Guitarristas Brasileiros mundialmente conhecidos?

Autor Mensagem
Bigtransa
Veterano
# nov/11
· votar


Marcelo Bico
O justin Bieber não seria um artista restrito a nichos adolescentes tal qual o roqueiro Elvis?

Marcelo Bico
Veterano
# nov/11
· votar


Bigtransa
Pois é, mas é ele que tá tocando na rádio... procuro Foo Fighters e não acho!
Aí é que entra o que eu estava escrevendo aí: por ser só ele e outras pérolas pop tocando, se perguntar prá maioria quem é Foo Fighters ninguém conhece. Já o JB todo mundo sabe quem é.

Marcelo Bico
Veterano
# nov/11
· votar


Paul Gilmour Petrucci
Cara, e a popularidade dessas bandas pop que eu citei aí ( Holies e etc )talvez possam ser verificadas com uma olhadinha nos top10, top 20 ou qualquer medidor das paradas da época. Era o que tocava mais.
Nunca afirmei que foram melhores do que as bandas clássicas de rock, mesmo porque hoje ninguém se lembra dessas aberrações, eles nunca foram referência prá ninguém. Mas eram as mais pedidas, sacou?

Bigtransa
Veterano
# nov/11
· votar


Marcelo Bico
Logo, Justin Bieber é popular e Elvis nunca foi? Responda e justifique com base nos seus argumentos anteriores.

marcus_extremelife
Veterano
# nov/11 · Editado por: marcus_extremelife
· votar


Marcelo Bico

Você está em todos os lugares ao mesmo tempo pra saber o que faz sucesso ou não? Você já passou em todos os países em todos os tempos pra saber o que fez sucesso? Você tem bola de cristal para saber o que fará sucesso em todos os países ao passar dos anos?

Quem está com falta de argumentos e generalizando infelizmente é você colega.

Bigtransa
Veterano
# nov/11
· votar


Marcelo Bico
olhadinha nos top10, top 20 ou qualquer medidor das paradas da época

Vc deu essa olhadinha nas paradas de sucesso das diferentes épocas e concluiu que o Hermann Hermits fazia mais sucesso e tocava mais nas rádios que o Led Zepellin? Está certo disso?

clebergf
Veterano
# nov/11
· votar


Marcelo Bico
Pois é, mas é ele que tá tocando na rádio... procuro Foo Fighters e não acho!

É exatamente isso que eu to falando cara, hoje o rock não tem mais espaço e apelo popular como tinha antes.
No final dos anos 80 no rádio você escutava Thriller e na sequência tocava Sweet Child o' Mine.
Hoje toca Justin e depois toca Rihanna, ou seja, o rock era popular e dividia as atenções com o pop.

Samuel Silvino
Veterano
# nov/11
· votar


No final dos anos 80 no rádio você escutava Thriller e na sequência tocava Sweet Child o' Mine. Hoje toca Justin e depois toca Rihanna, ou seja, o rock era popular e dividia as atenções com o pop.

Sou teu fã cara.

Drinho
Veterano
# nov/11
· votar


Cara, e a popularidade dessas bandas pop que eu citei aí ( Holies e etc )talvez possam ser verificadas com uma olhadinha nos top10, top 20 ou qualquer medidor das paradas da época

Nessa época ai tinha pelo menos umas 5 mil bandas inglesas parecidas com os beatles, hollies, hermits, shadows, ventures ...

e uma vez ou outra até brigavam com os beatles nas paradas

mas hoje ninguém mais lembra desses caras ... nem meu pai que era um apaixonado por essas bandas...

Marcelo Bico
Veterano
# nov/11
· votar


Bigtransa
Sim, o Elvis, assim como o Justin Bibier, são fenômenos de adolescentes. A diferença é que Elvis Presley se tornou ícone pois colaborou para o crescimento do rock como fenômeno cultural, ao passo que o Bibier apenas faz mais do mesmo. O Bibier não é ícone máximo do pop. Entenda que eu mencionei Bibier, mas pode por Shakira, Rhyanna, Britney Spears, Rick Martin no mesmo bolo. E são esses aí que tocam mais nas rádios do que os artistas de rock. Isso não é só aqui, é em todo lugar. A proporção de rádios que tocam essas baboseiras pop é muito maior do que as que tocam rock.

Drinho
Pois é, cara. Ninguém lembra deles e eu concordo contigo e com qualquer um que prefira Led Zeppelin e Beatles a isso tudo aí. Mas são os que tocavam na época... eles não são referência prá ninguém, simplesmente foram fenômenos efêmeros,igualzinho à maioria dos artistas pop de hoje!

