Um breve relato aos amigos do FCC!

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# ago/12 · Editado por: Lelo Mig


Uma breve estória.

Era final dos anos 80, minha banda fazia o circuito underground paulistano, estávamos ficando conhecidos no cenário ainda morno pelo “pop rock” brazuca. Estávamos animados e otimistas.

Após anos de composições, arranjos, ensaios, os pequenos shows iam pingando, finalmente começávamos a mostrar nosso trabalho. Juntos, desde o início dos 80, passando por varias bandas e projetos diferentes, esta banda, era o sonho de 10 anos atrás, após tantos nomes e formações diferentes, até que enfim era só nossa, com a nossa cara e proposta.

Nesta época eu já caminhava para os 30 anos. Ninguém faz sucesso com 30 anos... Eu sabia disso, mas não procurava o sucesso, apenas ter um pequeno público que sustentasse nossa música, fazer alguns shows e nada mais. Era agora ou nunca.

Após um ensaio o baterista nos chamou, precisava conversar. Ele passou o ensaio inteiro com cara de bunda, eu sabia que não vinha coisa boa.
Falou sobre a pressão dos seus pais para que fizesse algo de útil, que deixasse de ser vagabundo, parar de sonhar com bateria e ir “trabalhar”. A namorada tinha ido para o Japão, também tava pressionando muito. Ameaçado de perder namorada e o pai botar na rua, decidiu ir pro Japão... Era seu último ensaio.

Fiquei triste, dei um gole na minha cerveja, olhei para o baixista, ele triste também. Nosso vocalista, ficou inconformado, se sentiu traído, perdeu a cabeça, quis partir prá porrada. Só não rolou porque eu e o baixista seguramos a onda. Não tinha volta, o batera foi embora e só fui revê-lo 15 anos mais tarde, quando ele veio do Japão para uma visita e passou um final de semana na minha casa.

Tínhamos uns quatro shows agendados. O próximo em 10 dias. Puta correria atrás de um batera.

Claro que conhecíamos vários, alguns até melhores que o nosso. Mas quem faz trabalho próprio sabe, não é como cover. Há detalhes em cada música... Um rufo de caixa, um abre e fecha de chimbal, um splash no momento certo, cada detalhe arranjado nota por nota, pensado ensaiado à exaustão, um kick a mais ou a menos no bumbo faz toda diferença.

Fizemos uma audição com três ou quatro amigos e escolhemos um que era absurdamente bom, eram apenas quatro shows, depois daríamos um tempo para rever tudo. Sabíamos que ele despirocava nas maluquices, mas quatro shows iam dar prá segurar.

Apesar de ele tocar muito, não era a mesma coisa, não têm jeito. O tesão foi menor, não sentíamos nossa música como antes, ela se tornara uma estranha.

No primeiro ensaio, após este primeiro show, o batera apareceu com uma merda de bateria. Caraca, ele tinha uma Tama Superstar (puta batera nos anos 80), apareceu com uma genérica podre e uma conversa mole:

- Caras, to curtindo demais a banda. Comprei uma Yamaha Recording Custon, dei a minha de entrada, chega final do mês.

Desconfiei da estória... Dá-lhe show com bateria “podre” e tesão cada dia menor.

Após o segundo ou terceiro show, encontro o irmão deste batera num bar no Bixiga, onde eu fazia uns MPB de vez em quando, acompanhando outro amigo, cantor excepcional no estilo.

O irmão era um baixista de alto nível. Fazia estúdios, bares e cafés, e tocava num trio de jazz (Baixo/Batera/Piano), bastante respeitado na época.
Depois de uns papos normais, falei prá ele:

- E a batera do “teu mano”? Quando chega?
- Ele me olhou sem graça e disse:
- Cara, te conheço desde criança, não tenho como mentir prá você. Meu irmão tá foda. Prá você ter uma ideia nem deixo mais meu equipo em casa, porque se sumir algo de meu equipo eu vou fazer besteira. Ele já roubou duas blusas minhas. A Tama dele, cara... Ele cheirou! Pegou aquela merda de troco, mas já te aviso... Vai virar pó também logo, logo.

Desânimo total broxei na hora, apesar de meio que já desconfiar disso.

Último show... Batera podre e baterista bem louco! Nem lembro direito como foi... minha cabeça não tava mais lá naquele dia.

Morava sozinho em Sampa, meus pais em outra cidade. Meu pai fora diagnosticado com câncer terminal, tinha no máximo 6 meses de vida.

