Archtops - história, desenvolvimento, marcas, conversas, sons e tudo mais

Autor Mensagem
Buja
Veterano
# ago/15
· votar


MMI
Queee guitarraaaaa

axleWs
Veterano
# ago/15
· votar


que calibre é esse? 015? ooo loco. Linda a guitarra.

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


nichendrix

qual padrão é esse do fundo, parece um Birdseye bizzarro, mas ao mesmo tempo não parece.

Pois é, você deve ter lido descrito como Michigan Birds Eye Maple Back and Sides. Engraçado que em Las Vegas os 8 elevadores do hotel que fiquei eram nesse padrão, todas as laterais. Eu entrava lá e ficava como bobo olhando as paredes. kkkkkk

axleWs

que calibre é esse?

Neste tipo de guitarra o encordamento leve é 0.12. Alguns usam 0.13. Deve ser por aí, eu arriscaria que é 0.12, que eu mesmo prefiro.

MMI
Veterano
# ago/15 · Editado por: MMI
· votar


O que eu acho mais sensacional nessa guitarra é a madeira da "The Tree"!!!

Edit: Ah é, e tem o Larry Robinson na parada! Um dos maiores (muitos dizem ser O maior) nesse lance dos inlays...

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


MMI
Eu entrava lá e ficava como bobo olhando as paredes. kkkkkk

WTF man?

axleWs
Veterano
# ago/15
· votar


MMI
desculpe ser teimoso, mas, 012? tá parecendo corda de baixo.
achei o inlay muito bem feito, mas não entendi/curti o desenho não

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


axleWs

desculpe ser teimoso, mas, 012?

Esse é o calibre que a maioria usa, o mais popular. Se for olhar o set signature do George Benson, da Tomastik-Infeld (que foi a marca que os Beatles usavam no início da carreira, flatwound), vai ver que é assim. A Benedetto oferece um set Extra-light 0.11, mas eles mandam o set de 0.12. Minhas cordas preferidas são a Labella Black Nylon, uso o set light 12. Tem o extra-light 10 e o 14-67 (tem o 14-79 para 7 cordas). Guitarra para macho, po! kkkkk

Nem tudo que o Larry Robinson faz é tão maravilhoso ao meu gosto, mas a técnica é fenomenal. Eu tinha o livro dele, dei de presente para uns amigos (os caras da Dunamiz).

axleWs
Veterano
# ago/15
· votar


MMI
Esse é o calibre que a maioria usa, o mais popular. Se for olhar o set signature do George Benson, da Tomastik-Infeld (que foi a marca que os Beatles usavam no início da carreira, flatwound), vai ver que é assim.

Entendi esse ponto. Só visualmente que está parecendo 013 pra cima, já usei 012 no violão.

Pergunto: essas guitarras são extremamente macias né?

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


axleWs

essas guitarras são extremamente macias né?

Nem sempre, mas deveriam ser.

nichendrix
Veterano
# ago/15
· votar


axleWs
Entendi esse ponto. Só visualmente que está parecendo 013 pra cima, já usei 012 no violão.

Cara é muito difícil achar corda muito acima disso, até 013, 014 ainda tem alguns fabricantes especializados que fazem de série como a Thomastik Infeld ou as LaBella, mas na grande maioria das vezes elas para em 012.

Pergunto: essas guitarras são extremamente macias né?

Em geral sim, mas isso depende mais do comprimento da escala e do angulo do braço, que são os fatores determinantes da tensão das cordas. Escalas mais curtas por exemplo, guitarras projetadas para ângulos de braço um pouco maiores tem a ação naturalmente mais baixa. Só que mesmo em escalas do mesmo tamanho, teoricamente esses instrumentos artesanais tendem a ser mais macios.

axleWs
Veterano
# ago/15
· votar


nichendrix
em relação as cordas, entendi.

quanto à maciez.... pelo menos acredito que o conforto e maciez sejam no mínimo muito presentes em instrumentos de alto nível

nichendrix
Veterano
# ago/15
· votar


axleWs
quanto à maciez.... pelo menos acredito que o conforto e maciez sejam no mínimo muito presentes em instrumentos de alto nível

Isso é mais relativo, eu diria que é mais fácil chegar no conforto e na maciez desejada, porque no fim tem muitos fatores que influenciam e gosto, temperatura, umidade e regulagem são só alguns dos mais relevantes.

