LeandroP Moderador |
# dez/12 · Editado por: LeandroP
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krixzy
Sobre o acorde A maior você pode utilizar o modo dórico (Lá dórico). E também utilizar a "3a maior" do acorde A junto do modo Lá dórico. O fraseado soará maior por causa da "3a maior", e o que seria a "3a menor" do modo dórico passa a ser a "2a aumentada" (ou "9a aumentada"). Seria como misturar um modo Lá dórico com um modo Lá mixolídio.
Lá dórico: A, B, C, D, E, F#, G (T, 2, b3, 4, 5, 6, 7)
Lá mixolídio: A, B, C#, D, E, F#, G (T, 2, 3, 4, 5, 6, 7)
Note que entre os dois modos, embora um seja de tonalidade maior e outro de tonalidade menor, eles têm entre si apenas uma nota de diferença.
Juntando as duas fica:
A, B, B# , C#, D, E, F#, G (T, 2, #2, 3, 4, 5, 6, 7)
Desta vez, por "enarmonia", chamei a nota C de B#, pra corresponder ao intervalo de "2a aumentada/9a aumentada" e não de "3a menor" (nota C), sendo que a escala já possui uma "3a maior" (nota C#).
Você pode substituir a nota B pelo Bb também, mudando a "2a maior" pra "2a menor", dando um outro clima, com ares orientais.
A, Bb, B#, C#, D, E, F#, G (T, b2, #2, 3, 4, 5, 6, 7)
Sobres os acordes C e D, por estarem a uma distância de um tom entre eles, você pode considerar como lídio e mixolídio, respectivamente. Ou Dó lídio e Ré lídio. Ou Dó mixolídio e Ré mixolídio. Ou toque Lá menor melódico sobre o C e o D que também funciona. Enfim, você que manda!
Se você preservar as notas de cada tríade (A maior, C maior e D maior), qualquer escala pode lhe servir. É legal experimentar as diversas possibilidades dos modos sobre os acordes, no entanto, é importante saber se a música realmente propõe este tipo de sonoridade. Aí é conhecimento e bom gosto.
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fabioche Veterano |
# dez/12
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krixzy fabioche Se não é legal tocar o A em dórico pq o acorde é maior e o modo é menor, e então como o acorde é maior eu poderia tocar o A nos modos ,1 4, 5 pq são maiores?
SE EU ENTENDI O Q VC PERGUNTOU, NÃO É EXATAMENTE ASSIM NÃO... Os modos 1 (jônio), 4 (Lídio) e 5 (mixo) são todos modos maiores de lá... se vc está tocando o acorde isoladamente, vc pode fazer isso, mas caso contrário, vc tem q analisar a harmonia!
um exemplo básico de diferença na utilização dos modos: A - F#m - D - E (modo 1 - jonio) A - B - C#m (modo 4 - lidio) A - G- D- A (modo 5 - mixo)
se vc quiser trocar os modos em cada harmona dessas, vc vai ver q sempre vai ter uma nota q vai dar uma chocada com a harmona... por exemplo, se vc tocar um jônio, modo 1, na segunda harmonia, vc vai dar um Ré natural e não a 4ª aumentada, q é justamente a nota q caracteriza o modo... e vai dar um choque grande com os 2 últimos acordes...
não veja isso como regra ok! como te falei, quem precisa decidir o q vc vai tocar ou não é o teu ouvido e o teu gosto musical... bom som ai!!!!
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