Projeto Guitarra Standard - Escolha dos Usuários 2013

Autor Mensagem
Led Zé
Veterano
# nov/13
· votar


Ainda acho que cêis tão viajando nesse projeto aí de 3000 pila. O ideal seria algo bem bacana por preço mais acessível. Pelo menos metade. Só a título de comparação:

Les Paul de construção integral, braço e corpo mogno, ferragens gotoh, acabamento de prima e caps seymour no Peruzzo: 3600. Lembrando que a Les Paul é mais cara e a construção integral encarece mais ainda.

Se for pra fazer com preço de uma boa guita de luthier, é melhor que cada um escolha com o luthier aquilo que quer oras...O tipo de braço, escala, madeira, cor, tarraxas, etc. Criar um modelo engessado ( que não permite mais customizar) por um preço de guitarra que pode ser customizada é um projeto bem furada não acham?

Drinho
Veterano
# nov/13 · Editado por: Drinho
· votar


Led Zé

Eu penso em 2k, na verdade 2 e alguma coisa que seria o preço de uma mexicana ordinária...

se no peruzzo uma les paul pronta custa isso, só a construção de uma strato simples braço e corpo deve ser bem mais barato nao?

Led Zé
Veterano
# nov/13 · Editado por: Led Zé
· votar


Drinho
Pois é...Por isso acho que ainda dá pra fazer algo mais barato ainda do que 2000. Dá pra fazer uma mighty mite (corpo e braço) com fender ( pickups) mais barato ainda importando.

*Não sei se eu deveria dar o preço do cara aqui. É que eu tinha feito uma cotação com ele e foi o valor que eu tinha como base de comparação. Se for contra as regras , fiquem a vontade para editar.

FBlues_rock
Veterano
# nov/13
· votar


Desde o início do tópico achei que tinham mais interessados na Tele, mas fiquei quieto quando disseram que seria Strato... Mas já que virou votação:

Tele!

ogner
Veterano
# nov/13 · Editado por: ogner
· votar


Nao sei se ja foi decidido ou esta em votação. Se for o segundo:

Tele

Como assim o SAM nao é uma pessoa!?!? ja ate troquei ideias com ele!!

Socorro, falei com um Cyborg

AllanGouveia
Como é que faz para transformar o link em frase?! hehe. pode parecer uma pergunta idiota, mas não sei com é que faz hehe... me ensina aew!!!!! hehe


Tem um icone de um globo entre o sublinhado e o TAB...
Clica nele.. 0/

Drinho
Veterano
# nov/13 · Editado por: Drinho
· votar


Led Zé

uma vez liguei no peruzzo cotando um braço de strato ele disse que custava em torno de 600 reais, mas já faz quase um ano, não sei como tá hoje, precisaria só confirmar, partindo da premissa que o corpo custe o mesmo temos 1200 de braço e corpo, 500 dos captadores fullertone lá sugeridos pelo Maurício, e 300 reais de ferragens decentes importadas, assim sendo temos uma guitarra de 2 mil reais com madeira selecionada, trastes de inox, captador violento e ferragens decentes para esfregarmos na cara dos importadores.... =)

ogner
Veterano
# nov/13 · Editado por: ogner
· votar


A galera da Heveans tem strat pronta por 1700...
E tele barata tb...

Nao sei bem qual seria a motivação de montar uma guitarra hoje. Acho que só justifica se for montar uma guita muito bom, que vc gastaria uns 4k paus ou inves de gastar uns 7, 8k comprando uma de marca aqui no Brasil. Pq guitarra meia boca tem muita e com preço bom aqui no Brasil. Se for montar meia boca, compra pronta. A nao ser pelo prazer de montar uma guitarra.

Olha essa teleca por 1800.

Estou apenas dando info pra alimentar a direção. Nao tenho muita opiniao formada.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# nov/13
· votar


1) Primeiramente, parabéns pela iniciativa. Que ideia bacana.
2) Meu voto vai na Strato também.
3) Concordo com a pessoa que disse que deva ser um instrumento de nível profissional, pois vai estar relacionado ao nome do fórum de guitarra.

Elaborando o ponto 3:
Já pensou esse comentário: "Poxa, sua guitarra é aquela tal de Cifraclub, toda vagabunda? Me disseram que não segura afinação, captadores ruins, etc?"

Uma guitarra feita de acordo com as especificações dadas por guitarristas (alguns membros ainda por cima são luthiers) de um fórum de guitarra precisa ser boa. Afinal o fórum tem um nome a zelar :).

renatocaster
Moderador
# nov/13
· votar


JJJ

Uai. Sei lá... Eu não sou dono do projeto não... Só tive a ideia e criei o tópico.

