Guitarra modelo Suhr Modern - Luthier C. Peruzzo

Autor Mensagem
Cristhyano
Veterano
# nov/11


Já que o renatocaster criou um tópico, vou puxar sardinha pra minha também. Aproveitando pra divulgar o trabalho desse luthier sensacional.
Já fazem uns meses que venho pentelhando o Peruzzo com um milhão de perguntas e o cara é atencioso e rápido nas respostas, tudo o que você precisa saber o cara responde numa boa.
Sei que mais gente tem guitarra dele aqui no fórum e daí já da pra ver a qualidade do trampo.
Enfim, vamos ao que interessa. As especificações da criança:

Modelo
Suhr Modern
Cor: http://i.imgur.com/TohQv.jpg
Acabamento Verniz PU Alto Brilho

Madeiras
Corpo em mogno
Braço em mogno
Escala em pau ferro
Top em flamed maple

Detalhes do braço
Escala 25.5" com raio de 12"
22 trastes (Dunlop 6100)
C shape

Largura escala:
Nut: 42mm
22º traste: 56mm

Espessura do braço:
1º traste: 19mm
12º traste: 21mm

Trastes Dunlop 6100
Marcação Birds PRS
Nut de osso

Hardware
Ponte: Seymour Duncan Custom Trembucker TB-5
Meio: Seymour Duncan Five-Two For Strat RW/RP middle
Braço: Seymour Duncan '59 SH-1n

1 volume, 1 tone, 5-way switch

Ponte tremolo Gotoh 510TS-FE1 cromada
Tarraxas Gotoh Magnum Lock cromadas

Um detalhe na captação é que o do meio será single coil com polaridade inversa, assim quando a ponte ou o braço estiverem splitados, ele cancela o ruído com o switch nas posições 2 e 4. Eu pedi um esquema de auto-split na chave seletora, então quando eu escolher captador da ponte + meio ou do braço + meio, os humbucker ja serão splitados automaticamente.

Pra quem estiver procurando um luthier pra fazer a guitarra, recomendo que conversem com o Peruzzo. Gente fina e o melhor preço que encontrei por aí, trabalho com qualidade sensacional.
Assim que ele enviar fotos dela eu vou colocando aqui, ela está em começo de criação e deve demorar uns 4 meses pra ficar pronta porque escolhi parcelar em 4x, assim ela fica pronta faltando poucos meses pra eu terminar a faculdade e vou ter mais tempo livre pra tocar =)

Rough
Veterano
# nov/11
· votar


To dando um jeito no orçamento pra fazer uma "criança" com ele também.
O trabalho é sensacional e o preço SENSACIONAL. Não é fazer propaganda não, mas o trabalho do cara é lindo e o preço é bem melhor que os luthiers paulistas.

Att

renatocaster
Moderador
# nov/11
· votar


Cristhyano

Show! Essa eu vou ter o prazer de acompanhar a construção, vai ficar espetacular essa guitarra, tenho certeza disso!

Aí, agora tá vindo uma "Super Tele", hehehe.

Cristhyano
Veterano
# nov/11
· votar


Num futuro um pouco distante pretendo ter uma teleca também. Ja começou a fazer ou ainda ta planejando?

renatocaster
Moderador
# nov/11
· votar


Rough

O trabalho é sensacional e o preço SENSACIONAL. Não é fazer propaganda não, mas o trabalho do cara é lindo e o preço é bem melhor que os luthiers paulistas.

Concordo contigo. Eu cheguei a fazer uma pequena peregrinação para conseguir encontrar um luthier que aceitasse fazer o modelo de guitarra que eu queria. Os luthiers daqui do RJ, assim como os de SP, a grande maioria só aceita fazer customizações em seus próprios modelos.

Foi quando eu resolvi pedir o contato do Peruzzo para o De Ros, mas confesso que estava até meio descrente, devido aos "nãos" que eu recebi de outros luthiers, hehehe.

