Minha experiencia coma walczak: problemas e mais problemas.

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ALF is back
Veterano
# nov/12
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d.u.n.h.a.
ufa! nao q eu esperava q pudesse ser diferente (pior), mas consideremos isso como uma vitoria!

vintagentleman
Veterano
# nov/12
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LeandroP


Nem...rsrsrsrs

Vou explicar, o crime de difamação é um crime contra honra previsto no art. 139 do Código Penal.

Embora ainda haja alguma controvérsia, admite-se empresa como vítima, na chamada honra objetiva dela, a imagem que as pessoas têm da pessoa jurídica.

Mas como eu já falei é necessário, para caracterizar difamação, o dolo específico, que seria uma vontade livre e consciente de praticar um dano contra a empresa prejudicando-a deliberadamente.

Note que a intenção do amigo aí era se recuperar de um prejuízo a ele causado pela empresa. Com certeza ninguém pensou em causar qualquer dano a qualquer pessoa aqui.

Se a situação chegasse para mim, como profissional, diria que é atípica, ou seja, não se enquadra nas condutas definidas como crime na legislação penal.

Entendido?

Rodrigo Torresmo Takahara
Veterano
# nov/12
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Pós venda no Brasil é péssimo, principalmente na areá de cordas, guitarras principalmente.

LeandroP
Moderador
# nov/12
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vintagentleman

;-]

TatoPetry
Veterano
# nov/12
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Só pra constar como o colega bezerrabru ja informou, eu também sou cliente walczak, também tenho uma guitarra na linha de produção que não estourou o prazo e fui avisado do acontecido. O próprio Claudio ja havia postado anteriormente no forum sobre o ocorrido.
Enfim, fico feliz que as coisas deram certo para o d.u.n.h.a. e desejo muito boa sorte com as gaitas meu caro, aliás depois quero umas aulinhas, sempre tive vontade de aprender gaita! =P

vintagentleman
No caso do LeandroP, ele afirmou abertamente no fórum que a empresa havia bloqueado o numero do usuário pra não prestar contas. Ainda assim acredita que não se encaixa?
Sinceramente eu duvido que com o tanto de problemas que os caras da WZ estão vão se preocupar em processar alguém, de qualquer forma vai o alerta pras pessoas tomarem cuidado com que afirmam por aqui.

Rafa_IBC
Veterano
# nov/12
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Bom, ví este tópico agora e escreverei alguma coisa.
Se está havendo problema com o recebimento de peças, paciência, é coisa que acontece.
Mas para mim, o fato é que a Walczak não sabe nada de atendimento ao cliente. Eles falam de respeito a nós, mas na prática é tudo diferente. Minha noiva fez um pedido custom shop com eles para me presentear, eu até falei com um dos caras lá, mas foi o maior stress: só para fechar o pedido levou mais de 1 mês, realizava-se a cotação, os dias passavam, enviavam-se email e mais email, ligamos várias vezes para eles e, aqui um parênteses, (como é que numa empresa não tem 0800? Moramos no ceará e só temos celular; imagine quanto se gasta numa ligação para um telefone fixo em SP.) Eles até ligavam de volta, mas demorou muito pra dar certo. eles alegaram que estavam de mudança.
Agora, o problema continua sendo o contato com a empresa somado ao fato de que eu já paguei pela guitarra. E eu não acreido que eles ainda estajam de mudança depois de quase 3 meses em relação a minha primeira tentativa de compra. O prazo deles é de 90 dias se não me engano, mas a questão não é essa, acredito e compreendo que esses prazos podem falhar um pouco. Pedimos para eles enviarem alguma informação sobre o andamento da construção, se possível uma foto, se não, algo por escrito, nem que fosse pra dizer que eles ainda não começaram, mas NADA de novo. Se fosse um luthier trabalhando sozinho eu até teria mais paciencia, mas a Walczak é uma empresa com vários setores. Eu digo que SE eu receber essa guitarra, não vou ter aquela sensação boa de ter finalmente a primeira guitarra realmente minha. Foi uma compra irremediavemente decepcionante, estou completamente arrependido e assim continuarei mesmo que a guitarra seja a maior maravilha do mundo.

henriquelhrf2
Veterano
# nov/12
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Excelente tópico. É muito importante ver opiniões de compradores, sejam positivas ou negativas. Sugiro à moderação que não feche esse tópico, para que futuramente outros consumidores façam seus relatos aqui. Eu, particularmente, após ter lido todo o tópico, descarto a possibilidade de comprar uma Walczack, pois demostraram, no mínimo, muita falta de consideração pelo cliente.

