Guitarristas Brasileiros mundialmente conhecidos?

Autor Mensagem
Marcelo Bico
Veterano
# nov/11
· votar


marcus_extremelife
Então diz aí uma banda de rock popular. Mas explique também o que é rock na sua opinião. Ou você é daqueles que também acham que prá fazer rock é só pegar a guitarra, fazer cara de mau e sair fazendo barulho?

renatocaster
Moderador
# nov/11
· votar


Guitarristas Brasileiros mundialmente conhecidos?

Pepeu Gomes. O cara já foi convidado para tocar no Megadeth.

Tá bom ou quer mais?

clebergf
Veterano
# nov/11
· votar


tomcykman

Sim com certeza, porém o rock já teve o seu lugar ao sol na mídia de forma como hoje não tem mais, por isso que eu falei pop e coloquei entre "".

Marcelo Bico

Cara o disco mais vendido é o Michael, porém se você pegar a lista dos 10 primeiros você verá que tem pelo menos uns 4 discos de rock do final dos anos 70 e 80.
Tem lista que o próprio Led que vc falou está em 14º.
Pega o top 20 da Biillboard nos anos 80 e a de hoje.

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


Marcelo Bico
o rock nunca foi popular em nenhum momento de sua existência.

Na verdade rock (hoje) é um nome dado pra generalizar o estilo musical.

Não existe estilos assim: Rock progressivo, rock classico, rock alternativo e rock.

O Rock hoje é uma generalização dos estilos

Acho que a necessidade de ter coisas mais pesadas e técnicas veio o Heavy Metal, power metal e por aí vai.

Afirma que o rock nunca foi popular é a mesma\ coisa que dizer que Elvis até Skid Row e outros estilos que surgiram e foram evoluindo do antigo rock que surgiu na década de 50 nunca existiram.

renatocaster
Moderador
# nov/11 · Editado por: renatocaster
· votar


Guilherme Nau

Não existe estilos assim: Rock progressivo, rock classico, rock alternativo e rock.

O Rock hoje é uma generalização dos estilos

Isso é na cabeça de pessoas que acham que tudo é simplesmente rock, sem distinções. Aliás, para essas pessoas sempre foi asim, e não somente hoje em dia. Mas na mídia especializada e profissionais deste ramo musical, a diferençe de estilos dentro do rock continua a mesma.

Uma coisa que é muito comum são essas pessoas mais "leigas" no assunto difundir tudo que é relacionado a Prog, Metal, Hard Rock e outros como "rock pesado" e todo o resto como "pop rock", ou até mesmo somente pop.

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


renatocaster
Isso é na cabeça de pessoas que acham que tudo é simplesmente rock, sem distinções.

Foi o que eu falei. As pessoas diferenciam as músicas como "esse rock é menos pessado, esse rock é mais pesado". Já ouvi fala até que Nirvana é power rock. Chega a dar raiva hehe

A minha frase "O Rock hoje é uma generalização dos estilos " refere-se aos estilos provenientes do antigo rock, foram sofrendo algumas mudanças com as bandas e épocas. Não que tudo que tem guitarra distorcida é "rock ou rock pesado", mas esses estilos surgiram de um estilo base.

Marcelo Bico
Veterano
# nov/11
· votar


Guilherme Nau
Não, não. Elvis existiu e vendeu prá caceta. Só que Frank Sinatra e Perry Como vendiam mais. Ou seja, é o pop sendo exatamente o que ele é: popular.

clebergf
Tem que saber exatamente a razão que faz um disco ser vendido. Se estamos falando de rock, teremos que considerar um disco que venda pelo seu trabalho envolvendo o rock. Não adianta dizer que a banda que mais vendeu foram os Beatles, porque o que vendia nos primeiros álbuns deles, o que os fazia serem conhecidos, eram músicas como Michelle, Yesterday, A Taste Of Honey, Help , I Wanna Hold Your Hand e blá blá blá. Eles misturaram a linguagem pop com standards do rock e venderam tudo. Mas não eram uma banda essencialmente de rock.
No caso do Led Zeppelin, se não me engano, o disoo que alcançou o maior posto nos top 20, top 40 ou sei lá, foi o "In Through The Outdoor", por causa do hit " All Of My Love" , não? O Led se tornou um fenômeno prá quem gosta de rock, mas a sua música nunca foi pop, véio. Quem não gostava de rock ouvia e comprava essa música aí, e detestava o resto do álbum.

