Autor |
Mensagem |
Wuju Wu Yi Membro Novato |
# out/14
· votar
MMI Bom post. Ter criado o Wah wah e fuzz, etc.. já é mérito. Essa parte de gravação e experimentalismo eu n entendo, mas da pra sentir que o negócio é profundo. rs
As vezes n é que a galera quer ser do contra, é que é complicado entender. Sonoramente por exemplo, com tantas coisas modernas de hoje pra comparar, é difícil entender o que alguns músicos representam. Mas o tópico esta rendendo coisas esclarecedoras. Fico feliz!
|
Lelo Mig Membro
|
# out/14
· votar
LeandroP
Bem lembrado este solo....o cara fazia "mulher escalar parede" com a guitarra!!....kkkkk
MMI
Muito bom! Sempre agregando com informações precisas....Podemos lembrar N coisas, como o fato de ter sido Hendrix (de certa forma) o inventor do Phaser, através de suas experimentações com caixas Leslie, que acabou dando a ideia para os futuros Phasers.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# out/14
· votar
Wuju Wu Yi Em tempo. Ele não criou o Wah-wah, que, aliás, foi pensado para ser utilizado com o saxophone. Nem tampouco o fuzz, que já tinha sido usado antes por outros guitarristas. O que ele fez foi determinar os parâmetros para o uso desses efeitos na guitarra e mesmo como elemento de composição. Ninguém havia feito antes o que ele fez, por exemplo, na introdução de Voodoo Child, nem na profunda expressão de protesto contra a guerra do Vietnã que foi Machine Gun. Ele também foi um ativista importanmte pela luta pelos direitos civis e de protesto contra a Guerra, não é à toa que existe uma tese afirmando que ele foi "assassinado" pela CIA e pelo MI-5 (sem comprovação). Abç
|
MMI Veterano
|
# out/14
· votar
Mauricio Luiz Bertola
É por isso que procuro responder aqui às colocações de tópicos como esses. Eu já havia percebido o que o Marcos UNI havia colocado (não de forma tão direta, claro), e respondi de forma irônica ao rapazinho que fez esse tópico, mas, em sua soberba e agressividade, ele rebateu, mas não pretendo alongar essa discussão, pois, como os outros "trolls" que frequentam esse fórum, o que ele quer é isso mesmo. Em tempo: Talvez por ser mais velho, pai-de-família e profissional estruturado, não gosto dessas polêmicasinhas inúteis e sem sentido que certos garotos insistem em estabelecer aqui. Mesmo que isso pareça "chato" (como alguns acham), prefiro um fórum voltado para a informação séria e a troca de impressões e idéias de forma calma e capacitada, sem polêmicas desnecessárias (como é o caso desse tópico). Isso é porque, quando eu era jovem, essa importante ferramenta que é a internet nem sequer existia, e hoje ela corre o risco de tornar-se o valhacouto de imbecilidades, de crimes e inutilidades que há muito já permeiam o mundo "real". Posso estar errado, mas, no momento, é assim que penso...
Perfeito!!!!!!! Não podia traduzir melhor. Vou guardar como referência.
Parabéns.
|
MauricioBahia Moderador |
# out/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Mauricio Luiz Bertola MMI: Perfeito!!!!!!! Não podia traduzir melhor. Vou guardar como referência.
+1
ps.:
Mauricio Luiz Bertola MMI Lelo Mig
Em tempo, parabéns. Vocês não tem a medalha (ícone) de "Top Users" à toa. São exemplos de compostura e sabedoria. Obrigado por compartilhar tanta informação!
Abs
|
Wuju Wu Yi Membro Novato |
# out/14
· votar
Mauricio Luiz Bertola Terei em mente. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Ajuda não só a mim como todos os interessados no assunto.
|
Ismah Veterano |
# out/14
· votar
Mauricio Luiz Bertola
ADENDO
Posso parecer apelão, mas queria ouvir vc - como acadêmico em história - dissertar sobre um tema recorrente: funk carioca. Ando pesquisando a fundo, e vejo que a colocação dele num contexto social desde 90 faz um tremendo sentido.
