Marca em headstock é ilusão? Pequena experiência etnomusicologica

Autor Mensagem
Luis A.
Membro Novato
# dez/13
· votar


MrFangs


Cara, pesquisa no google nao serve como referencia, google qualquer um posta, nao há critério....

Faça um trabalho cientifico e coloque Wikipedia na sua bibliografia pra vc ver oq lhe acontece!!!!

E vc NÃO trabalha com números, caso contrario vc saberia dessas coisas básicas q eu e alguns outros estamos te dizendo....

Rafael.Guitar.YwT
Veterano
# dez/13
· votar


MrFangs

Na boa velho, nem sempre o que se acha mais por aí é melhor... Tenha como exemplo funk ou sertanejo, é o que mais achamos por aí, mas é uma merda. Tudo vai de gosto, não adianta vc ficar falando por aí que les paul é melhor que strato ou superstrato, sempre vai ter quem irá discordar. Não existe guitarra melhor ou pior tampouco timbre melhor ou pior, existem gostos diferentes e vc deve estar aberto e respeitar aos de cada um.

Led Zé
Veterano
# dez/13 · Editado por: Led Zé
· votar


MrFangs
Velho, deixa de ser cabeca dura! Se voce liga tanto em numeros assim, vamo fazer assim:
Contra voce : todos aqui
A seu favor: ninguem

Conclusao: voce esta errado e nos estamos certos. É so olhar os numeros.

Rafael.Guitar.YwT
Veterano
# dez/13
· votar


Led Zé

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk +1

The Man Who Sold The World
Veterano
# dez/13
· votar


Led Zé
voce mitou +1

Insufferable Bear
Membro
# dez/13
· votar


MrFangs
http://en.wikipedia.org/wiki/Sampling_(statistics)
http://velartrill.tumblr.com/post/58093106755/what-does-the-internet-t hink

Não acho nem de longe o site tão perfeito, mas ele é mais confiável que seu método de digitar no google.

MrFangs
Veterano
# dez/13 · Editado por: MrFangs
· votar


Não acho nem de longe o site tão perfeito, mas ele é mais confiável que seu método de digitar no google.

Poxa, tão bom que as menções positivas por "Justin Bieber" deu praticamente 100%... Achei que mais pessoas odiavam ele!


Velho, deixa de ser cabeca dura! Se voce liga tanto em numeros assim, vamo fazer assim:
Contra voce : todos aqui
A seu favor: ninguem

Conclusao: voce esta errado e nos estamos certos. É so olhar os numeros.



Cara, já deixei de colocar o Slash como referência faz alguns posts... Já citei outros guitarristas e parece que ninguém leu. Mas um exemplo, se eu pego os 3 guitarristas mais famosos de Les paul e os 3 mais famosos de Strato, sendo que, há três vezes mais pesquisa pelos de Les Paul do que pelos de Strato, você acha que a maior quantidade de vendas e preferências será de Strato ou Les Paul? Desde o começo, meu pensamento sempre foi esse e isso é uma lógica. Se você é um guitarrista dos tempos atuais, que esteja começando ou que quer se espelhar em algo para timbre, uma das suas ferramentas será o google e não apenas o teste de instrumentos.

vintagentleman
Veterano
# dez/13
· votar


FBlues_rock

Cara, nunca toquei numa, mas já vi cara "de responsa" afirmar que uma semi ES da vida é o Santo Graal dos timbres... Quem sou eu para discordar? Eu não falei em tom de deboche. A ideia era o tópico ser leve... jamais uma discussão sobre aquele de quem eu não digo o nome rsrsrs

FBlues_rock
Veterano
# dez/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


vintagentleman
Opa, beleza! Mas não acho que seja mesmo senso comum as semi... engraçado que sempre associei a jazz e MPB, nunca a rockabilly, apesar de ser extremamente comum (vide Gretsch).

Curiosamente, passei por uma experiência parecida, mas o leigo era eu; lembro bem do quão lindo achei o timbre de uma ES quando assisti um cara improvisando em um barzinho. Da época que não tocava, foi sem dúvida o timbre mais memorável que ouvi, a ponto de seguir seu roteiro de bares para ouvi-lo.

Na época, se me dissesse que a guitarra custava 500 ou 20.000 reais acreditaria, tampouco sabia o que significava o nome no headstock... :)

Delson
Veterano
# dez/13 · Editado por: Delson
· votar


Gente.