Abraços.

vintagentleman
Veterano
# nov/12
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TatoPetry

No caso do LeandroP, ele afirmou abertamente no fórum que a empresa havia bloqueado o numero do usuário pra não prestar contas. Ainda assim acredita que não se encaixa?

O termo técnico seria "se adequar". Não, a conduta não é adequada ao tipo de difamação porque a própria empresa negligenciou informações levando o consumidor a especular sobre o que estava acontecendo com o pedido dele. Lembrando que o direito à informação é um dos expressamente consignados no Código de Defesa do Consumidor. Todo o contrato e consequências a meu ver não tiveram a "transparência" devida.

Deco_ufrj
Veterano
# nov/12 · Editado por: Deco_ufrj
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Edit.

bezerrabru
Veterano
# nov/12
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Assim, na sinceridade. Só espero que a guitarra supere positivamente todas minhas expectativas, porque com a espera (embora informado, mas não deixa de ser "agonizante" para quem está com o G.A.S e a necessidade da guitarra para alguns shows) foi grande.

bezerrabru
Veterano
# nov/12
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Sem querer polemizar AINDA mais,

Há um link que comprova que no final de Setembro eles já estavam com este problema, conforme informado pelo Cláudio Walczak Aqui neste tópico.

ALF is back
Veterano
# nov/12
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Rafa_IBC
puts...a coisa ta feia mesmo!

LeandroP
Moderador
# nov/12
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TatoPetry

Pra mim é óbvio que eles não atendiam a ligação do rapaz, pra não ter que dar explicações. EU acho isso. Se você acha que não atender o cliente pelo telefone depois de estourar o prazo também é culpa da greve dos federais, eu respeito a sua ingenuidade.

Tudo bem que você comprou e não teve problemas. Ótimo! Bom pra você! Já passei por situações parecidas quando comprei um pedal de um famoso handmaker, e não tive problemas. No entanto, outros clientes tiveram e postaram sua indignação no fórum. Eu não vou sair em defesa do handmaker por causa disso. A minha opinião é essa: eles não quiseram atender o cliente e tentaram resolver desta maneira.

Agora se você acha que pode me processar por causa disso, faça isso. Perca seu tempo. Você vai ganhar à revelia porque nem vou comparecer. Dê um print na tela. Falo por mim e não em nome do fórum.

Certa vez comprei um case pela web. Me deram um prazo e estouraram feio o prazo. Não atendiam o telefone e respondiam meus e-mails somente às sextas-feiras, no fim do horário comercial. Tá na cara que é má vontade, desprezo, desleixo com o cliente. Não sabem o que dizer ou não tem a moral de explicar o caso e pedir um pouco mais de paciência, negociar um novo prazo. Aposto que se fosse tudo bem conversado, mesmo com esses contratempos, o rapaz não criaria um tópico pra falar sobre isso. Qual é o problema em não atender uma simples ligação de um cliente? Greve dos federais?! Conte outra!

LeandroP
Moderador
# nov/12
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Quando o fornecedor não atende o cliente, como nesses casos, ele lhe dá o direito de pensar o que quiser.

Led Zé
Veterano
# nov/12
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LeandroP
Concordo, velho. Ainda não consigo entender como tem gente que ainda defende o descaso e a falta de profissionalismo. Difamação? Pffff...Desde quando relatar FATOS é difamação?

Jinkxs
Veterano
# nov/12
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Galera!!!

Sobre difamação, como já disse, vou passar em branco, porque não é minha área e outros mais capacitados do que eu já se manifestram aqui.... então, ponto passivo.

Sobre o teor do tópic, também já me expressei, e o pessoal em sua maioria discorda de mim. Aceito portanto a opinião da maioria... ainda mais se o tópico ajudou o colega a resolver o problema dele. Bora então.... se acontecer algo parecido comigo (espero que não) já sei onde me manifestar.

Sobre o que está acontecendo com a Walczac, não posso afirmar com certeza, pois não conheço a empresa, mas parece ser uma caso clássico do empresário que não se preparou adequadamente para crescer.

