Guitarristas Brasileiros mundialmente conhecidos?

Autor Mensagem
marcus_extremelife
Veterano
# nov/11 · Editado por: marcus_extremelife
· votar


Olha esse cara aqui gente, achei o timbre muito parecido, quase mais quase igual ao do Eric Johnson (que eu acho que é o melhor guitarrista americano):


Aí entra a questão de novo dos japoneses, apesar do cara ser meio americano e meio asiático.

clebergf
Veterano
# nov/11
· votar


overlappingcircles

Porra cara, belo post...
Eu nunca tinha entrado na área de divulgação de músicas...e ao ver o seu post sobre o Stalingrado irei passar por lá todos as vezes que acessar o fórum.

Juh_Cruz
Veterano
# nov/11
· votar


Eu particularmente sou fã do edu ardanuy, pra mim ele é um guitarrista de altíssimo nível que definitivamente dá de frente com muito gringo de se respeitar.

Sucesso e talento são coisas que nem sempre andam juntas.. ainda mais nos dias de hoje..

[2]

MMI
Veterano
# nov/11
· votar


Vários guitarristas brasileiros são bons, como o Edu, Andreas, Kiko, Chico Pinheiro é um cara que tem se destacado muito lá nos EUA e outros, Sérgio Buss que fez turnê com Steve Vai, tem muitos. O problema deles é que, queira ou não, são mais do mesmo. Para um produto se destacar fora do país, como estrangeiro, é preciso ser inegavelmente melhor que o produto nacional do país que se deseja entrar. Nenhum deles é inegavelmente superior, nenhum deles criou algo que surpreendeu o mundo.
Se for usar o termo "guitarra" traduzido, pode entrar violão. Se for assim, entra o único brasileiro que pode ser considerado desse naipe. Apesar de eu não gostar muito, o João Gilberto é quem chega junto na história das 6 cordas. Todos os outros, volto a dizer, são mais do mesmo.

Jandira
Veterano
# nov/11
· votar


Eu adoro tópicos mimimi...

Drinho
Veterano
# nov/11 · Editado por: Drinho
· votar



Drinho

Cara onde que foi o show do Michel?


Foi em um espaço de artes em santo andré,,, gambalaia o nome do lugar se não me engano, inclusive ontem teve show lá deles de novo mas não pude comparecer.

é na rua das monções, fica do lado do centro da cidade...

Pepe Le P
Veterano
# nov/11
· votar


Aproveitando o ensejo sobre guitarristas brasileiros, fica a sugestão:
http://www.canoasjazz.mus.br/index.htm

danilomagacho
Veterano
# nov/11
· votar


Nossos músicos não tem necessariamente que ser conhecidos fora, acho que primeiro eles precisam ser reconhecidos aqui mesmo.

Essa "idolatria" que existe com os americanos, ingleses, isso acabou de certa forma "formatando" um estilo de tocar guitarra, todos aprendem assim, não existe "brasilidade" na forma de tocar guitarra como existe por exemplo no violão.

Não sei se com menos influência externa, nossos guitarristas teriam um jeito mais brasileiro de tocar, o que poderia sim cair no gosto popular.

Minha opinião é esta, nossos guitarristas deveriam antes de mais nada ser famosos aqui no Brasil, e não são... principalmente porquê os estilos que tocamos (rock, jazz, blues) não tem nada de música brasileira.

Infelizmente nossos bons guitarristas são conhecidos apenas por nós, guitarristas.

Drinho
Veterano
# nov/11
· votar


Cara, primeiro, a desvalorização já começar aqui no Brasil, o povo brasileiro não tem o mínimo senso de valorização nacional

2

zaganin ou fender?

tomcykman
Veterano
# nov/11
· votar


overlappingcircles

nem pra lembrar do amigo ahuahuaha to brincando

Marcelo Bico
Veterano
# nov/11
· votar


Uai, isso é culpa dos próprios brasileiros!
Se nem aqui a gente conhece e dá valor aos bons guitarristas, pois aqui só se consome axé, pagode, samba, funk e sertanejo ( gêneros onde a guitarra não é valorizada ), não é americano que vai dar valor. Os caras só vão olhar prá algum guitarrista se tiver divulgação. Se o guitarrista não é fenômeno aqui, não será visto em lugar nenhum. Nem aqui.

