Sobre marcas, grifes, logos, política e custo-brasil

Autor Mensagem
Drinho
Veterano
# nov/13 · Editado por: Drinho
· votar


na verdade a MIM clássica é standard

Então pô... aí que é pra azedar a vida do infeliz do brasileiro iludido....

Se pelo menos as MIM's fossem só aquelas road worn da vida já ia dar uma enganada pelo menos...

Drinho
Veterano
# nov/13 · Editado por: Drinho
· votar


(só um detalhe que vi que você escorregou foi quando disse sobre a Fender que "saiu do México, vem a standard" - na verdade a MIM clássica é standard)

Não não, ele disse que saindo do méxico e indo pros EUA vem a American Standard já....

E na verdade era assim mesmo, mas hoje eles já inventaram de colocar guitarra mais barata que American Standard nos Estados Unidos....

Tivemos a Highway que saiu de linha e deu lugar a American Special atualmente, alias deu lugar não né, virou American Special, eles só trocaram o captador para falar que a guitarra ficou boa pra caramba.....

A fender era bacana quando a linha deles era reduzida, ficava fácil até pra quem não entendia se localizar, hoje o garoto quer comprar uma fender e não faz nem ideia de onde começa a procurar.. só consistia em standard, deluxe e reissue... isso para o mexico e para os estados unidos, até aparecia uma coisa ou outra, mas basicamente era isso...
Hoje tem essas mais 14 mil modelos que eles inventaram de por....

Eu acho isso mó chato... ia ser melhor que tudo humilde se chamasse squier e tudo fodão se chamasse fender....

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


Drinho
Então eu provavelmente entendi errado a frase dele, mas, como você bem disse, tem outras antes da Standard Am.

vintagentleman
Veterano
# nov/13
· votar


Drinho
Pô, 3 mil reais é pessimismo demais....

Cincão por baixo vai!


Já que você falou...

Recentemente vi anunciado aqui nesta terra de malucos uma Joe Satriani com configuração semelhante (mogno, ponte fixa, Dimarzios) por mais de 10 contos...

Tudo bem que não é a mesma coisa (parece que a JS tinha acabamento Prestige e os Fred da vida que o cara gosta), além da assinatura do Satch...

Mas olha a diferença de preço! Vai dizer que vai dar diferença proporcional em timbre... Nunca!

Alguma coisa significativa em acabamento porque a JS era japa e a minha é indonésia, e os pups do meu gosto né, super distortion e liquifire, afinal de contas, e aqui vai custar para você acreditar, eu não sou o Satriani rsrsrs

Guitar Center Music
Membro
# nov/13
· votar


O mercado de instrumentos brasileiro é constituído em sua grande parte por instrumentos que custam menos de 1000 reais

Muito bom esse post, acho que o assunto vai bem além dos instrumentos musicais.

Durante um tempo acho que foi verdade o problema do poder aquisitivo do Brasileiro, mas vejo de uns bons anos para cá que o principal é o baixo nível de exigência e de valorização da cultura em geral. Via de regra aceitamos qualquer coisa e hoje em dia qualquer moleque da favela anda com um celular de R$ 1000,00 mas na hora de comprar um violão de R$ 150,00 acha muito caro.

Diariamente vejo clientes chegando em carros de R$ 100.000,00 e querem comprar o violão ou guitarra mais vagabundo para o filho/sobrinho/amigo, porque " para começar qualquer coisa serve " . Você orienta, explica que é um bem durável, que acrescenta alguma coisa a quem toca, socializa e no fim tem que fazer aquele esforço para finalizar a venda ... imaginem falar sobre regulagem periódica e troca de cordas, é quase querer arrumar briga ! rs

Luis A.
Membro Novato
# nov/13
· votar


Guitar Center Music

Concordo em grande parte com o seu discurso. O q não significa q os preços no brasil não são abusivos....

Abraço.

Natanael_DM
Veterano
# nov/13
· votar


MMI
Cara, eu não tinha ideia de que esse número pudesse ser tão alto. Mas, de qualquer forma, não altera o que penso sobre o assunto: as linhas standard de Gibson e Fender, pra mim, ainda representam instrumentos de qualidade, com som de bom nível. Obviamente, há coisas melhores. Mas acho que, tendo oportunidade de pegar uma guita dessa estirpe, americana, o cara vai fazer um bom negócio, musicalmente falando. Se ele vai ser estuprado com uma conta de 5k, aí já é outra história! Hehehehehe! E, por 5k, eu também não compraria...

vintagentleman
Cara, acho que chegamos ao mesmo raciocínio mas por caminhos diversos.
No fim das contas, a questão é adquirir um instrumento de qualidade por um preço que não exija a venda de um rim no mercado negro! :P

Guitar Center Music
Membro
# nov/13
· votar


Luis A.

