Será que eu sou a única pessoa no mundo que acha Jimi Hendrix um porre?

Autor Mensagem
renatocaster
Moderador
# out/14
· votar


Calma, meninos...calma...

strinbergshredder
Veterano
# out/14
· votar


renatocaster

cafe_com_leite
Veterano
# out/14
· votar


strinbergshredder
Nada, quem tá revoltão é o laertesevenfold. Eu to aqui só assistindo essa engresia.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


cafe_com_leite
Música é uma atividade "holística", e a inspiração vem de tudo, principalmente da leitura....
Se vc estudar a história da música verás que muitos compositores eruditos ou populares inspiraram-se em obras literárias ou na cultura em geral...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


laerte_a7x
Ele não desconhece; ele só não não idolatra. Aceita logo que doí menos!
Cara, vc é louco? Leste o que o rapaz escreveu acima? Leste o que eu escreví?
Fui....

Headstock invertido
Veterano
# out/14
· votar


E é sorte sua nós dois não morarmos na mesma cidade; porque eu iria levantar da cadeira e correr até a tua casa pra te fazer comer papelão. E isso não é hipérbole.

Leblues feelings hahaha.

tito lemos
Veterano
# out/14
· votar


Sinto cheiro de sangue.

Rachmaninoff
Veterano
# out/14
· votar


Rá!

Este tópico me lembra os velhos tempos de FCC!

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


Lelo Mig
JJJ

Anotado. Principalmente a do PF

cafe_com_leite

Assim vc vai mudar o nick pra "café com leite azedo" kkk
Mas tratando sério, acho que é útil treinar licks, entender como fulano pensava... A pegada do Angus, do SRV, do Manitos de Plata, e do Tião Carreiro são de universos diferentes, mas INCONFUNDÍVEIS.

Cada um teve uma técnica que o caracteriza, estudando um pouco de cada temos nosso som. E somos assim em tudo.

laerte_a7x

Antes de tudo... O mundo é maior que seu quarto (by Nei Van Sória), é cruel e não tem vez para fraquejar... A vida não perdoa, e não tá nem aí se vc está se sentindo mal consigo, se se sentiu humilhado ou chateado... Literalmente, os demais estão cagando e andando, se é que não estarão tentando te enrabar...



Primeiramente... Vc atacou um dos guitarras mais históricos, num fórum de guitarristas, esperando ser aclamado?

Seria o mesmo que dizer que homens de verdade dirigem motos sport, e apenas "insira aqui um termo pejorativo", choppers e customs, no meio dos Hell Angels (moto clube famoso pela violência)...

Segundo, seu nick não te favorece... É sabido que a7x é uma das bandas mais comerciais da atualidade, e famosa por ser ouvida por diversos pré-adolescente e adolescentes, que digamos tem "alguns chiliques" se contrariados, choram sem motivo - os ditos emos (inclui-se tbm os coloridos).

E em terceiro... Sua forma de levar tudo tão a sério, me faz crer, que realmente vc está (no mínimo) depressivo... Logo partir pra ameaças físicas, é o mais ridículo a se fazer na internet - pois é um ato covarde.

Mas... Supondo que levasse a cabo a agressão, vc seria preso, por atentar contra um terceiro. E... meu amigo, cadeia é lugar onde filho chora, e mãe não ouve.

Logo, com isso, perdeu além da moral que tinha perante, perdeu sua dignidade junto a nós. E junto ao cafézinho, virou motivo de chacota. Zombaria mesmo... Tenho certeza que vai te zoar até num tópico extremamente técnico...

Percebeu já que não é mais questão de ser sua opinião, ela ter fundamento ou não?
Então, revisando... Criticar um clássico consolidado como Hendrix, no meio de guitarristas, sob alcunha de uma banda ridicularizada, tropeçando/escorregando na própria bosta... Não acha que tá indo demasiadamente longe demais?

cafe_com_leite
Veterano
# out/14
· votar


O laerte tá só trollando como se não houvesse o amanhã e o pessoal dando lição de moral.

Zuem também, caramba, ele tá pouco se fudendo pros seus concelhos.

cafe_com_leite
Veterano
# out/14
· votar


Ismah
E junto ao cafézinho, virou motivo de chacota. Zombaria mesmo... Tenho certeza que vai te zoar até num tópico extremamente técnico...

Ah sim. Porque eu não sei quando o Eric Clapton comeu a primeira menininha na vida dele é motivo de eu virar chacota. Tu tem razão.

cafe_com_leite
Veterano
# out/14 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


Ismah
Assim vc vai mudar o nick pra "café com leite azedo" kkk
Mas tratando sério, acho que é útil treinar licks, entender como fulano pensava... A pegada do Angus, do SRV, do Manitos de Plata, e do Tião Carreiro são de universos diferentes, mas INCONFUNDÍVEIS.