E se o cara for desconhecido prá tentar se firmar no mercado lá fora, na proporção de um monte prá um, pelas leis da probabilidade será difícil se dar bem.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Eu acho que tem culpa pra todo mundo no cartório, para o público, para os produtores, para o mercado, mas tem inclusive culpa para os próprios guitarristas, que não são só vítimas não.

Eu citei dois guitarristas brasileiros que são famosos nacional e internacionalmente, Jorge Ben Jor e Lulu Santos.

Vocês querem que fiquem famosos os guitarristas de blublublu e subir e descer pentatônica? Nem eu, que tenho música como meu hobby, tenho saco pra ouvir isso, imagine só uma pessoa que não toque?

Na minha opinião, como ouvinte de música, eu acho que os guitarristas, em geral, também são culpados, com uma falta de musicalidade, seus exageros e tudo mais. Não vamos ficar só botando a culpa no público e no sistema não, assumam sua parte da culpa também e tentem corrigir isso. Ou se contentem em ter apenas guitarristas no seu público e não reclamem.

Isso aqui tem guitarra e até minha mãe gostou:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/273638/

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/270012/

linhares80
Veterano
# nov/11
· votar


ele falou que os americanos dão muito valor a musica, lá o guitarristas como Eric Johnson fazem shows beneficentes e arrecadam U$1,000,000, aqui no Brasil Kiko Loureiro vai fazer um Work Shop junta 40 garotos e pronto, ninguém nem sabe que esse WorkShop existiu.


Falou tudo!!

Samuel Silvino
Veterano
# nov/11
· votar


linhares80
Néah! Aqui no Brasil eles são muto conservadores, muito fechados, parece que só existe MPB e Samba, os caras tem que abrir mais a mente!

Calime
Veterano
# nov/11 · Editado por: Calime
· votar


MMI

O problema deles é que, queira ou não, são mais do mesmo. Para um produto se destacar fora do país, como estrangeiro, é preciso ser inegavelmente melhor que o produto nacional do país que se deseja entrar. Nenhum deles é inegavelmente superior, nenhum deles criou algo que surpreendeu o mundo.

Discordo. Sei que no universo da guitarra rock no Brasil não se tem mta coisa inovadora, mas ainda sim temos o Pepeu, Armandinho, Lucio Maia, que fazem sim, algo novo na minha opinião. O Edu tem um estilo, mas de fato, sei que não posso dizer que ele inovou.

Agora sobre guitarristas de Jazz/Fusion/MPB temos muitos, posso citar os principais: Toninho Horta, o Helio Delmiro, o Heraldo do Monte. Esses kras qdo vão praquelas bandas enchem auditório, a galera paga pau mesmo. Não tem apelo mto popular é claro, mas os músicos reverenciam eles por lá.

o único brasileiro que pode ser considerado desse naipe. Apesar de eu não gostar muito, o João Gilberto é quem chega junto na história das 6 cordas.

Não concordo. Ele tem sim, mta classe e qualidade, mas não renovou nada. Ouça um violonista chamado Garoto e um guitarrista americano chamado Barney Kessel e dps me diga o que acha do João Gilberto, rs....

Se for usar o termo "guitarra" traduzido, pode entrar violão

Se tratarmos assim, veremos que juntamente com a Espanha, somos os "top" no mundo. Nenhum pais tem tanta gente boa qto Dilermando Reis, Baden, Heitor Villa Lobos(pra quem não sabe o kra era excelente no violão tbm, alem de grandioso compositor erudito, sua alcunha mais conhecida), Yamandu, Andre Geraissati, Egberto Gismonti, Garoto, João Pernanbuco, Eduardo Agni, Lenine, o clã Assad(Sergio, Odair, e a diva Badi-como gosto dessa mulher!), João Bosco, Dino Sete Cordas, Raphael Rabello....enfim, podeira passar uma noite falando nome de MONSTROS na arte do violão.