O q não significa q os preços no brasil não são abusivos....

Este ponto é fato incontestável, mas na minha opinião é um pequeno reflexo do que somos como país e nação - ou que não somos, ou o que queremos ser e por ai vai ....

Acho que a verdadeira crise no Brasil é de pessoas e da sociedade em geral - não podemos esquecer que somos um país de terceiro mundo, sub-desenvolvido, com nossas peculiaridades e mentalidade atrasada, pouca capacidade de reflexão, pouco comprometimento e nenhuma preocupação em relação ao futuro.

E na falta de soluções esperamos que um governo qualquer resolva e controle tudo, regulamente tudo e quando o Estado tem muito poder sobre a sociedade dá nisso que vivemos - que é característica marcante em qualquer país de segunda linha ...

vintagentleman
Veterano
# nov/13
· votar


Guitar Center Music

Uma guitarra honesta de iniciante custa, no mínimo uns R$ 400,00.

Abaixo disso há grandes chances de "bater um desânimo" e o estudo não ir para a frente.

Uma guitarra de trezentos reais terá certamente um arremedo de madeira, captação risível, acabamento meia-boca e ferragens "titubeantes".

AllanGouveia
Membro
# nov/13 · Editado por: AllanGouveia
· votar


eu acho o mercado brasileiro um tanto quanto abusivo... tem amps Meteoro que ta quase no valor de um Marshall (na verdade até mais caro se comprasse o Marshall nos states)...

vintagentleman
Veterano
# nov/13
· votar


Natanael_DM

No fim das contas, a questão é adquirir um instrumento de qualidade por um preço que não exija a venda de um rim no mercado negro! :P



É isso aí. A pessoa tem que se virar. Não pode ir pagando o que os caras querem, porque senão a mentalidade dessas aves de rapina não mudará nunca...

Acho legal aproveitar viagens e trazer um instrumento novo ou usado, já fiz bons negócios das duas maneiras. Agora é aquela coisa: é melhor aproveitar a viagem e trazer uma lembrança, do que viajar para comprar. Primeiro vem o passeio, depois as compras (a não ser que você seja mulher rsrs).

Se uma viagem não está prevista, é só pesquisar bastante por aqui, buscar as tais lojas honestas. Aprender noções de luthieria também ajuda a economizar. O cara saber montar uma guitarra toda e deixar bem reguladinha é importante.

Já montei duas frankenstrats que falam bem legal... e sai bem mais barato do que comprar uma equivalente de marca. Mas aqui cabe uma ressalva: precisa conhecer o básico de hardware, estudar, planejar e pesquisar. Além de ter paciência. Para quem quer fazer isso, é sempre bom montar strato, porque é um projeto funcional e simples.

O legal é que a própria montagem da guitarra já é um hobby (viciante).

Outras vezes é como essa guita que eu comprei ontem: é quase tudo bom, só precisa de um upgrade nos captadores. Aí é moleza! O jeito mais fácil de ficar com uma boa guitarra pagando menos. Note que nesse caso até tem marca no headstock, se bem que Ibanez no Brasil tem uma vibe de congregação evangélica rsrsrs

Mas que se foda! Sempre me importo mais com o som rsrsrs

Luis A.
Membro Novato
# nov/13
· votar


Guitar Center Music

Nao vejo que problema está no poder do Estado, os governos europeus são muito mais controladores q o brasileiro, isso é um problema do capitalismo....
Quem controla o pais são empresários, e com certeza eles estão lucrando muito com a situação.... principalmente a industria nacional.....

Abraço.

Guitar Center Music
Membro
# nov/13
· votar


vintagentleman

Por acaso a Ibanez que você comprou é a RG 421M ??? Desculpe desvirtuar o tópico ...

Drinho
Veterano
# nov/13 · Editado por: Drinho
· votar


Durante um tempo acho que foi verdade o problema do poder aquisitivo do Brasileiro

Como já falei outras vezes, o poder aquisitivo do brasileiro sempre foi e continua uma porcaria, mas medidas populistas como incentivo de crédito faz parecer que tá todo mundo bem pra caramba....

baixo nível de exigência e de valorização da cultura em geral. Via de regra aceitamos qualquer coisa e hoje em dia qualquer moleque da favela anda com um celular de R$ 1000,00 mas na hora de comprar um violão de R$ 150,00 acha muito caro.


