Autor |
Mensagem |
RennanGuitar Veterano |
# out/11
· votar
Unfeelingness ficou show mesmo!!
|
Unfeelingness Veterano |
# out/11
· votar
Saul Morello e RennanGuitar
que tal se colocar uma quantia determinada de licks por dia? sei lá 3 ou por ai
Tudo bem. Mas procurem construir licks e fraseados utilizando os Modos Gregos, como fiz no exemplo acima, interpretando a tônica. Reparem, que há infinitas possibilidades de criar licks os mais variados...
Se bem que isto não é uma regra. É só um exemplo de utilização dos Modos Gregos para improvisação...
Rennan, sua vez cara! uhauhuahuahuaa
|
AndersonMatos Veterano |
# out/11
· votar
uma pagina so de posts de nos tres lol Acabou isso...
|
Unfeelingness Veterano |
# out/11
· votar
Rennan...
ficou show mesmo!!
;)
|
RennanGuitar Veterano |
# out/11
· votar
mas cara é assim eu construo a frase em cima do desenho do modo? por exmplo em pego A e coloco ele como eolio,eu crio o fraseado em cima dos desenhos possiveis?
|
Unfeelingness Veterano |
# out/11
· votar
up
|
RennanGuitar Veterano |
# out/11
· votar
?????
|
RennanGuitar Veterano |
# out/11
· votar
sim ou nao?
|
Unfeelingness Veterano |
# out/11
· votar
RennanGuitar
mas cara é assim eu construo a frase em cima do desenho do modo? por exmplo em pego A e coloco ele como eolio,eu crio o fraseado em cima dos desenhos possiveis?
É, o fraseado vc pode criar em cima de qualquer desenho.
Acontece que, se vc "fazer de conta" que aquele lá é Dórico, ou seja que ele está no CH de G, os intervalos da escala vão mudar, e é isto que vai produzir a sonoridade diferente.
Se eu usar o A Eólio, ele vai soar a escala de Lá menor que é a mesma escala que a de Dó, mas saindo de Lá.
Mas, se eu uso a escala de G para improvisar cima de um baixo em A, aí a coisa muda de figura, muda a sonoridade.
É lógico que você não pode ficar o tempo todo improvisando em Dórico, porque quando a base mudar, quando ela for de A para C ou para D, vai ficar estranho. Aí vc tem que voltar no Eólio para caracterizar a pegada e a sonoridade de rock.
Mas o importante é saber construir esses fraseados interpretando a tônica.
Outro exemplo é que, se o A for um A7, você usa a escala de D, mas note que (faça o teste aí), quando muda para D, já não cai bem ficar usando a escala de D, em que o A é mixolídio. Mas aí você volta para o eólio.
Enfim, não dá para ficar improvisando num modo que não é o modo "natural" do tom da música o tempo todo. O que você pode fazer é criar frases e licks para mudar a sonoridade.
Upei, pq pensei que o Anderson Matos tinha fechado o tópico. uhauhauhauha Ele disse: "isso acabou", Não entendi nada rsrs.
|
RennanGuitar Veterano |
# out/11
· votar
ainda bem q nao acabou,valeu a explicaçao
|
Unfeelingness Veterano |
# out/11
· votar
RennanGuitar
Vamos ver se você entendeu a coisa.
Construa um fraseado em Dórico sobre uma base em Lá (Esse A é Dórico, ou seja, ele é o segundo grau do CH de Sol, logo, vc irá construir o lick sobre a escala de G)
Tente e poste aqui, vamos ver...
|
RennanGuitar Veterano |
# out/11
· votar
Unfeelingness cara vou deixar para mais tarde agora terei q sair mais vou postar sim flw
|
Unfeelingness Veterano |
# out/11
· votar
RennanGuitar
Ok. Por hoje já estudamos bastante.
Resumindo.
Se eu tenho uma nota, uma base, em C, A, D ou E, eu tenho que, para usar os Modos Gregos perguntar o seguinte:
Esse C é o que? Jônio? Dórico? Frígio? Lídio? Mixo? Eólio? Lócrio??
Se ele é Jônico, então ele é maior
Se é Dórico, é menor
Frígio, menor
Lídio, maior com sétima maior
Mixo, maior com sétima natural e,
Eólio, menor
Lócrio, menor com sétima e quinta bemol.
Cada Modo desses gera uma sonoridade diferente.
Até mais.
|
Unfeelingness Veterano |
# out/11
· votar
Olá!!!