No sábado seguinte, no ensaio, foi minha vez de comunicar que tava deixando a banda.

Era 1994. Coloquei minha Fender dentro do case e só a peguei nas mãos, novamente, há 15 dias.

Me inscrevi no FCC, minha guita chegou hoje do Luthier, meus cabos Tecniforte e palhetas Dunlop acabaram de chegar por Sedex, comprei um ampli que chega entre final do mês e começo de setembro.

Me sinto como se tivesse 15 anos de novo, alegre, ansioso, tocando mal prá caralho, porém, mais feliz que vira-lata no lixão.

Vocês têm parte nesse retorno, podem acreditar! Obrigado à todos!

Hammer
Veterano
# ago/12
· votar


legal a historia. Seja bem vindo... mas afinal a banda terminou e vc fez oq da vida?

Leomju
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig
Pô Lelo, pra mim esse foi um tópico muito inspirador!
Cheguei a tocar em uma banda legal também, fazíamos apresentações e ficamos cinco anos tocando junto, éramos e somos amigos, mas pela ocupação familiar de cada um, a banda acabou, só que em meados de 1997.

Cara é um post animador, trata de assuntos importantes pra serem tratados aqui, do tipo: Dependência química, Profissionalismo como músico, Doação de tempo familiar em prol de um trabalho em banda e o mais importante de tudo...

... Há sempre um feliz recomeço!

Um abraço Lelo, obrigado por mais um tópico sincero!

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

Cara, tenho a impressão que muita gente já viveu coisas parecidas, pessoalmente ou com amigos, com mais ou menos intensidade. Já tive uma banda também que hoje nem olho na cara dos safados. Tudo bem que era ruim pra caramba... kkkkkk

Legal seu recomeço. Eu parei muito tempo também, acho que foi bobagem. Hoje me divirto muito, meu foco é esse, me recuso a tirar grana de música para garantir o tesão e afastar a obrigação. A música é muito legal, mesmo não sendo um fodão do ramo, aprendi a tocar para me fazer feliz. Gozado que quando a gente não quer, surgem oportunidades com gravadoras, CDs, bandas, produtores... Quem me conhece sabe, pintou até um lance na Abbey Road que achei o máximo. Não quero nada disso, curto estúdios, vou lá e faço o que tiver que fazer, mas ninguém me obriga a nada e ninguém tira meu sorriso do rosto quando mexo com isso. Drogas, sacanagem, putaria descarada, tudo isso está cheio nesse ramo que muitas vezes o profissional faz papel de amador infantil. E o FCC também faz parte da curtição, tenho alguns bons amigos que fiz aqui.

Bom texto, mais uma vez! Abç.

renatocaster
Moderador
# ago/12
· votar


Lelo Mig

Se juntar tudo, dá uma auto-biografia.

Mais um ótimo texto!

Abs

Ramon Ibanez
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig
Parabéns pelo retorno, e logo você vai ta tocando de novo, e já adianto, hoje que você tem sua vida encaminhada, vai aproveitar a musica com bem menos sofrimento que na primeira investida!

Vamo que vamo!

Calime
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

Texto legal. Nõ vivenciei esse mundo com tanta intensidade, mas o acompanhei bem de perto aqui na minha área. Infelizmente já ví alguns kras metidos nessa de pegar mulé, cheirar e beber até cair...mto triste isso. Tem mto de pressão familiar tbm, largar as coisas por falta de apoio externo.

Mas legal sua história; tenho certeza que mtos aqui se identificarão com ela em algum ou alguns momentos.

Luiz Almeida
Veterano
# ago/12
· votar


Belo texto!

Seja bem vindo ao recomeço.

Ps,: Mig é de MIG-21?

Slowburn
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

Sou novo nesse mundo de banda, tanto que estou montando minha primeira agora.Já vi muito profissional sério em alguns shows que eu fui, tanto em bandas cover como autorais, e é nesses caras que eu me espelho, e infelizmente já ví algumas pessoas bem infantis também, acompanhei a história de algumas e já lidei com algumas delas que queriam entrar (entraram mas não chegaram nem no primeiro ensaio) para minha banda.Mas eu acho que o negócio é esse: As vezes a gente esquece que tem gente de verdade atrás dos instrumentos, que pensa diferente e que quando tem problemas, eles afetam todos os membros e toda a dinâmica do grupo.
Quero te agradecer pela contribuição que você dá para o fórum, por que mesmo eu sendo novo aqui (e você também hahaha) já aprendi muita coisa com seus textos.
Cara, desejo um ótimo recomeço pra você!

