Sobre marcas, grifes, logos, política e custo-brasil

Autor Mensagem
Drinho
Veterano
# nov/13
· votar


modelo FCC Standard!

Tem que desenvolver isso ai, e além do mais traríamos o nome standard de volta aos holofotes kkkkkk

Guitar Center Music
Membro
# nov/13
· votar


Tele por aqui é um animal exótico rsrsrs

Não sei se é algo setorizado, mas as teles memphis MG52 tem ótima aceitação no mercado. Talvez seja pelo preço próximo a uma strato para iniciantes ou pela própria falta de opções no mercado.

Aliás o mercado brasileiro , apesar de enorme, é muito conservador no sentido de variedade de modelos e até mesmo cores. A gente roda e cai sempre nas stratos nas cores preta ou sunburst e a justificativa dos importadores é que são as cores que tem procura. Será ???

Guitar Center Music
Membro
# nov/13
· votar


FBlues_rock
h, a propósito, só para fugir do "repetimos a informação que soube pela revista ou jornal", me diz qual jornal foi fechado pelo governo argentino.

A alguns anos o governo argentino vem tentando desmontar o grupo clarin, que tem o jornal de maior circulação do país, várias revistas e o maior sistema de tv a cabo de lá, sempre alegando "monopólio' e defesa dos interesses do 'povo" . Obviamente eles são oposição ao governo de lá, que controla inclusive a única fábrica de papel-jornal do país e já estava boicotando o fornecimento de matéria-prima - será que estavam exportando para a amiga Venezuela que tem falta de papel higiênico ?

Independente da qualidade dos produtos, jornais, revistas e canais de tv sobrevivem se encontram respaldo na sociedade que os consome e chamar isso de monopólio seria o equivalente a tentar limitar a venda de CD´s de determinado artista porque é o mais ouvido do momento.

É o mesmo argumento de quem aqui defende abertamente a extinção da rede globo por monopólio - acho que assiste quem quer e as TVE´s ( Tv Cultura aqui em SP ) estão abertas a quem quiser assistir e seria mera ilusão achar que quem assiste o programa do Faustão fosse simplesmente mudar de gênero se tal canal fosse fechado.

É melhor existir o direito de ser "idiota" ou "alienado" do que ter alguém - um governo - dizendo o que você deve assistir. Porque começa assim e sabemos onde isso para, vide Cuba e Coréia do Norte.

Drinho
Veterano
# nov/13
· votar


A gente roda e cai sempre nas stratos nas cores preta ou sunburst e a justificativa dos importadores é que são as cores que tem procura. Será ???

Ah sem dúvida, os caras trazem apenas o que vende, tanto é que a variedade de guitarras em loja aqui é pequena.... as lojas de usados são infinitamente mais legais que as lojas convencionais....

Eu sou fanático pelas stratos com cor da privada da casa da minha avó...

Num acha nem ferrando nas lojas normais ... kkkkkk

clguitar
Membro
# nov/13
· votar


JJJ
Seria massa demais fazer a FCC Standard! Se for mesmo rolar, tô dentro! Acho que a meta deveria ser bolar uma guita que toque e soe bem por menos de 400 ou 500 reais.

Guitar Center Music
Membro
# nov/13
· votar


Drinho
Ah sem dúvida, os caras trazem apenas o que vende

A minha dúvida é se não vendem porque não são do gosto do músico brasileiro ou se não vendem porque não há oferta - acredito que muita gente descarta uma cor para o seu instrumento mas ao ver de perto pode mudar de idéia.

Eu particularmente gosto de um mínimo de variedade, porque passar o dia olhando sempre para as mesmas guitarras não dá ! rs

Drinho
Veterano
# nov/13
· votar


Guitar Center Music

acho que não trazem porque não há procura... oferta por outros tipos de guitarra existe em outros lugares do mundo aqui não tem muito não....

falando de fender no brasil...
a regra é basicamente a seguinte:
Compra-se Fender Mexicana, ou no maximo uma american special porque é o que dá pra pagar com muita dor no coração, queria uma American Standard mas sonha com um American Deluxe, as cores nesse padrão mesmo que você falou, branco, preto, sunburst...
Isso não sou eu que estou falando, mas sim um vendedor que me disse...
As guitarras nervosas da Fender pouco vem pra cá via importadora...
Sei que tem apenas uma american vintage na importadora neste exato momento (ou seja, nenhuma loja ousa comprar) e algumas pouquissimas custom shops

Eles não fogem deste convencional porque eles tem quase 100% de ctz que vai apodrecer no estoque....