Cada um teve uma técnica que o caracteriza, estudando um pouco de cada temos nosso som. E somos assim em tudo.


É claro que cada tem influencia de outros músicos, é impossível isso não acontecer. Mas é o que eu disse, você conhecer a historia desses caras não vai te tornar melhor músico, afinal, o que é um bom musico pra você? Uma copia de outros tantos guitarrista clássicos como John Mayer? Bom, então tá, encerramos a discussão por aqui, porque o meu conceito de bom músico é outro.


Mauricio Luiz Bertola
Tem que saber diferenciar a música erudita da música popular. Na música erudita você é obrigado a conhecer a historia toda, ou se não você não terá nenhuma credibilidade no meio. Na música popular, as pessoas não estão nem ai pra o que você sabe, as pessoas só querem ouvir a sua música, o que você tem a dizer com ela. Ou você gosta do jimi Hendrix porque ele era truta dos blueseros da época?

Ou seja, pra mim, tudo o que eu preciso enquanto músico é a música em si, eu tenho que filtrar o que me convém e aplicar do meu jeito. Se isso vai dar certo, eu não sei, mas eu to tentando.


Agora, como disse, nada me impede de ler a bibliografia desses caras por curiosidade, porque de fato, eles têm muita historia pra contar.



Edit: vi ali que tu falou literatura. Isso eu concordo contigo, tem álbuns maravilhosos inspirados em livros, já ouvi muitos artista dizerem que se influenciam por livros e eu também tenho projeto de fazer alguma coisa inspirado em alguma obra literária, isso eu acho interessante mesmo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14
· votar


cafe_com_leite
Cara, eu não concordo com isso, mas tudo bem...
nada me impede de ler a bibliografia desses caras por curiosidade, porque de fato, eles têm
Leitura é a atividade mais importante que existe para a mente...
Abç

cafe_com_leite
Veterano
# out/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Leitura é a atividade mais importante que existe para a mente...
Abç


Concordo com você.

Casper
Veterano
# out/14
· votar


Eu gosto bastante do menino Hendrix.
Mas não idolatro ninguém.
Essa gravação abaixo é bem bacana (o album todo),
para quem quer um primeiro contato com o cidadão.



entamoeba
Membro Novato
# out/14
· votar


MMI
Fantástica essa história! Obrigado pela aula!

Pedroviski
Veterano
# out/14
· votar


Só digo uma coisa (por experiência própria, mas mesmo assim há exceções, claro):

Quem começou ouvindo Hendrix do nada, conhecendo pela internet, ou sem uma base construída desde jovem, ouvindo som em vinils ou CDs originais, certamente não vai curtir, ou vai demorar um tempão até pegar o gosto.

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


cafe_com_leite

Quis dizer que o LaerteA7x que virou motivo de chacota pra vc (tu estás diretamente zombando dele)... E concordo que não me torna melhor músico saber que fulano fez isso e aquilo na vida...

Meu conceito de bom músico tá no cara que consegue transmitir sensações com seu instrumento, consegue tirar tudo que precisa dele... Esse abaixo é um dos melhores que conheço...



entamoeba
Membro Novato
# out/14
· votar


laerte_a7x
Rapaz, eu não curto Calcinha Preta. Pensei que a ironia tivesse ficado clara no post inicial. Na verdade, ficou. Você que não entendeu ou não quis entender. Quanto à cerveja, dispenso o uso de qualquer tipo de droga e/ou vício. E se isso for motivo de zoação por parte de qualquer pessoa, sinto dizer que esta é extremamente idiota. Prefiro ser o "cuzão" do qual as "mina" dão risada do que ficar barrigudo que nem um porco e adquirir uma hepatite (que pode evoluir para cirrose). Quem quiser que abrevie sua vida. Eu tô fora!

Claro que entendi, Laerte!

Relaxa! Só estava te provocando, mas na boa!

MauricioBahia
Moderador
# out/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Eu achava Beatles um porre. Depois de um tempo (pós meus 30 anos), comecei a ouvir a obra dos caras e a "entendê-los".

Talvez eu fosse muito jovem, imaturo ou não estava "preparado ", sei lá! Hehe. Como Hendrix, é algo tão fora do comum, que foge da nossa mera compreensão. É preciso ouvir com a alma. Entender a letra e o contexto social também faz uma diferença.

Tem músicas que não se resumem a cifras, mas a toda uma mudança de pensamento, uma revolução.

Abs

#ouvindoCrosstownTraffic

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


Casper

Imagem stereo maravilhosa que essa música tem.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/14 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Nervoso, eu? um pouco.
Eu escuto de tudo cara. E curto rock e toco guitarra, e não é que desconheço hendrix, gostei de coisas dele, mas não entendi o grande Salto que todos dizem que ele deu na música rock.