Lelo Mig
Membro
# ago/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Hammer
Toquei muito antes deste "final". Durante todo este tempo eu consegui manter emprego paralelo. Como disse já tinha 30 anos. Até ganhei dinheiro em bares e tocando por aí, mas tinha comigo manter o outro emprego, até onde desse. Sou designer gráfico, uma área com certa maleabilidade.

Leomju
Obrigado!! Estamos aí..rs

MMI
Sempre sigo seus posts...sinto "cheiro" de gente consciente/experiente...rs

renatocaster
Valeu a presença...obrigado!

Ramon Ibanez
Este final foi doído...mas a música me deu muito mais alegrias, inclusive esta banda.

Calime
Ter estórias prá contar....é o que mais vale na vida!

Luiz Almeida
Obrigado....valeu!
Não, não é de Mig-21...é de Lelo Miguez.

Slowburn
Obrigado cara...é um grande prazer dividir um pouco do pouco que sei e vivi! Valeu!

De Ros
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

Bem-vindo de volta ao mundo da música!
E dessa vez, sem stress, vamos só pela curtição!!

nenemjonas
Veterano
# ago/12
· votar


Cara um dos meus sonhos e montar uma banda mas aqui ond eu moro quase ninguem tem interese por rock so sertanejo,forro.moro no interior vou deixar de morar com meu pai aqui na paraiba pra ir pra sao paulo morar com minha mae pra ir atras de um sonho meu,montar banda,trabalhar e comprar equip bom.

Arimoxinga
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

gostei do texto, fiz um mini filme imaginario na minha cabeça!! hehehehe.... leio sempre seus textos nunca posto nada pq sempre o pessoal já falou tudo que penso!! hehehe

edalko
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig
Legal. Identificação total com o seu texto!!!

Comecei a aprender guita com 12 anos, mas nunca fui muito estudioso. A gente quer logo sair tocando e acaba colocando a carroça na frente dos bois. Quando ve, já é tarde.
Eu tive uma banda que começou quando eu tinha uns 15 anos, e tocamos esporadicamente até hoje. Química absurda que tenho com o baixista, amigo de mais de 25 anos.
Porém, vem a faculdade, amigos diversos, namoradas, casamento, filhos, trabalho... putz... a musica infelizmente fica relegada a um plano muito inferior.
Engraçado que em 2009, reencontrei um amigo da faculdade e como ele toca guita, começamos a nos encontrar no estudio e a improvisar em cima de backing tracks. No começo horrível, mas depois interessante.
Montamos uma banda e começamos a ensaiar.
Passei a ter um tesão pela coisa novamente com quase 40 anos. Cada um deu um up nos equipamentos, montamos um estudio e até estamos nos apresentando uma vez ou outra.
Digo: é a melhor coisa do mundo.

Olha, vou ser sincero, um topico muito interessante, que faz a gente divagar pelo longo da vida.

Abração e seja bem-vindo!

Frankie
Veterano
# ago/12
· votar


Logo, logo quero ver gravações, hein? Manda ver!

ALF is back
Veterano
# ago/12 · Editado por: ALF is back
· votar


Lelo Mig
Cara q legal ouvir sua historia! é incrivel a experiencia q vc passa em cada post sobre assuntos diversos! acho q nao tem nem 2 meses q vc apareceu aqui no forum, nao? ja aprendi mto com vc!
tbm vivi uma historia parecida...mas bem menos intensa...tocava numa banda cover de metallica...o maior "show" q fizemos foi um festival de talentos e um aniversário de uma amiga, claro...tudo de graça! rs
o motivo do fim da banda foi o baixista q entrou no quartel e nao ia mais ter tempo de tocar! achar outro baixista q desse conta e q tivesse os mesmos gostos musicais era impossivel pra nos, aquela mulecada de 15 anos de idade! rs
ainda insisti um pouco em musica tocando em uma banda de punk rock...ja com uma agenda mais interessante...mas foram 6 meses pra eu quase querer me matar...odiava o estilo...ai parei com essa besteira...entrei na facul...me formei e hj posso dizer q ganho dinheiro com musica...dou aulas de violão e guitarra...tenho 4 alunos de violão e um de guitarra...mas claro...mais de 90% da minha renda mensal nao vem da musica, infelizmente!
é como o MMI falou, é incrivel como as oportunidades aparecem quando vc para de procura-las...nao tenho mais agenda pra aulas...e ja dispensei mais 5 pessoas q queriam fazer aulas...nao dou aula de sabado e domingo...só durante a semana a noite! entao simplesmente nao tenho mais tempo pra viver de musica!
voltar a tocar com a bagagem q vc tem deve ter uma magia muito positiva! definitivamente, é algo q EU nao conheço!