Isso é verdade, mas olha cara eu vou ser sincero com você, o nível de exigência realmente é baixo, até porque para ter exigência é necessário ter parâmetro e vivência com o assunto e nisso ai já ferrou de vez porque 95% dos que vão na Teodoro Sampaio nem imaginam o que é isso e 5% vão em lojas especializadas em instrumentos de ponta ou se dinheiro é a questão buscam alguma solução barata usada, testam com calma, comparam, são detalhistas, e etc...
Mas a questão vai além do baixo nível de exigência, a questão é que muita gente ESCUTA COM OS OLHOS, isso é maior burrice que o sujeito pode cometer porque ele não é capaz nem de ser honesto consigo. Dai deixa fortunas na loja, leva uma tranqueira para casa só para mostrar pros primos e amigos, algo que faz bem para o ego dele, é triste falar isso, não estou generalizando obviamente mas MUITA gente é assim. Já vi vendedor pegando strato mexicana na mão e falando bem assim nessas palavras: "O som dessa guitarra é INCOMPARÁVEL" e jogam isso na cabeça do pessoal e o pessoal nem se esforça em ouvir, tocar e compreender o instrumento. Claro que tem a questão do gosto pessoal, mas poxa vida, bom senso cara, o mundo não precisa viver montado na mentira pra tudo, um pouco de esforço e curiosidade não faz mal pra ninguém, só agrega!

No fim das contas, a questão é adquirir um instrumento de qualidade por um preço que não exija a venda de um rim no mercado negro! :P

O que precisa é se adquirir bom senso, a questão não é qual instrumento comprar, se é a Gibson, a Fender, a Ibanez ou a Tagima, pra todos os bolsos vão existir instrumentos que definitivamente resolvem, uns mais refinados com um som melhor e outros menos, porém hoje em dia qualquer bolso pode fazer uma boa compra, a não ser que seja uma pessoa extremamente humilde e não possa dispor de recursos mínimos. A questão é que o sujeito precisa começar a compreender o que está segurando na mão e fazer uma análise direta em relação ao custo do produto, isso só se consegue com bom senso, experiência, imparcialidade e honestidade consigo. Isso não é um bicho de 7 cabeças e qualquer um com auto-conhecimento e boa vontade pode adquirir.
Todo mundo já está careca de saber que o Brasil é uma porcaria em todos os sentidos, se não existir o minimo de inteligência as coisas só tendem a ficar piores do que já estão, o mercado é feito pelas necessidades das pessoas que consomem, o que dia que pararem de comer macarrão provavelmente o macarrão "sairá de linha".

tem amps Meteoro que ta quase no valor de um Marshall

Então, veja, como eu falei de escutar com os olhos.
Concordo que o Meteoro não é grandes coisas, mas o Marshall que você se refere também não é, ele só é bonitinho e tem o logo de Marshall.
Um Marshall de verdade compra pelo menos uns 3 Meteoros top de linha, então a análise tem que ser honesta, tem que ter fundamento e pesquisa.

se bem que Ibanez no Brasil tem uma vibe de congregação evangélica
Sabia que eu sempre achei isso, mas sempre morri de medo de abrir a boca?
kkkk

Nao vejo que problema está no poder do Estado, os governos europeus são muito mais controladores q o brasileiro, isso é um problema do capitalismo....
Quem controla o pais são empresários, e com certeza eles estão lucrando muito com a situação.... principalmente a industria nacional.....


Não tenho informações sobre o quão intervencionista é o governo de um país europeu, mas com todo o respeito, problema do capitalismo não é.
O culpa é totalmente do governo brasileiro que está lá representando o povo brasileiro que é o maior culpado de toda esta palhaçada.
O capitalismo na minha opinião é o sistema mais razoável possível, ele não obriga ninguém a nada, os melhores países do mundo para se viver são países capitalistas, onde a distribuição de renda é boa e o índice de liberdade econômica também.
Os empresários são apenas oportunistas, se o consumidor/cidadão são trouxas são outros quinhentos.
O governo brasileiro não investe em educação, é um dos países que mais forma idiotas, falando de música, não há música nas escolas, isso embalaria um crescimento tecnológico/qualitativo grande neste mercado, por ser um povo carente de educação dão mais valor á mostrar do que a se beneficiar, claro que também existem os bem educados que usam deste comportamento.
Os empresários são apenas oportunistas, mais nada e ninguém está aqui para ser bonzinho e tenho certeza que se você fosse um empresario bem sucedido você ia adorar a palavra capitalismo e seria um oportunista da mesma forma, até porque não há nada de errado nisto.
Sabe o que é um limpador de banheiro viver tão bem quanto um diretor? Sem o mesmo poder de consumo obviamente, mas digo com qualidade de vida.
Há países capitalistas muito bem administrados onde isso é possível, Nova Zelândia, Austrália, Singapura, Canadá, pessoas trabalham e vivem normalmente. Claro que há o mais rico e o mais pobre, mas o mais pobre tem chance sim de viver bem, muito mais do que aqui. Agora dá uma olhadinha lá em Cuba para ver que maravilha que é, já tive a oportunidade em viagem de conversar com alguns cubanos que conseguiram fugir para os Estados Unidos, o negócio lá é triste velho, a gente não sabe da missa o terço.
O governo brasileiro erra muito, é desnecessariamente exagerado, rouba muito, mete o bedelho na vida de todo mundo e está prestes a instalar um novo sistema nos moldes de Fidel Castro aqui dentro, podem aguardar e se vocês não estiverem vivos para assistir, com certeza seus filhos e netos estarão. É mais fácil cair a Ellen Roche de lingerie no meu colo do que esta porcaria melhorar.

