Marca em headstock é ilusão? Pequena experiência etnomusicologica

Autor Mensagem
FBlues_rock
Veterano
# dez/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


MMI
Interessante o fracasso de vendas, li algo sobre faz algum tempo.
Pois é, os strateiros que me perdoem, mas considero a melhor fase do Clapton! (mais lenha)
Um dos guitarristas que mais gosto foi um dos também ajudaram a retomarem a fabricação, Peter Green e sua "Magic Guitar" (depois usada pelo Gary Moore).

Ele estava empunhando o modelo de guitarra sólida mais refinado e revolucionário que já foi feito. A simplicidade barata e genial da tele e strato são dignas de nota sim, mas refinadas elas não são mesmo... E toma lenha na fogueira!

Tão refinadas que das sólidas produzidas em massa, só acho superadas pelas PRS em refinamento, que aparentemente se basearam nelas.
Logo voltamos à pergunta: marca em headstock é ilusão?? hehe
E tome lenha! ;)

MMI
Veterano
# dez/13
· votar


Unknown
vintagentleman

To devendo faz tempo, mas preciso voltar ao Brasil e ter um tempo.

Lelo Mig

E.C vai fritar no fogo do inferno, porque traiu as Gibson, com aquelas Stratos fuleiras e mal timbradas!!...hehehe

O Clapton é o cara mais "cagado" que existe. É um dos maiores guitarristas da história, só que fez mais sucesso, seu recorde de vendas, e ficou famoso pelo público no único (na época que gravou) álbum que só tocou violão. O cara foi o responsável pelo renascimento da Les Paul, mas trocou pela strato. E por aí vai, o cara sempre foi nas erradas. kkkkkk

Luis A.
Membro Novato
# dez/13
· votar


FBlues_rock

Tão refinadas que das sólidas produzidas em massa, só acho superadas pelas PRS em refinamento, que aparentemente se basearam nelas.

Cara, penso q as PRS sao baseadas na Gibson double cutaway standard.
Se nao me engano foi o Ted Mccarty q projetou ambas (e muitas outras rsrsrsr)....
O MMI provavelmente sabe dessa parte da historia bem melhor do q eu e vai saber me corrigir se eu estiver errado....

renatocaster
Moderador
# dez/13
· votar


Oi.... e tchau!

Essa massaroca de Isléchi no tópico me deu calo nos olhos.

Valeu....

vintagentleman
Veterano
# dez/13
· votar


renatocaster

"Não se vá..."

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# dez/13
· votar


vintagentleman
fez a forma de como criar um tópico polemico, véeeiii, abriu o portão do inferno.

fiquei sabendo que o Slash parou de tocar guitarra

vintagentleman
Veterano
# dez/13
· votar


Luiz_RibeiroSP

Nooossaaa! Até eu desisti da guitarra agora! KKKKKKKKKKKK

Will Bejar
Veterano
# dez/13
· votar


VOLTANDO AO ASSUNTO ORIGINAL:

vintagentleman
Esse é daqueles polêmicos rsrsrs
Vc começou zicando a bagaça... foda... kkkkkkkkkkkkkk

Ibanez TSA 15 H
Esse amp parece ser muito foda!!! o/

Sobre a escolha do Sr. Davi e o seu irmão, acho que a preferência de uma à outra foi mais acaso. É uma questão de gosto, no final das contas. Mas se fizesse uma fila com gente pra ver vc testá-las, eventualmente apareceriam alguns que prefeririam a Ibanez.

o/

MauricioBahia
Moderador
# dez/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


vintagentleman: Muitos aqui falam, e inclusive eu já falei que marca é ilusão, que o som é que interessa e blá bá blá...

Eu não tenho a menor dúvida quando fatores sensoriais estão em jogo. Tem um programa na TV chamado "Brain Games" (no Brasil tem outro nome e passa na Nat Geo, por sinal).

Pois bem, convidaram algum "sommeliers" para uma degustação de vinhos. O que eles não sabiam é que o mesmo vinho branco era, posteriormente, tingido para ficar parecido visualmente com um tinto, para outra avaliação com os mesmos sommeliers.

No final, TODOS avaliaram como tendo nas mãos vinhos completamente distintos somente por causa da cor. Chegou a ser patético. hehe Descreveram sabores e aromas totalmente diferentes e, no final, era o mesmo vinho, só que tingido. EFEITO PLACEBO!