Guitar Center Music
Membro
# nov/13
· votar


Quando o sujeito segura uma Tagima Juninho Afram na mão e acha razoável pagar 5K por ela, está mandando pro espaço todas a regras de senso crítico ou simplesmente valorando algo que pra ele é importante?

No comércio acabo conhecendo vários "tipos" de clientes e alguns compram estes instrumentos pela imagem do artista que esta agregada à ele - é algo similar aquando procuramos uma strato por ser fã do Hendrix ou do Blackmore, obviamente em outra proporção.

Por outro lado há os que passaram a vida toda sonhando em tocar e não conseguiram ou o fizeram de forma precária, abandonando o instrumento e depois de ter a vida estabilizada tem o sonho de comprar aquele instrumento que só via por fotos ou nas capas dos discos.

Acaba sendo bem subjetivo mesmo, mas cada um cuida do seu bolso ...

MMI
Veterano
# nov/13
· votar


JJJ

Antes mesmo de ler, já estava pensando na possibilidade de fomentar uma discussão sobre uma montagem "coletiva" de uma puta guitarra, baseado na expertise de vários membros. Seria o modelo FCC Standard! rs

A primeira coisa que penso quando falam em montar uma "puta tele" são os compensated saddles e bridge plate da Glendale. Funcionam e fica legal! kkkk

Lelo Mig
Membro
# nov/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


MMI
JJJ

"os compensated saddles e bridge plate da Glendale."

The "Groovy 60s" Intone Cutting Edge da Glendale - para Telecaster - fazendo um cálculo "meia boca"...

= R$ 280,00!!!

Resumindo, o MMI já phodeu o sonho da galera de construir uma Standard FCC de R$ 500,00, só com a ponte......kkkkkkkkkkkkkkkkkk

vintagentleman
Veterano
# nov/13
· votar


Galera,

É claro que eu apoio o projeto FCC Standard. E vou além...
Na visão de um moleque que está começando, fica muito mais fácil customizar uma guitarra meia boca e barata do que ficar montando quebra-cabeças do zero.
Então o FCC Standard poderia ser, na prática, uma tabela bem pesquisada partindo de diversos modelos populares de guitarras de preços razoáveis, mas sempre mantendo um padrão de qualidade mínimo, independentemente da marca.
A partir do modelo e do estilo desejado pelo guitarrista, seriam propostas mods em vários níveis, que possam ser feitas por etapas e sempre apresentando mais de uma marca fornecedora de peças para que não vire um negócio para alguém e acabe inflacionando ainda mais os componentes.

JJJ
Veterano
# nov/13 · Editado por: JJJ
· votar


Drinho
Tem que desenvolver isso ai
clguitar
Seria massa demais fazer a FCC Standard! Se for mesmo rolar, tô dentro! Acho que a meta deveria ser bolar uma guita que toque e soe bem por menos de 400 ou 500 reais.
MMI
A primeira coisa que penso quando falam em montar uma "puta tele" são os compensated saddles e bridge plate da Glendale. Funcionam e fica legal! kkkk
Lelo Mig
Resumindo, o MMI já phodeu o sonho da galera de construir uma Standard FCC de R$ 500,00, só com a ponte......kkkkkkkkkkkkkkkk
vintagentleman
É claro que eu apoio o projeto FCC Standard. E vou além...
Na visão de um moleque que está começando, fica muito mais fácil customizar uma guitarra meia boca e barata do que ficar montando quebra-cabeças do zero.
Então o FCC Standard poderia ser, na prática, uma tabela bem pesquisada partindo de diversos modelos populares de guitarras de preços razoáveis, mas sempre mantendo um padrão de qualidade mínimo, independentemente da marca.
A partir do modelo e do estilo desejado pelo guitarrista, seriam propostas mods em vários níveis, que possam ser feitas por etapas e sempre apresentando mais de uma marca fornecedora de peças para que não vire um negócio para alguém e acabe inflacionando ainda mais os componentes.


Acho que já pegou!

Bom... vendo as ideias aqui e ali...

Realmente, acho que por menos de mil, não rola muita coisa. A ponte tremolo vintage (56mm de MI a mi) que comprei da Malagoli, alguns dias atrás e que citei no meu tópico de troca de blocos de ponte, foi 117 reais. É TODA de aço, com um blocão enorme, pesada pra cacete. Só não posso atestar o som porque ainda não instalei. O preço, se considerarmos a provável qualidade, não é caro. Mas para uma guitarra de 400, 500 reais, não dá...