São guitarras COMPLETAMENTE diferentes, timbres COMPLETAMENTE diferentes. Quem quer um timbre de Stratocaster, compra uma. O mesmo vale pra quem quer timbre de Les Paul.

Pouco importa que "estatisticamente" a Les Paul é a mais vendida, que o timbre do Slash tem 13 milhões de resultados no Google, em menos de 0,00021524410 segundos.

O senhorzinho que tocou guitarra pela primeira vez provavelmente nem sabe quem é o Slash, Marshall, Fender, John Mayer, Eric Clapton, Mark Knopfler, Joe Bonamassa, Eric Johnson, Jimmy Page, Danny Gatton e o escambau.

Todo tópico que tem o nome do Slash vira essa baderna.

JeGuitar
Veterano
# dez/13
· votar


Olhem que interessante o nível de aceitação de unicórnios na Internet:

http://www.whatdoestheinternetthink.net/unicorn

Então podemos presumir que unicornios são muito mais legais que Slash, Hendrix, BB King, Gibson e Ibanez juntas!

Rock With Salad
Veterano
# dez/13
· votar


O tópico me fez lembrar de um acontecimento de 2009...
Estava eu, todo feliz testando minha então futura latinha de Delay em uma loja de Campinas, quando um simpático vendedor sentou-se ao meu lado, pegou da parede uma strado da SX toda de fábrica com escala em um maple envernizado, plugou-a num fenderzinho e tirou na minha frente o clean mais bonito que já ouvi. Foi massa.

vintagentleman
Veterano
# dez/13
· votar


Rock With Salad


Essa aí era a ideia do tópico, até aparecerem umas groupies daquele do qual não citamos o nome... rsrsrs

FBlues_rock
Veterano
# dez/13
· votar


Ah, essas Islechetes...

Luisfelp FR1
Membro
# dez/13
· votar


vintagentleman

Cara gostei pra caramba do seu ''causo'', essa história refletiu um pouco do que eu vivo com alguns amigos que tocam e outros conhecidos que vejo tocar: eles não ligam muito pra marca tal, nem se é cerâmico ou de Alnico, se é de segunda linha ou ficam com preconceito sobre a madeira, estão mais afim de tirar umas músicas legais,melhorar suas técnicas e um som gostoso do instrumento, algo que agrada . Eu tenho esse pensamento sobre guitarras, o importante é a gente pegar aquela que gostamos (tanto na tocabilidade quanto no som) e tirarmos o som da maneira que melhor soa aos nossos ouvidos. Não é questão de preferência por marca ou modelo,por exemplo (esse exemplo é clássico aqui no fórum) se uma Fender MIM Standard (com caps cerâmicos) soar melhor que uma Squier Classic Vibe (com caps de alnico) ou vise-versa eu vou escolher aquele que mais me agrada. Foi assim que eu escolhi minha guitarra quando fui comprá-la.
Quando eu li esse tópico (logo depois que você postou, quando ainda não tinha nenhum post) achei que iria tomar um rumo bem diferente do que tomou, mas gostei da sua iniciativa de compartilhar essa experiência conosco, valeu mesmo!!! :D

Quanto a 'fuga de tema' do tópico...
Galera ao meu ver, quando uma pessoa está de mente fechada para novas ideias ou está com extrema convicção de algo a ponto de matar ou morrer por isso, não vale a pena tentar provar o inverso pra pessoa enquanto ela passa por esse momento, então acho que deve-se parar um pouco de bater em cima dessa tecla. Na minha opinião, gosto cada um tem o seu só acho que não se deve ficar fazendo generalizações do tipo Todo mundo faz isso..., tente mudar pra algo do tipo Muitos fazem isso..., isso muda pra caramba a leitura do texto e evita confusões.

vintagentleman
Veterano
# dez/13
· votar


Luisfelp FR1 e GALERA

Devido ao desvirtuamento do tópico eu quase ía esquecendo de contar alguns detalhes interessantes da primeira experiência do Seu Davi (esse é o nome da figura) com guitarras.

Apesar dos meus insistentes esforços, não teve cristão que fizesse o velhinho pisar nos switches dos pedais rsrsrs

Eu ficava olhando encabulado enquanto ele se abaixava para acionar os comandos com a mão rsrsrs, por "medo de quebrar", e eu explicando que aquelas caixinhas eram super fortes, que dava para passar com um carro por cima, projetadas para anos de uso profissional etc...