Pra mim, a marca de uma guitarra "tinge" o vinho. Claro que a tocabilidade é outro fator e que, em tempo, pra mim, é algo tangível. Portanto, ao avaliar/comparar uma guitarra temos: visão, audição e tato, sendo que este último seria o mais "confiável". :)

Em tempo: http://natgeotv.com/pt/teste-o-seu-cerebro/videos

Abs

Marcosrcf
Veterano
# dez/13 · Editado por: Marcosrcf
· votar


Fala galera! Fiquei um bom tempo afastado do fórum, mas passei por aqui e achei pertinente eu comentar!

vintagentleman
Isso é minha percepção:

Tenho uma SX SST62, fui comprar cordas e pirei nessa Strat.
Até gravei umas coisinhas da minha antiga banda com ela e sempre curti o timbre, pra mim era uma guitarra ótima!

Até que surgiu a oportunidade de um amigo trazer uma Fender AM STD (eu estava juntando grana já a algum tempo e não pensei 2 vezes)!
Tive (ainda tenho) a oportunidade de tocar nas duas por um bom tempo e perceber as diferenças.
A referência que eu tenho é o amp do estúdio (o que eu mais uso) um head JCM2000 com caixa 1960a! A SX tem um som muito bonito nele, mas a Fender tem um timbre muito, mas muito mais definido e evidentemente é muito mais "fácil" de timbrar. Sem falar na tocabilidade.

A compra dessa Fender mudou minha visão de equipamentos, abandonei a pedaleira que sempre estava comigo (ME50) e parti pras latinhas, começando com um Wah da Vox e um TS9. Depois dessa compra penso MUITO quando alguém me fala em custo benefício e vejo até aonde isso vale a pena.

Hoje tenho a Strat Fender AM STD, uma tele que montei comprando as peças aos poucos no ebay (com braço Fender, pelo formato e acabamento) e uma Gibson LP Traditional Pro II e várias latas. Tudo foi um grande investimento, mas que me proporcionam uma realização incrível quando estou tocando. Sem arrependimentos.


Complementando:
O outro guitarrista da minha banda tinha 2 Epiphones Les Paul, surgiu a oportunidade do mesmo amigo que trouxe minha strat, trazer uma Gibson e ele acabou pegando uma LP Classic.

Depois de passada a euforia inicial ele também pode fazer uma comparação e chegou na mesma conclusão que eu e resumiu bem o sentimento de ter um instrumento desse naipe nas mãos.
"Parece que é até mais fácil de tocar"


A marca ajuda na venda, mas só ficando um tempo com a guitarra na mão pra entender o que vem junto com o logo (e o custo)

abçs!

OFBRITO
Veterano
# dez/13
· votar


Depois dessa compra penso MUITO quando alguém me fala em custo benefício e vejo até aonde isso vale a pena.
.
Concordo plenamente. Esse negócio de custo x benefício é coisa de liso.
Vocês acham que se eu tivesse grana sobrando eu me preocuparia com preço.
.
Mas para mim a grande diferença das tops para as guitarras mortais é que aquelas já veêm prontas para a estrada, enquanto que essas outras sempre necessitam de uma mudança em alguma de suas partes, para ficar de seu agrado.
.
Mas dá para ser feliz com as secundárias, dependendo das mudanças podem até ficar melhor, mas ai vem o outro lado, porque tunando uma fender ela já passa a frente novamente.
.
Mas vai do gosto do cidadão, isso não se discute, tenho algumas guitarras do segundo escalão, mas tenho apenas uma fender, e não troco ela por todas elas juntas.
.
Agora uma coisa eu concordo, se for feita uma por um bom luthier, ela fica top, mas ai o indice custo x benefício vai lá para baixo se for preciso revender.
.
Marca consagrada é tiro certeiro.

vintagentleman
Veterano
# dez/13
· votar


MauricioBahia e GALERA,


Mas na "experiência" em questão foi excluída a questão da marca por completo.
Meu irmão dava o mesmo valor às duas marcas e o Davi dava valor nenhum à elas rsrsrsrs

Coincidentemente ou não, ambos acharam a Gibs muito melhor e no mesmo dia.