Minha sincera opinião é que em se tratando de violão, nós (Brasil), somos os melhores do mundo.

Drinho
Veterano
# nov/11
· votar


Na minha opinião, como ouvinte de música, eu acho que os guitarristas, em geral, também são culpados, com uma falta de musicalidade, seus exageros e tudo mais.

Falta ou excesso de musicalidade é um fator indeterminável, ninguém tem parâmetros para atribuir o que é musical ou deixa de ser, e mesmo que fosse determinável teria muita coisa que não seria "musical" e faria sucesso.

Garota de ipanema é uma das canções mais respeitadas do mundo e eu não aguento ouvir essa música.
Eu acho o Yngwie Malmsteen um insuportável e ele é extremamente bem sucedido.
Você acha sepultura musical? Pra mim parece um tiroteio sem fundamento no rádio e eles são bem sucedidos com a música que fazem.

Enquanto eu não acho o sepultura musical e agradável uma legião de pessoas acha então musicalidade não é parâmetro pra determinar sucesso pois qualquer tipo de som eu creio que vá agradar um grupo de pessoas no mundo...

Um exemplo drástico de uma banda extremamente chata que deu certo chama-se dragon force, é um bando de nerds virtuosos cujo qual sua música parece som de video game e eles também são bem sucedidos. Afinal quem acha chato sou eu e não os fãs da banda.. então conceito de musicalidade definitivamente não é parâmetro.

Vocês querem que fiquem famosos os guitarristas de blublublu e subir e descer pentatônica?

Existem guitarristas brasileiros que estudaram muitos anos com disciplina e trabalham duro todos os dias para tentar levar a sua música á frente sem a menor pretensão de mostrar "blublublu" para o ouvinte mas sim mostrar o seu trabalho que é muito pouco valorizado pela nossa cultura de merda, esse trabalho passa muito longe de ser "blublublu" ou "subir pentatônica",
música é música seja pagode, metal, jazz ou baião então eu acho lamentável se referir a talentos desconhecidos que temos aqui de forma tão desrespeitosa uma vez que tudo que eles fazem é fazer música pela música e não pela grana ou fama...

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11
· votar


Drinho

Tem razão, cara, os guitarristas estão todos certos, a culpa é dos ouvintes.

Drinho
Veterano
# nov/11 · Editado por: Drinho
· votar


Die Kunst der Fuge

A culpa não é necessariamente dos ouvintes cada ouvinte consome o que deseja eu acredito que a culpa tá na mídia pois ela define a tendência e os otários vão atrás.

Um dia black sabbath foi o que a shakira é hoje graças a mídia..

Se o seu intuito é fazer uma música exagerada cheia de "blublublu" como você diz, porque você está errado?
Uma música cheia de "blublublu" não é música?

A partir do momento que você deixa de fazer uma música sem a sua personalidade você não tá fazendo música para o público que quer te ouvir por menor que ele seja, você tá moldando o seu som ao que a massa consome, assim sendo sabe o que eu acho de você? Esperto pra caramba porquê você tá sabendo ganhar dinheiro da música. Sabe o que o yngwie malmsteen vai achar de você? Que você é um otário porque ele faz "blublublu" e anda de ferrari e você não...

o músico tem que fazer música e não o que fulano ou ciclano acha é musical...

Calime
Veterano
# nov/11
· votar


Drinho

Um dia black sabbath foi o que a shakira é hoje graças a mídia..

??????????????

Desculpe, mas dps dessa acho que tenho que parar de escrever nesse tópico, rs...

Drinho
Veterano
# nov/11
· votar


Calime

eu disse por questões de popularidade..

eu estou errado por um acaso?

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


Drinho
Um dia black sabbath foi o que a shakira é hoje graças a mídia..
eu disse por questões de popularidade..

eu estou errado por um acaso?


Não, ta certíssimo.

Ambos dançaram legal.

Drinho
Veterano
# nov/11
· votar


Guilherme Nau

não entendi a ironia garoto

clebergf
Veterano
# nov/11 · Editado por: clebergf
· votar


Drinho

Entendi o seu ponto e concordo principalmente com a parte do rotular a musicalidade, musica é algo totalmente inrotulável. Alguém batendo martelo em uma martela pode ser musical se ele assim quiser e se a pessoa que estiver fazendo isso gostar do que ouvir então está ótimo.