O governo brasileiro só quer uma coisa: Poder.
Eles estão defecando para o povo.

AllanGouveia
Membro
# nov/13 · Editado por: AllanGouveia
· votar


Drinho
cara, geralmente concordo com as paradas que você posta e acho que você tem um ponto de vista bem bacana das coisas, mas o mais legal de ler seus post's é porque são "bem curtinhos" hehehe

Concordo que o Meteoro não é grandes coisas, mas o Marshall que você se refere também não é, ele só é bonitinho e tem o logo de Marshall.
Um Marshall de verdade compra pelo menos uns 3 Meteoros top de linha, então a análise tem que ser honesta, tem que ter fundamento e pesquisa.


O que quis dizer foi o custo de um Meteoro que é Nacional; e se levar em conta o conjunto de cabeçote e gabinetes (com falantes mais simples), sai mais caro que um Marshall se comprasse nos states (com falantes bem melhores) e pagasse só o valor real do produto (sem o acréscimo absurdo de 60% do valor do produto de impostos)...

Vou me usar como exemplo: Eu tenho uma Hd 500 que comprei na net (mercado livre) e com frete e tudo mais ficou em 2000 Dilmas, sendo que nas lojas de minha cidade estava numa média de 2500 Dilmas (exceto uma loja abusiva que cobrava 3000 pilas)... Sendo que nos states a multiefeitos é em média 500 doletas...

É uma diferença considerável...

abç

Luis A.
Membro Novato
# nov/13
· votar


Drinho

Nao estou aqui para inciar um debate politico com vc, mas vc se equivoca em alguns pontos....

Primeiro, no capitalismo vc só é livre para sonhar pois na pratica é um sistema completamente opressor, e ao contrario do q vc disse a distribuição de renda é a pior... (não vou entrar em detalhes, mas isso daria um outro debate à parte srsrsrsrs)

Com relação aos melhores países serem capitalistas, eu lhe digo q a maioria dos países europeus são sociais democratas.

Quantos aos cidadãos serem trouxas, eu tmb nao concordo.
A maioria é simplesmente ignorante graças à falta de acesso à educação. Vale lembrar q em países europeus, o filho do medico e do pedreiro estudam na msm escola, algo que não acontece aqui devido a vários motivos, principalmente os interesses da elite, que precisa de manter seu status quo....

Se tem alguém q se beneficia com o baixo nível de educação no pais é o capitalista (aquele que detêm os meios de produção), e como eu já disse antes, na pratica ele manda mais do que qualquer partido....
Uma população de baixa escolaridade possibilita a criação de um "exercito de desempregados" (reserve army of labour), coisa q os industriais amam.....

Quanto aos oportunistas, sem duvida eles existem, e por isso há a necessidade de estados controladores, bem diferente do neoliberalismo....

Existem vários países onde o poder de consumo é muito maior do q no brasil,oq é diferente de qualidade de vida. Muito desse poder aquisitivo vem do nosso suor, pois trabalhamos em multinacionais em condições precárias para produzirmos bens nos quais nós pagaremos caro e eles barato. Esse poder de consumo explica o deslumbramento de muitos brasileiros q vão trabalhar no Mcdonald's nos USA e q acham q estão muito bem de vida pq podem ter um Iphone....

Discordo com vc em outros pontos, mas vou parar por aqui, sem querer ofender, seu discurso me lembra um pouco o discuso da mídia dominante no ponto em que bate bate bate, mas não expõe grande parte da realidade e origem dos fatos ....
Não quero fazer apologia a nenhum sistema politico, mas tmb devemos encarar de forma honesta alguns fatos importantes e negativos do capitalismo, principalmente em países emergentes.