Mas a Ibanez é muito boa, embora obviamente diferente.

São guitarras de sonoridades e concepções distintas.

Como disse o MMI, as Les Paul são construtivamente refinadas, tanto que não são replicáveis às pencas como ocorre com as stratos, vulgo "tampas de privada" na avaliação popular do projeto original do Fender.

Sejamos realistas: o que eu fiz?

Peguei uma Gibson barata, porém escolhida à dedo e comprada numa loja em Buenos Aires. Ela já era ótima stock. Para vocês terem uma ideia, ela ganhou de chinelada em comparação a uma Godin bem bacana que tinha lá na loja. Toquei com ela desse jeito por um tempo. Tinha algum HUM que me perturbava em drive. O xarope do MMI me induziu uma GAS, e numa viagem pros EUA, voltei com os Joe Bardem P-90, que, instalados, deixaram a guitarra com a mesma vibe vintage, mas noiseless, de modo que ela ficou absurdamente tesuda nos cleans e drives moderados, notadamente nas saturações "naturais" de válvulas, tipo no meu Vox AC4 TV. É um sonho, dá vontade de "comer o som" e blá blá (sou desses tarados assumidos)...

Era uma Gibson barata? Era... Quando existia rsrsrs. Ela é sold out há anos na versão P-90. Acho muito difícil achar por menos de R$ 5.000,00 uma usada no Brasil. Com Joe Bardem feitos sob encomenda? Não conheço outra... A minha não vendo e ponto... é de estimação. Ainda que ela desafine após uns bends mais animados rsrs

A Ibanez também é barata em comparação com o restante da linha. Paguei mil e cem reais achando que era de mahogany maciço. Tenho um tópico no FCC discutindo a madeira branca esquisita que tem por dentro do corpo dela.

Ainda assim, pelo preço, mesmo original, achei boa paca. Porque eu também sou xarope (olá MMI) já fui logo encomendando uns Dimarzios. Botei um Liquifire no braço, que, dizem, é o xodó do Petrucci. Puta que tesão de pickup!
Ele é daqueles felinos: ronrona e dá gritinhos (harmônicos). O da ponte é um Super Distortion. Porrada segura, sem dó e sem frescura, mas curiosamente mantém a definição, não fica aquela emboleira geral. Conclusão: ando apaixonado na guitarrinha rsrsrs
Detalhe é que essa segura bem a afinação. Dá para descer o sarrafo à vontade.

Meu irmão e o Seu Davi, não estão envolvidos emocionalmente com as guitarras, então têm outra visão, desapegada, neutra, entendem?

Não são tarados, apaixonados e obcecados como eu, com minha visão deturpada por sentimentos fetichistas rsrsrsrs

FBlues_rock
Veterano
# dez/13
· votar


Luis A.
Pois é, quis cutucar para aprender com o mestre, mas fiquei no vácuo... hehe

MauricioBahia
Moderador
# dez/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


vintagentleman

hahaha! Post hilário!

Conclusão: ando apaixonado na guitarrinha rsrsrs

Eu acho que isso resume tudo!

:)

Luis A.
Membro Novato
# dez/13
· votar


FBlues_rock

Com certeza!!!! É sempre bom aprender, e ja deu pra ver q o cara sabe muito!!! kkkkkk

MauricioBahia
Moderador
# dez/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Amigos

Na minha humilde opinião, não tem guitarra pior ou melhor! Tem guitarras diferentes. Uns gostam, outros não***! O "problema" reside em nossos parâmetros de comparação e gosto pessoal. É simples assim.

Abs!

*** e dependendo da música, até cabo de vassoura soa melhor que uma Gibson de 10.000 dólares!

OFBRITO
Veterano
# dez/13
· votar


MauricioBahia

Sua frase é perfeita, mas acho ela muito genérica, porque para os tipos de músicas que eu tento tocar um cabo de vassoura não vai servir não. Me lasquei ai.

Mas a chave, que vc bem falou é perfeita: o parâmetro. Que pelo que eu entendi vc está falando do referencial.

Então nesse caso a culpa não é nossa, mas de quase todas as outras marcas de guitarras que não tem personalidade, e tentam copiar, imitar. Então nesse caso fico com a original, com a referência. Que em muitos dos casos são os sons dos nossos ídolos. E não porque dizer a imagem também.