E bem, quando usamos o conhecimento que temos para ajudar as pessoas, dai nasce o prestígio. :)

Edit: Porque achou o que escreveu o laerte loucura quando ele se referiu a mim? O que ele disse não é mentira.

Lelo Mig
Membro
# out/14
· votar


Wuju Wu Yi

Cara, vou tentar resumir ok? Apesar de vc, talvez, por ser novo, não conseguir visualizar direito o que ocorreu na época. Mas, vamos lá...

Haviam grandes guitarristas nos anos 60. Hendrix, tecnicamente, não foi algo tão superior.

Contudo, havia, em resumo, uma estagnação do papel da guitarra e na forma de tocá-la. Imperava uma mesmice. Guitarrista de blues e de jazz, tinham estilos definidos, muito presos aos seus estilos e ao tradicionalismo, e os guitarristas de rock, não se sobressaiam como "guitarristas de rock" e sim, como bluesmans meia boca. (Entenda, tô generalizando).

Usar a escola do blues como alicerce, não é a grande sacada de Hendrix. Todo mundo fazia isso. A grande sacada foi agregar elementos do Jazz, do Soul, do Psicodelismo e etc., a pegada Bluesy!

Antes de Hendrix, não há nenhuma guitarra com tanto peso e violência. As guitarras dele, podem parecer leves para a atual geração, ouvidores de Metal, trash e etc. Mas naquela época foi uma paulada!

Além disso, Hendrix inovou nas experimentações, fugindo de uma "postura ideal de tocar", quebrando regras como "só pode usar pentâtonicas", e etc... As performances também foram um diferencial. Ele trouxe a guitarra para frente do palco e ensinou as pessoas a identificá-la/apreciá-la.

Além de ser o responsável direto pela invenção e evolução de diversos efeitos que são comuns hoje em dia, mas não naquela época.

As composições de Hendrix são bem diferentes do que se ouvia na época e até mesmo a bateria, porque ele gostava de bateria, não se limita a marcar o ritmo. Ouça Hey Joe e perceba o crescimento da bateria ao longo da canção, cada vez mais abandonando o ritmo e virando "um solo".

Hendrix inovou nas gravações também. É um dos poucos artistas de sua época a possuir um home studio.

O cara era um gênio, muito a frente de seu tempo.

Metade dos guitarristas que ouvimos hoje não seriam o que são, não fariam o que fazem, sem esta revolução iniciada por Hendrix.

Poderia escrever um livro... mas vou parar por aqui.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/14
· votar


Lelo Mig
É cara, tua resposta valeu. Deu pra compreender bem. Muito obrigado por fazer este resumo!

Marcos UNI
Membro
# out/14 · Editado por: Marcos UNI
· votar


[...]Um troll (em inglês britânico AFI: [tɹʷəʊɫ] ou AFI: [tɹʷɒɫ], "truâul" ou "truóal"; em inglês estadunidense AFI: [tɻʷoʊɫ], "tchroul"), na gíria da internet, designa uma pessoa cujo comportamento tende sistematicamente a desestabilizar uma discussão, provocar e enfurecer as pessoas envolvidas nelas. O termo surgiu na Usenet, derivado da expressão trolling for suckers (lançando a isca para os trouxas), identificado e atribuído ao(s) causador(es) das sistemáticas flamewars.1[...]

Fonte: Wikipédia.

Exemplos do FCC: odion e o O Rico da Gibson.

Mais recente: laerte the rav forever 100% synyster gates.

sebber
Veterano
# out/14
· votar


Marcos UNI

Concordo contigo.

Quando a mente da pessoa não está focada em algo construtivo, o resultado é um pótico como este, só para fazer a guerra.

MMI
Veterano
# out/14 · Editado por: MMI
· votar


Lelo Mig

Lelo, vou te ajudar um pouco porque a garotada está muito ouriçada... kkkk

Hendrix, tecnicamente, não foi algo tão superior.

Na verdade foi sim. Nunca um guitarrista buscou tanta originalidade, nunca criou tanto, nunca inventou tanto. O único que pode ser comparado é o outro grande mestre e pilar do mundo da guitarra, Charlie Christian. São os dois maiores que o mundo das seis cordas viu, nada se compara ao que eles representam. Mas se Hendrix até hoje não é compreendido por alguns, não vou nem falar de Charlie Christian.

Jimmy Hendrix foi tão perfeccionista, tão criativo que suas experimentações o levavam a regravar e fazer overdubs seguidos. Até um ponto que ninguém aguentava gravar com ele, mas ele se juntou a outro gênio, Eddie Kramer. Essa dupla rompeu barreiras, inventou sonoridades, criou sonoridades que até hoje causam espanto e chegam a assustar por sair do "padrão" (como cantou Caetano Veloso, "É que Narciso acha feio o que não é espelho...").