Porém também concordo em partes com o Die Kunst der Fuge, pois o que eu entendi sobre o blublublu é que muitos guitarristas se prendem a isso e acabam não explorando o que o instrumento pode oferece, lógico que se é isso que o cara gosta e é isso que ele quer fazer quem sou eu para falar que ele está errado, porém isso já está um pouco saturado então acaba perdendo público mesmo, acaba sendo música para músico.

O que vc falou do Black Sabbath tem total sentido com relação ao que a mídia fazia com o rock nos anos 70 e 80 e o que ela faz com o pop hoje.
O rock nos anos 70 e 80 era a música "pop".

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


Guilherme Nau
não entendi a ironia garoto


Explicar a piada sempre é sem graça...

A Shakira dança, o Ozzy danço também pelas merdas que ele fez...sacou?

Nãnãnã? rsrs

Marcelo Bico
Veterano
# nov/11
· votar


clebergf
Peraê, peraê, peraê...

o rock nunca foi popular em nenhum momento de sua existência. O que havia nos anos 70/80 era uma música pop que em boa parte era calcada em elementos do rock. Muito disso por causa da proximidade da década anterior, que consolidou o rock como elemento de consumo em suas versões diluídas em pop.

O Black Sabbath nunca foi popular. Apenas considerada uma excelente banda no nicho a que se destinava.

Uma coisa que se imagina por aqui é que nos EUA e Reino Unido se ouve rock em toda esquina, em qualquer rádio... não é nada disso. Lá, como aqui, existe o pop e o rock, cada um é uma coisa, cada qual no seu gueto.

O difícil é definir o que é pop, o que é rock, uma vez que o pop mais e mais adota guitarras em sua composição. E a guitarra é o elemento mais característico do rock, é o seu ícone. A linha que os separa é tênue...

O pop hoje tem um monte de guitarra distorcida, um esporro só. Mas não deixa de ser pop: pasteuriza os elementos do rock, simplifica a coisa toda ( inclusive as letras simplórias em sua maioria ) e põe prá vender.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11
· votar


Marcelo Bico
o rock nunca foi popular em nenhum momento de sua existência.

Brincou, hein.

Bigtransa
Veterano
# nov/11 · Editado por: Bigtransa
· votar


Tem um detalhe importante... o Vai e o Satriani e a maioria dos caras citados aqui fazem sucesso tocando tocando esse shred 80´s porque começaram nos anos 80.... Ninguém vai virar um fenômeno pop fazendo o som de 30 anos atrás..... É a mesma coisa que um cantor novo querer fazer sucesso hj imitando o Nelson Gonçalves....

tomcykman
Veterano
# nov/11
· votar


pop é pop, cada qual no seu tempo

Marcelo Bico
Veterano
# nov/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Pois é, bicho. O rock concebido conforme sua essência, nunca foi música popular, véio. Lá fora os guetos que consomem o rock são grandes, mas ainda assim em qualquer lugar do planeta, a Shakira, a macarena e qualquer outra besteira pop vende mais. Quem mais vendeu discos até hoje foi o Michael Jackson...
Você gosta mais da Ivete Sangalo ou do Foo Fighters? Arrisco a dizer que voce adora o FF e não suporta axé, que nem eu. Mas vai ver quem vende mais por essas bandas? E lá fora o Justin Bibier também vende mais que o FF.
O Led Zeppelin, prá mim a maior reunião de talentos em uma banda de rock, sempre foi execrado pela mídia lá fora. Os fãs idolatravam, enchiam o Madison Square Garden, mas o Bread e o America ( exemplos de música pop na época ) vendiam mais...

marcus_extremelife
Veterano
# nov/11
· votar


o rock nunca foi popular em nenhum momento de sua existência.

pqp, com essa agora vou dormir.


vo mesmo, agora é 13:00, hrs idai?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarristas Brasileiros mundialmente conhecidos?