Autor |
Mensagem |
Unfeelingness Veterano |
# out/11 · Editado por: Unfeelingness
· votar
RennanGuitar oq fica melhor,usar pentas na escala menor harmonica ou andar pelos desenhos da escala menor harmonica?
Então cara, eu faço assim nesse caso: eu uso a pentatônica normal, e "busco" a sétima menor de ouvido, na Escala Menor Harmônica. É mais fácil fazer assim, pq quando vc sentir que pegou a sétima da Escala Maior, é só dar uma escorregada com o dedo e voltar uma casa e você busca a sétima bemol da Menor Harmônica.
Andar pelos desenhos dela não adianta muito, pois o que muda em relação à Escala Maior é só a sétima que fica bemol.
Mas se quiser andar pelo desenho dela, aí você tem que decorá-la, caso queira executar frases longas e rápidas, que é o que o Malmsteen faz. Mas ele usa também a menor melódica. Aí não tem jeito: tem que decorar os intervalos de ouvido para poder executar frases e solos rápidos.
Mas em relação a interpretação da tônica o método é o mesmo, para as Menor Harmônica e Menor Melódica.
|
RennanGuitar Veterano |
# out/11
· votar
Unfeelingness mas a escla menor harmonica tem setima MAIOR e nao bemol ou menor,acho q vc errou
|
Unfeelingness Veterano |
# out/11
· votar
RennanGuitar
mas a escla menor harmonica tem setima MAIOR e nao bemol ou menor,acho q vc errou
Tem razão. A sétima é maior. Ainda bem que você lembrou.
Reparei nisso quando fiz o acorde aqui.
Ele é Am7M, o primeiro do CH da Menor Harmônica em Am.
Vlw
|
RennanGuitar Veterano |
# out/11
· votar
Unfeelingness de nada,vlw topico ta rendendo pelo meu ver,pelo menos em minhas questoes de teoria
|
Unfeelingness Veterano |
# out/11
· votar
É que eu estou com duas cordas quebradas na guitarra aqui, e não pude executar as escalas. Estava tentando lembrar tudo de cabeça hehehee
;)
Foi mal aí...
|
Unfeelingness Veterano |
# out/11
· votar
"topico ta rendendo pelo meu ver,pelo menos em minhas questoes de teoria"
Vou ver se troco as cordas aqui e tentar executar a Menor Melódica. E aí a gente posta ela aqui também.
Se quiser, pode postar tbm... ;)
|
RennanGuitar Veterano |
# out/11
· votar
kkk q buxa eim kkkkkk continue contribuindo com o topico por que enquanto topicos sobre tonantes e slash rendem 17 pags,esse aqui ira render muito mais !!!
|
RennanGuitar Veterano |
# out/11
· votar
opa,estamos ai tbm
|
Unfeelingness Veterano |
# out/11
· votar
continue contribuindo com o topico por que enquanto topicos sobre tonantes e slash rendem 17 pags,esse aqui ira render muito mais
kkkkkkkkkkkkkk Essa foi boa!!! E aquele lá do "É uma cilada, Bino?" Aquele lá vai para umas 10 páginas no mínimo hehehehee...
Por hoje chega, já estudamos bastante ;)
Até mais.
|
RennanGuitar Veterano |
# out/11
· votar
Unfeelingness quanto a questao da menor melodica,nao quero executa-la pq adoro ela,e mais para ser um guitarrista versátil e que toque de tudo um pouco
|
carnisa1 Veterano |
# out/11
· votar
E como fica os arpejos no improviso?
|
RennanGuitar Veterano |
# out/11
· votar
carnisa1 coloque arpejos que estao no campo harmonico e toque com shapes que você goste e cromatize-os
|
Unfeelingness Veterano |
· votar
carnisa1
E como fica os arpejos no improviso?
ASSUNTO: ARPEJOS CONSTRUÍDOS SOBRE A TRÍADE PERFEITA - DESCE O ARPEJO E SOBE FAZENDO O "TWO HANDS"
Então, carni,
Os arpejos também estão construídos sobre a Teoria de Campo Harmônico, mas nem todos. Alguns são construídos sobre o acorde perfeito (maior ou menor), da tríade perfeita. Tríada Perfeita todos sabem o que é né? Ela consiste em Tônica, Terça e Quinta. Se o acorde for menor, a terça é menor.
Assim, se tem uma base em A tocando, repare que eu posso construir o arpejo tanto em cima do Am na quinta casa da guitarra, como construí-lo em cima do C na oitava casa da guitarra.