Os caras eram até pouco tempo uma luthieria, e com o crescimento do negócio passaram a ser uma fábrica. Tiveram uma boa sacada, que foi fazer a venda direta ao consumidor, e estão sendo vítimas do próprio sucesso (eu acho), pois o volume de encomendas deve ter crescido bastante e a relação com o consumidor, que é bastante delicada, exige uma boa estrutura, treinamento, investimento, etc... etc... Enquanto as coisas vão dando certo, Ok... mas sempre pode acontecer um problema inesperado, e o bom gestor tem sempre uma carta na manga.

No dia que veio a "dor de barriga", que foi a greve da receita e a consequente falta de peças, faltou, nesse caso, ao empresário, um plano de contingência, pois a "Lei de Murphy" é implacável. As coisas começam a dar errado, os prazos ficam apertados, a produção engargala, clientes reclamam, os colaboradores não estão preparados, os processos internos viram uma bagunça, pedidos são cancelados, etc... etc... etc...

Não estou aqui nem defendendo nem condenando a empresa, até porque nada do que falei exime a mesma de cumprir com suas obrigações, e o cliente não tem nada com isso, mas acredito não existe má fé dos caras. Nessa hora, o melhor é ter paciência e procurar resolver as coisas de forma pacífica, entrando em acordo. Afinal, se (toc, toc, toc) os caras quebram, o risco de gente (funcionários, clientes, fornecedores, etc...) ficar a ver navios se torna muito maior.

TatoPetry
Veterano
# nov/12
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vintagentleman
Como o próprio bezerrabru mostrou ja havia sido informado sim, aqui no fórum mesmo, em um tópico que o criador deste estava presente.

LeandroP
Eu te processar? Meu amigo, caso você não tenha entendido eu só estou te dando um conselho pra vc por acaso não ter que passar por isso algum dia, pois você fez uma afirmação, acusando a empresa de agir de má fé sem ao menos conhecer o caso. Se você acha que ta certo, problema é seu continue assim... só não ficarei calado enquanto ler esse tipo de inverdade.
Caso não tenha lido volto a repetir, TAMBÉM TIVE PROBLEMAS COM OS PRAZOS. A empresa me deu explicação plausíveis e hj tenho um instrumento com uma excelente qualidade tendo pago um preço ótimo.

Led Zé
Não tem ninguém defendendo o descaso e a falta de profissionalismo meu amigo, eu entrei no mérito da discussão quando começou a aparecer inverdades em relação a referida empresa. Alguma vez eu ou qualquer outro dissemos que a empresa é maravilhosa e que está certa em atrasar?
Infelizmente algumas pessoas sem conhecer acabam exagerando na historia e espalhando inverdades. Como o colega citado por você que acusou a empresa de bloquear o telefone do colega, para não ter que dar satisfação.
Entende qual a diferença? Uma coisa é se dizer que a empresa tem problemas com prazos... Outra é dizer que ela bloqueia telefone dos clientes pra não ter que dar satisfação.
Meu posicionamento aqui é apenas para que sejamos justos com a empresa, pq parece que tem muita gente que ta aqui só pra por lenha na fogueira e ver o circo pegar fogo.

Um Abraço!

Senhor Sanchez
Veterano
# nov/12 · Editado por: Senhor Sanchez
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Jinkxs

Cara sem dúvida a sua opinião é analise mais justa e correta de tantos posts. Parabéns!

Na verdade a Walczak era uma fábrica que quis juntar benefícios de luthieria (customização e atendimento personalizado), com estrutura de fábrica (10 funcionários, preços baixos e muitos fornecedores com bom preço). O sucesso foi grande pelo visto, mas como você mesmo disse a coisa fica delicada quando a estrutura não acompanha esse sucesso todo. Aí um tropeço é um desastre.

Imagina só, lá tem um vendedor e mais uma pessoa que atende os fones para 5 linhas se não me engano. Aí em um mês ligam quase 100 clientes aborrecidos, clientes empolgados para comprar mais guitarras, fornecedores, etc etc. Realmente a casa literalmente cai.

Se pensar que a Fender está com um rombo de 300 milhões, nitidamente economizando na matéria-prima e ninguém se habilita a comprar a empresa, que tem milhões de fãs e um mercado enorme, imagina as bobeiras que podem acontecer com micro empresários.