edit: bom...meu nick é ALF is back pq voltei a tocar serio a 2 anos, dps q me formei na facul...mas nunca perdi o contato com a guitarra...todos os dias tocava um pouco desplugado...coisa de 15 minutos de cromatismos e "improvisação"...mais pra nao enferrujar mesmo...sinto q perdi uns 50% de minha tecnica de antes...mas ganhei mta experiencia musical nesse periodo de baixa...amadureci bastante e posso dizer q hj nao faço solos tao rapidos quanto antes, mas escolho melhor as notas! acho q foi uma troca justa! rs

muito sucesso nessa sua volta ao instrumento! estaremos por aqui pra compartilhar suas alegrias (e sua experiencia, q muito nos vale!)
abraço!

MauricioBahia
Moderador
# ago/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


É por isso que eu falo e sou chato: galera, ao invez de ficar zoando bandas, preocupados com bypass true ou não, digital versus analógico, fulano é melhor que cicrano, é muito mais produtivo tocar guitarra e aperfeiçoar essa arte! :) Daqui a pouco o tempo passou e você nem viu!

Bom texto Lelo!

Lelo Mig
Membro
# ago/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


De Ros
É isso aí... back in the road again..(in the road ainda não...rs)

Obs: Respondi seu e mail, vê se tu não mandou pro lixo de novo!! Esse cara me despreza!...kkk

nenemjonas
Banda é que nem mulher...quando a gente toca, até as ruins são boas!

Arimoxinga
Sempre bom lembrar, sem viver saudosismo...

edalko
Pelo menos a barriga acomoda melhor a guitarra agora...rs.


Frankie
Farei...nem que for ruim...azar de vocês!...kkk


ALF is back
Já toquei em festa de aniversário, a melhor foi de uma alemazinha gostosa prá caramba...kk
Já toquei num festival para 8 mil pessoas...
Já toquei para 5 pessoas num bar, sendo que 2, eram os garçons!
Sempre me divertindo!

MauricioBahia
Maurício, aproveitando sua presença, agora que eu tô voltando, como eu faço prá deixar meu timbre igual do Slash?....kkkkkkk

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

Poxa, cara... Sua história e seus textos são excelentes! Esse fórum teve um up de reflexões de uns tempos pra cá, muitas delas feitas por ti.

Teus textos realmente são muito inspiradores.

Desejo a você toda a felicidade nessa volta!! E é como você falou mesmo, o lance é tocar pra curtir, se divertir!!


Abração e muito obrigado!!

vinicius_sujeira
Veterano
# ago/12
· votar


Muito legal ler sua historia mesmo!
Eu ja tive varias bandas, mais a que tinha mais chance de virar alguma coisa não deu certo por uma fatalidade tbm, nosso amigo q tocava bateria foi atropelado, e faleceu, se não me falha a memoria ele tinha uns 16 anos só, depois dei uma desanimada de tocar, mais nao consegui ficar mto tempo rs!
E to na luta até hj, só por hobby msm, minha area de atuação é outra, toco apenas por que gosto!

brunolegionario
Veterano
# ago/12
· votar


Legal Lelo,

curiosamente vivo uma coisa parecida atualmente, seu texto mostrou coisas positvas e negativas nesse mundão da musica, mas eu ainda acredito!

rhoadsvsvai
Veterano
# ago/12 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


Lelo Mig
cara muito interessante mesmo sua historia , tudo que posso fazer é te desejar boa sorte e que agora ja depois de tanto tempo que a musica te traga tranquilidade no lugar de problemas.

tchedovollosky
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig
muito legal vc ta começando de novo, mas
quando o amp chegar posta uns videos pra gente!

Emogotic
Veterano
# ago/12
· votar


Falou sobre a pressão dos seus pais para que fizesse algo de útil, que deixasse de ser vagabundo, parar de sonhar com bateria e ir “trabalhar”.

Eu também JAMAIS tive apoio da minha família, mas hoje isso já não interessa mais. Time is over.
Eu sempre fui apaixonado por guitarra, apesar de ter tocado baixo em algumas bandas que não deram certo por infantilidade e egoismo dos membros que já se sentiam estrelas mesmo antes das primeiras apresentações das bandas. Hoje, o que importa para mim é a minha satisfação pessoal, já não sonho mais em viver de música, não acredito em milagres. But, that's it.

