Fender luta para se manter no mercado.

Autor Mensagem
Leomju
Veterano
# out/12
· votar


Eu sabia...
.
.
.
.
Que este tópico iria virar chat dos "stratomaníacos"...
Mas isso não é critica não... to dentro!
Faço parte da tribo... huahauhuahua

ogner
Veterano
# out/12
· votar


Keith.Scott
e que TUDO que vinha de lá, era o terror da criançada!
Hahuehuahuea! É bem isso mesmo. Ate hoje ouço de gente crescida: - Ahhh, pq Fender Americana é demias, bla bla bla!! Hehehe!! Nem entro na peleja!

Po, testou modelos "nobres" da Fender, mas entendo! Vc esta com algum modelo Shur no momento?Qual? Só pra eu dar uma googleada!

o/

Keith.Scott
Veterano
# out/12
· votar


Leomju
HAUIOhauhUA
É bom te-lo em nosso meio, Leo!!!
O pior é que eu não sou exatamente da tribo dos "stratomaníacos"....
Eu sou msm é do time dos "telecasterfanáticos"....!! Assumidamente!!!
Mas... e daí, né??? Tamo junto e misturado, sempre!
hehe!

Keith.Scott
Veterano
# out/12
· votar


ogner
Nem entro na peleja!
kkkkk!!! Nem eu!!!
Faço minhas as suas palavras, cara!

Po, testou modelos "nobres" da Fender, mas entendo! Vc esta com algum modelo Shur no momento?Qual? Só pra eu dar uma googleada!
Lembre-se que, como eu disse no post anterior, "Isso (das Fenders não serem tudo que imaginava) já não cabe, por exemplo para as Custom Shop e Signatures "nobres"...!"... Essas, por sua vez, são sim a resposta do sonho de qualquer um! Estamos falando de ouuuutra historia!
O grande problema é o preço bem salgado! (Não que não valham... mas já é muito pra mim! rs!).

Atualmente não estou com nenhuma Suhr! (Foi preciso que eu escolhesse usar, no lugar dela, guitarras mais em conta... isso pq to com outras prioridades no momento, e preciso honra-las... se é que me entende!). No fim das contas, transformei minhas duas teles "baratas" em verdadeira Frankenstein's, e tão se superando a cada dia, mandando muito bem!

Mas, respondendo a sua pergunta, as minhas Suhrs preferidas são a Classic T (ooo coisa linda.... e que precinho "forte" tbm, rs!)... e a Pro Series T.... sobretudo com pontes modernas (e não vintage!).
Quem sabe um dia ainda farão parte do meu set... se Deus quiser!
(Só preciso aprender a tocar mais um pouco, e ter um salario um poquiiiiiiiinho maior!) hehe!

Drinho
Veterano
# out/12
· votar


http://images.fendercs.com/products/collections/dealer_select/make_n_m usic/strat/mvp_60s_heavyrelic/lrg_9210002_872.png

Essa aqui é uma brutalidade também, dá vontade de levar elas pra cama!

Hitman

evandrojr23@hotmail.com

Keith.Scott

Ai sim hein veio, já encontrei dois pra fazer um som!

Drinho
Veterano
# out/12
· votar


Mas quando finalmente peguei uma na mão, pra testar.... não foi tudo aquilo que eu esperava! (sim... parece loucura, mas é verdade). Fora o preço bem salgado!


mas perai, você está se referindo as fenders normais, de fabrica....

ou isso vale pra luthieria também...

Keith.Scott
Veterano
# out/12 · Editado por: Keith.Scott
· votar


Drinho

http://images.fendercs.com/products/collections/dealer_select/make_n_m usic/strat/mvp_60s_heavyrelic/lrg_9210002_872.png

Linda guita, cara!
Simplesmente demais!

mas perai, você está se referindo as fenders normais, de fabrica....
ou isso vale pra luthieria também...

Das "normais", como eu disse pro ogner, meu ultimo post!
Saca:
"...como eu disse no post anterior, "Isso (das Fenders não serem tudo que imaginava) já não cabe, por exemplo para as Custom Shop e Signatures "nobres"...!"... Essas, por sua vez, são sim a resposta do sonho de qualquer um! Estamos falando de ouuuutra historia!
O grande problema é o preço bem salgado! (Não que não valham... mas já é muito pra mim! rs!).
"


Ai sim hein veio, já encontrei dois pra fazer um som!
Demoro!!! haha! ;)
Tá indo a trabalho????
Fica por quanto tempo?

