Headstock SX, pequena modificação

Autor Mensagem
derek_70
Veterano
# jul/11


Preciso de ajuda, amigos strateiros.

Quero fazer uma pequena modificação no headstock da minha SX SST62 pra ficar um pouco mais parecido com o Fender.

Basicamente quero arredondar aquela pontinha do biquinho de papagaio.

Por favor, dêem uma olhada na foto e postem dicas.
Não faço idéia de que ferramenta usar ou como começar.
Estou pensando em fazer na mão com lixa 220.

http://img706.imageshack.us/img706/596/headstockmod.jpg

marcosshrp
Veterano
# jul/11
· votar


derek_70
pq não manda no luthier man?

joao b.
Veterano
# jul/11
· votar


Eu procuraria um luthier.

Boggione
Veterano
# jul/11
· votar


Isso ai vai com lixa com granulação bem grossa, mais ai, voce vai ter que passar uma serie de outras lixas e passar verniz e etc e tal. Tem alguns topicos parecidos com esse seu ai, da uma procurada!

pOkiz
Veterano
# jul/11
· votar


Luthier nada, povo mete a faca pra fazer um trabalho simples desse. Com um pouco de paciencia e com algumas lixas você faz isso e economiza uns 20 reais...

felipe-shark
Veterano
# jul/11
· votar


derek_70
Você acha que é realmente necessário fazer uma mudança tão pequena como essa?

Magrinho123
Veterano
# jul/11
· votar


felipe-shark
'regalo da vida nao tem preço que nao valha a pena'
é assim né? ah, vc entenderam...

axleWs
Veterano
# jul/11
· votar


derek_70
força no braço e manda ver

MMJr
Veterano
# jul/11
· votar


derek_70


Retire o braco da guitarra e leve a um marcineiro....O cara faz isso em 2 minutos....


Valeu...

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


derek_70
marca certinho e vai lixando,quando chegar perto começa a diminuir na lixa até chegar numa 1200 a 1500..
depois lixe tudo e envernize.
mas se for acabamento amarelado voce vai ter que arrumar um
verniz pigmentado ou levar a um luthier..
vlws

Ant--
Veterano
# jul/11
· votar


Cara, não faça isso. Não dá para imitar o headstock da Fender porque o circulo do contorno teria que ser perfeito e não tem madeira suficiente para isso (o corte do bico de papagaio levou o pedaço que falta). Do jeito que vc está querendo fazer vai ficar um disfarce mal feito, o que é mil vezes pior do que manter a sx autêntica.

Emogotic
Veterano
# jul/11
· votar


Depois dizem que o design não faz a diferença, que a única coisa que importa é o som. Se o cara não gosta de determinado detalhe na guita, ele não relaxa.

derek_70
Veterano
# jul/11
· votar


Galera, minha intenção não é imitar a Fender, somente ficar mais parecido. De fato, já sei que não terei um círculo perfeito.

O que quero é só mesmo me desfazer daquela pontinha ali, acho que esteticamente fará mais jus a uma strato.

Agradeço todos os comentários até aqui. Vamos ver se arrumo coragem.

Boggione
Veterano
# jul/11
· votar


derek_70

Eu queria ter um headstock tipo esse seu assim, da uma olhada no Headstock da Condor RX10, eu acho que nao tem nada a ver com uma strato, mais como nao faz diferença no som eu nao ligo muito nao, mais igual o Emogotic se tem alguma coisa na guita que te incomoda voce nao relaxa, pode acontecer de voce fazer essa minima modificacao e ficar mais inspirado a tocar e tal.

derek_70
Veterano
# jul/11
· votar


Boggione acho que vc me entendeu perfeitamente.

valdecir635
Veterano
# jul/11
· votar


derek_70
lixa 120 até perto da marcação depois lixa 400 e verniz não precisa mais do que isso

derek_70
Veterano
# jul/11
· votar


Boggione eu acho que qualquer 'ponta' não combina com headstock de strato. Se eu tivesse essa Condor ia querer arredondar a ponta. Parece que a Fender patenteou qualquer headstock pra strato que faça um círculo na ponta. Só pode ser...

Eu queria ter um headstock tipo esse seu assim, da uma olhada no Headstock da Condor RX10

Lemão_Luthier
Veterano
# jul/11 · Editado por: Lemão_Luthier
· votar


derek_70

Eu desaconselho vc a fazer isso, mas vamos lá...

Seu braço tem acabamento brilhante (verniz)? Se tiver, só vai ficar bom se vc levar um luthier, pois esse pedaço lixado terá que ter o mesmo acabamento do restante do corpo.

Caso não tenha acabamento brilhante, vc pode lixar até o formato desejado (cuidado para a borda ficar a exatamente 90°, o que é difícil de se conseguir "na mão" e sem experiência), e depois passar seladora com "boneca" e verniz fosco spray (tem o procedimento em algum lugar aqui no fórum). se não fizer isso, esse pedaço lixado vai escureçer com o tempo...

