Frequência de Ressonância

Autor Mensagem
Filippo14
Veterano
# dez/14
· votar


Hammer
Não seria melhor comprar um Hall of Fame? Se fosse para gastar uma grana em um nova reverb ou nova delay eu juntava para pegar o rack da TC que é ótimo.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# dez/14 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


FStanzani
Exatamente o que eu acho. A ressonância é subtrativa, e a característica que deve ser principalmente afetada pela madeira é o sustain. Uma vez peguei uma guitarra que vibrava pra kct ao tocar e tinha um som muito alto desligada. Era perceptível ela tremendo na perna quando tocava sentado. Quando fui plugar vi que ela não tinha sustain bom. Justamente as cordas paravam de vibrar rápido pq o corpo era muito leve com madeira pouco densa. Não sobrava muita vibração pros captadores transmitirem o som.

Mas outras vezes guitarras que soavam bem acusticamente também tinham ótimo sustain. Creio que cada um vai ter uma personalidade, mas a fundamental e alguns harmônicos devam ser essenciais. Talvez o legal seja justamente isso que o cara fala no vídeo. A qualidade do som também é algo subjetivo, então haja pano pra manga nessa história de madeira na guitarra elétrica.

As pessoas acham que a madeira adiciona freq, mas mesmo quando reflete a freq refletida não se altera - depende da fonte, e não do meio em que se propaga. Então não tem como dizer que "soma".

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# dez/14
· votar


Uma pergunta pra galera que saca de história da guitarra. No caso dessa "The Log"... o objetivo do Les Paul não era justamente reduzir essa ressonância e tentar evitar aquele feedback? Não foi algo assim que o velho disse?

NeoRamza
Veterano
# dez/14
· votar


Rei Arthur Pendragon
Era perceptível ela tremendo na perna quando tocava sentado. Quando fui plugar vi que ela não tinha sustain bom.
Mas outras vezes guitarras que soavam bem acusticamente também tinham ótimo sustain.

Aí que tá, as cordas perdiam energia de duas maneiras, propagando som pelo corpo, e vibrando o corpo em frequências baixas, que você sentia na perna. Por isso um sustain ruim. No entanto eu tenho uma Les Paul chambered que fala bem alto desplugada (quase um violão :D), porém eu não sinto praticamente nada do corpo vibrando, e o sustain dela é normal para uma les paul. Acho que pode acontecer o contrário também, da guitarra não ter um som acústico alto mas 'saculejar' bastante, e consequentemente ter pouco sustain. A gente precisa levar em consideração que essa ressonância que degrada o sustain pode acontecer em várias frequências, audíveis ou não.

Hammer
Veterano
# dez/14
· votar


Filippo14
n.. sei acho que o nova teria o som mais realistico do que o hall of fame..


rack tb é uma boa mas é meio caro pro meu orçamento e meio trambolhudo.. mas tb não descarto essa hipotese não...

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# dez/14
· votar


NeoRamza
Bem observado. Por essas e outras que ainda não tem uma fórmula certa para conseguir um determinado som com o conjunto de materiais. E talvez seja melhor assim.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Frequência de Ressonância