Bandas que fazem exclusivamente rock, sem nenhum hit direcionado a tocar no rádio, não são fenômenos pop. Com exceção das rádios exclusivamente voltadas ao rock, que são difíceis de achar, ninguém toca rock na essência, véio. Onde você consegue ouvir Mudhoney, Emerson Lake and Palmer, Blue Cheer ou Sex Pistols? Em lugar nenhum a não ser no seu cd player.

Um índice que pode comprovar este fato: quantas rádios rock você conhece? Por exemplo, aqui no Brasil: quantas rádios rock existem? Quantas que tentaram e já fecharam as portas?

Tente pegar uma amostragem heterogênea de pessoas e veja quantas conhecem e gostam de rock. Obviamente não vale perguntar isso no meio do show do Pearl Jam, nem na quadra de ensaio da Mocidade Independente. Mas faça isso em uma amostragem de diferentes condições sociais, gostos, etc, e você verá o número grande de pessoas que não conhecem o rock. E nem vale o cara dizer que conhece o Mick Jagger, pois se você perguntar qual é a música que o cara conhece, além de Satisfaction, ele não saberá te dizer...

Marcelo Bico
Veterano
# nov/11
· votar


Guilherme Nau
Ah, sobre o seu comentário de que o rock hoje engloba coisas indiscriminadamente.

Concordo com isso, véio. O rock, que nasceu sob forma de música marginal e passou a ser voz de protesto, perdeu isso. Ao longo da História a gente vê os movimentos rebeldes do rock, mas sempre o pop engole, digere e manda de volta prá gente naquele formato comercial....

Hansen
Veterano
# nov/11
· votar


Quantos guitarristas italianos são mundialmente famosos?
Quantos angolanos bombam nos festivais?
Qual guitarrista argentino nao sai dos tópicos dos fóruns ingleses?

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


Marcelo Bico
Ao longo da História a gente vê os movimentos rebeldes do rock, mas sempre o pop engole, digere e manda de volta prá gente naquele formato comercial....

Na verdade, o rock foi exatamente o que você disse, uma voz pouco ouvida que se tornou destaque como protesto

O pop é um estilo que toma pose dessas admirações e transforma em dinheiro.

Hansen
Veterano
# nov/11
· votar


Ah, qual guitarrista americano é mundialmente famoso tocando música de outra cultura? A mesma coisa vale pra nós: qual brasileiro é mundialmente famoso tocando rock? O mais próximo disso foram os Mutantes, que faziam um som psicodélico e cheio de brasilidade. Ainda assim, é famoso em públicos específicos.

Pombas, vai ver a força que Tom Jobim teve lá fora. Nem falo Estados Unidos, falo do mundo em geral. Claro que falo de um público específico, mais ou menos como um brasileiro que gosta de Buena Vista Social Club, um gringo pode gostar do "jazz latino"

Cada um em seu segmento: John Coltrane é um dos maiores jazzistas, mas 80% dos americanos nem sabem quem é.

Enfim, chovendo no molhado: fama não anda junto de qualidade.

Drinho
Veterano
# nov/11 · Editado por: Drinho
· votar


Guilherme Nau

Explicar a piada sempre é sem graça...

ainda mais se tratando de uma piada sem graça... =)

Zoera brother...

Porém também concordo em partes com o Die Kunst der Fuge, pois o que eu entendi sobre o blublublu é que muitos guitarristas se prendem a isso e acabam não explorando o que o instrumento pode oferece, lógico que se é isso que o cara gosta e é isso que ele quer fazer quem sou eu para falar que ele está errado, porém isso já está um pouco saturado então acaba perdendo público mesmo, acaba sendo música para músico.

Musicalmente falando eu concordo e não considero saudável também, a coisa que mais me incomoda é ouvir guitarristas que não experimentam ser interessantes mas eu ainda continuo acreditando que isso não é fator decisivo para falta de sucesso desses músicos uma vez que há músicos muito legais de se ouvir, experimentais, interessantes que não fazem sucesso e tem um monte de cara chato que faz sucesso e claro, vice-versa também...