Alan_Domingues
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

Ótimo texto. Só não concordo com uma frase:

Nesta época eu já caminhava para os 30 anos. Ninguém faz sucesso com 30 anos...

Isso é um engano, pois o sucesso literalmente não tem idade.

Eu tenho 31 anos, e não obtive sucesso AINDA, mas continuo batalhando para o fato. E mesmo se eu não tiver, estarei muitíssimo satisfeito de ter tentado.

T-Rodman
Veterano
# ago/12
· votar


se persistir é um dom, vamos ver...

Aqui na cidade que moro há 20 anos, eu conheço uma trupe de músicos que toca em bar há mais tempo que isso.
Alguns vivem de empregos pequenos e tocavam em bares. Outros viviam somente de música, fazendo jingles em estúdio, tocando em casamento... tiveram várias e várias bandas e formações, mas sempre foram amigos entre si.

Eis que desde o ano passado eles resolveram se juntar e desde então, não pararam de fazer shows. De todas as bandas da cidade que estão na ativa, eles são os melhores hoje. Antes, com 2 ou 3 membros da banda tocando, não era tão legal, mas hoje, com a banda inteira formada, tem um mojo só deles.

Todo mundo da cidade adora eles como pessoas, e como músicos também, mas só agora, depois de mais de 20 anos tocando, é que acertaram o pé. Agora pelo menos na maior 'venue' da cidade, eles tem palco garantido 1x por mês. O resto é preenchido por casamentos, bares e outras venues dentro do estado, já que o que toca aqui nos finais de semana, geralmente são as bandas que tocam em um bar em Souzas/Campinas, e também em uma venue ao lado do Willy Willy em SP, e em lugares semelhantes que não conheço, mas em tese, usam o mesmo circuito de bandas (salvo engano tem um lugar em Ribeirão Preto, Araraquara e Marilia que usam as mesmas bandas também).

Boas gigs pra você e amplexos

T.

MauricioBahia
Moderador
# ago/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Lelo Mig: Maurício, aproveitando sua presença, agora que eu tô voltando, como eu faço prá deixar meu timbre igual do Slash?....kkkkkkk

A receita é moleza!

Alan_Domingues: Eu tenho 31 anos, e não obtive sucesso AINDA, mas continuo batalhando para o fato. E mesmo se eu não tiver, estarei muitíssimo satisfeito de ter tentado.


Também acho. Antigamente (e isso tem uns 20 anos pra trás), quem tinha mais de trinta já era considerado velho. 40 pra cima tava fadado ao esquecimento! hehe. No Futebol, por exemplo, 30 anos nem jogava mais praticamente. Pessoal de 20 anos nem sentava na mesa com os mais velhos... Tinha um lapso muito grande entre as faixas etárias. Enfim, o mundo mudou, ainda mais com essa tal de tecnologia!

Por isso que eu fiz o tópico com essa banda:

The Brew - Powertrio com pai (baixo/vocal) e filho (batera)! De volta aos anos 70!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/289329/

:)

ps. mas vale a pena aproveitar a energia da fase mais jovem. Por isso é bom "atuar" o mais cedo possível, penso eu.

Jinkxs
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

Boa história. Valeu por compartilhar.

Pessoal

Eu falei no outro tópico que tá aparecendo gente com vocação literária!!!

Pô... se estão gravando um CD do FCC porque não compilar as melhores histórias que o pessoal compartilha aqui e editar um livro???

"Crônicas do FCC - O mundo da música como você nuca viu!!"

Será que seria best seller???

JJJ
Veterano
# ago/12
· votar


Muito interessante, camarada!

Se contar minha história (não tenho o saco que você teve pra contar...), vai ter coisas muito parecidas (afinal somos da mesma geração, a que lançou o b-rock anos 80 - o qual eu não consigo mais ouvir, de tão "datado" que ficou na minha cabeça).

Mas vale o relato! O FCC também foi uma baita injeção de ânimo pra mim. Não sou chegado a redes sociais (nem tenho Twitter, Facebook, essas coisas), mas aqui encontrei gente como eu, com interesses em comum e a música como ponto de convergência, mesmo entre pessoas de idades, credos, raças e preferências diferentes.

sandroguiraldo
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

clap, clap, clap!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Um breve relato aos amigos do FCC!