Como Improvisar no Rock Utilizando os Modos Gregos

Autor Mensagem
ferbarper
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
vlw man , ta ajudando bastante esse topico , principalmente quando esta se passando em ''tempo real'' , as vezes há a necessidade de criar topicos com assuntos ja abordados antes pra da uma atualizada , coisa que nem todo mundo entende.

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


mas como o arpejo q coloquei e A7 se nao tem setima nesse arpejoso ultilizei triades

Tá certo, cara. Eu é que executei ele começando da sétima, na 13a. casa.

Obrigado pela observação.

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
tipo eu fazer a escala menor harmonica por exemplo e usar notas de aproximaçao ex:

A menor harmonica cromatizada


e-------------------------------------------------------
B-------------------------------------------------------
G-------------------------------------------------------
D-------------------------------------6-7-9-10-9-7-6-7~-
A-------------------5--5-7-8-7-6-5-6-7------------------
E--------------5-7-8--8---------------------------------


RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
Unfeelingness
de nada!!
olha em cima a escala aew

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


ferbarper

vlw man , ta ajudando bastante esse topico , principalmente quando esta se passando em ''tempo real'' , as vezes há a necessidade de criar topicos com assuntos ja abordados antes pra da uma atualizada , coisa que nem todo mundo entende.

Se está se referindo ao fato de eu ter ou não usado a busca, ao fazê-lo, não encontrei nenhum tópico com este título.

Certamente que deve haver estudos semelhantes. Mas repare que, nem sempre funciona ficar upando tópicos antigos, porque muitas vezes aquele assunto/estudo se deu em um certo contexto; os participantes do tópico eram outros; os interesses eram outros; os objetivos eram outros.

Por isso, muitas vezes é inevitável a abertura de outro tópico.

Postar shapes é interessante, mas o objetivo principal aqui é saber como usar os arpejos em contextos diferentes e não somente em cima do próprio acorde a partir do qual ele foi construído.

Abçs,

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
no exemplo usei notas de aproximaçao para dar o efeito cromatico e bem interessante

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


Renann

tipo eu fazer a escala menor harmonica por exemplo e usar notas de aproximaçao ex:

A menor harmonica cromatizada


Sim, claro. Mas me parece que é um lick, que pode ser construído de maneira particular, por cada um, como parece ser o seu caso.

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


no exemplo usei notas de aproximaçao para dar o efeito cromatico e bem interessante

Exato, e a execução é difícil também se for tocado rápido.

O que eu to passando aqui é algo mais basicão. Mas fique à vontade para adiantar o estudo e postar coisas mais interessantes.

Valeu pelas contribuições aí.

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
mas improvisos sao feitos a partir de arpejos+licks+frases relativamente grandes+base?
se for isso,esperei 4 meses pela resposta

ferbarper
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
foi justamente o que eu quiz dizer =D , as vezes e necessario sim criar topicos novos com os msmos assuntos para atualizalos. Agora deixa eu para por aq pra nao disvirtuar o topico
abrçs.

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


????

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


blz valeu ai

ferbarper
Veterano
# out/11
· votar


RennanGuitar
so esqueceu os riffs , boa dica criar uma melodia repetitiva pra grudar na cabeça, resumindo tudo vem do CH

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
vc concorda com meu ultimo post sobre isso:mas improvisos sao feitos a partir de arpejos+licks+frases relativamente grandes+base?
se for isso,esperei 4 meses pela resposta

???

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


RennanGuitar

mas improvisos sao feitos a partir de arpejos+licks+frases relativamente grandes+base?se for isso,esperei 4 meses pela resposta

Como assim esperou 4 meses?

Sim, em tese são feitos assim, misturando todas essas possibilidades.

Pra dizer a verdade, sempre estudei pouco os arpejos, e raramente os uso, porque fiquei muito "viciado" na técnica de ligadura, ou seja, a gente toca mais na horizontal, e menos na vertical.

Por isso que eu acho interessante vocês postarem aqui também os arpejos, assim eu retomo os meus estudos.

Há muita coisa para ser estudada.

Eu não me especializei em arpejos porque acho muito quadrado ficar o tempo todo fazendo aquilo lá, como muitos fazem, mas, utilizar da forma como vc está dizendo é que é o correto.

Mas, vamos postar aí...

Minha vez agora??

Um cromatismo interessante em Em7 é:

e-----------------------------------------------
B-------------------------7-8 (e aí volta)------
G---------------------------8--------------------
D-----------------------------9------------------
A----------------------7-------10------------------
E-----------------------------------------------

Seguindo - Usando um shape cuja sonoridade é muito bonita para os IIm7 e/ou VIm7 - Em Am7 e Bm7

e-------------------------------------------------
B------------8-----------10-----(E aí volta)----------
G-------------9-----------11-----------------------
D--------------10----------12------------------------
A----------------12---------14------------------------
E-------------------------------------------------

A sequência seria Em7M - Am7 - Bm7

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
que sequencia linda cara
ficou show aqui,pois coloquei sexta no arpegio e fico 10

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


RennanGuitar

que sequencia linda caraficou show aqui,pois coloquei sexta no arpegio e fico 10

Dá para brincar com isso aí à vontade. E se fizer rápido fica mais bonito ainda.

Pode ser executado tanto no som limpo quanto no drive, e pode ser uma base de samba bossa-nova também.