O que vc falou do Black Sabbath tem total sentido com relação ao que a mídia fazia com o rock nos anos 70 e 80 e o que ela faz com o pop hoje.
O rock nos anos 70 e 80 era a música "pop"


E por isso talvez nós gostemos desse tipo de som, o pessoal com o pensamento mais antigo da época que se equivalem talvez a nós e uma galera um pouco mais velha nos dias de hoje talvez detestassem o black sabbath da mesmo forma que nós detestamos o justin bieber... e a mulecada do passado devia adorar essas bandas da mesma forma que a pivetada de hoje gosta do que tá na midia hoje... isso na verdade é uma suposição minha eu nem sei se isso é verdade... não fui nascido nos anos 70.

O Black Sabbath nunca foi popular.

O black sabbath foi uma das maiores bandas que já pisou nesse planeta, do fim da década de 90 pra cá tudo o que vc viu e ouviu foi de uma forma ou de outra descartável, fulano estourava na mídia passava um pouco e sumia e isso vai acontecer também com os que estão grandes no momento...

O black sabbath foi formado se eu não me engano entre 68 e 70 e mesmo com 40 anos, ainda hoje e enquanto eles estiverem vivos se eles agendarem qualquer turnê eles vão lotar estádio até na ilha da tasmânia. Tudo que se consome nos dias de hoje é descartável, há dois anos tinha um rapper chamado akon na alta da alta... hoje mal se fala dele...

Todas as grandes bandas de rock passaram por uma crise uma vez na vida mas nenhuma delas foi descartável, o público do rock é muito fiel a eles e enquanto as grandes bandas estiverem vivas elas vão ter seu público ali fazendo filas e filas para assistirem seus shows... diferente do que se consome hoje que fazem filas para assistir shows mas daqui 5 anos já é incerto o futuro desse artista pois a popularidade pode diminuir significativamente a partir do momento que outro impacto forte aparece na mídia.
E acredito que o fato das coisas serem descartáveis ultimamente dificulta ainda mais a aparição de novos talentos, se tratando de guitarristas então? ... xi tá todo mundo fudido..

Então eu não concordo com a afirmação de que black sabbath não é popular. Muito menos que o rock (de verdade) não foi popular.
Se o rock não foi popular me expliquem sobre Beatles, Elvis Presley, Rolling Stones, Black Sabbath, Led Zeppelin porque sinceramente a ivete sangalo, a shakira, justin bieber, são pessoas muito bem sucedidas mas precisam trabalhar muito ainda pra comprar metade do que o paul mccartney e o mick jagger podem comprar...

clebergf
Veterano
# nov/11
· votar


Marcelo Bico

Segundo várias listas o disco mais vendido de rock é o Black in Black e não o Beatles.

Vc citou algo interessante sobre as rádios, uma das rádios mais populares de rock que tivemos aqui em São Paulo foi a 89fm e ela foi um grande fenômeno no final dos anos 80 e durante os anos 90 pois o rock era moda por aqui.
Com o tempo ela foi perdendo audiência e acabou, hoje ela toca sei lá o que se é que existe ainda...XD

Acho que já desvirtuamos demais o tópico e já está mais do claro que temos visão completamente diferente do assunto...:XD



Sobre o tópico..
A melhor cosia que aconteceu aqui pra mim foi ler o nome Bola Sete e ir atrás dos discos dele....que maravilha é essa, me sinto envergonhado de ser brasileiro, tocar guitarra e não conhecer ele até então... :S

Calime
Veterano
# nov/11
· votar


clebergf

A melhor cosia que aconteceu aqui pra mim foi ler o nome Bola Sete e ir atrás dos discos dele....que maravilha é essa, me sinto envergonhado de ser brasileiro, tocar guitarra e não conhecer ele até então... :S

Bola Sete é gênio kra, sem mais....

Marcelo Bico
Veterano
# nov/11
· votar


Drinho
Se o rock não foi popular me expliquem sobre Beatles, Elvis Presley, Rolling Stones, Black Sabbath, Led Zeppelin porque

Os Beatles não eram uma banda de rock. Eles misturavam pérolas abandonadas de rock de artistas americanos com versões de canções românticas açucaradas. Com essa mistura eles forjaram a linguagem do pop, como conhecemos hoje.