Eu sei. Mas foi vc quem perguntou se o nome do FCC é registrado e eu fui procurar saber. Enfim, quando chegarem a uma definição para o nome, mandem uma msg para a Central de Ajuda para tirar essa dúvida.

Abs

Lelo Mig
Membro
# nov/13
· votar


JJJ
renatocaster
Todos

1- Sou à favor de Teleca!

2- Sou à favor de uma guita top de linha, FCC série exclusiva, top, mega special series, histórica.

3- Para tal, uma guita na faixa de 3,5 à 4K

4- Sou à favor do FCC financiar em 48 vezes, sem juros. Tipo 48 de R$ 79,90!

Nestas condições....é só mandar o contrato que eu assino.

edalko
Veterano
# nov/13 · Editado por: edalko
· votar


Tele !!!!!!!!

Acho guitarra tele mais elegante do que strato.
Dá para colocar binding e fazer com um tampo com madeira exótica.
Escolher se com bigsby ou nao.
Enfim, dá mais margem de alterações que uma strato.

ogner
Veterano
# nov/13
· votar


edalko

Podem haver mudanças programadas a gosto do "cliente". Acho legal conseguir localizar todas as possibilidades nesse "custoxbeneficio", de acordo com o cerne do topico, e quem for montar de fato, monta com as combinações que quiser.
Isso pode ser pra qualquer modelo.
#vaidartrabalho

vintagentleman
Veterano
# nov/13
· votar


PESSOAL,

Fui um dos debatedores da ideia original lá no outro tópico. fiquei ocupado o dia inteiro, voltei e vejo vocês viajando desse jeito?

Galera, desculpem, mas tem coisas que NÃO VÃO COLAR:

1. Comprar peças nas gringas: complicado porque precisa cartão internacional, não parcelam, tem impostos e burocracia e tem muita gente que não é amigo do Joel Santana...

2. Guitarra de três milão: aqui vocês "comeram cocô" total... E a molecada que ganha SM? Vocês querem que a Standard FCC seja a Gibs Rei$$ue deles?

3. Telecaster: guitarra exótica tipo ame ou odeie, não pega bem entre os metaleiros e entre o pessoal da igreja (vulgo "ibanistas")

4. Peças de luthier: sujeitas a prazos estapafúrdios, calotes, inconformidades, falta de padronização.


Sugestões para vocês voltarem à realidade e não fazerem a melhor ideia dos últimos tempos desse fórum um fracasso (PREMISSAS PARA O PROJETO):

1. Guitarra versátil, feita com componentes facilmente encontráveis no mercado nacional, de preferência strato HSS de ponte fixa porque é mais simples. Podem esquecer floyd e tal...

2. Preço de, no máximo, R$ 1500,00, porque se passar disso, compro uma guita de marca mediana e madeira boa, troco os captadores e faço um negócio melhor que a tal FCC.

3. Qualidade equivalente a uma guitarra original de R$ 3000,00.

Peço aos colegas que não pirem na batata, porque senão vai inviabilizar uma ideia bacana...

Lelo Mig
Membro
# nov/13
· votar


vintagentleman

Eu dei uma zuada....confesso.

Mas, concordo com você, apenas com um porém, acho inviável esse projeto (o que tentei demonstrar, sem sucesso, no meu primeiro post), ainda que a ideia seja bacana. Vou ficar quietinho daqui em diante...

vintagentleman
Veterano
# nov/13
· votar


Lelo Mig

Cara, desculpe-me. O projeto é plenamente viável desde que haja boa vontade, planejamento e adequação à realidade. É até bastante simples.

Vou lhe passar uma lista de coisinhas "um pouco" mais difíceis que foram realizadas:

1. Construção das Pirâmides do Egito;

2. Pintura do teto da Capela Sistina;

3. Grandes Navegações;

4. Colonização da América "Selvagem";

5. Voo do homem;

5. Reconstrução da Europa;

6. Viagem à Lua;

7. Pouso em Marte;

8. Renato Moderador FCC.

JJJ
Veterano
# nov/13 · Editado por: JJJ
· votar


renatocaster
Isso aqui tá uma verdadeira babel... Não chegamos nem à conclusão do modelo... Que dirá do nome! hehehe
Mas, sem crise, cara. Vamos ver o que rola. Se não puder ser FCC, pode Fórum Special, sei lá... Isso fica pra depois.

GENTE!!!