Aí tem um cromatismo na volta que é assim:


e--------------------------------------------
B------------------------------------10----10--9--9--8
G--------------------------------------11---11---10----9-------------
D----------------------------------------12----------------10--------
A------------------------------------------14-------------------12---- -
E--------------------------------------------------------------------- ----

Execute aí para ver se está correto.

Sua vez agora uhauahuuaha

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


RennanGuitar

Espero, finalmente, ter respondido àquela sua questão sobre a cromatização dos arpejos na Menor Harmônica, com os exemplos acima uhauhahuuaaa

Ufa!

;)

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
canso né kkkkkkkkkkkk

la vai

Dm com salto


e------------------------------------------------------
B-----------------------8-10-8-10-8~~---------------------
G------------------------------------------------------
D----------12-8---8-12-----------------------------------
A---------------10--------------------------------------
E------------------------------------------------------


RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
saciou minha sede de aprendizado completamente kkkkkkkkkk

olha os arpejos com salto pois irei mandar varios com saltos e CROMATISMOS muashuahsuamausahsa

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
toca esse ai e veja se gosta e acrescente 6as 4as 7as,seu papagaio,seu tio e tudo mais

Unfeelingness
Veterano
# out/11
· votar


RennaGuitar

canso né kkkkkkkkkkkk


Aquele último lá deu trabalho para montar hehehee

Sua vez de novo!

;)

carnisa1
Veterano
# out/11
· votar


RennanGuitar
Unfeelingness
Valeu pelas dicas dos arpejos.

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
blz agora o CROMATICOOOOOOO

B menor


e------------------------------------------------------
B---------------------7-8-10-11-12------------------------
G-------------------8----------------------------------
D-------------9-8-9-----------------------------------
A------------9-----------------------------------------
E----------7-10-----------------------------------------


RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


carnisa1
dinada cara,estamos ai para qualquer pergunta,so fazer e esperar a resposta
abç

Unfeelingness
Veterano
# out/11 · Editado por: Unfeelingness
· votar


carnisa1

RennanGuitarUnfeelingnessValeu pelas dicas dos arpejos.


Outro em cima do acorde maior perfeito, com outro shape. Agora, começando da 5a. corda. Esse é para fazer rapidão, ir e voltar. É fácil.

Vou dar o exemplo em E, porque em C a envergadura da mão é foda.

e--------------------------7-------------12---------16--(e aí volta)
B------------------------------9-------------------------
G------------------------------9--------------------------
D------------------------------9--------------------------
A-------------------------7--------11-------------------
E---------------------------------------------------------

OBS: as três notas na casa 9 devem ser executadas com o dedo médio em forma de pestana.

A nota na casa 16, vc digita com um dedo da mão direita. Se quiser, pode dar uma "paradinha aí" e fazer um "two hands" antes de voltar. Use o captador médio ou grave, para o som sair limpinho.

Bons estudos.

Saul Morello
Veterano
# out/11
· votar


Unfeelingness
fala cara! parabens pela iniciativa,entendi oq vc quis dizer!agora,teria so como me explicar melhor oq é o campo harmonico?eu não sei muito oq é apenas tenho uma noção não pratica/teorica! vlw!

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


Saul Morello
pode ser uma explicaçao minha?

Saul Morello
Veterano
# out/11
· votar


RennanGuitar
claro,qualquer um pode me ajudar!

Unfeelingness
Veterano
# out/11 · Editado por: Unfeelingness
· votar


Saul Morello

como me explicar melhor oq é o campo harmonico?

Bem vindo ao tópico.

O Campo Harmônico é uma teoria matemática-musical, sob cujas bases todas as músicas são compostas.

Ele é composto de 7 Modos Gregos, que são 7 modos de se executar uma mesma escala que se caracteriza pela sua assimetria, como a Escala Maior, que tem intervalos alternados entre tom e semi-tom. E essa Assimetria, do ponto de vista matemático, é que faz gerar os Campos Harmônicos.

São três eles> o da Escala Maior ou Natural; o da Escala Menor Harmônica e o da Escala Menor Melódica. Por enquanto a gente está estudando os Campos Harmônicos das Escalas Maior Natural e da Menor Harmônica - menos complexos que a da Menor Melódica. Esta última é mais utilizada em Jazz, Bossa-Nova e alguns Rocks Progressivos.

Escalas como as Diminutas (tom - semitom- tom - semitom... sempre assim) e as de Tons Inteiros (tom - tom - tom... sempre assim) não geram Campos Harmônicos.


Até aqui, teoria... Vamos falar sobre a prática agora

A grande sacada da Teoria de Campo Harmônico é a interpretação da tônica, em que podemos proceder às já conhecidas intenções, menores, maiores, blues, etc.

Procure dar uma lida no tópico, e à medida que surgirem dúvidas você as coloca.

O tópico está aberto também para se postar exercícios, shapes de arpejos, licks e dicas, ou seja, todos podem participar e contribuir de alguma forma.

Quero deixar claro tbm que, estou aprendendo. Eu não tenho domínio pleno, na prática, disso que estou passando aqui.

Mas um dos objetivos principais do tópico, é passar a "sacada" do famoso "improvisar em dórico", em mixolídio, eólio, jônio, enfim, saber como utilizar os Modos Gregos para improvisar no Rock

Abçs,

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como Improvisar no Rock Utilizando os Modos Gregos