Mauricio Luiz Bertola MMI MauricioBahia
Vou guardar como referência.²
Lelo Mig
Vc haverá de chegar com duas medalhas - uma de top troll - quando se tornar membro veterano. Estou a quase o drobo de tempo aqui, e em muitos outros fóruns (eletrônica-pt, clube do hardware, valvuldados, gsm fans etc) não recordo de alguém que trazia tanta irreverência para causar o riso.
|
Ismah Veterano |
# out/14
· votar
LeandroP ou quem souber
É mesmo da Fender aquelas "caixinhas" com pares de falantes de X polegadas, alimentados por válvulados?!
|
Lelo Mig Membro
|
# out/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Ismah
Tenho duas caras!...hehehe.
Um lado sério, que responde sério quando sabe, que gosta de verdade de ajudar e até certo ponto ensinar coisas. E igualmente de aprender.
Mas, tenho um lado irônico, sarcástico, irreverente que é legal, engraçado, mas muitas vezes pisa na bola, machuca, ou parece prepotente, já que um texto muitas vezes esconde a intenção despretensiosa e mesmo lúdica.
Este segundo lado, confesso que censuro, mas muitas vezes é mais forte. Já tive problemas de má interpretação (ou má escrita minha) com users antigos, sérios, gente que gosto e respeito aqui. Já desvirtuei muita conversa aqui! Algumas vezes de forma leviana.
Não ligo para medalhas e esta "segunda" que você propõe, creio ser melhor não ter....hehehe.
Eu sei pedir desculpas... mas muitas vezes elas não são bem aceitas.
|
Wuju Wu Yi Membro Novato |
# out/14
· votar
Em discussões, o importante é saber respeitar as diferenças, e que cada um vai ter um ponto de vista, e que ninguém precisa fazer xacota de ninguém só pela opinião.
|
MauricioBahia Moderador |
# out/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Lelo Mig: Já desvirtuei muita conversa aqui!
Danado!!! \m/ hahaha!
Cara, hoje estou muito romântico. Kkkkk Acordei pensativo e lembrei do FCC. Tenho estado um pouco afastado da música. Saudades latentes!!
Olha, o que eu aprendi com Nichendrix, por exemplo, é um absurdo. Aquele tópico do Clapton + Woman Tone é sinistro!!! Até o apelidei de Nichpedia. hehe
Enfim, muito bom debater e até mesmo brigar um pouco sobre nossas "afirmações pessoais".
Valeuuuu!
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# out/14
· votar
Ismah Cara, eu sou pouco capacitado para discutir esse assunto, posto que esse é um tema da Antropologia e da Sociologia. Em todo caso, recomendo o livro "O mundo funk Carioca" do sociólogo Hermano Vianna (irmão do Herbert). Aqui tem um artigo dele também: http://hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/Vianna-Funk_cultura_popul ar_carioca.pdf Eu trabalhei em rádio aqui no RJ nos anos 80 e no final dos anos 70 frequentava bailes de subúrbio, onde se encontra a gênese do movimento funk. Naquela época as coisas eram bem diferentes, pois estava mais relacionado ao Funk propriamente dito, à "Black Music" (nome genérico) e ao Soul, inclusive com bandas e artistas que tocavam "ao vivo" nesses bailes (Carlos Dafé, Gerson King Combo, Tim Maia e Banda Vitória Régia, Hildon, etc). O que hoje se chama "funk carioca" na verdade originou-se do "Miami Bass" dos anos 80/90, e é um derivado do RAP e do Hip-Hop, ou seja, é uma outra vertente da "Black Music" mais voltada para o ritmo eletrônico, "scratchs" e rimas.... Abç
|
Ismah Veterano |
# out/14
· votar
Wuju Wu Yi
Humor é primeiro passo pra discutir.
|
JoaoAgs1 Veterano |
# out/14
· votar
Achei engraçado quando vi aqui, em uma das páginas deste tópico, um indivíduo dizendo que Hendrix seria "quiçá, o melhor músico que já passou pela Terra". Hahahahahahahahahaha. Sem mais...
|
Wuju Wu Yi Membro Novato |
# out/14
· votar
Ismah Com certeza!