Eu só sei que mandei um e-mail pra ele explicando o que eu queria e no dia seguinte já estava fechando o negocio com ele, hehehe.

renatocaster
Moderador
# nov/11
· votar


Cristhyano

Ja começou a fazer ou ainda ta planejando?

Cara, já acertei com ele o que eu quero e já fechamos o valor, forma de pagamento e prazo de entrega. Ele deve começar a trabalhar nela neste mês, já que vou pagar a primeira parcela agora dia 15/11.

A configuração a princípio seria essa (digo "a princípio" porque sempre acaba mudando uma coisinha e outra ao longo da construção, hehehe)

Corpo - Cedro
Braço - Maple com escala em Jacarandá
Trastes - 22 Jumbo Dunlop
Nut - Graphtech
Ponte - Wilkinson modern Tele
Tarraxas - Wilkinson vintage com Ez-Lock
Captadores - GFS Lil Puncher XL (Ponte), GFS Lil Killer (meio e braço)
Chave seletora - 5 posições
Chave mini-toogle - Splita os 3 captadores
Sistema push-pull - Ativa o cap da ponte em todas as posições
Cor - Sunburst com binding creme no top
Ferragens - Douradas
Acabamento - Verniz PU alto brilho

Eu vendi uma strato que eu tinha, aí tinha decidido que dessa vez eu queria uma Teleca. Pensei até em pegar uma Teleca MIM, mas iria pagar mais caro por uma guitarra que eu teria que mexer depois pra ficar do jeito que eu quero. Aí no final das contas, compensou mais em mandar fazer com o Peruzzo.

Cristhyano
Veterano
# nov/11
· votar


Vai ficar foda. Esses GFS aí são bons? Nunca ouvi falar.

renatocaster
Moderador
# nov/11
· votar


Cristhyano

Esses GFS aí são bons? Nunca ouvi falar.

São caps bem legais. Esse Lil Puncher e Lil Killer são do estilo "Hot Rails", com pólos de duas Lâminas. O da ponte tem 15k e os outros dois tem 10k.

http://www.guitarfetish.com/Strat-and-Tele-Guitar-Pickups_c_8.html

E além disso são caps mais baratos, com um bom custo-beneficio. Se eu fosse colocar caps mais "tops" iria encarecer muito a guitarra, aí optei por esses da GFS. Só pra ter uma ideia, os 3 caps sairam quase ao preço de 1 Seymour Duncan Hot Rails.

Pepe Le P
Veterano
# nov/11
· votar


Parece que o FCC ta dando uma bombada no trabalho do Peruzzo, hehehe.

Uma curiosidade, vocês já chegaram a tocar por algum tempo em uma guitarra feita por ele?

renatocaster
Eu entendi mal ou você nem pegou a primeira guitarra e já ta encomendando a segunda?

Cristhyano
Realmente o Cléder é um cara muito atencioso. Boa sorte no seu projeto!

Cristhyano
Veterano
# nov/11
· votar


Nunca peguei uma na mão. Até porque ele é de outro estado.

renatocaster
Moderador
# nov/11
· votar


Pepe Le P

Eu entendi mal ou você nem pegou a primeira guitarra e já ta encomendando a segunda?

É mais ou menos isso. Porém, a Telecaster ainda é apenas um projeto em andamento, que não está fechado. Já acordamos tudo, mas não iniciamos.

Contudo, o projeto da Telecaster não está condicionado ao fato de eu primeiro ter que "conhecer" a tocabilidade de um instrumento feito por ele. Até porque isso tudo é relativo, pois eu posso tocar numa Fender e ter alguma coisa nela que eu não goste. E se isso vier a ocorrer com a guitarra do Peruzzo, ele estará aqui para fazer os ajustes necessários para mim.

Porém, em tése eu desconsidero que isso venha a acontecer, pois é um instrumento que já está "nascendo" do jeito que eu quero. E sobre a Telecaster, eu já estava pensando na possibilidade de adquirir uma, daí surgiu essa ideia de fazer com o Peruzzo.