Elvis era um puta roqueiro e foi o cara certo, branco e bonito, para desenterrar o rock and roll e mostrá-lo para a sociedade americana. Mas o rock foi apenas, naquela época, um meio para a garotada destilar a rebeldia. A maior parte da sociedade conhecia Elvis, e repudiava seu reblado e as letras das músicas. Era conhecido, mas sua música era relegada a guetos ( nichos ) adolescentes. Não era de gosto popular, entende?

Stones era uma banda de rock e blues genuína, mas cá prá nós, não eram populares. Seu único hit de rock foi Satisfaction. O resdante da obra, boa prá caceta, só é conhecida por quem gosta de rock. Isso não é ser oppular, sacou? Os Stones, junto com os Beatles, The Who e Kinks formaram a primeira invasão britânica na música americana.

Black Sabbath e Led Zeppelin são bandas da segunda invasão britânica, etudo o que conhecemos de heavy metal e hard rock foi forjado a partir dessas duas ( e mais o Deep Purple ). Mas também não são populares.
Dá uma olhada no tópico que eu escrevi e veja, fora do circuito de roqueiros, quem conhece, gosta e consome essas bandas.

Antes que me joguem pedras: considero os artistas que você citou ícones e suas obras essenciais. Com exceção do Elvis, tenho todos os discos das outras quatro. Mas não são mais populares que o pop, véio...

clebergf
Veterano
# nov/11
· votar


Calime

Realmente, como dizia o velho ditado, antes tarde do que nunca. XD

marcus_extremelife
Veterano
# nov/11 · Editado por: marcus_extremelife
· votar


Marcelo Bico
Cara, 2 coisas pra você que provam o seu enorme equívoco na sua afirmação:
1° Rock é generalização, não existe o estilo musical rock, já que a cada minuto inventam um tipo diferente.
2° Você não é onipresente, você só vive no Brasil, você não está lá na Coréia do sul ou até no Butão pra saber o que faz sucesso lá, então não generalize, você não é o único que tem ouvido.
3° Vou poupar seu esforço mental de pensar e lhe dar algumas bandas que fazem sucesso mundialmente:

Heavy - Iron Maiden - Hallowed Be Thy Name
Heavy - Judas Priest - Painkiller
Metal - Manowar - Brothers Of Metal
Metal - Rammstein - Ich Will
Trash - Torture Squad - Horror And Torture
Trash - Sepultura - Convicted In Life
Black - Children Of Bodom - Silent Night Bodom Night
Black - Theatres Des Vampires - La Danse Macabre Du Vampire
Black - Mercyful Fate - Fifteen Men
Death - Impaled Nazarene - The Lost Art Of Goat Sacrificing
Death - Slayer - God Send Death

Todas essas são bandas de sucesso SIM, se não for de sucesso aqui no Brasil, em outros países faz sucesso.




Ah, não conhece algumas? Lê de novo a 2.

marcus_extremelife
Veterano
# nov/11 · Editado por: marcus_extremelife
· votar


Foram 3 aliás, lá vai a 4 e 5.

4° O Rock é um conjunto de estilos musicais onde a maioria predomina o uso de expressões nas letras que significam protesto, diferente do Blues que é o lamento do negro americano. Dependendo do estilo o Rock pode até ter letras fortes para os mais calmos.

5° Guitarra em momento algum foi instrumento somente para o Rock, mas sim onde mais se destaca é o Rock, a maioria das pessoas que tocam guitarra, em algum momento já fizeram Rock, seja por vontade própria ou por sentimento oculto.

Sabia que no começo do Rock o instrumento mais usado era o Saxofone? se não sabia, desista de discutir comigo, vai perder seu tempo.





ninguem é perfeito.

Drinho
Veterano
# nov/11
· votar


Os Beatles não eram uma banda de rock.

era uma banda de que?

Bigtransa
Veterano
# nov/11 · Editado por: Bigtransa
· votar


Marcelo Bico

Os Beatles não eram uma banda de rock.

Elvis era conhecido, mas sua música era relegada a guetos ( nichos ) adolescentes. Não era de gosto popular, entende?

Stones era uma banda de rock e blues genuína, mas cá prá nós, não eram populares.