Estamos colocando o carro na frente dos bois!

O valor será resultante das sugestões, não o ponto de partida.

Se começar a ficar caro demais, esquece... Close topic e fim de papo.

Se tivermos que baratear demais e ficar uma porcaria de guitarra, idem. Close topic.

Mas ainda acho que dá pra salvar a ideia, se:

1) escolhermos um modelo "simples". Nada de Bigsby, nada de binding, nada de floyd rose! Sem viagem, galera... Quem quiser adaptar o projeto para o seu gosto (que, obviamente, é o que vai acontecer, porque ninguém será obrigado a seguir todas as sugestòes propostas), que faça as alterações que julgar convenientes.

2) houver mais de uma sugestão pra cada item. O TOP, pra quem tiver bala na agulha e estiver pensando em investir numa puta guitarra ultra ninja hiper phoder. O QUASE-TOP, mais em conta, pra quem quiser uma excelente guitarra sem ter que vender um rim. E o TOP CUSTO/BENEFICIO que é aquela dica de uma ponte, um captador, uma tarraxa muito boa e que, por acaso, está num preço bacana, para quem quer uma boa guitarra.

O que não pode ter é porcaria, ferragem meia-boca, pot vagaba de 0,50 centavos. Todas as sugestões serão "validadas" por nós mesmos. Se alguém chegar e sugerir uma peça notoriamente de quinta categoria, nós mesmos vamos tratar de desaconselhar o uso.

Sobre o modelo: a Tele está em crescimento... Vamos marcar um prazo final para a contagem definitiva. Que tal até sexta, 21:00h?

JJJ
Veterano
# nov/13 · Editado por: JJJ
· votar


vintagentleman
8. Renato Moderador FCC.

kkkkkkkkkkk

Se eu fosse ele, te suspendia por um dia! (e anularia seu voto no modelo... rs)

Lelo Mig
4- Sou à favor do FCC financiar em 48 vezes, sem juros. Tipo 48 de R$ 79,90!

A merda é que eu nunca sei quando o pessoal tá de sacanagem ou falando sério...

Luisfelp FR1
Membro
# nov/13 · Editado por: Luisfelp FR1
· votar


Curti muito o projeto, só que, assim como o vintagentleman disse, devemos ser realistas e pensar naqueles que irão comprar o produto, não estou querendo dizer que todos estão com ideias lunáticas, pelo contrário os pensamentos estão muito bons, só que, sei lá, acho que seria interessante primeiro fazer algo mais acessível e de boa qualidade (algo na faixa de R$ 1.500 a R$ 2.000) e depois planejar uma guitarra mais ''deluxe'' pra quem toca a mais tempo e tem um ca$h a mais pra poder desembolsar.

QUANTO AO MEU VOTO:
Sou a favor da guitarra ser uma Stratocaster HSS, pois esta é mais versátil, tem peças mais 'fáceis' de serem encontradas do que as outras, dentre outros detalhes que estão no tópico ''Por que vocês gostam tanto de Stratocaster?''

Vou lhe passar uma lista de coisinhas "um pouco" mais difíceis que foram realizadas:
.
.
.
8. Renato Moderador FCC.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk'

d.u.n.h.a.
Veterano
# nov/13
· votar


Strato hardtail com madeiras nacionais, configuração HSS e ferragens GFS. Simples, versátil e de baixo custo.

vintagentleman
Veterano
# nov/13
· votar


Meu voto é esse também: Strato, HSS, ponte fixa...

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


Aos defensores de HSS:

É uma das combinações mais versáteis que existem, sem dúvida. Pega bem pra quase tudo. Porém... encarece o projeto porque inviabiliza a compra de kits padrão strato SSS, que abundam no mercado, alguns a preços razoáveis. O escudo também é mais difícil de achar. A combinação de pots fica meio complicada também.

Particularmente, gosto da ideia de Strato hardtail e dois pots apenas (igual à Tele). Fica tudo mais simples e barato, o que propicia gastar mais no resto.

vintagentleman
Veterano
# nov/13 · Editado por: vintagentleman
· votar


JJJ


Malagoli monta o escudo completo HSS com os captadores do gosto do freguês e ainda dá para negociar um desconto para grupo FCC com ele...

Uma 3 S não é tão versátil. Um Humbucker faz muita falta no metal. Acho que não é luxo não...

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


vintagentleman
Tem outras opções além do malagoli? Você está quase me convencendo... hehehe

Mas, lembrando que eu não decido, meu voto é só um voto.

renatocaster
Moderador
# nov/13
· votar


JJJ

Mas, sem crise, cara. Vamos ver o que rola. Se não puder ser FCC, pode Fórum Special, sei lá...