Outra coisa, nao julgue como eu me comportaria caso eu fosse um empresario pois vc não me conhece, logo, msm não tendo maldade, acho q fica um tanto deselegante....

Nao fiquemos ressentidos, discussões são sempre enriquecedoras.
Abraço.

P.S desculpem o tamanho do post....

AllanGouveia
Membro
# nov/13
· votar


Drinho
Luis A.
Galera, dessa parte política mais detalhada como vocês discutem eu não entendo, mas uma coisa eu sei: o Brasil mete a mão no bolso da população de forma sem vergonha! Cobra caro para habitarmos nesse país e não nos da o retorno merecido.

Segundo essa página http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/04/16/brasil-cobra-im posto-caro-mas-e-o-da-menos-que-retorno-a-sociedade.htm o Brasil está entre os 30 países que mais cobra imposto e o que presta o PIOR serviço público a sua população...

É isso, galera, só quis trazer mais esse dado para a mesa hehe!

abç a todos

FBlues_rock
Veterano
# nov/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


AllanGouveia
Acredito que o Brasil seja mesmo o pior, mas nisso entram fatores como sonegação também (ou seja, excessiva carga tributária mas muitos não arrecadando todo o valor). Fora isso, em rápida consulta, dá para ver que a pesquisa é uma tremenda piada de mal gosto: EUA que possui diversas precariedades nos serviços prestados pelo Estado (ex: saúde pública) estar em 1º e Noruega, exemplo mundial de IDH, em 20º.

Drinho
Precisa rever alguns conceitos e escolher melhor suas "fontes de informação". Acho que o Luis A. acertou na mosca, você reproduziu muito bem um discurso da mídia golpista (instituídas ou nutridas pela ditadura) que luta com garras e dentes para manter o status quo de seus patrocinadores.

Mas tem toda razão que o maior problema é a (falta de acesso à) educação no Brasil. Tive a grata oportunidade em dialogar com um militar reformado português que participou da Revolução dos Cravos e esteve inclusive na ocupação do Terreiro do Paço; um "grande problema" que levaram os militares a destituírem um ditador e implementar uma democracia foi acesso a educação, que foi levada inclusive aos militares nas colônias portuguesas.
Já no Brasil, o que temos é um monte de saudosistas da ditadura, esbravejando através da mídia que um governo popular é populista e eleitoreiro quando passa a reajustar salário mínimo acima da inflação, quando pára de pedir dinheiro ao FMI se tornando seu credor, quando constitui reservas internacionais ao invés de quase quebrar por não tê-las, quando não faz com a reserva do pré-sal o que fizeram com a Vale, quando se torna um dos poucos países no mundo com nível de desemprego muito baixo em plena crise, ou quando toma uma postura internacional seguida depois pela Alemanha (e elogiada na mídia internacional).
Educação é importante até para as pessoas desenvolverem senso crítico para não engolirem a seco tudo que a mídia prega, por exemplo, seja a que se transformou em partido de oposição, seja a governista.

Não acredito no socialismo e comunismo como alternativas ao capitalismo. Mas daí dizer que no capitalismo a distribuição de renda é boa é no mínimo confundir conceitos, no máximo falta de conhecimento do que diz (de novo, reprodução acrítica do discurso de setores da mídia), pois capitalismo favorece a concentração de renda. O que seria "índice de liberdade econômica"?
Um país que oferece boa parte dos serviços essenciais (saúde, educação, assistência) por meio de serviços públicos, não privados, é o melhor do mundo em Desenvolvimento Humano (IDH). O seja, o discurso que hoje só o brasileiro que lê Veja e Folha insiste, do tal "estado mínimo" para garantir "liberdade econômica máxima", é muito bom para muito poucos. Temos algumas crises na história demonstrando como a tal "liberdade" é boa para concentrar rendas e provocar crises como a de 2008.

Não defendo o regime de Cuba, pelo contrário, mas o maior problema daquele país, como a própria ONU já afirmou 9 vezes, é o embargo imposto pelo baluarte da liberdade econômica, os EUA. Que por sinal, possui dívida líquida de quase 90%, sendo que o Brasil está abaixo de 40% do PIB (em 2002 chegou a 60%) e aí o brasileiro lê Veja e Folha e acredita que perdemos o controle das contas públicas.

Para quem adora repetir o discurso "o Brasil só piora", segue um link, da Globo mesmo, sobre o Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil de 1991 a 2010:
http://g1.globo.com/brasil/noticia/2013/07/idh-municipal-do-brasil-cre sce-475-em-20-anos-aponta-pnud.html

MMI
Veterano
# nov/13
· votar


Acho que a verdadeira crise no Brasil é de pessoas e da sociedade em geral - não podemos esquecer que somos um país de terceiro mundo, sub-desenvolvido, com nossas peculiaridades e mentalidade atrasada, pouca capacidade de reflexão, pouco comprometimento e nenhuma preocupação em relação ao futuro.