Então fica assim:
Em Am (não tem dissonância aqui, lembre-se que não há sétima nesse arpejo)
e------------------5----------8-------------12-------------- B-----------------5------------------------------------------ G----------------5------------------------------------------- D--------------------------7--------------------------------- A-------------------------7---------------------------------- E----------------5-----------8--------------------------------
Os números, correspondem às casas da guitarra. Na 12a. casa você liga a nota com um dedo da mão direita, como se fosse fazer um "two hands".
E é para fazer: você pode criar um lick (já existe esse lick) tipo Van Halen, assim:
e-----------------------5---------8------------ --12-------------- B-----------------------5---------8---------------12------------ G-----------------------5-------7-----------------12------------- D-----------------------5-------7-----------------12------------- A-----------------------5-------7------------------12------------- E-----------------------5---------8----------------12------------
Esse é um Two Hands (É meio clichê, mas bem executado, fica muito foda!), que você começa na primeira corda e subindo até a 6a corda. Começa no E na 12a casa e termina no A, na 5a casa da 6a. corda.
Outro arpejo construído em cima da Tríade Maior Perfeita de C, que você pode usar numa base de Rock em A, é aquele executado na 8a casa da guitarra, veja:
e---------------------------------8--------------12--------15- B---------------------------------8----------------------- G--------------------------------------9----------------- D-----------------------------------------10-------------- A-----------------------------------------10-------------- E----------------------------------8-------------12---------
Você digita as notas começando da 8a casa e no final, liga ele com o dedo mínimo na 12a. casa, e com um dedo da mão direita fecha ele na segunda casa - faz um two hands aí também.
Aqui também dá para criar um lick, na subida, do tipo
e----------------------------8---------------12-------15-- B--------------------------- 8---------------12-------15 B-------------------------6-------10---------------13---- G---------------------5---------9--------------12--------- D----------------------------------------------------------- A----------------------------------------------------------- E-----------------------------------------------------------
OBS: essa "guitarra" aí acima não tem 7 cordas não. Tem duas cordas Si, porque o fraseado continua na segunda corda ok?
Bom, por ora é isto. Estes dois arpejos são bastante básicos e fundamentais para serem usados na improvisação. Lembre-se, entretanto, de utilizá-los sempre com intenções para produzir, ora sonoridades maiores, ora menores - na verdade, como Am é a relativa de C, eles sempre terão uma sonoridade maior ou menor conforme o contexto.
Eles podem ser usados estando a base em Am (você está interpretando como Am o A) como em C.
Depois a gente fala um pouco sobre os arpejos horizontais derivados diretamente da Teoria de Campo Harmônico, que possuem uma nota a mais: Tônica, Terça, Quinta e Sétima.
Dê uma treinada aí e veja se te acrescenta alguma coisa...
Bons estudos!
PS 2: Me corrijam aí seu disse ou escrevi alguma nota errada.
|
Unfeelingness Veterano |
# out/11
· votar
RennanGuitar
coloque arpejos que estao no campo harmonico e toque com shapes que você goste e cromatize-os
Fala Rennan! É nóis aqui de novo estudando guitarra! hehehehe
Que tal postar alguns shapes aí?? ;)
(Vamos contribuir, galera...)
Abçs,
|
ferbarper Veterano |
# out/11
· votar
Unfeelingness Por exemplo, há uma base tocando em E7, qual escala você utilizaria para produzir uma sonoridade de rock ou blues? escala menor 6 de E com blues note certo?
|
Unfeelingness Veterano |
# out/11
· votar
Upando...
Solicito aos guitarristas experientes que contribuam neste tópico com seus conhecimentos...
Não custa nada postar um Modo, um Arpejo, um lick, um fraseado, uma dica e etc...
Grato.
|
RennanGuitar Veterano |
# out/11
· votar
Unfeelingness so se for agora meu caro aqui vao alguns que eu conheço Esse e em Em shape 1
e-------------------7----12----------------------------- B------------------8----------------------------------- G-----------------9------------------------------------ D----------------9------------------------------------- A----------7---10-------------------------------------- E------------------------------------------------------
shape 2
e------------------7------12---------------------------- B-----------------8------------------------------------ G----------------9------------------------------------- D---------------9-------------------------------------- A-------------10---------------------------------------- E-----------12------------------------------------------
|
RennanGuitar Veterano |
# out/11
· votar
ta ai pessoal vamo contribuir
|
Unfeelingness Veterano |
# out/11
· votar
ferbarper
UnfeelingnessPor exemplo, há uma base tocando em E7, qual escala você utilizaria para produzir uma sonoridade de rock ou blues? escala menor 6 de E com blues note certo?