Por exemplo, gosto particularmente é muito preponderante, eu não gosto de escalas longas, gosto das 24,75", curto algumas mais curtas, mas no geral não curto escalas de 25" ou 25,5", Obvio, numa guitarra como uma Rickenbacker, uma Nash ou Suhr ou uma PRS Hollow Body, eu acho mais confortável, mas ainda vai ser menos confortável que uma de 24,75". Já tem gente que acha escalas curtas péssimo porque as cordas são muito moles.

axleWs
Veterano
# ago/15
· votar


nichendrix
não tinha olhado por esse prisma, faz sentido. Olhando pelo meu gosto (não saberia diferenciar, nem nunca experimentei essa questão de cumprimento de escala), adoro guitarra macia, a minha, baratinha, ainda é muito confortável.

Já meu violão, que já é nível bem mais alto, não tenho uma maciez que eu esperava encontrar, claro, o timbre compensa, mas acho que entendi seu ponto de vista.

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


axleWs

Conforto e maciez... Coisa difícil!

Acho que tem muito a ver com o que você disse:
pelo menos acredito que o conforto e maciez sejam no mínimo muito presentes em instrumentos de alto nível

Acho que resumir a tamanho de escala é ser simplista. As boas archtops que pude testar não tinham problema em relação a conforto. Um cara para cobrar 10-40 mil dólares (ou mais) por uma guitarra e ter fila para tanto, o mínimo que se espera é que a guitarra seja perfeita, com timbre excelente, confortável e macia. É o básico, né? Tem a ver com ponte, nut, ângulos, trastes, raio, formato do braço, tudo a perfeição. Claro, além do tamanho da escala.

Vou te dar uma comparação, meio besta e sem sentido... Eu tenho um violão Gibson SJ-200, o tamanho da escala padrão nesse violão é 24 /34". Este violão eu deixo a ação um pouco mais alta que o mínimo que ele poderia (é bem pouco mesmo, só quero dizer que não fica no mínimo), é o violão da pancada nas cordas, tocar alto, usar dinâmicas. A Benedetto tem escala de 25", padrão que o Bob Benedetto faz há bastante tempo, a ação deixo baixa. O SJ-200 transita entre 0.11 e 0.10, a Benedetto sempre usei 0.12. Pois bem, a Benedetto é absurdamente mais macia e confortável, mesmo com escala maior e cordas mais grossas. Não é pouco.

axleWs
Veterano
# ago/15
· votar


MMI
exatamente isso que fica na minha mente. Pois bem, a Benedetto é absurdamente mais macia e confortável, mesmo com escala maior e cordas mais grossas. Não é pouco.

mesmo respeitando todos os gostos possíveis, é difícil imaginar alguém que prefira tocar 4 acordes ou algumas notas e ficar com o pulso doendo pelo desconforto ou falta de maciez numa guitarra que poderia ter timbre e tocabilidade (no quesito apresentar maciez e conforto) ótimos.

EduJazz
Veterano
# ago/15
· votar


De fato essa questão do comprimento das escalas é relativo.

Tenho três exemplos interessantes em casa: Nash T52 e Fender American Special Strat, ambas com escala de 25,5", e Dunamiz DZ59, com escala de 24,75". A Dunamiz é a epítome do conforto e maciez, mas a Nash, mesmo com escala mais longa, não fica muito atrás. Já a Fender, por mais que regule bem, não tem o mesmo conforto que a Nash, mesmo tendo escala de mesmo tamanho...

nichendrix
Veterano
# ago/15 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI
axleWs
EduJazz
Acho que resumir a tamanho de escala é ser simplista
Tem a ver com ponte, nut, ângulos, trastes, raio, formato do braço, tudo a perfeição. Claro, além do tamanho da escala.

Claro que é, por isso que falei que existe muitos fatores e que alguns eram relativos demais pra se quantificar, como gosto pessoal.

Quando falei da escala, falei no sentido de gosto pessoal mesmo. Tanto que falei, pra mim a medida mais confortável é 24,75", se me botar duas Benedettos iguais e só com o tamanho de escala diferente, eu fico com a de 24,75". Já tem amigo meu que não gosta desse tipo de escala, o conforto pra ele é 25,5", Padrão de Strato/Tele, ele tem uma archtop com escala nessa medida (uma Gibson Tal Farlow), a guitarra é bem mais macia que uma Epiphone com escala mais curta, ou que uma Fender Mustang (que tem escala ainda mais curta).

Então o Luthier consegue deixar a coisa o mais macio possível até o ponto onde o gosto pessoal passa a ser mais importante que a qualidade técnica.

Outro fator que entra é a percepção da própria pessoa, que também é algo relativo, o cara vai aprendendo o que funciona pra ele e o que não funciona com o tempo.