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


Lemão_Luthier
além de brilhante ainda é um pouco amarelado,acho que pra um resultado satisfatorio teria que lixar tudo
depois envernizar tudo de novo,lixando com lixa bem fina entre as
demaos.
é um serviço meio ingrato já que o resultado final
não tem como chegar nos moldes fender.
se desse pra chegar ao headstock fender anos 50,eu aconselheria,
seria muito trabalho mas daria uma retorno na compensaçao quando
voce olhasse a guita.
corre o risco de voce tomar raiva da guitarra de fizer algo errado.
invista esse tempo,esforço e dinheiro em upgrades de ponte,tarracchas e eletrica completa,que terá um efeito muito
mais compensador depois.
att

Lemão_Luthier
Veterano
# jul/11
· votar


theblackstrat
Concordo

derek_70
Veterano
# jul/11 · Editado por: derek_70
· votar


Galera, achei mais um louco que fez esta customização no Headstock de um baixo SX.

A menos que vc confira com um compasso, ficou parecidíssimo com um Fender.

Vejam isso:

http://www.contrabaixobr.com/t5979-diy-customizando-headstock-sx-sjb75

derek_70
Veterano
# jul/11
· votar


Lemão_Luthier, obrigado pelas considerações.
Relendo o tópico que encontrei no forum contrabaixobr que postei acima, realmente a coisa dará mais trabalho do que pensei, mas o resultado que o usuário lá chegou acho que vale a pena.


http://img84.imageshack.us/img84/9186/ogaaampmxbnnlwlvbc5ypy1b.jpg

http://img519.imageshack.us/img519/6742/ogaaajoq2hecmai4whr5pgp.jpg

http://img27.imageshack.us/img27/7374/dsc09815d.jpg

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


derek_70
acontece que eu tenho quaaaaaaaaaaaase certeza que o bico
do papagaio na guitarra é mais invasivo que nesse modelo de
p bass.acho que nao tem como chegar nesse ponto..mas mede direitinho..se der pra conseguir essas forma aí pra mim também
agradou velho!
só capricha nas lixadas..verniz..e tals..
att

theblackstrat
Veterano
# jul/11 · Editado por: theblackstrat
· votar


ah..e capricha mesmo..que dependendo do resultado
que voce obtiver
eu façço também..hehehehehhe
mas quero mesmo é ir na argentina conferir
de lá realmente ainda tem modelos antigos da sx
com head = fender.
att

derek_70
Veterano
# jul/11
· votar


pOkiz, por R$ 20 e se ficar assim, levo num luthier correndo. Mas minha experiência com luthiers tem sido serviços bem pagos e mal feitos..
Luthier nada, povo mete a faca pra fazer um trabalho simples desse. Com um pouco de paciencia e com algumas lixas você faz isso e economiza uns 20 reais...

Night_Rider
Veterano
# jul/11
· votar


vi no mercado livre um cara que fez isso tbm

Ant--
Veterano
# jul/11
· votar


Bom, eu não gosto disso. O cara modificou o headstock do baixo e ainda lixou a marca SX. A troco de quê? Quem entende de instrumento vai saber que não é um Fender. Comprou SX, aceite SX. No mínimo incentiva a fábrica a continuar.

edalko
Veterano
# jul/11
· votar


derek_70

Manda bala no seu projeto, que eu acho esses headstocks capitão gancho horríveis.]Ou faz na linha da Surh ou tom anderson.

Ant--

Bom... com essa avalanche de equipos chineses copiados, todo munda tá querendo dar uma de Gerson.
Contudo, vi um colega do forum fazendo neck plates, inclusive copiando os da Fender. Ou seja: alem de o cara fazer um belo trabalho, que é indiscutível, está contribuindo para as falsificações, o que é completamente discutível.
Mas quer saber??? Ninguem do forum tocou nesse assunto com ele... Ou seja: deixar passar uma atitude dessas em branco, é sinal que se está compactuando com a ilegalidade.

Acho que achi no FCC, principalmente, deveria haver intensa atuação dos foristas contra essas falsificações.
Todo mundo denunciar no ML, e inclusive, junto à polícia federal.

Mas o ruim, é que muito querem levar vantagem com isso, o que é uma pena.

Quanto ao nosso amigo do topico, "arrumar" o headstock nao tem problema, mas depois querer colocar decalque etc já é sacanagem.

Ant--
Veterano
# jul/11
· votar


edalko
Quanto ao nosso amigo do topico, "arrumar" o headstock nao tem problema, mas depois querer colocar decalque etc já é sacanagem.

É vero. Eu olhei o forum do cara do baixo que ele indicou, e aquele sim meteu o decalque Fender, Made in U.S.A, nº de série fake e tudo.

E pensar que caras como John Mayall fazem justamente o contrário. Olha o que ele fez com a Fender Strat dele:
http://loreillebleue.free.fr/Biographies/M/John_Mayall/John_Mayall_01G _CR.jpg

axleWs
Veterano
# jul/11
· votar


se EU pudesse, eu recortaria o head da minha condor rx-20 e botaria decalque SIM da fender, pq é mais legal e mais "original" mas daí, VENDER como fender é falsificação e sou contra

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Headstock SX, pequena modificação