Marcas & Marcas, Guitarras & Guitarras

    Autor Mensagem
    BrianRC
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: BrianRC


    Bom, em primeiro lugar olá a quem está lendo esse tópico. Hoje estou aqui para falar um pouco para novatos, intermédios ou veteranos um pouco sobre marcas e linhas de guitarras. O objetivo desse tópico é acrescentar informações sobre marcas a cada um de nós. Achei uma idéia boa tanto para quem está começando quanto para quem está procurando uma guitarra para comprar.
    De qualquer forma, quem puder ajudar, pode postar um pouco sobre a marca que conhece aqui de fato, com informações úteis e cabíveis a todos que participam do fórum. Vamos lá...

    Gibson
    Começo por aqui por ser uma das guitarras detentoras do maior "nome" dentro do mundo dos guitarrias. Baseada na cidade de Nashville, Tennessee, Estados Unidos — é um fabricante de guitarras e violões. A Gibson, além de fabricar instrumentos sob seu próprio nome, é detentora das marcas Epiphone, Kramer, Valley Arts, Tobias, Steinberger e Kalamazoo. A companhia também fabrica pianos sob a marca Baldwin e baterias sob a marca Slingerland. Conhecida entre as guitarras por famosos que tocaram nas mesmas, a Gibson aprensenta linhas de guitarras como Les Paul, SG, Firebird, Vegas Series, V-Factor, X-Plorer.
    Lembrando por favor que cada linha dessa tem suas séries dentro, cada uma com suas características e design. Bom, usam em maioria madeiras do tipo mahogany(mogno ai no brasil), rosewood, entre outras. O maior peso das Gibson talvez esteja no nome, muitos consideram-a uma guitarra perfeita, mas toda guitarra tem seus defeitos, porém com um conhecido alto padrão entre os guitarristas, a Gibson tem o mercado de guitarras conquistado, junto com marcas como Fender, PRS e ESP por exemplo.
    Site Oficial: Clique Aqui


    ESP Guitar Company
    É uma empresa norte-americana especializada na fabricação de guitarras e baixos, localizada na Califórnia, Estados Unidos. Dependente do mercado-alvo (ou seja, Ásia, E.U., Europa) e marca (ESP, LTD ou Xtone), vários modelos estão organizados em série de marketing. A ESP é de produção japonesa, principal competidora talvez de Ibanez e Jackson. Conhecida por muitos como segundas "marcas" da ESP, LTD e Xtone são linhas produzidas para músicos específicos. A LTD foi inicialmente uma marca que começou a ser produzida na Espanha, as guitarras eram no começo uma segunda linha da nova marca ESP, porém com os avanços, a ESP hoje utiliza a LTD como uma série, assim como STD(Standards) e XTone(Semi acústicas). Produzida na Coréia(séries 401 para cima) e na Indonésia(séries 400 para baixo), as LTD tem uma mão de obra mais barata devido ao seu lugar de produção e uma qualidade pouca coisa inferior a série Standard. Porém, dita por muitos com qualidade superior a algumas Standards, a série LTD(que era para ser uma edição para substituir a inviabilidade da produção da série Standard no EUA) acabou continuando no mercado. Em 2000, a ESP volta a produzir guitarras de modelo Standard(ela havia parado após fundar a série LTD). Bom, muitas pessoas se perguntam, mas qual a diferença das LTD, ESP e Xtone? Nenhuma, seria como uma empresa de carro, por exemplo a Volkswagen, que produz carros na Alemanha, Brasil, México. A marca é a mesma, só mudam as séries de produção e no caso Standard e LTD, a qualidade sobre as mesmas também. Utilizam madeiras desde Basswood a Mahogany, com captadores de produção própria, a ESP ganha cada dia mais mercado no mundo europeu e norte americano.
    Site Oficial: Clique Aqui