Black Sabbath e Led Zeppelin são bandas da segunda invasão britânica, etudo o que conhecemos de heavy metal e hard rock foi forjado a partir dessas duas ( e mais o Deep Purple ). Mas também não são populares.


Desculpe aí meu amigo, sei que a palavra pode parecer desrespeitosa, mas tem muita merda nesse seu post.... sou contra este tipo de argumentação que usei uma vez que não rebati os pontos que vc colocou, mas quando o que a pessoa escreve não tem compromisso com a realidade fica difícil responder no sentido de estabelecer o debate...é o tipo de coisa q faz a gente ficar com raiva do avanço dos meios de comunicação.... eu não precisaria ter lido nem respondido isso...

Drinho
Veterano
# nov/11
· votar


1° Rock é generalização

eu concordo com essa afirmação

marcus_extremelife
Veterano
# nov/11
· votar


Stones era uma banda de rock e blues genuína, mas cá prá nós, não eram populares.

Só de constar na internet o nome dessa banda e os integrantes depois de tanto tempo, ela já fez sucesso.

@terminadiscussão

Drinho
Veterano
# nov/11
· votar


Não era de gosto popular, entende?

não entendo

Stones era uma banda de rock e blues genuína, mas cá prá nós, não eram populares.

c tá falando sério mesmo?

Black Sabbath e Led Zeppelin são bandas da segunda invasão britânica, etudo o que conhecemos de heavy metal e hard rock foi forjado a partir dessas duas ( e mais o Deep Purple ). Mas também não são populares.

quem que é popular então?

Marcelo Bico
Veterano
# nov/11
· votar


Drinho
Os Beatles eram uma banda que misturaram baladas e rock. Não tocavam só rock.

.marcus_extremelife
Bicho, óbvio que não sou onipresente. Mas já morei fora e te digo que em lugar nenhum o rock é popular. Com exceções das rádios direcionadas ao rock, qualquer coisa que se ouve é pop, em proporção muito maior do que essas bandas aí.
Aliás, o que é definido por voce como pop? Ser conhecido apenas, ou ser conhecido, admirado, consumido? Existe diferença, véio. Hitler e Mussolini são conhecidíssimos. Daí a serem admirados pela maioria vai uma longa distância.


Bigtransa
Tranquilo, doido. Opinião, cada um tem a sua. Mas veja que esse assunto de popularidade começou ( pelo menos o meu post ) quando compararam o rock com o pop.
Mas a linha que separa isso tudo aí é tênue: o que era rock um dia pode passar a ser consumido e se transforma em ícone pop. Vai saber...
Continuo com a opinião de que o rock não é mais popular do que o pop, mas sempre estarei aberto aos argumentos. Isso aqui é debate, parceiro.

Marcelo Bico
Veterano
# nov/11
· votar


Drinho
quem que é popular então?

depende... popular na época que apareceram Led Zeppelin e Black Sabbath?

Populares eram os que tocavam no rádio? Monkees, Hollies, Hermann Hermits, Lulu, Christian, Lobo... isso aí tocava mais do que as bandas de rock, sacou?

Bigtransa
Veterano
# nov/11
· votar


Marcelo Bico
A questão principal que levantei é a falta de argumentos, vc apenas fez uma lista das bandas de rock mais populares de todos os tempos e disse sem nenhum critério que algumas não são populares e outras não são bandas de rock... Isso não serve para confirmar a sua hipótese de que o rock nunca foi popular...

Drinho
Veterano
# nov/11
· votar


Marcelo Bico


demoro então...

Paul Gilmour Petrucci
Veterano
# nov/11
· votar


Marcelo Bico

Cara, seu desconhecimento e falta de perspectiva histórica não me assustam. O problema é você postar tamanhos absurdos como se entendesse alguma coisa. Tenho medo de você ser só mais troll querendo aparecer, mas caso não seja, é necessário esclarecer.

Os Beatles não eram uma banda de rock.

Nisso daí, Robert Fripp, Frank Zappa e Richie Blackmore já levantariam da mesa. Como assim, que elementos faltam aos Beatles para não serem Rock? Começaram no rock n' roll quase clássico dos anos 50, mas colocaram de uma maneira que influenciou artistas de estilos variados, do hard rock ao rock psicodélico, com o qual até flertaram no final da carreira.