FCC acho que rola sem grilo...Até pq isso é uma sigla, um "apelido" que foi dado ao fórum. "FCC (modelo da guitarra) Custom", ou algo do tipo, é um nome bacana! o/

vintagentleman

8. Renato Moderador FCC.

Olha ele, olha ele!!! (Nhonho mode on)

Lelo Mig
Membro
# nov/13
· votar


vintagentleman

Eu sei que "tudo é possível", mas o problema é custo colega! Veja bem... no próprio exemplo que você listou...

O renatocaster pagou 5 K prá ser moderador!

E de resto, toda sua lista, custou bem mais caro que isso...

ogner
Veterano
# nov/13
· votar


Existe hardware nacional?? sem importar??

ogner
Veterano
# nov/13
· votar


Hardware barato e cap barato:

Aqui ó:
Aliexpress.com

Negocio da xna!!

vintagentleman
Veterano
# nov/13
· votar


JJJ


Captador nacional tem de monte, já ouvi falar bem de Cabrera, de um outro que o MMI falou que presta, tem gente que gosta de Santo Angelo...

Escudo eu só conheço o Malagoli que entrega montadinho, com conectores (solderless)... Mas a galera com certeza pode indicar outros...


Galera

Mas na verdade, parte eletrônica e ferragens são moleza, o problema são corpos e principalmente braços com qualidade...

Por isso que no tópico inicial eu defendia uma tabela com vários projetos de upgrades, partindo de diversas guitarras honestas e baratas de várias marcas e com a possibilidade de combiná-las com vários componentes de vários fornecedores, dependendo da "bala na agulha" do interessado.

Por exemplo, poderíamos ter um projeto mais popular, até 1000 reais partindo de uma Yamaha ou SX com boas madeiras, colocando umas ferragens Wilkinson e uns pups Cabrera ou Malagoli. Digamos que ficasse com qualidade equivalente a uma guitarra de 2000 reais...

Aí poderíamos ter um projeto intermediário, até 2000 reais, partindo de uma Ibanez ou Cort e colocando Dimarzios, objetivando um desempenho de uma guita de mais de 4000 reais...

Finalmente poderíamos ter uma tabela avançada, até 3000 reais partindo de Fender Mexicana, com substituição de bloco da ponte, captadores hot etc., objetivando som superior a 5 contos...

Proponho tudo isso pela dificuldade de padronização de fornecimento de corpos e braços, principalmente, estes últimos, partes críticas de qualquer instrumento...

rcorts
Veterano
# nov/13
· votar


Bom, estamos em fase ainda de escolher o modelo pelo que eu vi e, (confesso que não li tudo), mas a disputa corre realmente entre 2 modelos principais: strato e teleca.

Por favor JJJ, fixe um prazo para fechar as sugestões do modelo. Você é o criador do tópico e o lançador da ideia, então não vejo porque você mesmo não delimitar o prazo.

Após este prazo, sugiro que se abra um novo prazo (coisa breve, cerca de 3 dias) para que cada um envie suas sugestões organizadas numa tabela padrão para todos que quiserem manifestar suas sugestões (de forma organizada e atenta à filosofia deste projeto, que ainda carece de uma definição mais precisa). Sugestões apresentadas fora do modelo não serão nem aceitas.

Assim fica fácil coletar os dados e fazer uma tabulação de modo a termos como comparar as opções

Ex.: no caso de uma telecaster
ITEM PREÇO
1) Corpo: Ash (Mighty Mite) U$
2) Braço: Maple com escala em maple (Mighty Mite) U$
3) Ponte: Fender Am Standard Telecaster U$
4) Tarraxas: Fender Am Standard Telecaster U$
5) Outras ferragens:
a) neck plate: genérico
b) control plate ou pick guard (dependendo do modelo): genérico
c) canoa do jack: genérico (o jack tem que ser um confiável que não apresente mal contato, mas não conheço marcas)
d) pots: alpha
e) knobs: fender
f) roldanas: strap-lock
g) string guides: com roller
h) buchas: Fender

Posso até bolar a tabela pra todo mundo seguir. Se quiserem que eu faça isso me avisem. E se tiverem sugestões de categorias a analisar também.

renatocaster
Moderador
# nov/13
· votar


Lelo Mig

O renatocaster pagou 5 K prá ser moderador!

Tô pagando as prestações ainda, kkkkkkkk.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto Guitarra Standard - Escolha dos Usuários 2013