    Paul Reed Smith Guitars
    A Paul Reed Smith é uma marca de guitarra estadounidense com sede em Stevensville, Maryland. Fundada pelo guitarrista e luthier Paul Reed Smith, a marca hoje tem grande nome e qualidade dentro do mercado de guitarras. Conhecida por seus "belos trastes" por exemplo, a PRS é uma marca que se destaca assim como Gibson e ESP citadas acima, por guitarristas que são conhecidos mundialmente. Com modelos bem diferentes as PRS tem uma série imensa de guitarras que talvez se citadas aqui deixariam o tópico imenso, então prefiro indicar para vocês que procurem alguns modelos dela no site que eu coloquei embaixo. Construidas em sua grande maioria em mahogany, com captadores próprios também, tem um custo médio-alto no mercado e um som de altíssima qualidade.
    Site Oficial: Clique Aqui


    Fender Musical Instruments Corporation
    Conhecida talvez e infelizmente por muito como a guitarra dos "machos"(infelizmente pois apesar de ser uma ótima guitarra, não deprava ou rebaixa em nada suas competidoras de mercado), a Fender é uma das maiores e mais importantes fabricantes de guitarras, amplificadores e contrabaixos norte-americana. Fundada por Leo Fender na década de 1940, a marca ganha mercado com seus modelos e características procuradas por muitos dos músicos do mundo inteiro. Seus principais modelos são Stratocaster, Telecaster, Jaguar, Jazzmaster, Mustang, Jag-Stang, Duo-Sonic e Musicmaster. Com sede em Scottsdale, Arizona e com filiais em Corona, California (USA) e Ensenada, Baja California (Mexico). Leo foi um ex associado de Don Randall, que por sua vez se separaram mais tarde e Randall acabou fundando uma marca diferente. Dona também da Squier a fender se volta no mercado para competir principalmente com a marca Gretsch, talvez uma das marcas mais velhas na história das guitarras.
    Site Oficial: Clique Aqui

    Bom leitores, por enquanto é isso, em breve eu edito aqui, ou posto um pouco mais sobre outras marcas, como Jackson, Ibanez, entre outras, quem quiser ajudar, pode começar, é só seguir o modelo. Informações adicionais também seriam bem vindas.
    PS. Quem puder ajudar com marcas Brasileiras e postar aqui, eu agradeceria muito, pois para mim é complicado saber um pouco sobre as mesmas já que aqui nos EUA nós não temos muitas informações.

    Abraços, até mais ver.

    xl30n4rd0x
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Bom tópico cara..
    Adoro as PRS... tanto pelo modelo.. tanto pela qualidade... meu sonho é uma McCarty... mas já toquei em uma tremonti

    Miawzawa
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    BrianRC
    Parabéns pelo trabalho e pela iniciativa!

    Math Guitar
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Bom ao meu ponto d vista, a ordem onde as marcas tem mais peso no nome são:

    Gibson>Fender>PRS>Gretsch>Ibanez>Jackson>Esp

    Vale ressaltar tbm q as marcas são um grande problema, pois muitas vezes associam o custo do nome a um valor alto nos seus produtos.

    Frankie
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Todas as marcas TOP's tiram uma casquinha do consumidor. Aumentando o valor final do produto, só por causa do 'nome' =/
    Pior pra nós, brasileiros. Os produtos importados ( legalizados ) sempre chegam absurdamente, caros =\

    - Sader -
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Eu tenho uma ESP Mirage Custom 1983, foi fabricada pela custom shop nos estados unidos.

    Acho que foi uma das primeiras esp fabricadas... ehauease

    nunca vi outra pessoa com essa guitarra...

    BrianRC
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    xl30n4rd0x
    Obrigado cara, bom mano, é isso mesmo, PRS é uma marca excelente, a tremonti ainda é uma das mais baratas, mas são muito boas mesmo.

    Miawzawa
    Obrigado cara, vou ampliar ainda o tópico, falar de outras marcas ainda.

