Fender luta para se manter no mercado.

Autor Mensagem
andrecoelho
Veterano
# out/12


22/10/2012 - 08h00

Importações baratas e música em laptops ameaçam a lendária Fender


JANET MORRISSEY
DO "NEW YORK TIMES"

Em 1948, um técnico em reparação de rádio chamado Leo Fender pegou um pedaço de freixo, parafusou um cabo de bordo e acrescentou um transdutor eletrônico. Você sabe o resto da história, mesmo que ache que não.

Você o escutou nos solos de guitarra de Buddy Holly, Jimi Hendrix, George Harrison, Keith Richards, Eric Clapton, Pete Townshend, Bruce Springsteen, Mark Knopfler, Kurt Cobain etc.

É o som de uma guitarra elétrica Fender. A empresa de Leo Fender, hoje conhecida como Fender Musical Instruments Corporation, é a maior fabricante mundial de guitarras. Sua Stratocaster, que estreou em 1954, ainda é uma das mais vendidas. Para muitas pessoas, o tom cortante e as curvas sensuais do recorte duplo da Strat significam rock'n'roll.

Mas a Fender, com sede em Scottsdale, no Arizona, está lutando para se manter no mercado. As vendas e os lucros caíram não só devido à macroeconomia, mas também com os golpes de Wall Street.

A empresa de investimentos privados Weston Presidio controla quase a metade da companhia e está procurando uma saída. Ela pressionou a abertura do capital da Fender em março e recebeu críticas de que a empresa estava em liquidação.

Para vergonha da Fender, os investidores recuaram. Eles ficaram preocupados com o alto preço e sobre como a Fender poderia continuar crescendo.

Esse é o problema. Os tempos mudaram, assim como a música. Antes, as guitarras elétricas moviam o rock e o pop. Hoje, "racks" de toca-discos, "drum machines" e sintetizadores "samplers" conduzem músicas como o hip-hop. As guitarras elétricas, embora importantes, perderam parte de sua antiga magia.

A Fender também foi prejudicada pela crise econômica na Europa, região que responde por 27% das vendas. A situação no continente poderá afetar a empresa durante anos.

Muitas guitarras vendidas hoje são feitas em lugares como a China --e custam uma fração dos, por exemplo, US$ 1.599 de uma Fender Artist "Eric Clapton" Strat--, embora a Fender esteja fabricando sua própria linha de guitarras baratas no exterior há vários anos.

"Que possível nicho ficou inexplorado pela Fender?", pergunta Jeffrey Bronchick, fundador da Cove Street Capital, uma empresa de assessoria de investimentos em El Segundo, Califórnia, e dono de cerca de 40 guitarras, incluindo quatro Fenders.

A QUALIDADE COMO MARCA

A Fender pareceu como uma Pan Am das guitarras, um nome famoso que poderia simplesmente desaparecer. Leo Fender vendeu sua empresa para a CBS por US$ 13 milhões em 1965, mas a Fender lutou nos anos seguintes para manter sua identidade dentro de uma grande corporação.

Analistas dizem que a Fender, pressionada para cumprir as metas de lucros trimestrais, fez uma série de cortes de custos que causaram uma perda de qualidade e uma queda precipitada nas vendas.

Enquanto isso, no Japão a Yamaha começou a ganhar participação de mercado com guitarras baratas e de alta qualidade. Em 1980, a Fender divulgou um prejuízo de US$ 10 milhões.

A Fender gradualmente se recuperou nos anos 1980 e 1990, melhorando a qualidade, treinamento e supervisão e começando a fabricar guitarras internacionalmente, especialmente no Japão e na Coreia do Sul.

Restaurar a qualidade foi crucial, disse Bill Mendello, ex-chefe da Fender e hoje membro de seu conselho administrativo. Artistas como Clapton, que modificou sua Strat "Blackie", ficaram impressionados com a qualidade da Fender.

Leo Fender morreu em 1991, aos 82 anos. Em 2001, Weston Presidio entrou em cena e comprou 43% da Fender por US$ 58 milhões.

FENDER "VINTAGE"

Um dos maiores concorrentes das novas guitarras Fender são as antigas Fender. Muitos músicos acreditam que as Fender dos anos 50, 60 e até 70 têm algo especial, quando analistas dizem que a qualidade piorou. Os preços das Fender "vintage" dispararam.