Eles misturavam pérolas abandonadas de rock de artistas americanos com versões de canções românticas açucaradas. Com essa mistura eles forjaram a linguagem do pop, como conhecemos hoje.

Pera lá, então eles nunca compuseram músicas que influenciaram praticamente todo o cenário rock após eles? Inclusive os Rolling Stones que você cita abaixo? Linguagem pop formatada pelos Beatles? Você conhece a música pop dos anos 60, a música pré-Beatles? Canções românticas açucaradas, sem dúvida que há, mas raríssimas as bandas de rock que não tem as suas. No mais, qual a proporção dessas canções no todo da discografia deles?

Elvis era um puta roqueiro e foi o cara certo, branco e bonito, para desenterrar o rock and roll e mostrá-lo para a sociedade americana. Mas o rock foi apenas, naquela época, um meio para a garotada destilar a rebeldia. A maior parte da sociedade conhecia Elvis, e repudiava seu reblado e as letras das músicas. Era conhecido, mas sua música era relegada a guetos ( nichos ) adolescentes. Não era de gosto popular, entende?

Elvis, menino dos guetos? Não popular? Quase todos os álbuns de Elvis das décadas de 50 e 60 chegaram ao número dos mais vendidos EUA e Reino Unido. O cara era o símbolo de beleza da época, música de rebeldia? Por favor, o papel do Elvis foi justamente o contrário, tocava baladas pop, rockability, música gospel, country (onde vc mais achar ele numa rádio atualmente). O cara foi um fenômeno em Hollywood, a sua turnê de volta foi uma das mais lucrativas da história, esteve longe de não ser do gosto popular.

Stones era uma banda de rock e blues genuína, mas cá prá nós, não eram populares. Seu único hit de rock foi Satisfaction. O resdante da obra, boa prá caceta, só é conhecida por quem gosta de rock. Isso não é ser oppular, sacou? Os Stones, junto com os Beatles, The Who e Kinks formaram a primeira invasão britânica na música americana.

200 milhões de discos vendidos falam por si só. A quantidade de semanas que vários albuns dos Stones passaram no topo das paradas anglo-saxônicas é uma das mais significativas. Os caras são até sinônimo de rock.

Black Sabbath e Led Zeppelin são bandas da segunda invasão britânica, etudo o que conhecemos de heavy metal e hard rock foi forjado a partir dessas duas ( e mais o Deep Purple ). Mas também não são populares.
Dá uma olhada no tópico que eu escrevi e veja, fora do circuito de roqueiros, quem conhece, gosta e consome essas bandas.


Sinceridade, essas bandas são comuns ao gostos de amantes da música de diferentes estilos. O seu conceito é absurdo, se é rock, não é popular. As bandas de rock talvez sejam asque tenham maior longevidade no cenário mainstream, estamos falando de bandas de 40, quase 50 anos de idade que ainda estão na boca do povo. Enquanto "Hollies, Hermann Hermits, Lulu, Christian, Lobo" , quê???

Antes que me joguem pedras: considero os artistas que você citou ícones e suas obras essenciais. Com exceção do Elvis, tenho todos os discos das outras quatro. Mas não são mais populares que o pop, véio...

Compare os fenômenos do rock e do pop, no momento e após o seu auge. É matemática, não tem erro. Veja o nosso malfado rock n' rio, apesar de atrações pop de peso, quais foram os shows mais disputados e comentados? Você acha que Rihanna é mais popular que Red Hot chili Peppers? Você acha que Mariah Carey é mais popular que o U2? Você acha que Lobo era mais popular que Beatles? Você acha que os Monkees eram mais populares que os Stones?

Marcelo Bico
Veterano
# nov/11
· votar


Bigtransa
Ok, concordo.
Na verdade, partindo do princípio de que os próprios conceitos de rock e pop são voláteis, essa discussão fica sem sentido.

A minha afirmação que o rock não é popular, entenda, é dentro do contexto de uma comparação com o pop, sacou? Ouço Led todo dia, mas se ligo o rádio eu dou de cara com o Justin Bibier.... é isso.

Marcelo Bico
Veterano
# nov/11
· votar


Paul Gilmour Petrucci
Não, nada de troll, parceiro. Só são meus argumentos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarristas Brasileiros mundialmente conhecidos?