Hitman
Veterano
# out/12
· votar


Leomju
Eu sabia...
.
.
.
.
Que este tópico iria virar chat dos "stratomaníacos"...
Mas isso não é critica não... to dentro!
Faço parte da tribo... huahauhuahua


Na verdade sou um lespeiro do dia um. hahaha
mas tenho uma paixao por stratos imensa, q vem depois de grande LP, claro. haha

Drinho
dá vontade de levar elas pra cama!

hahaha, meu amigos me chamam de louco qdo eu falo "se minha guitarra tivesse um buraco maior, eu meteria nela" vc eh o terceiro que vejo falar coisa parecida. haha

Drinho
Veterano
# out/12 · Editado por: Drinho
· votar


Keith.Scott

Ah certo, ai eu to concordando...

To indo como estudante, é a unica forma que encontrei de entrar no país e ficar um tempo, mas a idéia é ficar mesmo, fazer um curso ai que atenda a necessidade de mercado e conseguir a cidadania, minha namorada é chefe de cozinha e tem procura para a area dela ai entao ela consegue coisa fácil e me convenceu a ir com ela.. to de saco cheio do brasil mesmo então vou cair junto....

Hitman

É, essa paixão é inexplicável, quando vejo uma fender stratocaster ou uma gibson les paul fico besta de olhar

Hitman
Veterano
# out/12
· votar


Drinho
To indo como estudante, é a unica forma que encontrei de entrar no país e ficar um tempo, mas a idéia é ficar mesmo, fazer um curso ai que atenda a necessidade de mercado e conseguir a cidadania, minha namorada é chefe de cozinha e tem procura para a area dela ai entao ela consegue coisa fácil e me convenceu a ir com ela.. to de saco cheio do brasil mesmo então vou cair junto....

Cara, aqui rola muito trabalho de construcao. principalmente entre brasileiro, portugues e italiano.
Se vc aguentar peso, posso ver com uns caras que eu conheco se eles sabem de alguma coisa...

Drinho
Veterano
# out/12
· votar


Hitman

então deixei meu email ai, evandrojr23@hotmail.com, eu entro em contato com voce, é legal já ter uns contatos pra nao chegar boiando

sandmarc
Veterano
# out/12
· votar


Vou dar minha opinião... quem quiser me crucificar fique a vontade, mas é isso que eu penso:

Eu sou o tipo de cara que compro qualidade, nunca compro marca, para qualquer tipo de produto. Claro, se eu achar algo de qualidade, for de uma marca/modelo bacana e estiver com um preço que seja aceitável eu compro.

Por isso eu nunca comprei ( e nem vou comprar ), por exemplo, uma calça jeans de 500,00 só porque tem uma etiqueta famosa nela. Afinal, é o mesmo jeans de uma calça de 60,00/80,00 sem a etiqueta.

Falando especificamente de guitarra, dei uma pesquisada rápida: tem guitarra de 4 mil dólares ( ou mais ) à venda. Isso lá nos EUA, imagina aqui no Brasil. Isso porque o cara fez uma bobagem qualquer diferente numa guitarra Fender "comum" ( que já não é muito barata ) mas mandou pintar "Eric Clapton" no braço.

Por mais que as madeiras e ferragens sejam um pouco melhores que uma guita standart, continua sendo alguns pedaços de madeira e um punhado de metal.

Resumindo: Nem que uma guitarra fosse construída com madeira da arca de noé, ferragens da USS Enterprise e montada pelo Hendrix incorporado no mestre Yoda eu pagaria alguns preços que vejo por aí, ainda que fosse podre de rico...