Misturando Mixolídio com Eólio! Vejam:
Em E7
e-------------------------------------------------------------- B-------------------------------------------------------------- G--------------------------------------7--4---------------------- D------------------------------6-7-9--------7--5----------------- A-----------------------5-6-7---------------------7-6-5----5-7-- E------------4------7-------------------------------------7-------
Abçs,
|
Unfeelingness Veterano |
# out/11
· votar
Um Eólio
Em Dm7
e------------------------------------------------------------- B----------------------6-------------------------------------- G---------------5---7---7-5--------------------------------- D-----------7-----------------7-6-5-3----3------------------ A----------------------------------------5--------------------- E-------------------------------------------------------------
Abçs,
|
Saul Morello Veterano |
# out/11 · Editado por: Saul Morello
· votar
ainda pode contribuir? blz lá vai um aeolio e um lidio
c#m aeolido
e--------9h10h12p9------------------------------- B-----10--------------9h10p9---------------------- G--11---------------------------11~---------------- D------------------------------------------------------ A------------------------------------------------------ E------------------------------------------------------
arpegio em Em lidio
e---------------12p16--------------------------------------- B-------------------------12p14------14/16----------------------- G----------12---------------------12----------------------- D-12h14------------------------------------------------- A------------------------------------------------------ E------------------------------------------------------
a / significa slide
|
Unfeelingness Veterano |
# out/11
· votar
a / significa slide
Saul
E p e h significam o que mesmo? (Ha eu sei que significa Harmônico Artificial, e b, bend).
Claro que pode contribuir, deve!
Vlw
|
Saul Morello Veterano |
# out/11
· votar
Unfeelingness p=ligado descedente(pull-off)
h=ligado ascendente(hammer-on)
|
RennanGuitar Veterano |
# out/11
· votar
aew pesssoal gostei da explicaçao e dos exemplos ate amanha flw
|
RennanGuitar Veterano |
# out/11
· votar
RennanGuitar
Vamos ver se você entendeu a coisa.
Construa um fraseado em Dórico sobre uma base em Lá (Esse A é Dórico, ou seja, ele é o segundo grau do CH de Sol, logo, vc irá construir o lick sobre a escala de G)
Tente e poste aqui, vamos ver...
bom vamos criar o lick entao
lick 1 A dorico com saltos (tom G)
e-----------------------10-8---8------------------------ B---------------------------10--10-8-7-8~~~~----------- G-----5-7-5----7-9-7----------------------------------- D---7------7/9------9---------------------------------- A------------------------------------------------------ E------------------------------------------------------
gostou?
|
RennanGuitar Veterano |
# out/11
· votar
??????????
|
Saul Morello Veterano |
# out/11 · Editado por: Saul Morello
· votar
1 lick A Dorico
fazer ritmado e---5---x--5--x--5--------8p7p5---------------------------------- B---5---x--5--x--5-------------5h7p5----------------------------- G---5---x--5--x--5----7b9----------------7~~~---------------------- D---5---x--5--x--5------------------------------------------ A---5---x--5--x--5------------------------------------------ E------------------------------------------------------
x=nota abafada com a mão esquerda (no caso do destro)
|
RennanGuitar Veterano |
# out/11
· votar
Saul Morello isso foi usando o meu ou é outro lick
|
Saul Morello Veterano |
# out/11
· votar
RennanGuitar outro lick
|
RennanGuitar Veterano |
# out/11
· votar
Saul Morello blz
|
RennanGuitar Veterano |
# out/11
· votar
lick 2 feito em cima da escala de G jonio com pedal point
e------------------------------------------------------- B------------------------------------------------------- G----------------------------4---4---4---4-5-4~~~~------ D----------------------4-7-7--7-7-5-5-4-4--------------- A------------5-7/9-10-5--------------------------------- E-------5-7-5-------------------------------------------
|
Unfeelingness Veterano |
# out/11
· votar
RennanGuitar
lick 1 A dorico com saltos (tom G)
Sim, mas você construiu o lick sobre qual escala?
Abçs,
|
Unfeelingness Veterano |
# out/11
· votar
RennanGuitar
lick 2 feito em cima da escala de G jonio com pedal point
Me parece que a escala é D e não G. Será que estou enganado??
|
Unfeelingness Veterano |
# out/11
· votar
Saul Morello
lick A Doricofazer ritmado
Saul, não entendi. o que é o x?
|
Saul Morello Veterano |
# out/11
· votar
Unfeelingness
x=nota abafada com a mão esquerda (no caso do destro)
|