Não quero defender erros, longe de mim, mas entender o que acontece ns faz sermos mais justos e menos como alguns que vejo em fóruns, os "Machões do Teclado". Em foruns de carros são os gênios que nunca dirigiram tal modelo, mas adoram meter o pau pois acham que são donos do carro insuperável, geralmente só falam bobagens estereotipadas.

Em fim, torço que a Walczak reverta isso, pois é a unica empresa que conheço que vende a preço quase de atacado, com personalização e um produto bem feito, mas talvez erraram a mão em vender tão barato e ficar sem possibilidade de um plano de contingência.

Tenho uma empresa e as vezes por outros motivos a casa cai e aí é fechar ou levar porrada até reverter.

Abx

Senhor Sanchez
Veterano
# nov/12
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TatoPetry

"Meu posicionamento aqui é apenas para que sejamos justos com a empresa, pq parece que tem muita gente que ta aqui só pra por lenha na fogueira e ver o circo pegar fogo"

É amigo isso infelizmente é comum. Como diria o ditado: "A internet condena e o Juiz liberta".

Você como eu conhece a galera da fábrica, sabe como os caras agem e que tem familias que dependem desse trabalho, por isso acredito que concordamos em muitos pontos.

Mas é isso, vamos que vamos...

Abx

TatoPetry
Veterano
# nov/12
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Jinkxs
Ótimo post meu velho, eu conheci a fabrica e é exatamente isso.
Como eu digo pros meus clientes nessa situação: "Aumenta a margem de lucro"
Assim você não perde clientes, apenas os seleciona.
Zaganini ta ai pra provar que funciona, guitarra de cedro a 3 milão.
Não que não valha o preço...

ogner
Veterano
# nov/12
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Senhor Sanchez
e que tem familias que dependem desse trabalho,
Odeio esse argumento com força....

Ahuheuahuehuhauhe.

Só pra constar nos altos!!

Hauhuehuahuehuhaue

LeandroP
Moderador
# nov/12
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TatoPetry
A empresa me deu explicação plausíveis e hj tenho um instrumento com uma excelente qualidade tendo pago um preço ótimo.

Ótimo! Bom pra você. Com você aconteceu diferente.

Eu não posso me calar só por medo de ser acusado por difamação. Eu acho que eles não quiseram atender, protelaram a satisfação ao cliente até resolverem o problema deles com os federais. Entendo que eles também se prejudicaram, e muito, com a greve. Tudo isso pode ser bem compreendido se disserem a verdade pro cliente. Infelizmente isso é prática comum no mercado brasileiro. Se não é má fé da empresa (o que eu acredito não ser má fé), então por que enrolar o cara? Por que não diz "Olha, tivemos problemas com algumas peças importadas que foram retidas pelos federais em função da greve. Sua guitarra está quase pronta e não podemos te dar um prazo agora porque depende da boa vontade dos federais, mas estamos a sua inteira disposição, e se quiser, devolveremos o seu dinheiro". Eu DUVIDO, pela forma humilde como respondeu o criador deste tópico, que ele não entenderia, mesmo estando num estado de ansiedade.

Mentir gera mais trabalho, cansa, irrita, e custa caro no final. Melhor ser franco e colocar aí o "jeitinho brasileiro de resolver", com uma conversa franca e imediata. Assim que deveriam agir. A menina (atendente) é que tem que segurar a bucha com os clientes, dizendo que vai conversar com o diretor. Pô, que tamanho é essa fábrica que ela não conseguiu falar com o diretor? Até o Homer Simpson consegue falar com o Sr. Burns se quiser 8P

d.u.n.h.a.
Veterano
# nov/12
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Bem galera, quero agradecer a quem me ajudou mas infelizmente vou fechar o tópico. Já tem um tópico aqui pra falar da Walczak e quem quiser discutir a marca pode ir lá.
Não tenho muito mais a acrescentar sobre a situação, a não ser que apesar de tudo ter se resolvido nunca mais vou ter interesse em comprar uma Walczak. Acho que continuar debatendo sobre a marca não vai acrescentar muito à situação, que espero, tenha sido isolada e que outros guitarristas possam ter satisfação com um instrumento Walczak. Mas eu, to fora.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

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