Ressonância na guitarra

    Autor Mensagem
    Tirorox
    Veterano
    # jan/09


    Ae galera...

    Só pra tirar uma dúvida...

    É normal existir ressonância nas cordas da guitarra? Pq tpw, digamos que eu toque um MI na 7ª casa da 5 corda, eu percebi que dah uma pequena ressonância na 6ª corda, sendo que ela pode ser ouvida no ampli... e tpw, isso tah me prejudicando...

    É normal? Não? Se não, tem resolução???

    Fuinhosila
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Tirorox
    É normal
    Nao, e nao tem conserto
    hehhe

    é normal sim, tambem acontece no meu violao, acho que tem a ver
    com as frequencias(eu acho)

    ghb
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Tirorox

    A ressonância é normal, afinal são as mesmas notas..... a solução, ou mais óbvio, é você abafar a corda que não toca com a palma da mão.

    ghb
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: ghb
    · votar


    -edit- topico errado...

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Tirorox
    Isso é normal. Pro som ficar limpo, neste caso, abafa a sexta corda com a mão (palm-muting). Qualdo faço power chords, abafo tudo que posso pro som sair limpinho...
    Abs

    ogner
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Uma guita minha outro dia estava muito doida....

    Todos os Si(s) mais graves que eu fazia uma mola vibrava!!! Mó merda!!
    Troquei a mola e parou....
    Muiiito estranho...Hehehehe...

    Tive um professor de Fisica, que aprendi 1 e 1 unica coisa com ele. Pelo menos é a unica informção que guardei, nem o nome do infeliz eu sei mais....Que era pra tomarmos cuidado ( na época eu morava no Rio) não podiamos buzinar dentro de tunel que se a buzina do carro emitisse uma frequencia TAL o tunel demoronaria!
    Hehehe...

    Nunca duvidei, mas quando o Flamengo ganha tem buzinaço
    no Rebouças e eu buzino bem!!! hehahe

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    ogner
    Cara, eu também sei de uma boa. Se marchássemos na ponte Rio-Niterói ela desmoronaria depois de algum tempo. Ela foi feita pra balançar, mas não na mesma frequëncia! "você.... sabia...?"

    Putz... Cerveja demais é f***

    kzumoable
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Recentemente botei uma mola a mais na minha guitarra. Sempre que eu toco os SI's (B) , a nota fica com um eco, sendo a guitarra desplugada, plugada não aparece. Como eu resolvo isso ?

    Motoqueiro Alienigena
    Membro Novato
    # jul/13 · Editado por: Motoqueiro Alienigena
    · votar


    kzumoable
    cara acontece comigo também, corda 011 e coloquei as 5 molas na minha strato e parece que elas estam sempre vibrando quando toco, não vi nehum problema achei até legal, dá para escutar melhor desplugado, pensei até em fazer um escudo traseiro de madeira para ajudar um pouco mais lol, mas se tu quer que ela pare, um cara ali em cima dise que trocou a mola e resolveu...

    Motoqueiro Alienigena
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    meio que um reverb :D

    Jaderson_guitar
    Membro
    # jul/13
    · votar


    Claro que é normal, se você tem um dó1 por exemplo e na outra corda você tem tbm outro dó1...é normal a corda vibrar quando é tocado o dó1 em uma corda diferente... pois elas estão na mesma frequencia...

    kauegomes1903
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Cara, ta acontecendo isso no meu violão quando eu toco a nota (B) na casa 19° o violão da tipo um eco, de fundo e percebi que são das cordas que estão solta (uso 0.11) quando eu abafo as outras não da isso sai o som normal, dae quando eu toco da uma ressonância, tipo um eco de fundo que me deixou incomodado, o engraçado que isso acontece em todas as casas com a nota (B) só que em intensidades diferentes, isso é normal?

    Luis A.
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Ola,

    Não quero dar uma de entendido no assunto, mas todo material tem sua frequência natural de ressonância (ou mais de uma). Se vc tocar na 5ª casa da corda 6 de um violão, verá q a corda 5 vibra sozinha (se tiver afinado claro rsrsrsr).

    Se vc tiver um pouco de interesse e paciência é só procurar algo relativo a ressonância no google, vou ate deixar um link aqui:
    http://www.sofisica.com.br/conteudos/Ondulatoria/Ondas/ressonancia.php

    Esse é o fenômeno é a explicação para alguns instrumentos melhorarem com o passar dos anos. Quanto mais vc submete uma madeira a certas frequências, maior sera a resposta dela às tais frequências. Existe um tópico sobre isso, sendo q ha pessoas que pensam como eu e alguns céticos, portanto nao pretendo polemizar mais o tema...

    Um fato q alguns consideram é q trocar a pintura piora o som da guitarra, teoricamente a resposta é a msm q no caso da madeira antiga.

    A questão é q a ressonância pode atuar sobre vários componentes da guitarra, principalmente se algum deles estiver um pouco bambo (botoes, tarrachas etc). Isso irá causar vibrações indesejadas... Outro fato observável é a ressonância sobre objetos do ambiente, as vezes nota-se que quando se toca uma nota certos objetos a nossa volta vibram, às vezes uma janela, caixa de bateria, ou simplesmente algumas notas parecem muito mais altas do q outras em determinadas salas...

    Volto a dizer q não quero polemizar esses temas, sao apenas algumas explicações que eu encontrei através de pessoas q estudam mais profundamente o assunto, e logo ma passaram credibilidade. Qualquer um tem o direito de concordar ou descordar, de achar q isso é influente ou imperceptível....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ressonância na guitarra