Entretanto pode haver níveis e níveis... Porcarias nunca seriam aceitas, mas podíamos criar dois modelos... o "Studio" e o "Standard", que tal? Hummm... acho que já usaram esses nomes... hehehe

Até o LOGO poderia ser escolhido em conjunto (talvez numa disputa entre os grandes artistas de design que devem existir por aqui).

E, claro, eterna vigilância em cima dos preços! Se o colega Érico Malagoli começar a aumentar o preço da ponte só porque eu falei bem... Bronca nele!!! rs

rcorts
Veterano
# nov/13 · Editado por: rcorts
· votar


Lelo Mig
Resumindo, o MMI já phodeu o sonho da galera de construir uma Standard FCC de R$ 500,00, só com a ponte......kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Muito bem colocado meu caro Lelo. Gostei também do "eufemismo" em phodeu. Ficou tão sofisticado que nem ofende, k k k kkk.

Acho que para voltarmos para realidade e sermos mais pés no chão ao falarmos de um modelo Standard FCC, deve girar em torno de 1500,00 a 2500,00, e sem grandes extravagâncias.

EDIT: Atenção passageiros com destino ao voo "Projeto FCC Standard", dirijam-se ao portão principal (novo tópico) e não se esqueçam de levar a bagagem (conhecimento de cada um).

Re-EDIT: pensei até em já criar este novo tópico, mas pensando bem acho que poderia estar tirando o crédito do JJJ que foi quem citou primeiramente a expressão Projeto FCC Standard e lançou a ideia no ar. Então JJJ, estamos esperando você abrir o tópico.

Penso que primeiramente deveríamos estipular qual será o modelo * e depois começarmos a discutir os itens e especificações mínimos aceitos na produção desse Standard, além de é claro os limites de valor para ser considerado como um bom custo x benefício para a nossa realidade brasileira.

* (SG e Les Paul não devem ser descartados logo de cara no meu ponto de vista, pois no site da Guitar Fetish tem alguns kits meio prontos pra montar esses modelos. No eBay tem uns caras que vendem braços de mogno semi-prontos e ainda é possível comprar blanks de várias madeiras para escala)

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


rcorts
EDIT: Atenção passageiros com destino ao voo "Projeto FCC Standard", dirijam-se ao portão principal "novo tópico" e não se esqueçam de levar a "bagagem".

Tem toda razão, meu caro... Este projeto merece um tópico específico.

Natanael_DM
Veterano
# nov/13 · Editado por: Natanael_DM
· votar


Sei que o tópico já ganhou outro rumo, mas só pra não deixar o camarada Drinho sem resposta: cara, concordo contigo em vários aspectos do que tu escreveu e tô contigo no quesito "errar uma vez é humano, mas viver errando é triste"! Hehehehehe!
Abraço o/

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


O tópico acabou ficando meio "de lado", depois da ideia de um projeto dos usuários do fórum.

Mas ontem passei numa loja aqui e vi uma Epiphone Special por quase 1000 reais. Aí deu vontade de falar mais um pouco aqui... rs

Eu não sou daqueles que "crucificam" a Epi Special. É uma guitarrinha obviamente de iniciante, totalmente simplória e "crua" e que, lá fora, não tem um preço tão exorbitante (150 dólares na Samash, como exemplo, eu acabei de ver). Talvez dê pra comprar algo melhor com esse dinheiro, mesmo lá fora. Mas é porque Epiphone é uma marca que tem seu valor histórico, então isso conta, mesmo lá fora!

Daí a chegar a quase 1000 pratas... Sei lá...

Natanael_DM
Veterano
# nov/13
· votar


JJJ
É, mil reais na Epi Special soa como escárnio mesmo. E faz tempo que ela é cara no mercado nacional, considerando o que ela oferece. Maaaaas, se ela continua cara há sei lá quantos anos, significa que vende bem. Isso sim é que apavora! o/

JJJ
Veterano
# nov/13 · Editado por: JJJ
· votar


Este post do MMI (e o desenrolar da conversa) é bastante interessante. No tópico em que está (sobre uma guitarra supostamente falsificada) ficaria "perdido", porque demos uma bela desvirtuada lá... Mas coloco o link aqui para ficar como referência:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/310790/p2#8833098

Talvez eu não concorde 100% com o que foi dito, mas são pontos interessantes para debate, sem dúvida.

