Como Improvisar no Rock Utilizando os Modos Gregos

Autor Mensagem
Unfeelingness
Veterano
# out/11 · Editado por: Unfeelingness
· votar


Olá,

Para fechar então, vamos apresentar o A Lócrio (A maioria dos exemplos foram dados em lá, mas vocês podem transpor os tons)


e----------------------------------------------13-15-17------
B-------------------------------------13-15-16---------------
G----------------------------12-14-15------------------------
D-------------------12-13-15---------------------------------
A----------12-13-15------------------------------------------
E------------------------------------------------------


Sei que a sonoridade parece estranha. Mas esse modo pode ser usado num tipo de seqüência como esta: A - Bb --- Bb - A

Esse dei o exemplo começando da 5a. corda pessoal. Tentem montar construir ele em outra região do braço, na 5 casa. 6a. corda, p. ex.

O Jônico não passei, pessoal, porque o Jônico é ele mesmo, ou seja, se o acorde é A, então é só executar a escala de Lá Maior.

E com isso aí já temos material para os estudos dessa semana.

A tarefa de casa é:

Executar os Modos:

A Jônico
A Dórico
A Frígio
A Lídio
A Mixolídio
A Eólio e
A Lócrio

Mas não pára por aí. Os exemplos dados foram com os modos começando na 6a corda da guitarra. Tente os outros shapes começando-os a partir da 5a e da 4a corda da guitarra.

Junte-se a isso a tarefa de executar os Modos Gregos em outros tons, C, Db, F#, Eb, F, E, Bb etc, e reparem que já há material para meses de estudos.

O objetivo desse estudo é memorizar a sonoridade dos modos, até chegar uma hora em que, no mesmo improviso, você consiga mudar facilmente de um modo para outro.

Há estudos mais complicados, que por enquanto não vamos demandar. Por exemplo, você descer um A Dórico e subir ele Mixolídio. Esse já é um estudo avançado, mas se quiserem, já podem dar início.

Se tiverem dificuldades ou dúvidas o tópico está aqui para a gente tentar dirimir essas dúvidas na medida do possível.

Depois eu vou passar um resumo, um esquema prático para resumir tudo o que a gente discutiu até agora.

Bons estudos e uma boa semana a todos.

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


vlw cara ate amanha

ferbarper
Veterano
# out/11
· votar


esse topico apesar de pouca gente participando merece um stick, ta muito legal

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


opa pessoal,voltei e dessa vez para abordar um assunto que nem sempre é lembrado pelos guitarristas que são as nota de transição,seria por exemplo,você passar do A eolio para o A dorico,na mesma frase,um exemplo disso é esse aqui:

Em E7

e--------------------------------------------------------------
B--------------------------------------------------------------
G--------------------------------------7--4----------------------
D------------------------------6-7-9--------7--5-----------------
A-----------------------5-6-7---------------------7-6-5----5-7--
E------------4------7-------------------------------------7-------

é nada mais que o modo mixolidio com o eolio

por enqunato é isso,prestem atenção na corda G as notas 7 e 4,elas sao as notas de transiçao de um modo para outro,assim,fazendo com que seu fraseado nao se resuma a ir e voltar toda hora para mudar de modo usado

postem videos mostrando os exemplo do topico inteiro ou qual vcs quiserem!!

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


vamo pessoal

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


up?

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


up2

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


eae pessoal,vamo postar poooooo!!

Saul Morello
Veterano
# out/11
· votar


foi mal galera! nem ta dando pra eu postar,to sem mizinha e to meio ooculpado com afazeres escolares! mas final semana eu troco as cordas e posto uma coisinha

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Saul Morello
opa blz entao,mas eo outro cade ele?

Saul Morello
Veterano
# out/11
· votar


RennanGuitar
fala do unfeelingness? so deus sabe hehehehe'

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Saul Morello
kkkkkkkkkkkk
ow se sabe me responde isso aqui ó:
se tenho um Am,uso a escala de C para improvisar que nem o unfeelingness falo,entao tenho que usar todos os modos da escala de C ou so o desenho do modo em todas as escalas?

Saul Morello
Veterano
# out/11 · Editado por: Saul Morello
· votar


RennanGuitar
usar os modos do C pois se usar o desenho em outras escalas correrá o risco de ficar out mas pode sim,exemplo: o tom é Am e vc vai usar C se colocar um shape de escala que seja igual a,vamos supor,C Aeolio vai ficar certo mas se for pra outro shape (ou modo msm) vc correrá o de errar o tom,tipo tenta com esse shape que voi te mostrar que é o de E lydio


e-----------------------------------------------------------12-14-16-
B------------------------------------------------12-14-16----
G------------------------------------13-14-16----------------
D------------------------13-14-16----------------------------
A-------------13-14-16---------------------------------------
E-12-14-16---------------------------------------------------


RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Saul Morello
ara ficou meio confusa sua resposta,irei fazer a pergunta dinovo

tenho o Am,esse Am é interpretado como aeolio,tenho que usar a escala de C para imrpovisar,ate ai certo,agora:

tenho que usar os modos da escala de C?
C(jonio),D(dorico),E(frigio),F(Lidio),G(mixolidio),A(aeolio),B(Locrio)

ou uso a escala de C partindo de A aeolio e o resto da escala usando modos menores como frigio,dorico e locrio ?