Essas informações sobre paradas de sucesso estâo no site
www.billboard.com

É só clicar em charts e depois escolher ano e data. Aí dá prá ver a maioria esmagadora de artistas pop em relação aos de rock. Não tô afirmando de bobeira, não.


marcus_extremelife
Veja a base da minha argumentaçâo no link aí em cima.
Mas te digo que, além dessa fonte aí, eu já passei grandes temporadas em alguns outros países, e com certeza te afirmo que é difícil achar rock no rádio.
Na Ásia, é praticamente impossível. O lugar onde vi a maior proporção de rock foi no Reino Unido, mas mesmo assim a maioria era de rádios pop !

Marcelo Bico
Veterano
# nov/11
· votar


marcus_extremelife
Cara, e também eu ouço rádio desde os cinco/seis anos de idade. E eu me lembro bem do que tocava nas rádios, pois eu vivia zapeando pelas estações. Eu tenho hoje 48 anos e ouço rádio desde os fins dos anos 60 até hoje. Aqui no Brasil o rock é morto nas rádios. O rock nunca teve exposição como os demais artistas do pop. Eu ouvia desde as rádios populares até as ditas modernas nas ondas AM do Rio de Janeiro ( rádios Tamoio e Mundial por exemplo ) e a única dedicada ao rock, que era a Eldo Pop em FM. Algumas estações de FM em fins dos anos 70 passaram a manter programas dedicados ao rock na programação, mas era muito pouco, cara. As rádios rock e os programas rock não sobreviveram aqui no Brasil...

Bigtransa
Veterano
# nov/11 · Editado por: Bigtransa
· votar


Marcelo Bico
A diferença é que Elvis Presley se tornou ícone pois colaborou para o crescimento do rock como fenômeno cultural
Mas não era de gosto popular, né? e vc reparou que a sua resposta não tem sequer relação com minha pergunta?

Nickname_SCUM
Veterano
# nov/11
· votar


Acho massa o andamento dos tópicos por aqui...

Começa com Guitarristas Brasileiros mundialmente conhecidos? e acaba com Qual a diferença entre Elvis e Bieber?

clebergf
Veterano
# nov/11
· votar


Nickname_SCUM

É que o fórum se comporta igual a vida "real", quantas vezes começamos a falar de uma coisa e quando vamos ver estamos conversando de outra completamente diferente?
O problema em fóruns é que acabamos perdendo o foco principal que o autor indagou.

Marcelo Bico
Veterano
# nov/11
· votar


Logo, Justin Bieber é popular e Elvis nunca foi?

Bigtransa
Os dois são populares, bicho. E a popularidade de ambos envolve idolatria de adolescentes.
Opinar sobre isso é complicado, mas eu acho que no caso do JB, a arte dele não faz muita diferença, na minha opinião. Acho que ele apenas é mais um no universo de mesmice do pop atual.
Já o Elvis Presley, como eu disse antes, alavancou um gênero. Era o cara certo na hora certa, já que Chuck Berry e Little Richards, ambos negros, um envolvido em turras com a polícia e outro homossexual assumido, eram tudo o que a sociedade americana não queria.
Todo fenômeno pop envolve uma estrutura para gerenciar e dar suporte à carreira do artista. No caso do Elvis, era o coronel Tom Parker. Não saberia te dizer quais as reais intençoes do cara, se era ganhar dinheiro ou se realmente
o rock importava prá ele. Mas acho que no fim, o culto à imagem do Elvis já superava a admiração à sua arte.
Mas a fatia que consumia rock and roll na sociedade americana não era grande o suficiente para afirmar que o rock foi mais popular do que as baladas pop da época.Com todo o talento do Elvis, Chuck Berry e Little Richards , era mais cômodo para a sociedade gostar de brancos ou negros comportados como Frank Sinatra, Perry Como, Gene Pitney, The Platters...

viniciusra
Veterano
# nov/11
· votar


Não tem nada a ver com o assunto, mas queria falar,

O tenso é, geral desrepeita os grupos de rap brasileiro, rap rock e tal, umas coisas tipo facção central, emicida, planet hemp, agora quando é pra escuta o Snoop Dogg cantando sobre maconha, ****** e carroes, toca Drop It Likes Is Hot 3 vezes por dia na radio

Aí eu fico pra morrer.

Calime
Veterano
# nov/11
· votar


viniciusra

Sei que isso é verdade...mas eu ja sou o contrario, gosto de rap nacional de forma "moderada", podemos dizer assim, pq tem o lance do kra cantar a realidade dele, e as vezes posar de vagabundo falando de droga e pá, enfim, faz parte do universo do kra, a realidade dele...ja o americano é uma merda, só fala de putas, festas, pó, carrrão, enfim, não gosto de nada.