Por exemplo,o wah wah foi criado por Hendrix. De certa forma, o fuzz também. Isso se tornou normal, caiu no mundo e todo mané tem um no set. Mas Hendrix foi um cara que não se conformava em soar normal, porém na época não era nada normal. Se um dia botaram Hendrix para tocar baixo, ele apareceu com um de 8 cordas. Se era para fazer um solo diferente, com Kramer fizeram um backwards masking (os Beatles também fizeram isso), numa técnica complicada com equipamentos analógicos mas que até hoje é difícil encaixar bem numa música, mesmo com equipamentos computadorizados - soar bem assim é complicado. Difícil a banda,até hoje, que tenha acertado em solo com essa técnica, eu mesmo não sei dizer outras de bate-pronto. São coisas que até hoje soam modernas, diferentes, por isso que eles romperam barreiras, revolucionaram o mundo da guitarra e do rock. A guitarra se divide em antes do Hendrix e depois do Hendrix, queira ou não, goste ou não.

Vale a pena asistir os vídeos do Eddie Kramer falando das gravações com o Hendrix - esse é o Castles Made of Sand onde o solo é reverso, que eu citei.



Quem quiser que assista todos os vídeos do Eddie Kramer falando das gravações. Se vai entender ou se vai gostar vai depender da capacidade e um pouco do gosto. Se o Hendrix nunca fez sucesso nem foi muito reconhecido em vida nos EUA, sua terra natal, é normal que até hoje alguns não terem entendido.

Abç

Obs.: foi só para te ajudar, Lelo. Me recuso a participar dessa discussão. :)

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/14
· votar


sebber
Acho que a intenção do tópico é valida, apesar do título convidativo para discussões ácidas. Agora a discussão sobre a influência do hendrix é saudável. Só não pode ter argumentos descabidos ou absurdos de qualquer um que se proponha a discutir. O post do lelo mig por exemplo foi bem esclarecedor.

LeandroP
Moderador
# out/14
· votar



http://www.youtube.com/watch?v=a6meMBtTgKQ

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/14 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Wuju Wu Yi
Porque achou o que escreveu o laerte loucura quando ele se referiu a mim? O que ele disse não é mentira.
Em 1º lugar porque eu estava te respondendo, e, como vc viu, minha intenção era bem diferente da interpretação que vc teve (tudo bem). Ele levou para o mal caminho.
Em 2º lugar, porque o tópico dele, apesar de gerar uma grande discussão (que espero ser profícua para todos aqui, mormente os mais novos), teve uma intenção equivocada.
Nada mais.
Sou Historiador (profissional), e Professor Universitário, e, o que vejo hoje é uma espécie de culto à superficialidade e uma total descontextualização das coisas. Alguns jovens hoje, dada a cultura midiática, ao imediatismo e o mal uso dos aparatos tecnológicos, são pouco capazes de entender que as coisas do presente são fruto de complexos processos passados. Óbvio que aqui não é o lugar para se discorrer sobre assuntos acadêmicos nem tampouco pesquisas e etc; mas cabe às pessoas ouvir com cuidado e evitar certas afirmações sem base.
Eu, por exemplo, sempre fui "roqueiro", toco rock, e amo o róquenrrol, procurando estudar sua História e o contêxto sócio-econômico e cultural no qual ele se desenvolve até hoje; mas nem por isso deixo de pesquisar, da mesma forma, outras formas de expressão cultural brasileiras e estrangeiras, pois a música é apenas um dos aspectos culturais do mundo em que vivemos. É por isso que procuro responder aqui às colocações de tópicos como esses.
Eu já havia percebido o que o Marcos UNI havia colocado (não de forma tão direta, claro), e respondi de forma irônica ao rapazinho que fez esse tópico, mas, em sua soberba e agressividade, ele rebateu, mas não pretendo alongar essa discussão, pois, como os outros "trolls" que frequentam esse fórum, o que ele quer é isso mesmo.
Em tempo: Talvez por ser mais velho, pai-de-família e profissional estruturado, não gosto dessas polêmicasinhas inúteis e sem sentido que certos garotos insistem em estabelecer aqui. Mesmo que isso pareça "chato" (como alguns acham), prefiro um fórum voltado para a informação séria e a troca de impressões e idéias de forma calma e capacitada, sem polêmicas desnecessárias (como é o caso desse tópico). Isso é porque, quando eu era jovem, essa importante ferramenta que é a internet nem sequer existia, e hoje ela corre o risco de tornar-se o valhacouto de imbecilidades, de crimes e inutilidades que há muito já permeiam o mundo "real". Posso estar errado, mas, no momento, é assim que penso...
Abç

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Será que eu sou a única pessoa no mundo que acha Jimi Hendrix um porre?