Eu entendo que vc fique meio reticente pelo fato de mandar fazer um instrumento no qual vc ainda não tenha tocado. E eu devo admitir que me baseei primeiramente na credibilidade que o profissional me passou, e nos outros instrumentos feitos por ele, que eu conheci através de terceiros.

No final das contas, eu posso me decepcionar? Até posso sim, apesar de considerar bem mínimas as chances de isso acontecer.

Abs

Pepe Le P
Veterano
# nov/11
· votar


renatocaster
Começei a acompanhar aqui no forum o pessoal que está projetando guitarras com o Peruzzo pois considero ele uma forte opção para projetos futuros, especialmente devido a ele levar a cabo a palavra "customizável", o que não é a realidade de muitos dos luthiers brasileiros (pelo menos os mais conhecidos). Além disso moro a menos de duas horas de carro de Caxias.

Eu acho que a grande sacada pra encomendar um instrumento "customizado" é o cara já ter uma boa noção de como (e porque) quer cada detalhe da guita, até os que possam parecer menores.

Eu tenho uma guitarra de Luthier, muito boa por sinal, mas que se hoje fosse encomendar, certamente pediria diferente... Faz parte desse processo de ir adquirindo experiência e conhecendo mais possibilidades pra ver quais se encaixam melhor nas tuas necessidades (e até para definir as tuas necessidades). Não é a toa que na nossa jornada guitarrística é comum trocarmos de equipo tantas vezes!

Estou pesquisando e testando (sem pressa) para definir como seria um futuro modelo que atendesse bem minhas expectativas (além é claro de tentar extrair o melhor que puder das que já possuo).

No momento estou numa dúvida cruel quanto ao tipo e configuração de uma ponte adequada para minhas necessidades. Eu uso muito double stops e, eventualmente, deixo notas graves soando enquanto desenvolvo uma melodia com bends o que me direcionaria para uma ponte tipo fixa. Entretanto, eu também curto usar a alavanca ocasionalmente para dar uma leve "chacoalhada" em acordes e para descer a afinação cerca de meio tom. O drama é que caminho buscar para conciliar estes dois aspectos nada conciliáveis!

Provavelmente vou ter optar por qual caminho seguir no futuro... nesse meio tempo vou pesquisando as possibilidade e buscando definir minhas prioridades.

Enfim, seguirei em contato para ver inclusives suas (e de todo pessoal que fizer guitarras com ele) impressões do instrumento.

A minha dúvida sobre terem tocado ou não nos instrumentos é que sou meio reticente a elogiar aspectos que ainda desconhecemos (embora de pra falar que as guitarras são bonitas, que o atendimento é nota 10, e esse tipo de coisa).

Não me entenda errado, eu realmente acredito que as guitarras feitas pelo Cléder sejam muito bem construídas, só acho meio precipitado falarmos algo sem conhecimento de causa.

renatocaster
Moderador
# nov/11
· votar


Pepe Le P

Pois é, cara. Eu não lhe entendi errado não. Só expliquei alguns pontos para que nem vc e nem outros caras daqui do forum (claro, aqueles que eu considero que dissertam por aqui de maneira concisa e relevante, o que é o seu caso) pensem que eu estou mandando fazer guitarras por aí a esmo, sem "eira nem beira", entende? Hehehe.

Faz parte desse processo de ir adquirindo experiência e conhecendo mais possibilidades pra ver quais se encaixam melhor nas tuas necessidades (e até para definir as tuas necessidades). Não é a toa que na nossa jornada guitarrística é comum trocarmos de equipo tantas vezes!

Exatamente, acho que esse é um dos principais fatores que me levaram a fazer uma guitarra customizada.

Eu acho que a grande sacada pra encomendar um instrumento "customizado" é o cara já ter uma boa noção de como (e porque) quer cada detalhe da guita, até os que possam parecer menores.


Exato. Por exemplo, eu tenho uma certa predileção por headstocks invertidos. Como sou canhoto, quando comecei a estudar eu usava uma guitarra de destro, onde para mim era tudo invertido. E quando se está começando a estudar, é uma fase que vc usa a guitarra de maneira muito intensa, toca várias horas por dia, aquela coisa toda.