MMI
Veterano
# nov/11
· votar


Para mim tanto faz o que e taxado de pop, rock, erudito, popular, elitizado, trash metal, death metal heavy metal, ou seja-lá-o que-for-metal. Pode pegar Rush, Santana, Paul MacCartney, Eric Clapton... Pode ser que nenhum deles é número 1 em vendas em nenhum país do mundo, mas ficando entre os 100 ou 200 mais vendidos nos EUA, Canadá, México, Brasil, Argentina, Chile, Africa do Sul, Japão, França, Itália, Alemanha e em tudo que é lugar que se imaginar, podendo fazer turnês com estádios/casas de show lotados em qualquer lugar do mundo, está ótimo e que se dane que tem gente que vende mais.

Não sei quantos aqui já esteve envolvido com produção, gravadoras e grandes estúdios para lançar álbuns que realmente atinjam o Brasil todo e talvez algumas partes do mundo. É algo extremamente complicado, custa muito. Para começar, uma banda com essa pretensão é porque (via de regra) estudou-se muito, foi batalhado, foi investido muito até ter reconhecimento de alguma gravadora ou produtora. Um bom estúdio para gravar um CD com umas 10 faixas, mixado e masterizado por um cara realmente profissional e que sabe o que faz, custa muita grana. Se o artista/banda não é conhecido, provavelmente a distribuidora não vai querer investir em larga escala. Neste caso, provavelmente a gravadora dirá que será necessário o artista pagar (caro) para prensagem, uma parte vai para venda pela própria banda, outra parte será feito um teste de vendas em pequena escala. Isso se não tiver nenhuma música que não for própria, porque daí custa bastante a liberação em relação a direitos autorais. Depois desse rio de dinheiro tem-se o CD na mão. Se o cara não é famoso, não vende, mas não tem pirataria. Se o cara é famoso, também não vende porque a pirataria lança no mesmo dia do lançamento do CD ou até antes.

A pirataria é algo difundido no mundo, mas no Brasil é assustador, quem não quer baixar encontra camelô vendendo na rua, nos semáforos, no mercado livre, na praia, em tudo que é lugar. Já perceberam que não existe mais lojas de música? O que tem são lojas e livrarias que entre outras coisas vendem músicas, mas geralmente é pequeno e deficiente, algo mais específico precisa encomendar. A questão é que custa muita grana gravar e lançar, mas existe hoje uma cultura que música e álbuns são de graça ou no máximo 10 reais no camelô. Quanto aqui falaram que o Edu é o máximo, o Kiko é foda (entre outros) mas que não pegam o dinheiro de um lanche e compram o CD original dos caras? Nesse exato momento que escrevo, do lado da janela de texto tem uma "promoção fã #1 Kiko Loureiro", ou seja, o cara quase que tem que dar a bunda para se divulgar a ganhar um troco. Porque os fãs dele e de quase todos acham que o cara pode ser bom, mas não vale 20 reais levando de brinde uma qualidade superior. Quando eu falo que custa muito um CD top é porque gravo e lido com isso bastante. Conheço até uma cantora que vendeu bem um CD, tinha música na novela da Globo, estava mandando bem. Fez um CD onde a produção custou 1 milhão (!!!) de reais, mas a Globo não botou na novela seguinte, acabou não indo para o Faustão, não vendeu muito, quebrou...


Marcelo Bico

Cara, já viu o que tem de rádio rock nos EUA? Muita coisa!!!! Especialmente se for para a rádio por satélite, que é muito legal e não chega por aqui... Dica para a galera, da próxima vez que viajarem para os EUA, aluguem um carro com "satellite radio", especialmente se for para viajar, muito rock, blues por lá, sem comerciais! Dá para atravessar os EUA inteiro ouvindo a mesma estação...

Fisherman
Veterano
# nov/11
· votar


Sucesso no mundo atualmente. Alguns dão até nojo.

http://www.billboard.com/charts/billboard-200#/charts/billboard-200?be gin=1&order=position

clebergf
Veterano
# nov/11 · Editado por: clebergf
· votar


MMI

Caralho velho, um milhão para produzir um CD hoje?
Não estou duvidando é lógico, mas eu acreditava que como a tecnologia está mais acessível esses custos tinham diminuído bem.
Não entendo muito do assunto e se você tiver sites (fontes) confiáveis para que eu possa ler sobre ficarei grato. :)