vintagentleman
Veterano
# nov/13
· votar


JJJ


Só confirmando e vou "sair do armário" aqui (rsrsrs): isso é uma opinião profissional. A legislação consumerista brasileira ou mesmo a Lei em geral NÃO PERMITE a prisão de comerciantes por falta de manuais em português de produtos, que, em tese, não representem risco à saúde dos consumidores.
Indo muito longe na criatividade, pode-se imaginar que um set de cordas pode ser potencialmente perigoso nas mãos de crianças devido ao risco de asfixia, e que uma palheta pode ser engolida.
Nesse caso, ainda que o comerciante seja conduzido à delegacia, seria caso de crime de menor potencial ofensivo, e jamais seria necessário recolhimento de fiança, bastando simplesmente a assinatura de um termo de compromisso de comparecimento no Juizado Especial Criminal para o empresário sair da unidade policial pela porta da frente, sem gastar um vintém...
Qualquer procedimento diferente disso é, no mínimo, abuso de autoridade ou coisa pior...
Como eu já disse, esse é um posicionamento profissional, inclusive ratificado por promotor de defesa do consumidor amigo.
Se estão fazendo diferente em São Paulo, e eu não estou dizendo isso, está esquisito.

MMJr
Veterano
# nov/13 · Editado por: MMJr
· votar


Os precos no Brasil nao fazem sentido algum...

Por exemplo:

iPhone 5c/16gb desbloqueado nos Estados Unidos = 549,99 (x 2,30 = 1.264,98)
iPhone 5c/16gb no Brasil = 1.999,99
Diferenca de preco 735,01 reais...


iPhone 5s/16gb desbloqueado nos Estados Unidos = 649,99 ( x 2,30 = 1.494,98)
IPhone 5s/16gb no Brasil = 2.799,99
Diferenca de preco = 1.305,01 reais...

100 dolares de diferenca nos Estados Unidos se trasformaram em 1.305 reais de diferenca no Brasil....

Pode isso Osvaldo de Souza??



PS- Precos da loja Apple (USA) e TIM (Brasil)

Com plano pre assinado de 2 anos com uma telefonica, os iPhones nos Estados Unidos custam 99 dolares (5c/16gb) e 199 dolares (5s/16gb)...

:-/

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


MMJr
Os precos no Brasil nao fazem sentido algum...

Em geral, é isso aí. Mas há exceções que me dão algum restinho de esperança...

Carros, apartamentos, video games, alguns celulares e alguns instrumentos musicais são absurdamente caros por aqui. Acho que ninguém discorda (bom... sei lá... rs).

Mas eu vou dar um depoimento aqui. Ano passado, viajei para a Europa e tive meu iPad roubado em Paris (é... acontece em todo lugar... a diferença é que, em geral, não rola violência lá e ninguém te enfia um 38 na testa - a coisa é mais sutil, "furto sem dor" kkkkk). Enfim, como já estava no exterior e ia comprar outro iPad mesmo, resolvi dar uma procurada básica. É verdade que não tive muito tempo, mas o pouco que vi, não valia a pena. O preço não era grande coisa menor (e, se somasse o imposto na chegada, aí ficaria mais caro). Comprei aqui, depois. Acabou saindo mais barato e ainda parcelei sem juros...

Frequentemente, compro coisas de informática (trabalho com isso - e me divirto também, claro). Já de MUITO tempo, não compro NADA de fora em termos de placa mãe, memória, HD, etc. Essas coisas não são tão caras num Kabum ou Balão da Informática, por exemplo. Simplesmente, não me convém importar ou comprar lá fora.

Os mais velhos vão lembrar dessa: quando surgiram os vídeo-cassetes, a moda era trazer na mala os Panasonics da vida, quando se viajava. Aqui era caro pra caramba (quando tinha). Hoje isso se resolveu. Ninguém mais traz DVD ou Blu Ray Player de fora... Não tem sentido. O preço aqui não é tão mais caro assim.

Então...

Qual é a diferença fundamental entre os itens que são ainda MUITO CAROS por aqui e os que já conseguem ter um preço razoável?

Devem existir alguns argumentos. Pra mim, o mais óbvio chama-se CONCORRÊNCIA.

ogner
Veterano
# nov/13
· votar


Um dos grandes problemas do brasil é achar que o parcelamento facilita e inflar esses FDP de bancos...

tenho loja e perco muita grana pros juros e taxas bizarras que as operadoras de cartão de credito cobram....Hoje a porcentagem de venda em cartão é enorme...e nao tem oq fazer, repasso isso pro produto..é uma bola de neve, e os safados só enchendo o bucho de dinheiro....