Lembro que 20 anos atrás quando testei a primeira vez a Epiphone Emperror Regent, fiquei embasbacado o quanto ela era macia de tocar (e ela também tem escala de 25,5"), ano retrasado quando o cleberfg foi comprar a dele, testamos algumas e eu não achei ela lá essa coisas. O que mudou foi que nesse tempo, juntando instrumentos que tive ou que algum conhecido tinha, passaram instrumentos muito superiores a ela, meu parâmetro de comparação virou outro, muito acima.

As vezes essa percepção é tão maluca que o defeito vira qualidade. Minha 335 tem isso, existe um nítido defeito no braço, alguém no processo passou mais a lixa em algumas partes do que em outras, mas pra mim isso deixou o braço muito mais confortável do que o de outras 335 que toquei em 20 anos testando elas. Já a minha 135, eu achava que ela tinha a escala um pouco mais espessa do que eu gostaria, um dia deu a louca e mandei escalopar toda, ficou uma guitarra super macia depois disso, ironicamente qualquer outra guitarra escalopada, eu tendo a não gostar, mas nela funcionou.

Então um instrumento de construção mais primorosa, obviamente tem uma maciez inerente, o material é melhor, o set up é melhor, o cara que fez deu mais atenção a detalhes cada vez mais mínimos, mas chega um ponto, onde quem decide é o gosto.

axleWs
Veterano
# ago/15
· votar


nichendrix
compreendido, e bem explicado.

nichendrix
Veterano
# ago/15
· votar


axleWs
No fim se der uma Monteleone ou Ribeckee pra q90% do fórum vão dizer que não viram diferente duma gianeca de 1,99...kkkkkkkk

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


nichendrix

No fim se der uma Monteleone ou Ribeckee pra q90% do fórum vão dizer que não viram diferente duma gianeca de 1,99...kkkkkkkk

Acho que vê sim, mas dar o braço a torcer é outro papo. kkkkk

axleWs
Veterano
# ago/15
· votar


nichendrix
MMI
o pior é, eu me incluo kkkk

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


axleWs

É também uma questão de ter parâmetros. É mais fácil quando se fala em guitarras sólidas, Les Paul, Stratos e Teles principalmente. As pessoas tem mais noção do que seja, tem mais referências, já tocaram várias. Mas com um mínimo de bom senso, dá para notar o que uma das melhores archtops é na verdade.

axleWs
Veterano
# ago/15
· votar


MMI
sim, eu exagerei alí atrás.

estou aguardando mais histórias sobre as archtops ae!

kkk

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


Aqui um som de archtop num mix entre um condensadorzinho e o captador. Bem legal...



MMI
Veterano
# set/15
· votar


Mais um vídeo sensacional!



nichendrix
Veterano
# set/15
· votar


MMI
Quer dizer que de vez em quando tu joga farinha nos cabelos e toca com o nome artistico de Martin Taylor? kkkkkkkkkkkk

Cara, taí uma coisa que eu queria ver era esse doido e o Evaldo tirando um som... kkkkkk

E ele fala uma coisa muito importante que é sobre o que nós deveríamos saber sobre construção de guitarras.

axleWs
Veterano
# set/15
· votar


MMI
você mandou o e-mail né? hahaha.

esperei ele tirar som do violão e nada ¬¬

MMI
Veterano
# set/15
· votar


nichendrix

Quer dizer que de vez em quando tu joga farinha nos cabelos e toca com o nome artistico de Martin Taylor? kkkkkkkkkkkk

Quem me dera... hahahahahahaha

Acho que minha nova archtop está saindo... Saindo maravilhosamente bem! Em breve a Cassias e a Dunamiz estarão em ação. Foda, foda, foda!

Quem sabe um dia eu faça um sorteio inspirado nesse, para alguém tocar nas minhas coisas... kkkkkkkkkk

axleWs

você mandou o e-mail né? hahaha.

Mandei. Mas se for sorteado, estou ferrado!

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


MMI

Tu tá mesmo pilhado nesse pótico... O meu de amps tá parado, com a gravação do novo disco (EP na real), mal to com tempo pra girlfriend... E pra ajudar descobri que existem os classe H :(

MMI
Veterano
# set/15
· votar


Ismah

Tu tá mesmo pilhado nesse pótico...

Na falta do que fazer, né? kkkkkkk

O meu de amps tá parado, com a gravação do novo disco (EP na real), mal to com tempo pra girlfriend... E pra ajudar descobri que existem os classe H :(

Rapaz... Eu me contento com um A. Se for AB, vá lá, serve. Posso parar no B, já tá bom. Não complica! hahahahahahaha :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Archtops - história, desenvolvimento, marcas, conversas, sons e tudo mais