"6" seria o que?
Sim, mas aí você está interpretando ele como Em ou Em7 e não como E7.
E então, que "escala" eu uso para obter exatamente a sonoridade de E7??
Mantenho a questão que é para ver se vocês estão entendendo a lógica dos Modos Gregos e sua utilização.
|
Unfeelingness Veterano |
# out/11
· votar
Rennan
ta ai pessoal vamo contribuir
Isso inclui você contribuir tbm... hahahhahaa
Vai, velho! Sei que você tem café no bule. Larga de preguiça e posta alguma coisa aí para a gente....
|
RennanGuitar Veterano |
# out/11
· votar
Unfeelingness olhe para cima A | | |
|
ferbarper Veterano |
# out/11
· votar
oque que vcs querem ? shapes dos modos? eu tenho todos aqui se quiserem eu upo e envio , mas eu so uso pra tira duvidas acho muito mais proveitoso estuda pela formação e pela transposição de tons e nao pela tab . mas se quiserem eu upo as tabs .
|
RennanGuitar Veterano |
# out/11
· votar
agora em A maior shape 1
e--------------------12-15------------------------------ B-------------------14---------------------------------- G-----------------14------------------------------------ D---------------14-------------------------------------- A----------12-16---------------------------------------- E-------------------------------------------------------
e------------------------12-15--------------------------- B----------------------14------------------------------- G--------------------14--------------------------------- D------------------14----------------------------------- A----------------16------------------------------------- E--------------15---------------------------------------
|
Unfeelingness Veterano |
# out/11
· votar
ferbarper
A pergunta que você tem que fazer é: "ele - o E7 é que grau do Campo Harmônico, ou seja, onde ele fica no Campo Harmônico e em qual CH?
A7M - Bm7 - C#m7 - D7M - E7 - F#m7 - G#m7/5-
Veja que, necessariamente se ele é E7, só pode pertencer ao CH de A, logo, eu uso a escala de A; uso arpejos de A.
Mas durante o improviso ele pode ser constantemente ser interpretado como Eólio (Em7, uso escala de G), Dórico (Em7, uso escala de D), etc.
|
RennanGuitar Veterano |
# out/11 · Editado por: RennanGuitar
· votar
ferbarper cara arpejo por tab e pra quem ta começando agora pra quem ja sabe sua estrutura ai estudar shapes e transpor para o tom desejado
abç
ps:unfeeligness sua vez agora
|
RennanGuitar Veterano |
# out/11
· votar
Unfeelingness beleza mas na escala fica mais bonito e melhor cromatizar e criar frases a partir dos shapes da escala,isso da certo?
|
Unfeelingness Veterano |
· votar
Muito bom os dois arpejos do Rennan aí em A7.
Interpretou o A, como sendo A7. E no segundo exemplo o arpejo começa com a sétima.
Muito boa a contribuição!
E, se ele é A7, e é....
D7M - Em7 - F#m7 - G7M - A7 - Bm7 - C#m7/5- Mixolídio!
Uso a "escala" de D, ou seja, estamos improvisando aí no Mixolídio.
Quem mais??
|
Unfeelingness Veterano |
# out/11
· votar
Rennan
beleza mas na escala fica mais bonito e melhor cromatizar e criar frases a partir dos shapes da escala,isso da certo?
Então, mas poste um exemplo aí sobre esse cromatismo que você tá falando, pq até agora não entendi o que vc quer dizer.
|
Unfeelingness Veterano |
# out/11
· votar
ferbarper
oque que vcs querem ? shapes dos modos? eu tenho todos aqui se quiserem eu upo e envio , mas eu so uso pra tira duvidas acho muito mais proveitoso estuda pela formação e pela transposição de tons e nao pela tab . mas se quiserem eu upo as tabs .
No início do tópico foi pedido que se contribuissem também.
Poste aí os shapes dos modos. Eu não tenho aqui na mão todos os shapes. Estou com a guitarra ligada, executando e montando as tablaturas...
|
RennanGuitar Veterano |
# out/11
· votar
Unfeelingness mas como o arpejo q coloquei e A7 se nao tem setima nesse arpejo so ultilizei triades
|