Rick Barrio Dill, o baixista da banda de soul e rock Vintage Trouble, ficou desesperado quando seu baixo Fender Reissue Precision customizado foi roubado, em maio passado. "Tive uma sensação no estômago como se alguém tivesse morrido", lembra Dill.

Duff McKagan, o ex-baixista de Guns N' Roses e Velvet Revolver, cresceu ouvindo Led Zeppelin, Aerosmith e Clash. Ele ainda toca a Fender Jazz Special 1985 que comprou depois que a Guns N'Roses conseguiu seu primeiro contrato para gravar um disco.

Ele pode confirmar a durabilidade das Fender. Certa vez ele tentou imitar Paul Simonon, da banda Clash, quebrando seu baixo no fim de um show. "Eu fiz um giro completo com o braço e a golpeei no palco de grade metálica, mas nada aconteceu", lembra McKagan. Depois de cerca de 20 tentativas, uma lasca de madeira se soltou. "Isso bastou para mim", diz. Ele nunca mais tentou quebrar uma Fender.

Originalmente publicado em

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1172405-importacoes-baratas-e-mus ica-em-laptops-ameacam-a-lendaria-fender.shtml

alv2707
Veterano
# out/12
· votar


Tá pagando pelo preço da acomodação. Se consagrou em um estilo e não se preocupou com outros nichos.

Tirando as signatures o resto é basicamente "arroz com feijão". Podiam ter investido mais em modelos com floyd rose, captadores ativos, 7 cordas, design mais "moderno", semi-acústicas. Enfim, deveriam ter ampliado o mercado.

E como a matéria mesmo citou, quanto mais velha e "sambada" for sua fender mais ela vale. Se você tem uma Fender vintage porque diabos compraria uma nova que não acrescenta praticamente nada em hardware?

Capitalismo FAIL.

Leomju
Veterano
# out/12 · Editado por: Leomju
· votar


andrecoelho, alv2707 e Pessoal
Não to nem aí pros motivos que levaram a Fender a essa situação.
Quem tem que avaliar isso são os investidores e a própria empresa.
Só acho uma perda incrível pra música, um instrumento com tanta tradição e qualidade, sair do mercado.

Ahhhhh... não, não acho as Fender atuais tão piores que as vintages... E porque comprar uma nova?
Não sei, se eu tivesse verba teria umas vinte, incluindo muitas zeradas.
Standards, deluxes, teles, com humbuckers...

TatoPetry
Veterano
# out/12
· votar


Leomju
Mesmo que saia do mercado ainda teremos as G&L, que aliás eu acho muito mais interessante que as fender, opinião pessoal claro, porém, duvido muito que isso aconteça a fender tem uma marca muito forte, duvido que deixem ela morrer.
Eu nunca toquei nas vintage pra saber se são melhores que as novas, que não deixam de ser ótimas guitarras, mas, já toquei nas G&L e não pensaria 2x se tivesse que escolher.

ROo
Veterano
# out/12
· votar


alv2707
Ou aproveitado que compraram a Jackson e usá-la melhor para esse mercado, jogadas de marketing como "qualidade Fender e Jackson", aproximar as duas marcas.

juninholiveira
Veterano
# out/12
· votar


Não acho que vai sair do mercado..... mas se sair vai ser uma grande perda, tratem de comprar suas fenders logo antes que acabe, aí vc pode revender depois pelo dobro do preço, igual acontece com a 'vintage' citada no texto.

Volcast
Veterano
# out/12
· votar


Isso é o nosso querido capitalismo. A Fender nao quis se submeter transferindo suas empresas para países com menor custo de produção(sabemos muito bem quais são eles), pois existe uma fama desses paises produzirem produtos de baixa qualidade, o que nao é verdade. Hoje, qualquer empresa que se submeta, pode buscar outro lugar, e conseguir uma produçao de qualidade e com preço final BEM mais barato. Porém, seria dificil aceitar uma fender original escrita "made in china" no head.
Não pensem que a Fender vai sair do mercado.kkkk. Se a coisa continuar ruim pra fender, vamos ver ela ir produzir do lado das fabricas da Squier.

Led Zé
Veterano
# out/12
· votar


Hoje, qualquer empresa que se submeta, pode buscar outro lugar, e conseguir uma produçao de qualidade e com preço final BEM mais barato. Porém, seria dificil aceitar uma fender original escrita "made in china" no head.
Pode acostumar pois já existe Fender original made in china. E são bem legais pelo preço.