JoaoAgs1 Rs. também achei um exageiro quase hiperbólico quando li. Mas por tudo que foi escrito, ele contribuiu muito para o rock, merece respeito.
|
Ismah Veterano |
# out/14
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Obrigado pelo norte. Antes de mais nada, entendo que vc vivenciou isso. Então pode falar mais naturalmente, que ninguém. Eu mesmo sou posterior (95) a época. Daqui, vivemos a era gold do rock gaúcho de 85 a 00.
Cheguei só até o som de meados de 87. Onde a vertente da black music, ainda é o funk. Mais precisamente uma reportagem "grobal" sobre o mundo do funk, e outra de 91, sobre "Gangues de rua (soa mais como tribos urbanas) - punks vs skin heads,, head bangers, rockcabillys, góticos, e violência dos bailes funks. Pegas de automóvel (saudade ver um chevas dando cavalinho), e as gangues americanas que aterrorizam as cidades (ao melhor estilo GTA SA)."
Enfim, não é meu objetivo desvirtuar pra esse lado.
Moderas
Vão ver que ando dando muitos double posts, mas navego por abas, e as vezes acabo escrevendo um texto, prendendo a atenção em outra aba, e postando em seguida, mas o pótico já foi respondido, e editando não consigo ver a postagem.
|
MMI Veterano
|
# out/14 · Editado por: MMI
· votar
Um pouco de história do wah... (pois é, tem sua importância saber um pouco de história)
Quem criou a sonoridade foi Clyde McCoy, um trompetista que usava um espécie de "tampa" quando tocava "Sugar Blues", na década de 20. Ficou famoso e licenciou seu nome para fazer o artefato pela King Instrument Company.
Em 66 a Thomas Organ resolveu fazer um pedal, com potenciômetro controlado pelo pé. Chet Atkins já tinha gravado com algo feito por ele mesmo similar. Quem quiser ler mais, ouvir referências, é só pesquisar mais, pode começar pela Wikipedia. Hendrix e Clapton foram os primeiros grandes artistas a gravar com a novidade, especialmente Hendrix que criou os parâmetros do uso na guitarra. Mais ou menos como a história do Eddie Van Halen com o tapping.
|
cafe_com_leite Veterano |
# out/14
· votar
Mas ae, comentando o tópico.
Esse mesmo assunto poderia ser tratado de um jeito mais produtivo, porém a intenção do criador do tópico não é criar uma discussão saudáve e sim a a discórdia.
Nestes casos eu sou a favor da trollagem coletiva ao causador da "polemica", pra que ele venha aprender que aqui não tem trocha. Se fosse no OT, OK, lá é o lugar pra isso, mas o forum de guitarra é um local mais serio e requer sensatez dos seus users.
Além do que, a trollagem coletiva rende boas risadas. O ogner foi de matar, ahuahaua
|
MMI Veterano
|
# out/14
· votar
cafe_com_leite
Se for para trollar todo aborrescente que aparece aqui no FCC, isso aqui vai virar OT. Concordo que o fórum não precisa disso, mas já viu quantos tem? São tantos, em diferentes graus, inclusive uns "bipolares" e até mais velhos, que sem isso é capaz de acabar o fórum. A solução é rir e não dar muita corda.
|
Led Zé Veterano |
# out/14
· votar
Bruno Floyd laerte_a7x
tao jovem e tão velho ao mesmo tempo
não gosta de hendrix nem de drogas, não da pra ser seu amigo...
kkkkkkkk...Meu também não. E se aparecer aqui em casa de maquiagem , unha pintada e chapinha na franja vai apanhar de correia de máquina de costura. É assim que conserta menino desviado.. kkkkk
|
tito lemos Veterano
|
# out/14
· votar
Deveria rolar um BAN. Pra servir de exemplo.
|
overlappingcircles Veterano
|
# out/14
· votar
tito lemos da uma olhada no teu email
|
cafe_com_leite Veterano |
# out/14
· votar
Led Zé kkkkkkkk...Meu também não. E se aparecer aqui em casa de maquiagem , unha pintada e chapinha na franja vai apanhar de correia de máquina de costura. É assim que conserta menino desviado.. kkkkk
Ahuahaua, é disso que eu to falando.