Não tenho a menor dúvida disso. Só ver que hoje tem muita gente de nível superior até que não sabe escrever, não tem o domínio básico da língua. Querer que as escolas ensinem música nesta situação chega a ser impraticável...

Uma guitarra honesta de iniciante custa, no mínimo uns R$ 400,00.

Talvez até um pouco mais. Se acrescentar que precisa de um amp, um cabo, levar ao luthier no momento da compra e depois 1 vez ao ano, trocar cordas frequentemente e ainda pagar um professor...


Natanael_DM

as linhas standard de Gibson e Fender, pra mim, ainda representam instrumentos de qualidade, com som de bom nível. Obviamente, há coisas melhores. Mas acho que, tendo oportunidade de pegar uma guita dessa estirpe, americana, o cara vai fazer um bom negócio, musicalmente falando

Não tenho a menor dúvida disso. São instrumentos totalmente funcionais desde que a pessoa não fique frustrada ao chegar em casa e notar algum detalhe como este, recente aqui. Se você considerar que é um instrumento musical, por isso fazer música é o que interessa, um detalhe como esse não diminui em nada. Só que eu não gosto de perceber que o que eu lutei para comprar, com meu suado dinheirinho, foi feito por mãos menos hábeis e/ou com certo relapso, acho chato.

vintagentleman
Veterano
# nov/13
· votar


Guitar Center Music

Sim.

Natanael_DM
Veterano
# nov/13
· votar


O que precisa é se adquirir bom senso, a questão não é qual instrumento comprar, se é a Gibson, a Fender, a Ibanez ou a Tagima, pra todos os bolsos vão existir instrumentos que definitivamente resolvem, uns mais refinados com um som melhor e outros menos, porém hoje em dia qualquer bolso pode fazer uma boa compra, a não ser que seja uma pessoa extremamente humilde e não possa dispor de recursos mínimos. A questão é que o sujeito precisa começar a compreender o que está segurando na mão e fazer uma análise direta em relação ao custo do produto, isso só se consegue com bom senso, experiência, imparcialidade e honestidade consigo. Isso não é um bicho de 7 cabeças e qualquer um com auto-conhecimento e boa vontade pode adquirir.
Todo mundo já está careca de saber que o Brasil é uma porcaria em todos os sentidos, se não existir o minimo de inteligência as coisas só tendem a ficar piores do que já estão, o mercado é feito pelas necessidades das pessoas que consomem, o que dia que pararem de comer macarrão provavelmente o macarrão "sairá de linha".


Drinho, concordo contigo com relação à questão do bom senso, mas, até isso, é relativo.

Quando o sujeito segura uma Tagima Juninho Afram na mão e acha razoável pagar 5K por ela, está mandando pro espaço todas a regras de senso crítico ou simplesmente valorando algo que pra ele é importante?

Na minha percepção, essa compra, nesses termos, é absurda. Mas tem um monte de gente que acha que não. Eu, tu e alguns outros achamos que, em tese, gastar essa grana num instrumento desse tipo beira a insanidade, mas, ao mesmo tempo, não se pode ignorar o fato de que, se o sujeito está feliz e se sle acha que a guitarra vale 5K, não há porque condenar ele à forca! E isso também não muda o fato de que tu pode entender ser um mau negócio.

Estou escrevendo isso porque, quando tu fala da lei da oferta e da procura, tu esquece, justamente, desse aspecto. Não há inteligência no planeta que suplante a percepção pessoal sobre o valor de determinada coisa. E isso vale pra guitarra, carro, roupa cafezinho ou pão.

Vai dizer que tu nunca pagou caro por algo que, em tese, não valia tanto? Eu já. Isso acabou somatizando à minha experiência e me ajudando nas próximas vezes. Mas eu comprei conscientemente, não posso negar isso.

Por isso que escrevi que, no fim das contas, sob o meu ponto de vista, a grande sacada é adquirir um instrumento de qualidade por um valor não absurdo, mas sempre levando em consideração a questão da percepção pessoal. E é nesse ponto que acaba fazendo diferença sim o fato de se comprar Fender, Gibson ou Ibanez, já que cada uma delas, de cara, acrescenta um valor à compra, só pela carga genética (hehehe). Mas, ao mesmo tempo, essa carga genética que encarece o produto é o que acaba te oferecendo certas garantias com relação à compra que tu fez.