Foi engraçado, mas de um jeito esquisito rsrsrs

Outra: o Seu Davi ficou impressionado com o afinador digital Snarck. Entendeu a lógica rapidinho, e percebeu que o negócio funcionava com a "vibração do trem" rsrsrs ou seja, que até com o instrumento desligado funcionaria! Impressionante...

Detalhe: Ele pegou a técnica do palm mutting rapidinho! O cara leva jeito!

BrotherCrow
Membro Novato
# dez/13
· votar


Ok, lá vamos nós...

Eu simplesmente não suporto tocar qualquer guitarra que não seja uma Les Paul...
Sério, cara? De boa, isso é meio triste. Nem o Slash era tão cabeça-dura, volta e meia ele aparecia com uma Mockingbird.


Até mesmo a Marshall fez cabeçotes referentes ao slash e recentemente o AFD100 que foi sucesso de venda mesmo com seu alto preço de $ 3500 - 5000.
O AFD é um ótimo amp antes de qualquer outra coisa. É um Marshall top. Você pode perfeitamente pegar ele e ligar uma telecaster, sem querer soar como o Slash.

Eu sou guitarrista a uns 5 anos
Oh boy... tem muito o que aprender ainda! Eu sou guitarrista há 17 anos e sigo sempre aprendendo.

a discussão é puramente TIMBRE e existe um mercado BEM grande com pessoas experientes que querem o timbre dele
O fato de ter muita gente que gosta de Gibson com Marshall não deve ser confundido com a fama do Slash. Muita gente gosta por causa do Jimmy Page ou seja lá mais quem. O timbre do Slash é um "template" de hard rock que já existia muito antes dele e vai continuar existindo enquanto existir rock.

Por qual motivo o maior número de vendas é de Les Paul?
Sabia que o modelo mais vendido da Gibson é a SG Standard? Pois é...
http://www2.gibson.com/News-Lifestyle/Features/en-us/the-sg-standard-4 14.aspx

é só você ouvir as linhas de guitarra do Izzy e do Slash, sendo que a do Slash é mais encorpada e tem maior ganho (maior ganho do que o comum na época para os cabeçotes que eram usados)
Será porque ele é guitarrista solo? Guitarrista solo sempre vai ter mais ganho.

A minha questão é que, JCM clássicos + Les Paul entregam o timbre que a maioria das pessoas e dos guitarristas gostam, inclusive eu.
Clássicos? Mas não eram modificados?

Alias, não me recordo ninguém que tenha sido tão famoso a ponto de muitas pessoas quererem tirar o timbre que usasse uma stratocaster.
Ah... vou nem zoar que é sacanagem.

a grande maioria de guitarristas fãs de marshall normalmente são mais fãs de les paul do que as demais, como as strato são para fender.
Aí tem um certo sentido: Marshall tradicionalmente é de crunch pra cima, então você vai querer uma guitarra com um sinal mais forte.

O assunto não seria "nome no headstock"?
Ué, você falou no teu primeiro post que Les Paul não seria necessariamente Gibson? Cadê o nome no headstock?

Sempre falei de preferência de timbre para o público em sua maioria
Se você fala da preferência dos leigos, devia olhar os albuns de rock mais vendidos:
http://www.ultimate-guitar.com/news/entertainment/top_selling_rock_alb ums_of_all_time.html
Aí você vê que tem muito espaço pra SG, Strato, PRS...

Ele é um ótimo guitarrista sim, tem um puta timbre de blues, porém, as pesquisas pelo timbre dele são quase nulas, basta pesquisar
Milhares de guitarristas que usam Tubescreamer só por causa dele discordariam de você.

BrotherCrow
Membro Novato
# dez/13
· votar


vintagentleman
Opa, foi mal, prometo que não desvirtuo mais! É que tava entalado na garganta! Esses reductio ad Slashum me matam de vergonha alheia.