MMI Mas não é toda hora que acontece essas coisas. Uma vez eu desinbestei em fazer tópicos assim e a galera me esculachou com vigor, e assim aprendi a lição.
|
ogner Veterano
|
# out/14
· votar
Cara, logo sobre o Hendrix!! NÃO existe saída, se não, sacanear!!
O Cara pode nõa gostar, blz ( ESTRANHO ) mas daí tentar justificar, bater de frente. Só piora!!!
NÃO TEM COMO!!!
Jimi é oq todos falam, merece todos os louros!! O cara foi, é, e sempre sera FODA para C$%rÄlh@!!!!!
Não levo a serio tópicos assim, só resta sacanear.
Quando eu era mais novo não via/ ouvia o Jimi como veja agora! Toco guitarra a 20 anos.
Biografia q recomendo dele foi a escrita pela Sharon Lawrence.
|
ogner Veterano
|
# out/14
· votar
Sacanear com finésse e educação, claro!!
:)
|
Ismah Veterano |
# out/14 · Editado por: Ismah
· votar
MMI
To curtindo aonde esse tópico tá nos levando.
Tal efeito é mais conhecido como mute (traduzir por "abafado"), comum a diversos instrumentos, de violinos a nossa guitarra (pall-mute). Essa tampa se chama hoje "wah wah mute", mas existem diversos tipos.
O efeito geralmente trás som staccato, e com timbre diferente do original. O efeito, surgiu mais provavelmente, na gaita de boca, na gaita blues ainda mais específicamente, que é o mais natural a ser feito, bastando abrir e fechar as mãos.
Uma nota:
Percebo que a guitarra não tem diretamente uma criação, ela foi agregando circuitos pela história - amplificadores dos rádios, chorus,leslie e wah do órgão...
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# out/14
· votar
ogner Biografia q recomendo dele foi a escrita pela Sharon Lawrence. Sem dúvida, a melhor. Abç
|
Lelo Mig Membro
|
# out/14
· votar
A verdade é uma só:
Jimi Hendrix era um baitola enganador que não tocava poha nenhuma e foi alçado a condição de "God Of Guitar" graças a um trabalho exaustivo, em conjunto, feito pelos Illuminati, a CIA e a Coca Cola.
Na época a Coca Cola havia incluído heroína em sua fórmula, mas retirou, devido as mortes de Jimi Hendrix e Janis Joplin. Inclusive subornaram Eric Clapton, com um fornecimento de Hero Cola, prá ele falar que Jimi era melhor que ele. Como Eric, também não tocava nada e vivia chapado, foi fácil suborna-lo.
Os pedais de Wah, usados por ambos, não era Wah coisa nenhuma. Eram dispositivos desenvolvidos pelo Houdinni e o Tesla, que disparavam solos pré gravados, feitos pelo Duanne Allman e gravados em studio.
Janis Joplin também não cantava nada, e era dublada por uma anãzinha que ficava mocozada dentro de uma caixa de P.A. falsa. (foi para isso que inventaram os microfones sem fio).
No Woodstock, das 200 mil pessoas presentes, 195 mil receberam mil dólares mais um tijolo de maconha para comparecerem. As 5 mil restantes, foram enganadas que seria um show do Ray Connif.
Depois desta revelação, vou saindo...
|
Ismah Veterano |
# out/14
· votar
Lelo Mig
Tem mais gente que foi subornada com um tijolo de ácido (que vc não mencionou), umas ampolas de coca e umas buchas de maconha... Só que essa pessoa usou todas juntas kkk
PS Aos desavisados e/ou desprovidos de humor, os trocadilhos são propositais. #sónaerva
|
claudio.oc Veterano |
# out/14 · Editado por: claudio.oc
· votar
Cadê o meninão laerte_a7x ? Será que o cara tomou jeito ? Assim espero.....
|