Obviamente, existem exceções, pra cima e pra baixo, mas, a grosso modo, é isso que penso.

Natanael_DM
Veterano
# nov/13
· votar


MMI
Claro, saquei teu ponto de vista. Acho que tu tem toda razão no que diz respeito a valorizar nossa suada graninha, no sentido de efetuar uma boa compra e honrar nossa labuta.

Vou te dizer: pra mim, um defeito como aquele ali não tem nenhuma relevância. Mas eu entendo perfeitamente a tua colocação.

AllanGouveia
Membro
# nov/13
· votar


FBlues_rock
Fora isso, em rápida consulta, dá para ver que a pesquisa é uma tremenda piada de mal gosto
Por isso que coloquei que era "segundo aquela página" hehe... assim vcs mesmo poderiam analisar...

Eu não entendo dessa parte política, mas que é uma diferença muito rando o valor dos produtos aqui para outros países... isso é.

abç

vintagentleman
Veterano
# nov/13 · Editado por: vintagentleman
· votar


FBlues_rock

Precisa rever alguns conceitos e escolher melhor suas "fontes de informação". Acho que o Luis A. acertou na mosca, você reproduziu muito bem um discurso da mídia golpista (instituídas ou nutridas pela ditadura) que luta com garras e dentes para manter o status quo de seus patrocinadores.


Reparei que você gosta de "bater nesta tecla", mas deixa evidente que seu discurso é ideológico, ou então defenderia, antes de tudo, a liberdade de expressão, que é um princípio fundamental de qualquer país minimamente democrático.

Ninguém em sã consciência pode negar o papel de protagonista da imprensa livre na fiscalização e publicidade das mazelas nacionais nos últimos 40 anos, e inclusive, no processo de redemocratização nacional, após os tenebrosos anos de chumbo.

Quer você goste ou não do tom das críticas feitas pelo que chama de "mídia golpista", deveria lutar com unhas e dentes pelo direito de expressão livre dessa opinião, porque nos golpes de estado, esta é uma das primeiras liberdades suprimidas, tanto em regimes de direita quanto de esquerda.

Aliás, essas dicotomias direita-esquerda, liberal-conservador, socialista-capitalista, são extremamente datadas e discursos que contém essas expressões ambientados em tempo presente são verdadeiros fósseis doutrinários repassados por algum "educador" do MTST.

Para superar essas bobagens, tanto as direitistas quanto as esquerdistas, carecemos de posicionamentos mais democráticos e HUMANISTAS. Ou seja, deve ser condenado o Obama quando mantém prisões nas quais se pratica tortura e deve ser condenado o regime venezuelano pelas perseguições e desaparecimentos políticos.

Aliás, com um discurso igualzinho ao seu os governos "hermanos" argentinos e venezuelanos fecharam diversos veículos de comunicação tradicionais em seus países, simplesmente por não serem alinhados politicamente com o tal "status quo" que você citou tão eloquentemente.

Isso é exatamente o que faria uma ditadura de orientação direitista. E temos que achar bonito só porque, para você, são "governos populares"?

Seria concebível fecharmos no Brasil Veja, Folha, O Globo, Época etc, porque na avaliação dos petistas, seriam "mídias denuncistas e golpistas"?

Só porque ousaram falar mal dos "companheiros" Dirceu e Genoíno, além do restante da cambada?

O brasileiro deve, NECESSITA amadurecer seu discurso. Governo algum, de partido algum é aceitável dissociado de honestidade e transparência na gestão da coisa pública.

Aliás, a tal coisa pública é de todos nós e não um patrimônio de ninguém a espera do saque do mais esperto, do mais oportunista, como tem sido até hoje, desde o "achamento do Brasil".

Drinho
Veterano
# nov/13 · Editado por: Drinho
· votar


Luis A.
Desculpe-me, não concordo em praticamente todos os seus pontos colocados, mas uma discussão aqui gerará um desvirtuamento muito grande do assunto que são os instrumentos marcas e etc. Mas só uma "alfinetada", já que você falou de Elite, uma coisa que é difícil de engolir é acharem que eu faço parte da Elite, quer dizer, o Silvio Santos continua bem pra caramba, mas "Temos que acabar com as elites", ai o pai de família que se mata pra poder pagar uma escola particular já que a estatal não presta se ferra.
E por favor não me leve a mal com relação a suposição de comportamento, em momento algum quis lhe ofender.
Mas fazer caridade com o dinheiro da "elite" é muito fácil. Em outra oportunidade podemos discutir melhor esse assunto, só pra realmente não estragarmos o tópico.

