapá! Deixa de mimimi. :)

MMI
Veterano
# jun/15
· votar


Tem caras que fazem tudo da guitarra para chegar no que imaginam. O Cristian Mirabella é um cara que chega a fazer até os captadores para conseguir um objetivo. Ele é da escola do Monteleone, então inova, como esta com aberturas retráteis. Achei este captador integrado ao escudo simplesmente brilhante e lindo.

MMI
Veterano
# jun/15
· votar


nichendrix

Essa é uma das graças e razões pelas quais peguei este pedal.



Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


nichendrix
MMI

Tá bom mãe :(

Hammer
Veterano
# jun/15
· votar


MMI
sei la... acho que eu não veria problema no tampo ser assimetrico desde que feito para corrigir frequencias e tornar o instr. melhor...

bacana o warped pedal parece bem completo no que pertine a tremolo.

eu tenho um clone q fiz do eletro harmonix tremolo.... acho ele legal, mas não sei usar muito bem e com oq usar...normalmente fica encostado...


gimme shelter é sensasional... que guitarra ocs acham que foi usada pra gravar a base? Nos videos do u2be ja vi usarem de tudo (strato, mm, lp, es,) menos a teleca.

nichendrix
Veterano
# jun/15 · Editado por: nichendrix
· votar


Hammer
bacana o warped pedal parece bem completo no que pertine a tremolo.

Parece ser, mas é o tipo de pedal que não me dou bem, terminei me aquietando com o Dunlop (que hoje é MXR) e o Fulltrone Supa-Trem. Embora seja doido por um Z.Vex Seek.Trem e um Lovetone Wobulator que são as exceções a minha própria regra... kkkkkk.

eu tenho um clone q fiz do eletro harmonix tremolo.... acho ele legal, mas não sei usar muito bem e com oq usar...normalmente fica encostado...

Cara tremolo é massa pra base e solo, pensa num chorus mais exagerado que é um dos melhores usos pra um tremolo em ajustes mais sutis. Em ajustes mais exagerados é maravilhoso pra criar texturas estranhas a lá Indie Rock.

gimme shelter é sensasional... que guitarra ocs acham que foi usada pra gravar a base? Nos videos do u2be ja vi usarem de tudo (strato, mm, lp, es,) menos a teleca.

O Amplificador era um Ampeg VT-40 e a guitarra foi oficialmente uma Les Paul, a duvida é se foi uma Custom ou a 1959 Burst que depois ele passou pro Mick Taylor (e que foi a burst que fez a fama de todas as Les Paul burst). Mas eu desconfio que possa ter sido uma 355 ligada em stereo com os caps na posição do meio.

MMI
Veterano
# jun/15
· votar


Ismah

Tá bom mãe :(

Bom menino! Eu vi o tópico lá. rs

Hammer

Uma assimetria eu não vejo problema. o problema é o bicho torto cortado a facão. É isso que me refiro, aí vejo problema sim.

Eu confesso que não sabia usar tremolo também. Achava que sabia alguma coisa, mas não curtia muito porque nunca tinha investido no negócio a fundo. Depois do amplificador Fender eu pirei no negócio, comprei o Chase Bliss, quase junto peguei um Strymon Flint muito mais pelo reverb. Apesar de usar pouco meus pedais, o Strymon também virou pedal de tremolo, acho que uso mais que o reverb. hahahahahaha

Eu sempre achei que foi de LP. aquele som. E apostaria que foi a 59... Eu acho, pelo menos, pelos sons que comprovadamente foram daquela guitarra.

nichendrix
Veterano
# jun/15 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI
Pois é ela é o som de You Can't Always Get What You Want, que é do mesmo disco, mas na época quase tudo o Keith gravava com a Custom, muitas vezes gravava a mesma versão com ela e com outras guitarras e escolhia a definitiva depois, então quem realmente sabe? Mas é possível ter sido a lespa sim. Só que o som me dá a impressão de estar meio fora de fase durante a introdução, o que sempre me fez pensar em outra queridinha dele da época uma 355 preta, stereo com varitone. Elas com captador na posição do meio e cada canal ligado no input de um amp de dois canais da época ficava sempre com os caps fora de fase.

To afim de ouvir um pouco do Wes hoje e provavelmente vou cruzar com as gravações dele cheias de tremolo, se não achar video delas no youtube, eu faço um e boto lá pra vcs verem como é o som uma archtop toda tremida...kkkkk

nichendrix
Veterano
# jun/15
· votar


Como prometido, um jazz na tremolândia... kkkk



MMI
Veterano
# jun/15
· votar


nichendrix

Acho que se fosse alguém do fórum mostrando uma gravação, o pessoal diria que tem um baita pianista, mas o tremolo estava exagerado. huahuahuahua

Eu acho legal, mas soa um pouco diferente demais, né?

nichendrix
Veterano
# jun/15
· votar


MMI
Eu acho legal, mas soa um pouco diferente demais, né?

Nessa música sim, nesse show inteiro ele toca com tremolo ligado, mas bem mais sutil, quem não conhece o som dele quase não nota na maior parte do tempo, aí chega nessa música ele chuta o pau da barraca.

Por sinal eu sou doido pela versão original desse disco (que era um album duplo), procurei o vinil por anos, mas nunca achei numa situação viável de adquirir, ou estava muito mal cuidado ou era a versão posterior em que os dois discos foram separados em dois albuns diferentes e sem as partes de palmas, apresentações, conversas e afins.

MMI
Veterano
# jun/15
· votar


nichendrix

Já notei tremolo no som do Wes e sempre gostei demais. Confesso que essa tinha me escapado.

nichendrix
Veterano
# jun/15
· votar


MMI

O cara mesmo diz que gostou tanto de usar que a banda teve que pedir pra ele parar porque já estava exagerando... kkkkkk

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


Que gosta do tremolo por gostar, que seja legal só eu rsrsrs

EduJazz
Veterano
# jul/15
· votar


Achei esse vídeo interessante por "n" motivos, principalmente a cantora (e a canção, que foda).

Mas a graça de postar aqui está na archtop microfonada, usada quase como que um violão. Não está em primeiro plano, mas é legal pra ver a aplicação!



nichendrix
Veterano
# jul/15
· votar


EduJazz
Tem duas archtops muito lindas nesse vídeo... kkkkk

Cara, eu vou ver se acho depois uns sons do Keith Richards com um violão Gibson L-5, que ele usa com alguma frequência em gravações e em apresentações solo. É uma mostra do som de archtop fora do jazz.

nichendrix
Veterano
# jul/15
· votar


Alguns sons acústicos de archtop:







Recomendo muito também dar uma assistida nesse DVD, com 4 monstrinhos que não sabem tocar coisa nenhuma... kkkk



MMI
Veterano
# jul/15
· votar


Acho que eu já postei este vídeo em algum lugar. Mas eu pago pau para estes caras mesmo e não tô nem aí. kkkkk

(a coisa pega fogo em 6:40 para quem tem pressa)



MMI
Veterano
# jul/15
· votar


Um vídeo legal sobre o Chico Pinheiro, onde ele toca sua Benedetto plugada e desplugada. Gostei muito...



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Archtops - história, desenvolvimento, marcas, conversas, sons e tudo mais