?????????????????????????????????????????

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


????????????????????????

Saul Morello
Veterano
# out/11
· votar


RennanGuitar
foi mal,não tinha entendido muito bem sua pergunta,agora que vc reformulou posso lhe responder.seria enteresante a segunda opção pois vc utilizaria o modo partindo da escala correta passando pela tonica.

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Saul Morello
entao posso usar as 2as opçoes

Saul Morello
Veterano
# out/11
· votar


RennanGuitar
sim

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Saul Morello
vlw entao
agora entendi
se quero por exemplo uma sonoridade dorica usa a escala de G e seus MODOS,para improvisar,certo?

Saul Morello
Veterano
# out/11
· votar


RennanGuitar
Sim! so tenha cuidado com as notas out's (não tem nada a ver com o assunto mais um consellho sempre é bom)

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Saul Morello
Vc fala das notas out da escala de G no A dorico,e como sao essas notas out?

ferbarper
Veterano
# out/11
· votar


alguem ai pd me da uma explicaçaozinha de inversão de acordes ,e um exemplo em tab ou algo sobre a aplicaçao da inversao em bases ou algo assim pra mim fazer aqui na guitar?
RennanGuitar ?
Unfeelingness ?

ferbarper
Veterano
# out/11 · Editado por: ferbarper
· votar


Unfeelingness
vou postar os shapes dos modos , agora que reli seu topico que vi seu pedido jaja edito e coloco
EDIT: Se puder responder minha duvida no post a cima ou outra pessoa , agradecido desde ja
e o link das tbs ta aqui o : http://www.4shared.com/file/K2i3cUjy/modos_gregos.html
decorar tem que ser por shapes .... mas acho bom ter todos em tab pra tira as duvidas
abçs

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


ferbarper
opa cara blz?
entao, a inversao de acordes,nada mais é do que inversao da a oitava abaixo do acorde ex:
1º .... 3º ... e 5º .... por exemplo ... C E e G (dó mi e sol)
a inversão seria 3º ... 1º...e 5º ... E C e G (mi dó e sol)
entendeu?
primeiro se toca a mi (corda 6) depois o do (3 casa da coda 5) e sol (5 casa corda 4) tah ae a primeira inversao
é isso

ferbarper
Veterano
# out/11
· votar


RennanGuitar
nossa kra que rapido kkkk achei que ia demora ate amanha pra recebe a resposta (tem acontecido ultimamente) , entendi sim... a teoria eu ja sabia so precisa de um exemplo que nem esse que vc me deu , obrigado
abrçs.
onde anda o Unfeelingness ? largo o forum de novo? =(

Saul Morello
Veterano
# out/11
· votar


RennanGuitar
notas outs são aquelas notas foras do tom,so falei delas pq nem todas as notas do modo vão "combinar" com o tom

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Saul Morello
vlw cara mutioobg

ferbarper
de nada,modo flash de resposta,o Unfeelingness deve ter virado pó pq faz tempo quen nao posta

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


RennanGuitar

se tenho um Am,uso a escala de C para improvisar que nem o unfeelingness falo,entao tenho que usar todos os modos da escala de C ou so o desenho do modo em todas as escalas?

Não. Se você tem um Am, e quer usar Eólio, usará a escala de Dó, mas isto não significa que, se você sair de Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, etc, a escala vai ficar com a sonoridade maior, menor ou flamenca entre outras. Ela soará sempre a mesma.

O que vc poderá fazer é executar os outros modos para memorizar outros desenhos em várias regiões do braço da guitarra. E, tbm, as notas sairão diferentes, haverá um novo "clima", porque as notas estarão em lugares diferentes, mas os intervalos da escala serão sempre os mesmos

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


RennanGuitar

tenho o Am,
esse Am é interpretado como aeolio,
tenho que usar a escala de C para imrpovisar,ate ai certo,
agora:tenho que usar os modos da escala de C?C(jonio),D(dorico),E(frigio),F(Lidio),G(mixolidio),A(aeolio),B(Locri o)ou uso a escala de C partindo de A aeolio e o resto da escala usando modos menores como frigio,dorico e locrio ?


Uma vez tendo escolhido que o Lá será Eólio (uso escala de Dó), se você sair de Ré, Mi, Fá, Sol, Là e Si (Estando no CH de Dó) a escala soará sempre a mesma, porque os intervalos são os mesmos.

Só serve executar Dór, Fri, Li, Mixo, Eól, Ló, - uma vez que eles são apenas a seqüência de C7M para memorizar modos de fazer a mesma escala em várias regiões do braço. Idem para arpejos e pentatônicas

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


feebarper

onde anda o Unfeelingness ? largo o forum de novo? =(

Tirei umas "férias", se é que me entendem uhauhauhaaa

Que bom que continuaram com o tópico!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como Improvisar no Rock Utilizando os Modos Gregos