Abixibarraba
Veterano
# out/12
· votar


Estranho, a coisa mais rara é eu não ver alguma coisa da fender em qualquer show que eu vá, fui em um show de covers esses dias, era um cover do guns, do queen/pink floyd/elvis em heavy metal e do DIO.....no cover do guns nao vi nada de fender, mas no outros vi, jacksons(que é da fender), squier, amps, Prescion Bass.........Nunca fui em um show com mais de um banda q não tenha sequer uma coisinha da fender....e alem disso todo moleque que começa a tocar quer ter uma, e outra na minha escola de musica mais da metade das guitarras que vejo por la são Squiers.....

LeandroP
Moderador
# out/12 · Editado por: LeandroP
· votar


Músicos matam um leão por dia pra sobreviver. Vejam a minha cara de preocupado com a Fender.

alv2707
Veterano
# out/12
· votar


Abixibarraba

É complicado analisar assim, isso ai é em números absolutos. Vender mais não é garantia de sucesso.

Que nem a Nintendo, o Wii é o videogame de sétima geração mais vendido no mundo e mesmo assim a Nintendo tem virado os últimos anos no vermelho.

Abixibarraba
Veterano
# out/12
· votar


alv2707
Pois é...mas mesmo assim acho estranho....

elchapa
Veterano
# out/12
· votar


Hoje em dia a Fender está com projetos interessantes para mudar essa ideia.

Só esse ano lançou o modelo 2012 das American Standard (que vem com um jogo de captação custom shop Fat 50´s), os modelos Select Series (que segundo alguns estão a um degrauzinho das custom shop) e umas 3 signature´s series.

Infelizmente, ela realmente não tenta inovar. Tenta o tempo todo buscar o som dos anos 60 e 70. É basicamente o que o Palmeiras faz hoje, contratando jogadores que ganahram a libertadores e o campeonato paulista de 2008 haha (vai verdao!!)

guizimm
Veterano
# out/12
· votar


Já comprei a minha, então tô de boa

alv2707
Veterano
# out/12
· votar


A maioria dos endorsees da Fender nos últimos 30 anos são caras que gostam do som da Fender e usam elam. A Fender não acompanha mais o som dos caras.

Não só Fender mas muitas marcas antigas costumavam lançar seus modelos baseados no "feedback" dos guitarristas que usavam elas, sempre mudando pra agradar o mercado. Depois que elas atingiram um certo status parecem que lançam sempre a mesma coisa porque já tem um público fiel.

A mesma coisa acontece com música. Tem artista que lança sempre a mesma coisa. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Hoje com certeza a Fender vende mais que nos anos 60 e 70, mas a porcentagem de mercado dela deve ter caído bastante no período.

JJJ
Veterano
# out/12
· votar


TatoPetry
Eu nunca toquei nas vintage pra saber se são melhores que as novas, que não deixam de ser ótimas guitarras, mas, já toquei nas G&L e não pensaria 2x se tivesse que escolher.


Ah... mas com esse headstock... troço feio do capeta, sô... hehehe

T-Rodman
Veterano
# out/12 · Editado por: T-Rodman
· votar


nem é tão diferente assim uma G&L ao lado de outras guitarras, rs:
https://picasaweb.google.com/lh/photo/pa16a5YB8sbS1Ofk3q9cK9MTjNZETYmy PJy0liipFm0?feat=directlink

ogner
Veterano
# out/12
· votar


Ahhhh preciso comprar a minha fender velhinha/ralada USA logo, antes que quadriplique o preço!! Ahhhhhh!! Socorro!!

japinha de 86 eu ja tenho, hehehe!!

Mensonstratosx
Veterano
# out/12
· votar


tenho uma solução simples, começam a vender fenders por 200 dólares e pronto :P

Led Zé
Veterano
# out/12
· votar


Mensonstratosx
tenho uma solução simples, começam a vender fenders por 200 dólares e pronto :P


Velho, por 200 ainda não tem . Mas 350 já tem.

buddy guy
Veterano
# out/12 · Editado por: buddy guy
· votar


Lembro de ter assistido um video,do Sr. George Fullerton,onde ele falava sobre o lance dos caras quererem baratear custos das guitarras Fender,para gerar mais lucro.Que foi justamente na época,pós Leo Fender.Foi uma crítica que ele fez,alegando que eles até poderiam baratear as coisas,mas que eles automaticamente,estariam ferrando com o músico que utilizariam estes instrumentos.
Só não estou encontrando este video,que na época eu assisti.Pois se não, eu postaria aqui.