E como eu estava acostumado a operar as tarraxas de maneira "invertida", eu tomei um certo baque quando comprei a minha primeira guitarra "left Handed". Pode parecer uma coisa boba, mas eu me acostumei (ou me viciei) a usar as tarraxas daquela maneira, hehehe.

E como a N4 naturalmente já possui o headstock invertido, eu nem precisei pedir ao Peruzzo que fizesse essa mudança. Já na Tele, se sair mesmo, também vai ser com o head invertido, hehehe. E fora vários outros detalhes, que vc vai descobrindo ao longo do tempo.

E também pesa o fato de eu ser canhoto. Como é de conhecimento de todos, há uma escassez enorme em guitarras para canhoto. É dificil vc achar uma guitarra relativamente boa a um preço que vc possa pagar. Pois quando acha um modelo bacana, geralmente é uns 20 a 30% mais caro que o modelo de destro.

Cristhyano
Veterano
# nov/11
· votar


Isso porque praticamente é só "virar" a guitarra do outro lado. É exploração demais preço de guitarra pra canhoto.
Acho que isso acontece porque as fábricas fazem em linha de produção e como a canhota é menos procurada eles fazem em lotes menores e consequentemente mais caros. E aproveitam pra enfiar a faca já que canhoto não vai ter outra saída.

renatocaster
Moderador
# nov/11
· votar


Cristhyano

Acho que isso acontece porque as fábricas fazem em linha de produção e como a canhota é menos procurada eles fazem em lotes menores e consequentemente mais caros. E aproveitam pra enfiar a faca já que canhoto não vai ter outra saída.

É justamente isso. Eles não produzem em larga escala, pois a demanda não é igual aos modelos para destros. E no processo de fabricação devem usar diferentes ferramentas, programas de usinagem, gabaritos, etc. Eu acho até meio que comprensível que seja um pouco mais caro, mas o problema é quando chega nas lojas, que cobram mais caro ainda.

Um exemplo é a Gibson LP Tribute. Nos EUA, essa guitarra custa em torno de 850.00 dolares para destro, enquanto o modelo para canhoto sai a 1049.00 dolares, ou seja, 200.00 dolares a mais. Isso em reais, considerando a conversão da moeda e incidência de todas as taxas e impostos, dá mais ou menos uns 800,00 de diferença. É uma diferença bastante considerável, e na prática vc está pagando mais caro pelo mesmo produto, já que as especificações são as mesmas.

Cristhyano
Veterano
# nov/11
· votar


Pra falar a verdade eu nunca entendi realmente porque por padrão a gente usa a mão mais hábil pra palhetar e não pra digitação das notas. Na minha cabeça o inverso do normal seria mais proveitoso, não seria?
Taí uma boa filosofia.

renatocaster
Moderador
# nov/11
· votar


Cristhyano

Existem alguns relatos de guitarristas que são canhotos mas tocam como destros. Aí eu não sei nesse caso a "força" do cara está mais concentrada na mão que digita as notas, que seria a esquerda. Teoricamente, deveria ser assim né, acho eu.

E isso também tem a ver com os controles que o cérebro manda para os membros, enfim...Mas é um assunto interessante mesmo.

Cristhyano
Veterano
# nov/11
· votar


Ta foda segurar a onda, não passa um dia que eu não durmo sem pensar nessa guitarra. Vou dar cria.
Demorou muito pra chegarem as primeiras fotos, Renato?

Alex Pires
Veterano
# nov/11
· votar


Então amigo Cristhyano,

Bem vindo ao time das pessoas que pedem guitarras custom hahaha. No meu caso eu fiz as minhas com o N.Zaganin.

Inclusive, como uma dica já que você pretende fazer um modelo "A la Suhr", eu recomendo fortemente que se você conseguir os captadores da Suhr a coisa fica mais fiel. Digo isso por experiência própria, mandei fazer uma guitarra num estilo Tom Anderson e eu toquei na guitarra com captadores normais e com captadores Tom Anderson. A diferença foi cruel, melhorou tipo uns 80% do som (por mais incrivel que possa parecer), e os captadores que a guitarra tinha antes nem eram ruins mas que eu não vou citar pra não ficar pejorativo.