    Math Guitar
    Realmente e o pior de tudo é que ESPs, PRS e Jackson são melhores muitas vezes que a maioria das guitarras dadas como "melhores".

    Frankie
    Bom, sobre o preço no Brasil não posso dizer pois não moro ai, mas aqui nos EUA existem guitarras caras e que só tem nome, porquê não são boas e chegam muito mas muito caras aqui, sendo um preço até inconveniente e abusivo com nós guitarrias.

    - Sader -
    Realmente, uma das primeiras da marca. É uma guitarra boa, dizem que essas da Custom Shop eram as melhores, porém acabaram pelo alto preço que saiam as guitarras, nunca toquei em uma dessas, alias quase não vejo elas por aqui mais, estão a maioria nas mãos de colecionadores ou pessoas que compraram, felizardos como você.

    Abraços.

    Rafa-Ban
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    BrianRC
    espero não ser mto negativado,embora sonhar com gibson e fender,eu sou adepto msm das marcas custo benefício,tipo condor e etc...combina mais com minha realidade hehe
    abç

    BrianRC
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Rafa-Ban
    Então man, não conheço condor, sx, shelter ou marcas da região porque aqui nos EUA não tem entende? Mas cara, a ESP aqui pelo menos tem um preço bem menor que Gibsons e olha, entre minha ESP e minha Gibson sou 10x minha ESP.
    Ficou muito nome Gibson, Fender e acho que isso ta virando estrela só, tem gente que acha que porque o cara tem uma Gibson ou uma Fender ele é rico e isso o torna bom e não é assim.

    Abraços.

    Rafa-Ban
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    BrianRC
    ah tá...ce mora nos eua...acho que não li o tópico inteiro,bem ai a coisa é bem outra,mas as esp são excelentes e eu ,que não abro mão de pagar pouco por uma boa guitarra ao invés de muito por uma marca,se tivesse a cahnce de comprar uma dessas por um bom preço não perderia a chançe, tipo eu pegaria uma fender mexicana no lugar de uma americana, ou uma epiphone custom no lugar de uma gibson standard, mas outro dia vi uma esp vintage plus,strato convencional com floyd rose ssh,linda mas quase 3000...ai num dá né?
    abç

    BrianRC
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Rafa-Ban
    Realmente é caro garoto, mas olha se for da série Standard realmente vale a pena viu. A série LTD da ESP ainda é mais fraca, por isso dão um bom custo benefício, a não ser os modelos coreanos. Olha, entre ESP, Fender e Gibson sou mais ESP. Não só pelo preço não, mas pela guitarra em si, acho as ESPs mais bonitas que a maioria das Gibsons e Fenders por ai, to enjoado de ver Stratos e Les Pauls pro exemplo de outras marcas sabe?
    A ESP renova nesse quesito visual além de ser em nível sonoro igual ou até melhor que ambas as marcas.
    Se precisar de uns conselhos ou algo sobre a ESP e outras guitarras a esse nível de preço só pedir cara.

    Abraço.

    AirtonBorges
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    BrianRC
    Ótimo tópico cara!
    Meu sonho é de ter uma Gibson SG Standart, tanto pela qualidade, desing, quanto pelo 'nome' e porque meu guitarrista favorito (Tony Iommi) usa uma!!!

    Mas enquanto não tiver $$$ tenho que me contentar em comprar uma Condor (RX-30), como vai ser minha primeira guitarra, não vou querer coisa boa não, mas pelo menos uma que dê pra estudar. Talvez quando eu ganhar na Mega-Sena eu compre uma. EAUHEAUHEAUHEAUHEA

    ROo
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    BrianRC
    Scottsdale, Arizona e com filiais em Corona, California (USA) e Ensenada, Baja California (Mexico)
    Cara e essas aqui?
    http://www.fenderjapan.co.jp/fender/2008fender/stratocaster.htm

    queria saber sobre essas fenders

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Marcas & Marcas, Guitarras & Guitarras