TatoPetry
Veterano
# out/12
· votar


JJJ
Rapaz, com o som que essas bixinhas tem, principalmente as ASAT que eu sou apaixonado. O head pode ser feio que for, aliás nem gosto desse estilo de head, acho os heads com 3 tarraxas pra cada lado mais funcionais e bonitos.

fla3d
Veterano
# out/12
· votar


Eu acho que a merda são os investidores que controlam a empresa e só estão interessados em lucros altos. Talvez a saída para a fender seja o caminho oposto, diminuir a produção e focar em produtos de qualidade e preços altos, prefiro ver isso acontecer do que ver ela cada vez mais se preocupando apenas em produzir e vender muito em detrimento da qualidade.

ogner
Veterano
# out/12
· votar


fla3d

O ponto é que por mais que se invete moda o modelo stratocaster sempre sera simples, nao tem como agregar muito valor a esse modelo sem que se tire a alma dela. Strat boa é bem montada, com bom hardware/caps e madeiramento bacana, e só. Uma strat CS Fender ( nova ) de 5 mil dolares já uma forçação de barra na minha opinião. Diferente dos modelos Semi e les paul onde da pra agregar muito mais valor.

Mas nao sei onde a matéria quer chegar. Nos EUA vendem squiers igual big mac...Muito mesmo.

buddy guy
Veterano
# out/12
· votar


ogner
fla3d

O ponto é que por mais que se invete moda o modelo stratocaster sempre sera simples, nao tem como agregar muito valor a esse modelo sem que se tire a alma dela. Strat boa é bem montada, com bom hardware/caps e madeiramento bacana, e só.



Camarada Ogner,também sigo esta mesma linha de raciocínio !!

alv2707
Veterano
# out/12 · Editado por: alv2707
· votar


fla3d

Que nem o ogner disse, as Fenders já são uma facada. Eu sou louco com uma Telecaster, mas da Fender eu só compraria se fosse algo mais "vintage". Comprar uma zero bala não vale a pena, é melhor comprar de uma marca de menos nome, bem mais em conta e uma qualidade parelha.

É como se a Fender tentasse vender fusquinha pelo preço de Ferrari.

ogner
Veterano
# out/12 · Editado por: ogner
· votar


alv2707
Eu sou louco com uma Telecaster, mas da Fender eu só compraria se fosse algo mais "vintage".

É por ae. Mandei essa matéria pra um amigo que mora nos EUA e é musico hobista mas compra muita coisa lá. E ele disse exatamente isso, quem tem de 1500 a 2000 mil dolares e quer Fender, nao compra nova, vai atras de alguma Vintage Reissue de 90. tipo essa

buddy guy
Issae, velho sumido!!
o/

Hitman
Veterano
# out/12
· votar


buddy guy
O ponto é que por mais que se invete moda o modelo stratocaster sempre sera simples, nao tem como agregar muito valor a esse modelo sem que se tire a alma dela. Strat boa é bem montada, com bom hardware/caps e madeiramento bacana, e só.

Penso o mesmo

buddy guy
Veterano
# out/12 · Editado por: buddy guy
· votar


Ah de se pensar também,que muito destes preços mais puxados,se devem por conta de endorser,patrocínios e etc !!

Basta ver os nomes dos caras que sempre estão envolvidos com a marca Fender e com as stratocasters em sí.
Em geral,são lendas empunhando outra lenda !!

buddy guy
Issae, velho sumido!!
o/


Nada,tamo sempre na área !!

ogner
Veterano
# out/12
· votar


buddy guy
Hitman

As guitarras Fender de 5, 6k que me refiro, são essas:
http://www.themusiczoo.com/product/11817/Fender-Custom-Shop-Exclusive- Masterbuilt-57-Stratocaster-Ultimate-Relic-Electric-Guitar-White-Blond e/

Sei que a é uma arte e os mestres da CS Fender é que fazem a mão essas guitarras. Mas mesmo assim, como eu disse strat é uma guitarra simples.

Se eu tivesse 6k meio que sobrando eu comprava essa guita lá!!! HAhauheuhauhuehua!!

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender luta para se manter no mercado.