Enfim, fica a dica.

Grande abraço!

renatocaster
Moderador
# nov/11
· votar


Cristhyano

Demorou muito pra chegarem as primeiras fotos, Renato?

Cara, acho que as primeiras fotos o Peruzzo mandou em uns 20 dias depois que começou a fazer. Tá foda pra segurar a ansiedade aí? hehehehe. Mas relaxa, depois ele vai mandando as fotos aí vc vai se acostumando com a ideia.

De vez enquando tu vai mandando uns e-mails pra "lembrar" ele, hehehe. Ele me disse esta semana que está uma correria só na lutheria dele.

A minha, depois de 5 meses, finalmente tá ficando pronta!

Cristhyano
Veterano
# nov/11
· votar


Alex Pires
A guitarra estilo Suhr é mais no visual mesmo. Apesar de eu achar a sonoridade das Suhr sensacionais, queria um timbre mais vintage, outra cara, por isso fiquei de Seymour Duncan. A sonzeira dos caps da Suhr parecem ser mais puxados pro moderno, porém são ótimos mesmo.
Gosto do visual da Suhr modern porque não fica aquela coisa muito quadrada, ela é mais orgânica.

renatocaster
Entendi, a minha completa 20 dias hoje. Por isso perguntei aqui, imagino que seja algo corrido e nem quero ficar pentelhando o cara. Daqui uns dias mando um e-mail pra ele.

Cristhyano
Veterano
# nov/11
· votar


Algumas notícias, mas sem fotos ainda.
O braço e o corpo ja estão cortados, a escala está secando a cola e assim que terminar ele começa a shapar o braço. No caso do corpo, está esperando chegar o maple dos EUA pra colar no mogno e shapar também.

Incrível como ja da uma aliviada somente ler hehehe

Cristhyano
Veterano
# dez/11
· votar


Finalmente, fotos!
http://imgur.com/s3DqA,MpJwF,osZ45,XBTOl,2hgOx,wWseS,U7Y0r

No projeto pedi nut Graphtech Black Tusq ao invez do de osso. Única mudança até agora.

renatocaster
Moderador
# dez/11
· votar


Cristhyano

Aê, garoto!!! Agora tu tá mais tranquilo, né? Hehehehe.

A guitarra tá ficando massa, hein. Destaque para a madeira pau ferro da escala, tem um visual bem bacana!

Abs

Beelzeboss
Veterano
# dez/11
· votar


Cara vai ficar show ! Quando eu tiver chance de pegar uma outra guitarra da até pra pensar em encomendar uma com ele, rs.

Só na ansiedade pra maravilha ai chegar, rs!

abraço

Cristhyano
Veterano
# dez/11
· votar


To afoito, caras, to afoito.
To até torcendo pra atrasar assim chega quando eu tiver terminando a faculdade que é la pra Maio de 2012, assim não afundo meus estudos pra ficar brincando com a criança.

strinbergshredder
Veterano
# dez/11
· votar


Cristhyano
cara, tá ficando muito legal a sua guita....
eu tbm tenho em mente fazer uma guitarra com luthier; certa vez eu vi o email do peruzzo em algum tópico mas não peguei....

tu pode me mandar uma recado com o email dele??

Cristhyano
Veterano
# dez/11
· votar


Cara, só entrar na área de contato dele do site.
www.peruzzoguitars.com.br

strinbergshredder
Veterano
# dez/11
· votar


Cristhyano
ah tah, pô....
valeu aê ^^

Cristhyano
Veterano
# dez/11
· votar


renatocaster
Dei sorte. Vi a reclamação do Peruzzo no facebook/reclameaqui sobre a Autenticase e falei com ele e ele me disse que não vai mais fazer pela autenticase então o meu vai ser feito em outro, agora é saber se vai ser melhor ou não.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra modelo Suhr Modern - Luthier C. Peruzzo