Luisfelp FR1
Membro
# dez/13 · Editado por: Luisfelp FR1
· votar


vintagentleman

rsrs. Já passei pela mesma situação do que a do Seu Davi, quando você nunca pegou um pedal de guitarra na mão o medo de quebrar é incrível, mesmo sabendo que a coisa foi feita pra você enfiar o pé com vontade. xD

BrotherCrow

Esses reductio ad Slashum me matam de vergonha alheia.

kkkkkkkkkkkkk'
Quando eu comecei a ler essas coisas nesse tópico, eu ri pra caramba com certos posts(não vou citar pra não por mais lenha na fogueira), mas ai foi ficando chato e desgastante. Só achei uma pena essa discussão ter acontecido justo nesse tópico, como disse esperava que ele tomasse um rumo diferente e gerasse uma discussão mais produtiva sobre o assunto principal e não isso.

MMI
Veterano
# dez/13
· votar


vintagentleman

Que pena que descambou seu tópico... É tanta bobagem que um tópico que deveria ser legal fica cansativo. Quando acabam as férias?

vintagentleman
Veterano
# dez/13
· votar


MMI

Coisas de FCC, Mestre!

Fico mais chateado quando os tópicos "tributo" não vão para frente por ignorância do pessoal, tipo um que eu abri em homenagem ao Steve Rothery ou o que um colega abriu esses dias para o Adrian Belew.

Para mim, pelo menos serve de consolo que nas gringas esses e outros expoentes da guitarra têm o devido reconhecimento.

Aqui no Brasil, não só no campo musical, mas nos mais diversos setores do conhecimento, as discussões tendem a ser extremamente superficiais.

Na política isso acaba tendo consequências desastrosas.

Masssss... nem tudo está perdido porque ainda encontramos mentes iluminadas de cidadãos do mundo como Vossa Excelência. E seguimos aproveitando o lado bom deste forunzinho brazuca!

Abraço!

MMI
Veterano
# dez/13
· votar


vintagentleman

Já pensou se alguém aqui falasse que a Les Paul parou de ser fabricada, por baixas vendas. Era para ser esquecida e ter ficado num passado distante se não fosse a maior referência de timbre de Les Paul de todos os tempos, Eric Clapton. Sem ele, não haveria Jimmy Page, Billy Gibbons, Slash, empunhando uma Les Paul. E foi muito por causa dele que a Les Paul voltou a ser produzida em 68.

Quanto à impressão do violeiro, é natural. Ele estava empunhando o modelo de guitarra sólida mais refinado e revolucionário que já foi feito. A simplicidade barata e genial da tele e strato são dignas de nota sim, mas refinadas elas não são mesmo... E toma lenha na fogueira! kkkkkk

vintagentleman
Veterano
# dez/13
· votar


MMI

Ah não! Com isso você está insinuando que Clapton > Slash ?

Vai ser banido do FCC para sempre!!! KKKK

JC_Junior
Veterano
# dez/13
· votar


O que uma cartola não faz com as pessoas...

Se for comparar com todos que tem Les Paul + Marshall, o cartolinha mixuruca tem o pior dos timbres.

MMI
Veterano
# dez/13
· votar


vintagentleman

Não, jamais... É contra as regras do fórum. Mesmo se estiver falando o óbvio. huahuahuahuahuaha

Soultunes
Membro
# dez/13
· votar


vintagentleman

Cara, que privilégio voce teve de presenciar a cena hein ?

Muito legal a história.

Unknown
Veterano
# dez/13
· votar


MMI
Estou muito longe de casa e sem tempo para falar sobre o assunto, mas as Les Paul tem muitos segredos...


Fiquei curioso em questão das Les Paul e seus segredos :)

vintagentleman
Veterano
# dez/13
· votar


Unknown

Fiquei curioso em questão das Les Paul e seus segredos :)

Somos dois. Ficamos na espera de um tópico específico do MMI.

Will Bejar
Veterano
# dez/13
· votar


bezerrabru
Deve ser troll mesmo, não é possível.
Tô falando...

Lelo Mig
Desisto...
Eu já joguei a toalha...

Lelo Mig
Membro
# dez/13
· votar


MMI

"a maior referência de timbre de Les Paul de todos os tempos, Eric Clapton. Sem ele, não haveria Jimmy Page, Billy Gibbons, Slash, empunhando uma Les Paul."

E.C vai fritar no fogo do inferno, porque traiu as Gibson, com aquelas Stratos fuleiras e mal timbradas!!...hehehe

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Marca em headstock é ilusão? Pequena experiência etnomusicologica