MMI
Veterano
# nov/13
· votar


vintagentleman

Claro, o termo "risco à saúde" é um pouco vago, assim como acaba sendo um crime de menor potencial ofensivo. Porém...

Por várias vezes eu já fui vítima de roubo e assalto, tendo que comparecer a uma delegacia para fazer o famigerado BO, entrando pela porta da frente como vítima. Muitas das vezes não fui tratado com agilidade, cortesia e respeito. Na verdade não quero nem imaginar o que possa ser adentrar numa delegacia de camburão, levado por policiais como criminoso ou suspeito de crime. Numas das vezes que fui fazer um BO, cheguei a esperar umas 6 horas ou porque estavam comemorando um aniversário ali dentro ou porque estavam fazendo um flagrante de drogas. Como seria o tratamento de um homem de bem, dono de loja ou gerente, que na falta de um manual é conduzido à delegacia e aguardar "simplesmente a assinatura de um termo de compromisso de comparecimento no Juizado Especial Criminal para o empresário sair da unidade policial pela porta da frente", quando entrou de camburão como criminoso? Mais ainda, responder a um processo criminal não é exatamente um ideia agradável, mesmo num Juizado Especial. Também já tive esta péssima experiência quando tive um carro roubado e o mesmo foi achado, são várias convocações para audiências, cara a cara com bandidos de tudo que é tipo, inclusive o que cometeu o assalto que fui vítima. Não acho nada "simples" este tipo de passeio. Não precisa muito para supor que há até a possibilidade do dono de loja dormir na delegacia. Repito o que disse ali no outro tópico: será que estão "enquadrando" os caras pela falta de manual pura e simplesmente ou para garantir um réveillon no Caribe para toda a família?

Esta é uma situação que faz as lojas precisarem de uma assessoria jurídica altamente capaz, ágil e especializada, para responder a qualquer hora do dia, sendo que o objetivo é não deixar nem levar à delegacia o gerente e o dono. Não só isso, hoje é praxe funcionário sair do emprego e entrar com processo trabalhista, chega a ser rotina. Mais ainda, o IPTU está disparando. É mais que óbvio que tudo isso tem um preço desde o mau fiscal e mau policial até a rotina de processo trabalhista ou o aumento de impostos. E este preço, obviamente, cai no custo da loja e consequentemente no preço que nós pagamos. Simples assim...

MMI
Veterano
# nov/13
· votar


ogner

é uma bola de neve, e os safados só enchendo o bucho de dinheiro....

Exatamente! Só que o aumento do preço repassado paga mais imposto e paga mais taxa de cartão, assim a coisa vai se avolumando.

ogner
Veterano
# nov/13
· votar


MMI
Exato!! Uma bola de neve que o povo só sai perdendo. E o sistema financeiro ( os 5 macacos donos do mundo ) enchendo o bucho...

vintagentleman
Veterano
# nov/13
· votar


MMI

Concordo contigo: em regra as polícias não são confiáveis.
Mas a sua solução...
Confiar em... advogados?
kkkkkkkkkk

Boa cara, muito boa!
Advogados em regra também não são confiáveis.
Sabe o que grande parte deles faria num caso como esse exemplo que estamos discutindo, do empresário que de qualquer forma já não ficaria preso mesmo e nem teria que recolher fiança?
Cobrariam, no mínimo, uns três mil reais só para acompanhar o pobre diabo na delegacia... sendo que lá ele já não gastaria absolutamente nada para sair "pela porta da frente" (ok, ok, ele não sabe isso, e é bem possível que fique muitas horas esperando o desenrolar burocrático do procedimento).
Tenho duas advogadas de minha confiança, ambas são minhas cunhadas, ou seja, advogado, se não for amigo ou parente, melhor não confiar muito não.
Trato com advogados no meu cotidiano e posso lhe dizer que em geral não são lá muito confiáveis. Ou são desonestos ou são relapsos, perdem prazos, faltam às audiências, embolsam dinheiro. De qualquer maneira prejudicam seriamente os clientes.
Pior: tem advogado que joga no quanto pior melhor...
Complica o que pode a vida do cliente para poder cobrar mais... Quanto mais desesperado e ferrado o sujeito, mais fácil é o saque...
Claro que tem gente séria também exercendo advocacia, assim como no exercício policial. Difícil para o cidadão comum é separar o joio do trigo. Dá medo só de pensar...

Drinho
Veterano
# nov/13
· votar


Confiar em... advogados?