MMI
Veterano
# nov/11
· votar


clebergf

Cara, 1 milhão ela viajou mesmo, não estava louca mas rasgando dinheiro, isso estava.
Não tenho sites, o que sei a este respeito é de convivência com músicos e estúdios e de fazer produções. Mas não é tão difícil, liga lá no Mosh e pergunta quanto fica a gravação, mixagem e masterização de 10 faixas de uma banda, você terá o preço de um estúdio top, claro que dá para achar alguns mais baratos, fazendo algumas poucas concessões, como o Midas até mesmo o C4. Claro que tudo começa com uma boa sala, uma boa captação, com bons microfones e prés. Mas de nada adianta um baita estúdio, microfones excelentes se o cara que grava, mixa e masteriza não entende do seu som, tem que ser a verdade dele também. Vai ver quanto custa contratar a produção de um Liminha, Rick Bonadio, Torcuato Mariano... Daí inventa que quer músicos estrangeiros participando do seu CD e resolve que o Mosh é pouco, vai levar a trupe toda para um estúdio dos EUA. Assim que se chega a essa cifra. Mas mesmo produções bem mais modestas, fica bem caro, não precisa tanta alucinação para deixar o preço lá em cima.
A tecnologia pode até estar acessível, mas nem tanto. Dá para gravar num home-studio, mas a qualidade não fica profissional, não tem por onde. Uma boa sala, um bom microfone, um bom pré, tudo isso custa muito, ainda mais no Brasil, essa tecnologia não é acessível assim. Além disso pouca gente conhece de fato os aparelhos e programas e são capazes de fazer um som legal com eles, o trabalho desses caras custa caro. Experiência própria, não adianta nada ter o melhor estúdio, com os melhores equipamentos, com um "Mané" pilotando tudo, fica uma droga.

MMI
Veterano
# nov/11
· votar


E tem mais gastos que nem falei, como fotógrafo, designer, editoração, gráfica (tudo isso para o encarte)... A conta vai muito longe.

clebergf
Veterano
# nov/11
· votar


MMI

Entendo, o valor de um milhão que me deixou assustado. XD

Sei que ter todas as ferramentas de ponta sem ter alguém que saiba usar não vai melhorar em nada o resultado.
Valeu mesmo pela atenção e resposta, vou pesquisar mais a respeito. :)

ppaulo
Veterano
# nov/11
· votar


chimbinha

LucasBM
Veterano
# nov/11 · Editado por: LucasBM
· votar


Falando sobre o tópico e sobre valorização de artistas no braZil...
MindFlow é um grande exemplo de como "O BRAZIL É UMA MERDA!" em reconhecer musicalidade. Mindflow foi a 17ª banda mais ouvida nos EUA e toca em mais de 40 rádios de lá. Aqui Pouca gente conhece. Aqui o que é ouvido e reconhecido ? Luan Santana, Restart, etc.

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


ppaulo
chimbinha

Pode cre...

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


LucasBM
Falando sobre o tópico e sobre valorização de artistas no brazil...
MindFlow é um grande exemplo de como "O BRASIL É UMA MERDA!" em reconhecer músicalidade. Mindflow foi a 17ª banda mais ouvida nas radios estadunienses e toca em mais de 40 rádios de lá. Aqui o que é ouvido e reconhecido ? Luan Santana, Restart, etc.


Amigão, se for parar pra pensa, praticamente todos os usuários ativos, banidos, suspensos ou sumidos curtem bandas muito boas.

Se for comparar, acho que tem mais chances de um jovem gostar de rock ou outros estilos do rock e metal do que de Luan Santana.

Agora que você falou no MindFLOW eu vo da uma pesquisada aqui, mas só ouvi aquela do Guitar Flash hehe.

Antigamente, diz meus pais, que ninguém sabia numa escola o que era rock nem punk. Quem ouvia isso era encapetado... Hoje se for avaliar, quase 50 ou até 60 pessoas numa escola já ouviram ou ouvem algum tipo de rock histórico para a música. Mais só 5 pessoas sabem o que estão ouvindo.

LucasBM
Veterano
# nov/11
· votar


Guilherme Nau
Sim, muita gente ouve música boa. O que quis dizer é que no Brasil, não existe incentivo se não for alguma coisa que vire modinha. Programas de domingo mesmo, dizem tudo. A última vez que vi uma banda boa em um programa de televisão foi quando o Oficina G3 foi no programa da Eliana. Mas RESTART e outros tipos de modinhas não faltam.

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


LucasBM

Então você não sincroniza em outros canais.

Se você parar pra perceber, a Globo mostra isso só pra aumentar a audiência, mas vira e mexe eles tão passando coisas sobre Bossa Nova e samba, coisas regionais do RJ...

É muito difícil ver a Globo passar Restart, eu só vi Restart uma vez nesse ano no canal. Mas Luan Santana passava direto. Claro né, o padrinho do cara era o Faustão...

LucasBM
Veterano
# nov/11
· votar


Guilherme Nau
HeHe. Bossa Nova e Samba, coisas regionais tudo bem. Mas nunca vi nenhum guitarrista ou banda de rock "Boa" passando em canal nenhum, além de MTV.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarristas Brasileiros mundialmente conhecidos?