Para as minhas pretensões até uma tonante estaria de bom tamanho (vassoura não, por favor, kkkkkkk).

Então eu pergunto, por que não ter uma fender, gibson? Se como vc concordou, o importante é está apaixonado pela leide.

Pô Maurício, vassoura é s@canagem, não brinca assim não. Vc já me ajudou tantas vezes por aqui.

Abç.

Migs Kriston
Membro Novato
# dez/13
· votar


Bom, muita gente diz pra mim que Tagimas não prestam, madeira verde, aquela conversa fiada de sempre. Eu particularmente também não era muito fã de Tagimas... Até que eu toquei a E2. Como um user antigo a descreveu: "Caralho, vai tomar no cu, que guitarra da porra!". Cara, eu sinceramente não me vejo com outra guitarra na mão. O braço é confortável (eu curto escalope), ela encaixa certinho no corpo, não desafina nas mais extremas alavancadas (e eu gosto de usar toda hora), mesmo a ponte sendo By Tagima. Eu posso até fazer alguns upgrades nela, "fazer ela virar uma E1" (só que com caps de outra marca, não sou muito fã dos Cabrera), e assim, aproveitar as peças dela pra minha Memphis só de zueira.

Outro detalhe: Todas, absolutamente todas as Tagimas que já toquei tinham uma pegada e um timbre legal, não entendo o preconceito do povo.

The Man Who Sold The World
Veterano
# dez/13
· votar


visto que o topico voltou à sua forma (ufa) vou participar

-galera, acho que isso é uma faca de dois "legumes" kkkkk
por um lado, tem todo o lance cultural de acharmos que "nenhuma fender americana é ruim" "nenhuma gibson tem o timbre xoxo" "saem de fabrica todas com o mesmo padrão de fabricação e timbre"
devemos lembrar que isso é uma variavel da qual a natureza é responsavel, afinal, são madeiras, não tem como prever qual sera o comportamento dela com o passar do tempo, e claro, qual sera sua qualidade sonora exata
vou compartilhar uma experiencia minha:
há 4 anos eu estaria comprando o que considero a minha primeira guitarra top: uma fender highway one (podem zuar kkk) mas fui pra loja pensando em tocar todas as guitarras que quisesse sem preconceito e sem preguiça de timbrar cada uma... logo de cara, peguei uma fender diamond series 60 (americana), uma fender american standard e uma KOA, a questão é: o cara se confundiu e disse que a diamond era mexicana (diferença gritante no preço) mas eu me apaixonei por ela, mesmo podendo pegar uma americana, ai o cara disse que aquela era a americana (e eu achando que era mexicana) então creio eu que há sim, muita diferença, pois comparei ela com uma AS, da qual, não curti o braço, achei q a digitação de notas, no exemplar em questão não fluiu tão bem quanto nas outras guitas

MrFangs
Veterano
# dez/13 · Editado por: MrFangs
· votar


Sério, cara? De boa, isso é meio triste. Nem o Slash era tão cabeça-dura, volta e meia ele aparecia com uma Mockingbird.

Isso é questão de gosto. Não falei que os outros modelos são ruins, eu simplesmente mesmo antes de tocar guitarra já não me atraia por músicas que os timbres vinham de strato e outras guitarras (que usam captadores single). Ele pode até usar a Mockingbird, mas ele usa captadores humbucker do mesmo modelo que usa nas Les Paul e isso faz uma grande diferença para os Singles.


Não irei responder as demais respostas para não voltar ao assunto, pois existe sim um certo preconceito em torno desse nome. Se eu citasse qualquer outro guitarrista sem muita mídia, ninguém cairia metendo o pau.

Lelo Mig
Membro
# dez/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


vintagentleman

O tópico iniciou ótimo...ia até admitir que fui um dos "infectados pelo desvio de tópico" e retomar a origem...

Mas, depois desse desfecho memorável, acima......desisti.

Definitivamente essas férias escolares são uma piada.


Tchau........fui!!!

MrFangs
Veterano
# dez/13
· votar


Lelo Mig
Lelo Mig
O tópico iniciou ótimo...ia até admitir que fui um dos "infectados pelo desvio de tópico" e retomar a origem...

