Como Improvisar no Rock Utilizando os Modos Gregos

Autor Mensagem
krixzy
Veterano
# dez/12
· votar


fabioche
Se não é legal tocar o A em dórico pq o acorde é maior e o modo é menor, e então como o acorde é maior eu poderia tocar o A nos modos ,1 4, 5 pq são maiores?

Tipo, se os acordes são maiores eu posso usar qualquer modo grego maior, e se o acorde for menor eu posso usar qualquer modo menor, é isso?

krixzy
Veterano
# dez/12
· votar


up

Crossqb
Veterano
# dez/12
· votar


Muito bom esse tópico. Estou comentando para deixar marcado e dar uma olhada nos exercícios pra aprimorar o uso do CH e tentar coisas novas hehehe. Espero poder contribuir para o tópico tbm.

Abraço!! \m/

krixzy
Veterano
# dez/12
· votar


up! alguem me ajuda ai.

LeandroP
Moderador
# dez/12 · Editado por: LeandroP
· votar


krixzy

Sobre o acorde A maior você pode utilizar o modo dórico (Lá dórico). E também utilizar a "3a maior" do acorde A junto do modo Lá dórico. O fraseado soará maior por causa da "3a maior", e o que seria a "3a menor" do modo dórico passa a ser a "2a aumentada" (ou "9a aumentada"). Seria como misturar um modo Lá dórico com um modo Lá mixolídio.

Lá dórico: A, B, C, D, E, F#, G (T, 2, b3, 4, 5, 6, 7)

Lá mixolídio: A, B, C#, D, E, F#, G (T, 2, 3, 4, 5, 6, 7)

Note que entre os dois modos, embora um seja de tonalidade maior e outro de tonalidade menor, eles têm entre si apenas uma nota de diferença.

Juntando as duas fica:

A, B, B# , C#, D, E, F#, G (T, 2, #2, 3, 4, 5, 6, 7)

Desta vez, por "enarmonia", chamei a nota C de B#, pra corresponder ao intervalo de "2a aumentada/9a aumentada" e não de "3a menor" (nota C), sendo que a escala já possui uma "3a maior" (nota C#).

Você pode substituir a nota B pelo Bb também, mudando a "2a maior" pra "2a menor", dando um outro clima, com ares orientais.

A, Bb, B#, C#, D, E, F#, G (T, b2, #2, 3, 4, 5, 6, 7)

Sobres os acordes C e D, por estarem a uma distância de um tom entre eles, você pode considerar como lídio e mixolídio, respectivamente. Ou Dó lídio e Ré lídio. Ou Dó mixolídio e Ré mixolídio. Ou toque Lá menor melódico sobre o C e o D que também funciona. Enfim, você que manda!

Se você preservar as notas de cada tríade (A maior, C maior e D maior), qualquer escala pode lhe servir. É legal experimentar as diversas possibilidades dos modos sobre os acordes, no entanto, é importante saber se a música realmente propõe este tipo de sonoridade. Aí é conhecimento e bom gosto.

krixzy
Veterano
# dez/12
· votar


LeandroP
Deixa eu ver se entendi, no caso se o acorde de A por exemplo tem como tríade A, C#, E que são 1ª 3ª e 5ª, então eu posso usar qualquer modo ou escala (incluindo penta tónicas?) que tenha essas 3 notas principais do acorde?

E eu troco de escala e tom quando muda de acorde né?

krixzy
Veterano
# dez/12
· votar


up

LeandroP
Moderador
# dez/12
· votar


krixzy

Exatamente! Afinal de contas, não é isso que você está tocando?!

fabioche
Veterano
# dez/12
· votar


krixzy
fabioche
Se não é legal tocar o A em dórico pq o acorde é maior e o modo é menor, e então como o acorde é maior eu poderia tocar o A nos modos ,1 4, 5 pq são maiores?


SE EU ENTENDI O Q VC PERGUNTOU, NÃO É EXATAMENTE ASSIM NÃO...
Os modos 1 (jônio), 4 (Lídio) e 5 (mixo) são todos modos maiores de lá...
se vc está tocando o acorde isoladamente, vc pode fazer isso, mas caso contrário, vc tem q analisar a harmonia!

um exemplo básico de diferença na utilização dos modos:
A - F#m - D - E (modo 1 - jonio)
A - B - C#m (modo 4 - lidio)
A - G- D- A (modo 5 - mixo)

se vc quiser trocar os modos em cada harmona dessas, vc vai ver q sempre vai ter uma nota q vai dar uma chocada com a harmona... por exemplo, se vc tocar um jônio, modo 1, na segunda harmonia, vc vai dar um Ré natural e não a 4ª aumentada, q é justamente a nota q caracteriza o modo... e vai dar um choque grande com os 2 últimos acordes...

não veja isso como regra ok! como te falei, quem precisa decidir o q vc vai tocar ou não é o teu ouvido e o teu gosto musical... bom som ai!!!!

krixzy
Veterano
# dez/12
· votar


LeandroP
fabioche
Vlw, muito obrigado a vcs 2, ajudaram muito.

Epiphone
Membro Novato
# dez/20 · Editado por: Epiphone
· votar


undefinedUnfeelingness
Unfeelingness
Mas eu quero dar uma sonoridade diferente. Quero usar uma "escala" de "Lá menor", com outra sonoridade. Então, eu interpreto aquele A como sendo Dórico. Se ele é dórico, vamos procurar onde está essa outra "escala" de Lá menor:

G7M - Am7 (Dórico) - Bm7 - C7M - D7 - Em7 - F#m7/5-

Mas eu quero dar uma sonoridade diferente. Quero usar uma "escala" de "Lá menor", com outra sonoridade. Então, eu interpreto aquele A como sendo Dórico. Se ele é dórico, vamos procurar onde está essa outra "escala" de Lá menor:

G7M - Am7 (Dórico) - Bm7 - C7M - D7 - Em7 - F#m7/5-


Bom dia..
Nao entendi porque voce iniciou a escala no G7M..

Schelb
Veterano
# dez/20
· votar


Epiphone,

É porque o modo dórico é o segundo grau do campo harmônico maior, Am é o segundo grau do G, então a escala de Lá menor dórico tem as mesmas notas do que Sol maior. Algumas pessoas preferem pensar dessa forma pra se localizar mais fácil na escala.
Isso é um atalho, apesar de não ser a melhor saída, porque na prática, desse jeito, você pode acabar soando como Sol Maior e não como Lá Menor Dórico. Pra soar como Lá menor dórico é importante enfatizar as notas do acorde de Lá no improviso .. como a terça, quinta e a nota característica do modo que é a sexta maior. Espero que não tenha ficado confuso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como Improvisar no Rock Utilizando os Modos Gregos