AllanGouveia

ah claro, Brasil é lixão mesmo, estão acabando com nosso país....

o status quo de seus patrocinadores.
não entendi....


Mas daí dizer que no capitalismo a distribuição de renda é boa é no mínimo confundir conceitos, no máximo falta de conhecimento do que diz (de novo, reprodução acrítica do discurso de setores da mídia), pois capitalismo favorece a concentração de renda.

Os lugares onde existem maior distribuição de renda são países capitalistas, em países socialistas a renda fica concentrada no poder existente...

O que seria "índice de liberdade econômica"?
Ranking dos países onde o dinheiro fica no bolso do cidadão e o governo se mete o mínimo possível...
São lugares onde ricos e pobres tem muito mais chances de viver bem, diferente daqui e outros países socialistas.....

Um país que oferece boa parte dos serviços essenciais (saúde, educação, assistência) por meio de serviços públicos, não privados, é o melhor do mundo em Desenvolvimento Humano (IDH). O seja, o discurso que hoje só o brasileiro que lê Veja e Folha insiste, do tal "estado mínimo" para garantir "liberdade econômica máxima", é muito bom para muito poucos. Temos algumas crises na história demonstrando como a tal "liberdade" é boa para concentrar rendas e provocar crises como a de 2008.

A crise de 2008 foi provocada pela liberação de crédito para quem não podia pagar, que é uma medida populista totalmente comum inclusive em nosso país.


Para quem adora repetir o discurso "o Brasil só piora", segue um link, da Globo mesmo, sobre o Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil de 1991 a 2010:
http://g1.globo.com/brasil/noticia/2013/07/idh-municipal-do-brasil-cre sce-475-em-20-anos-aponta-pnud.html


Numa boa....
O GLOBO não ....

Isso aqui vai virar o Paraíso Socialista, já está virando....

Vamo voltar pro assunto do tópico, em outra oportunidade discutimos melhor este tema....

Abraço!

Drinho
Veterano
# nov/13
· votar


Natanael_DM

claro, sem duvidas...

abraço

FBlues_rock
Veterano
# nov/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


vintagentleman
Prefiro, sinceramente, que discordem da minha opinião, afinal, "sem antítese não há síntese".
Mas para qualquer discussão, destacadamente política, espera-se ao menos que haja sinceridade intelectual, evitando subterfúgios ou sofismas para desqualificar argumentos. Se leu o que escrevi e viu viés ideológico, leia novamente. Se releu e ainda viu, releia o que é "ideologia". Verá que não só não expressei, como expressamente descartei diversas.

Na falta de argumentos, atribuiu-me uma fala jamais proferida ou subentendida: o fim da liberdade de imprensa ou fechamento de emissoras ou jornais como algo positivo ou necessário, para então tecer argumentos acima do jamais dito. Logo, não posso argumentar com algo que nem mesmo é argumento. Só deixo uma frase pertinente:

Não concordo com nem uma das palavras que me diz, mas lutarei até com minha vida se preciso for, para que tenhas o direito de dizê-las - Evelyn Beatrice Hall

Drinho
Veterano
# nov/13
· votar


FBlues_rock
vintagentleman

só por favor, no confronto de idéias, não permitam que o tópico se estrague....

FBlues_rock
Veterano
# nov/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Drinho
Os dados são da ONU, pode consultar outras fontes ou sites próprios. :)
Os melhores IDH são principalemtne de países ditos "intervencionistas", como Noruega, Países Baixos, etc. mais que nos "estados mínimos". Isso é um dado, não um argumento, só consultar.
Emprestar o que o quanto quiser sem garantias, lastro, etc., ocorre quando não há regulamentação do mercado, ou seja, quando o Estado não impõe regras ou regulamenta mercados, exatamente o que apregoam os adeptos do "estado mínimo".

A conversa é boa mas tem razão, já está virando tema de OT, saiu demais do foco.

Abraço

JJJ
Veterano
# nov/13 · Editado por: JJJ
· votar


Drinho
FBlues_rock
vintagentleman


Desde que discutido em alto nível, como está sendo, o assunto "política" não está fora do tópico. Até coloquei no título!

O que talvez eu tenha errado foi colocar no fórum de guitarra... Foi motivado pelos outros dois tópicos de guitarra que deram algum "bafafá" e também por conta dos preços exagerados que eu acho que, nas guitarras (sei lá porquê), me parece mais evidente. Mas, provavelmente, acontece parecido com teclados, baixos e baterias (é que não acompanho muito estes).

De qualquer forma, se os moderas acharem por bem, podem mover o tópico para o "música em geral" ou até para o OT...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre marcas, grifes, logos, política e custo-brasil