ALF is back
Veterano
# out/12 · Editado por: ALF is back
· votar


por mais q muitos nao estejam preocupados com o problema da Fender, acho mesmo preocupante pois obviamente está entre os 5 nomes mais falados no meio da musica, junto de gibson, marshall, vox e etc...
podemos interpretar esse problema como apenas um indicador...não é só a Fender que está ameaçada, ela é apenas a primeira fraquejar as pernas...algo precisa ser feito para preservarmos os nomes de nossa historia (falando como musico)...é como um problema ambiental...nao é a arara canindé que é evolutivamente fraca, mas sim todas as outras especies da amazônia é q estão sujeitas a uma ação externa....a tendencia é tudo sumir...substituir os animais silvestres pelos ratos e baratas urbanos...
como seria o mercado de guitarras se a Fender sumisse?
teriamos as gibsons (lembramos de les pauls e semi), Ibanez (lembramos de superstrats e semi), PRS (lembramos das double cutway), algumas outras de enorme expressão como gretsch, music man e etc...e as stratos? quem representaria as stratos? luthiers?
é um vazio!
essa noticia me preocupa muito sim...nao é pq sou strateiro (e nunca tive uma fender, para minha tristeza) que digo isso!

edit: quem será a proxima grande marca a cair? Variax e line 6 com ctza nao! (se é q são consideradas grandes marcas, mas nao vem ao caso)

Jinkxs
Veterano
# out/12
· votar


sandmarc

Cara, a Fender precisa se apegar na marca como diferencial. Se ela for tratar suas guitarras como um pedaço de pau com captadores vai ser engolida pelas chinesas. A exclusividade, a imagem da marca, a sua história são seus diferenciais. É neles que ela pode se refugiar.

ALF is back

Cara, o mercado está sendo tomado de assalto pela força exportadora chinesa (e asiática, de forma geral). Os caras se especializaram em produzir barato e em larga escala. É difícil competir. Quantas empresas nacionais quebraram por isso??? Bastante

Só pra refletir: A única coisa que a Fender tem que os chineses nunca poderão ter é a Marca, sua imagem e sua história. O resto dá pra copiar... pelo menos na teoria.

ogner
Veterano
# out/12
· votar


Jinkxs
Um exemplo seria concentrar toda a produção em uma só unidade, como Corona - CA, e enxugar a linha, focando apenas nos itens mais rentáveis e com maior margem de contribuição (que imagino que sejam as stratos e teles AM Standard, e as linhas Custom Shop e Signature) investindo em moderrnização, inovação e qualidade, e realizando ações de mercado voltadas para o consumidor classe A.

O objetivo dessa estratégia seria reduzir drásticamente os custos operacionais e simultâneamente aumentar a margem de lucro. A empresa passaria a produzir menos e faturar menos (em termos brutos), mas com lucratividade, evitando a competição canibalística existentes nos segmentos inferiores do mercado.

Essa é uma receita que funciona, já foi aplicada em diversos casos, mas que só funciona se a empresa tiver uma marca forte com potencial para trabalhar no segmento de maior margem, que é o mercado de alto padrão.


realmente complicado sem estra por dentro de tudo. Mas esse ponto organizacional/logistico pode ser o calcanhar de aquiles mesmo. Empresa antiga, gigante, custos pra todo lado. Nao sabemos como é gerida mas existe a possibilidade disso ser um grande problema. E se reinventar no quesito de gestão não e NADA fácil. Mas por muitas vezes é a unica saida.

ALF is back
Veterano
# out/12
· votar


Jinkxs
mas a Fender já nao tem modelos feitos em série na China? se sim, suponho q ela esteja politicamente de igual pra igual com outras marcas, nao? se sim, todas estão sugeitas a irem pro buraco, ou entao não é essa a explicação pro problema...concorda?

ogner
Veterano
# out/12
· votar


ALF is back
To achando que é aquilo:

Falem mal mas falem de mim! Hoje qualquer coisa que apareça na mídia é propaganda.

Vai ver a intenção era aparecer! Ta conseguindo!! hehehehe!!

Jinkxs
Veterano
# out/12
· votar


ogner

Reinventar é um termo que assusta.... mas muitas vezes é a saída.

O negócio, em termos simples é: Não queira competir com os asiáticos!!! Você vai quebrar!!!! Ache um espaço, um nicho, uma qualidade, um diferencial, algo que o asiático não possua. Senão....

Qualquer empresa nesse mundo globalizado está sob constante ameaça de ter seu mercado invadido pelos produtos chineses. Uma abordagem comum é aquela "se não posso vencê-los junto-me à eles"... ou seja, terceirizo minha produção na China. A Tagima, a Condor, praticamente todas as marcas nacionais já fizeram isso, sob pena de falir.