é foda ....

kkkkkkkkk

RenatoSchoen
Veterano
# nov/13
· votar


Tô acompanhando esse tópico e dei uma lida no outro (sobre a FCC Standard)...

Parece que existe quase um consenso de que a maior parte da culpa pelos altos preços que vemos aqui no Brasil é da ganância do empresário/revendedor. Claro, sei que todos também incluem nessa conta a mão grande do governo, o custo brasil, etc... etc.. etc.. mas o grande "vilão", pelo menos na maioria dos comentários, é o empresário.

Só que, pelo que estou vendo no outro tópico a FCC standard não vai fugir muito daquilo que temos nas lojas....

Já são 17 páginas lá no outro tópico e não li tudo, mas acho que a versão mais simples não vai ficar abaixo de R$1.500,00. Tá certo, vai ser uma boa guitarra, com material de qualidade, ótima construção e tals. Mas é uma strato....

Tá certo que não vai ter nem comparação com uma Epipoca Special (em termos de qualidade), que custa quase o mesmo, e talvez fique no mesmo nível de uma Fender MIM, que custa muito mais, mas existem opções nas lojas, de stratos compatíveis com a FCC Standard pelo mesmo preço, ou ainda mais em conta, como a Cort G260 (só um exemplo).

E aí é que está!!! Existem instrumentos de péssima relação custo x benefício mas que vendem por causa da marca. Instrumentos que eu não compraria pelo preço que pedem nas lojas, mas muita gente compra, seja por falta de informação, seja por status, ou qualquer outra coisa.

Mas existem opções melhores com preço justo, ou pelo menos não tão fora da realidade. Só pra citar um exemplo, a Cort M600 tá R$1.900,00 no Magazine Luiza á vista. R$2.000,00 parcelada em 12 vezes. Em lojas especializadas a gente encontra até mais barata.

É uma guitarra em mogno (ou nato... mas o site da Cort afirma ser mogno) com braço também em mogno, colado, escala em rosewood, inlays em abalone, pickups Duncan Designed, top em flamed maple, binding, ferragens honestas, etc... etc... Ou seja, um produto muito mais sofisticado que uma strato, com uma construção muito mais complexa, madeiras mais caras, etc...

Se fossemos construir uma versão FCC com materiais honestos quanto iria custar???

O fato é que marca influencia sim, e o brasileiro se deixa levar por isso, principalmente no mundo das guitarras. A lei da oferta e procura faz o resto. O empresário põe o preço que o mercado está disposto a pagar. No caso de grifes como Fender, Gibson e Epiphone, produtos baratos lá fora e à vezes de qualidade até duvidosa são vendidos por aqui por valores absurdos, e mesmo assim não encalham nas lojas. Já produtos de marcas menos conhecidas, de qualidade até superior são vendidos por preços bem abaixo, porque o mercado não aceita pagar valores mais altos. O produto encalharia e o empresário não pode se dar a esse luxo se quiser ser lucrativo.

O problema, na minha opinião, não está na ganância do empresário, mas na falta de cultura e informação do mercado consumidor.

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


RenatoSchoen

É isso aí. Mas essa sua análise não é exclusividade de guitarras, não... Longe disso!

Já ouviu falar em bolsa de mulher?

É um assunto que nós não estamos acostumados por aqui (até porque 99% dos foristas - exceto OT - é tudo macho barbado...). Mas é a mesma coisa (se não for pior!!!). Eu sei porque sou casado... rs

chenriquea
Veterano
# nov/13
· votar


RenatoSchoen
A culpa é da taxação no BR que é altissima e a ganancia do empresariado do BR que é dos mais predatórios. E como diz o JJJ, não é só em instrumentos. É em tudo, roupa, carro (fabricado no BR, exportado e vendido mais barato fora, é mole?), sapato,comida...tudo.
E vou mais longe, creio que o Brasil caminha a passos largos a caminho da Venezuela...muita coisa que já aconteceu lá...esta acontecendo ou deve acontecer no BR (dps da eleição)
Como dizem, o Brasil exagera na contabilidade "criativa" para maquiar dados de crescimento e taxa de juros

Com relação Fender e Gibson, eu não tenho nem um nem outro. Tenho as de marca de entrada (Squier & Ephiphone) que me servem. Mas creio que para profissional, os equipamentos devem mesmo ser superiores. Mas em primeiro lugar deve vir a técnica do músico, Essas guitarras ainda não tocam sozinhas (apesar de haver software que corrija muitas coisas :) )

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre marcas, grifes, logos, política e custo-brasil