Mas, depois desse desfecho memorável, acima......desisti.

Definitivamente essas férias escolares são uma piada.


Respeito é importante e também não é uma coisa muito comum vermos no Brasil, infelizmente. Veja minha idade, não tenho 51 anos, mas já passei da fase de escola a muito tempo, tenho um bom emprego, uma vida estabilizada, compro meus instrumentos, pago minha comida, sustento meu carro e não venho aqui ter conversas de nível sobre música em geral para alguém insinuar que sou criança, tenha respeito!

Insufferable Bear
Membro
# dez/13 · Editado por: Insufferable Bear
· votar


MrFangs
Pare de postar, você posta mal.
Falando em brasil, nos fóruns internacionais que visito você teria sido suspenso por "thread shitting".

MrFangs
Veterano
# dez/13
· votar


Pare de postar, você posta mal.
Falando em brasil, nos fóruns internacionais que visito você teria sido suspenso por "thread shitting".


Vou fazer um teste qualquer dia, fazer o primeiro post como eu fiz, mas citando qualquer guitarrista que o pessoal goste e que não tenha muita mídia, vamos ver se eu posto mal mesmo ou rola um GRANDE preconceito em torno desse nome.

http://radios.ebc.com.br/revista-brasil/edicao/2013-11/pesquisa-inedit a-revela-que-o-brasileiro-se-considera-um-povo

renatocaster
Moderador
# dez/13 · Editado por: renatocaster
· votar


Bom, já começaram a desvirtuar o tópico novamente.

2. Respondendo tópicos

2.1. Respeito é fundamental! Não é tolerado qualquer tipo de agressão neste fórum, seja com usuários, artistas, marcas, etc;

2.2. Procure postar apenas respostas que possam enriquecer a discussão. Desvirtuamentos de tópicos não são aceitos;


Já está por um fio de ser fechado. Ou parem de desvirtuar, ou fecharemos o tópico, infelizmente.

JeGuitar
Veterano
# dez/13
· votar


MrFangs

Você é que nem mamilos, muito polêmicos...

MrFangs
Veterano
# dez/13 · Editado por: MrFangs
· votar


Você é que nem mamilos, muito polêmicos...

Só estava defendendo meu ponto de vista. Voltando ao assunto, de marca no headstock, acho que vimos que uma "marca" pode ser muito mais que só um timbre sim, mas como o criador do tópico disse, pessoas leigas ouvindo esses timbres sem antes saber da sua procedência, talvez provem que essas marcas são sejam apenas marcas e sim uma qualidade de décadas...

renatocaster
Moderador
# dez/13
· votar


Meu relato sobre o assunto. Já tive Gibson, Fender MIJ, Ibanez MIJ...Mas a melhor guitarra que já tive disparadamente foi uma de luthier. Em todos os aspectos. Luthier ainda pouco conhecido em território nacional, diga-se de passagem.

Mas há que se levar em consideração que as guitarras que eu tive das marcas mencionadas acima, nenhuma era top de linha. Eram modelos mais simples. A Gibson era uma LP tribute 60's, a Fender MIJ era uma Strat standard, e a Ibanez era uma RG comum, sem nada de mais também. Tudo modelo considerado "entry level".

BrotherCrow
Membro Novato
# dez/13
· votar


vintagentleman
Ah, você tem um Vox AC4TV? Eu tenho um também... a versão Mini, com o falante de 6". Minha mulher achava horrível (apesar de eu gostar muito). Comprei o gabinete de 12" e aí a coisa mudou de figura, mas mesmo assim ela ainda prefere meu Fender Super Champ XD. E ela odeia Marshall. Eu tinha um Marshall Class 5 que ficou na casa dos meus pais.

FBlues_rock
Veterano
# dez/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Vou manter o tema do tópico, simplesmente vou ignorar posts que desvirtuam.

OFBRITO

Cara, acredite, o MauricioBahia tem razão, não é "força de expressão" a questão da vassoura. Escute e comente depois:



Para apimentar um pouco: será que alguém duvida que tira timbre bem legal... e o que vemos no headstock? :)

MauricioBahia
Perfeito, só faltou "e dependendo da música" e do músico!! ;)

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Marca em headstock é ilusão? Pequena experiência etnomusicologica