Aliás, a estratégia é antiga. 90% das grandes marcas não produz um mísero alfinete. Realiza P&D, desenvolve projetos, novos materiais, trabalha o design... mas a produção é Korea, Taiwan, Cingapore, Malasia, China, etc.. etc..

Mas acho que se a Fender trilhar esse caminho, e parece que já está trilhando, com a linha Modern Player, ela vai perder sua essência, pois ao contrário de Nike e Adidas, ela esteve sempre a cargo de sua própria produção, e quando falamos em instrumentos musicais, sempre estará implícito o conceito de trabalho manual, de dedicação, de capricho.... e, por mais que os CNCs da vida façam o trabalho sujo, o acabamento, a colocação dos trastes, os detalhes,a finalização, sempre será manual.

Drinho
Veterano
# out/12
· votar


Jinkxs

exatamente, tudo que se chamar fender é top, fazendo jus ao poder do nome fender, altíssima qualidade... reduz a produçao e limite o consumo.... muito do valor de uma guitarra esta na dificuldade de acesso dela, o mercado diminui, o custo diminui mas o lucro é maior pois há quem pague!

Jinkxs
Veterano
# out/12 · Editado por: Jinkxs
· votar


ALF is back

Jinkxs
mas a Fender já nao tem modelos feitos em série na China? se sim, suponho q ela esteja politicamente de igual pra igual com outras marcas, nao? se sim, todas estão sugeitas a irem pro buraco, ou entao não é essa a explicação pro problema...concorda?


Tem sim, a linha Modern Player, feita na China e tem a marca Squier, também feita na China. Na verdade, até a fábrica no Mexico.... são tentativas de baratear custos (mão de obra, matérias primas, etc...) e vender mais barato, com objetivo de aumentar o faturamento bruto e a participação no mercado. Mas é uma faca de 2 gumes, pois diminui a qualidade dos produtos, prejudica a imagem da marca e acaba levando a empresa a trabalhar com margem ínfimas, o que afeta o resultado contábil.

No fim temos uma empresa gigante com uma linha também gigantesca de produtos, com custos administrativos excessivos e com produtos que competem entre si sob a mesma marca (canibalismo comercial).

Ou seja... um cenário ruim.

Já com relação a outras empresas não posso afirmar. O cenário macro-econômico é o mesmo. Mas tem que analisar caso a caso.

A Gibson, por exemplo, também sofre com a concorrencia asiática, mas ela mantém a estratégia de fabricar produtos top. Não existe Gibson Mexico, nem Gibson China (numas, né...), nem Coréia, nem Japão.... Gibson é Nashville. Ponto. Chinesa é a Epiphone. Acho essa uma diferença importante, fora que existe um primor de acabamento, controle de qualidade e rigor técnico nos produtos que não existe na Fender, principalmente nas Standard MIM.

Por isso tudo, e por trabalhar com produtos consideravelmente mais caros, a Gibson achou o seu nicho e não tem chinesa que desbanque.... nem falsificando.

Ela tem problemas com o governo amercano, com a importação de madeiras, com enchentes que dão um baita prejuizo... mas o cenário dela é bem mais confortável.



Drinho

exatamente, tudo que se chamar fender é top, fazendo jus ao poder do nome fender, altíssima qualidade... reduz a produçao e limite o consumo.... muito do valor de uma guitarra esta na dificuldade de acesso dela, o mercado diminui, o custo diminui mas o lucro é maior pois há quem pague!

Tá colocado de uma forma bastante simplificada... mas é isso mesmo.

Hitman
Veterano
# out/12 · Editado por: Hitman
· votar


Galera, nao to intendendo essa preocupacao com a china.
Quais sao as concorrentes chinesas da fender e gibson??
Produtos nesse nivel de qualidade geralmente e feito no pais de origem da empresa, warwick/framus alemanha, fender/gibson usa marshall (os top) UK.

Os chineses dominam o mercado de produto de qualidade inferior. a fender ja esta no seu nicho, e uma peca historica, talvez nao seja a MELHOR GUITARRA DO PLANETA, mas ela eh um classico, assim como a harley davidson, se for comparar moto por moto, a harley ta LONGE de ser a melhor, mas muitos preferem ela aos outros porque ELA foi a inovadora, ELA e o simbolo e etc.
Os asiaticos competem com guitarras de 1000 dollares pra baixo, e esse nao e o principal mercado da fender. Pra competir com os outras montadoras de menor qualidade ja se tem as squiers e as MIM, as americanas sao outro padrao, outro mercado

Que eu saiba, Bentley nao concorre com nenhuma xana/chana, sei la que b***ta eh aquela

Drinho
Veterano
# out/12
· votar


Keith.Scott

Mas, entre uma CS e uma Suhr, por exemplo... hoje eu fico com a Suhr!

Bem frisado, e diga-se de passagem você não é o primeiro que vejo falar isso, não vou entrar no mérito de qual guitarra é melhor porque estamos falando de nobreza e o que diferenciaria seria apenas gosto pessoal....

Uma fender cs é um monstro, só de olhar até que alguem que não toca nota isso e a suhr tão pouco ... agora o fulano pode fazer uma simulação de cotação pela internet... nota-se que se encomenda uma suhr na faixa 3200 dólares e uma fender por 4900

Então até nesse departamento a fender está ameaçada pela concorrência...

os caras tem que dar uma reformulada boa na empresa

The Laughing Madcap
Veterano
# out/12
· votar


Como empresa industrial, capital aberto etc e tal? Pode até deixar de ser, mas a Custom Shop não fechará tão cedo.

The Laughing Madcap
Veterano
# out/12 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar


Na verdade, o que faz sentido é fechar a Fender Mexico e a Fender USA, manter apenas as Squier e marcas satélite com produção na China e deixar a marca Fender para as Custom Shop para prevenir desvalorização da marca.

Mesmo porque a Squier já é uma marca adulta.


Requer ousadia, mas é o que vejo bem por cima, sem as demonstrações financeiras em mãos.

Drinho
Veterano
# out/12 · Editado por: Drinho
· votar


recriar a linha

fechar a fabrica do mexico que é um atentado ao poder do nome fender

demitir os parasitas mexicanos que trabalham em corona... jogar todas a linhas no lixo e ficar com as reedições pra atender os fanasticos pelos clássicos da fender, melhorar a serie american deluxe que tem muita gente que adora o aspecto da guitarra fender mas necessita de uma configuração moderna, floyd, captação poderosa, essa american deluxe podia ser uma baita porta de saida para atender um publico bom e eles não saem desses noiseless sem graça, não variam, dava pra colocar essas guitarras pra dar de frente com ibanez prestige, jackson soloist, uma strato permite ser reshapeada sem acabar com a ideologia dela deixando ela totalmente nervosa, american standard, conceito de strato comum com som de strato de verdade, porem com dimensoes atuais e valor agregado um pouco menor talvez, assinaturas para os baba ovo e custom shop pra quem não achar o que procura na linha e valor maior naturalmente pela exclusividade... padrão de qualidade em todas elas para que o sujeito compre a custom shop porque o que ele precisa nao está na linha e não porque a linha é ruim....

isso tem que se chamar fender

abaixo disso batize de squier...

Amplificadores o que for bom se chama fender

frontman, mustang e etc se chama squier....

esses captalistas de merda assassinaram com o nome do grande Clarence Leonidas Fender

Hitman
Veterano
# out/12 · Editado por: Hitman
· votar


The Laughing Madcap
Na verdade, o que faz sentido é fechar a Fender Mexico e a Fender USA, manter apenas as Squier e marcas satélite com produção na China e deixar a marca Fender para as Custom Shop para prevenir desvalorização da marca.

Mesmo porque a Squier já é uma marca adulta.



Ta doido? Vc ta surgerindo que a fender venda guitarra por 300 dollares ou 5mil??
E 70% dos guitarristas gringos ficam sem fender de verdade? Ou compram uma imitacao barata ou...?

d.u.n.h.a.
Veterano
# out/12
· votar


Eu sou um herege, tenho duas stratos: uma fretless com escala de espelho e outra com floyd, humbucker, toda detonada, cheio de moeda e coisa colada nela rsrsrs

maspn
Veterano
# out/12
· votar


Ainda bem que o Slash nao usa fender.

Hitman
Veterano
# out/12
· votar


maspn
Ainda bem que o Slash nao usa fender.
Tony Iommi quase caiu na "furada".

Keith.Scott
Veterano
# out/12
· votar


Relaaaxem galera!
Relaxem!

Como diria o outro lá...
"No fim, td dá certo!" ;)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender luta para se manter no mercado.