Autor |
Mensagem |
RennanGuitar Veterano |
# out/11
· votar
Saul Morello vamos la entao,o campo harmonico nada mais é do que uma formula q determina acordes de uma determinada musica,ele e composto por sete graus sendo eles: 1* maior 2*menor 3*menor 4*maior 5*maior 6*menor 7*5# ou 5meio diminuto lembrando que esse é o campo harmonico maior,existem ainda o menor,menor harmonico e menor melodico
no campo harmonico ha tbm a tonica,dominante e subdominante
um exemplo,do campo harmonico de C
tonica:A partir do 1o Grau dominante:A partir do 5o Grau subdominante:A partir do 4o Grau relativa da tonica:A partir do 6o Grau relativa da dominante:- A partir do 2o Grau relativa da subdominante:A partir do 3o Grau
e isso qualquer coisa so dar um toke
|
RennanGuitar Veterano |
# out/11
· votar
os dois postamos com explicaçoes diferentes,LOL
|
Saul Morello Veterano |
# out/11
· votar
Unfeelingness então o campo harmonico é mais ou menos a base do shape das escalas?tipo ele da 7 "chances" de escolher a escala "certa" para determinado tipo de musica?
|
Saul Morello Veterano |
# out/11
· votar
RennanGuitar me confundi com a dele mas segundo a sua o CH é a procedencia de notas apartir de uma determinada tonica?
|
Unfeelingness Veterano |
# out/11 · Editado por: Unfeelingness
· votar
Saul Morello
então o campo harmonico é mais ou menos a base do shape das escalas?tipo ele da 7 "chances" de escolher a escala "certa" para determinado tipo de musica?
Eu não diria "7 chances", eu diria 7 modos de se executar uma mesma escala com sonoridades específicas
Ah, mas você é macaco velho. Posta mais aí...
Só estamos eu e o RenannGuitar estudando aqui cara... rsrs
Fala mais aí sobre a TCH... Posta alguma coisa aí - arpejos, shapes, licks, e, se puder, cite maneiras e modos de aplicação do Campo Harmônico na improvisção
O tópico está aí para todos participarem e contribuírem....
|
RennanGuitar Veterano |
# out/11
· votar
sim exato,levando em cosederaçao que a partir do tom,e gerada nostas diferentes
|
Unfeelingness Veterano |
# out/11
· votar
Saul Morello
me confundi com a dele mas segundo a sua o CH é a procedencia de notas apartir de uma determinada tonica?
A pergunta foi para o Rennan mas vou meter o bedelho:
E não é? Não é a tônica que determina toda a seqüência e sonoridade do campo harmonico?
Por exemplo, se eu digo que um A é A7, há uma tônica determinando qual CH devo usar - qual Modo deverei usar. Se tenho a intenção Am7, já uso outro modo. Se interpreto ele como A7M, uso outro e assim por diante, se é que me entendem...
Você concorda com isso??
|
RennanGuitar Veterano |
# out/11
· votar
agora irei mostrar licks em base nas pentatonicas menores
lick 1 formado pela penta de Am
e----------8-5-8-10-8-5--5----------------------------- B-----------------------8--8-5------------------------- G-----------------------------5-7---------------------- D--------------------------------7-5-4----------------- A-------------------------------------5--8------------- E-----------------------------------------8--5--8------
|
Saul Morello Veterano |
# out/11
· votar
Unfeelingness opa! entendi agora!vo ver se nas proximas jams tento aplicar esses conceitos!
macaco velho não entendi a expressão.
so posso colocar alguns shapes de arpejos pq de teoria sou uma bosta rsrsrs...
|
RennanGuitar Veterano |
# out/11
· votar
Unfeelingness vc falando ate q levei em consideraçao aproveitem e vejam esse lick q postei
|
Saul Morello Veterano |
# out/11
· votar
Unfeelingness ahhhh! vlw ai cara entendi! isso vai me ajudar muito,já que pretendo sair mais da penta
|
Unfeelingness Veterano |
# out/11
· votar
Saul Morello
macaco velho não entendi a expressão.
Quis dizer que você já é ou parece ser veterano na Teoria de Campo Harmônico, tipo "cobra criada" hehehehe
Abçs,
|
RennanGuitar Veterano |
# out/11
· votar
Saul Morello shapes vc ate pode pq estou tao alegre aqui q estou criando licks que nem padeiro fazendo pao kkkkkkkk
|
RennanGuitar Veterano |
# out/11
· votar
lick 2 penta de Em com salto e cromatismo
e-------------------------------------------------------12--15 B---------------------------------------------12-15-16------ G-----------------------------------------------------15----- D----------------------------------12-14-15------------------ A--------------------12---12--15-16--------15---------------- E---------------12-15---15-----------------------------------
|
Saul Morello Veterano |
# out/11 · Editado por: Saul Morello
· votar
ui vo postar uns licks por aqui! penta de Em e-------------15b17-12------------------------------------------------ -- B---------12-------------12p15-------------------------------------- --- G---14b16----------------------14b16r14p12h14p12---------------- D----------------------------------------------------12h15p12--- - A------------------------------------------------------------------12- E----------------------------------------------------------------------------
arpeggio em D6 os parenteses fazem se quizer e------15(h17p15t19t20)------------------------------ B-----12--------------------------------------------- G---14------------------------------------------------- D-12----------------------------------------------------- A------------------------------------------------------ E------------------------------------------------------
cromatismo com arpeggio em C e21-22-20-19-18-17-16-15-14-13-12------------------------ B----------------------------------------13------------------- G-------------------------------------------12----------------- D-----------------------------------------------14-------------- A---------------------------------------------------15----------- E------------------------------------------------------------------
lick com penta de Em(pode repitir qts vezes quiser os pull-offs e os bends e--------12---------------------------------------------- B-15b17-----15p12------15p12-------15p12--------------------- G----------------14b---------14b--------14bHa------------------ D------------------------------------------------------ A------------------------------------------------------ E------------------------------------------------------
|
Unfeelingness Veterano |
# out/11
· votar
RennanGuitar
Unfeelingnessblz agora o CROMATICOOOOOOOB menor
Esse que você postou é muito legal. O tópico está tão rápido que muita coisa passei batido. Estou relendo...
Aquele shape seu em Em gostei tbm.
Valeu!
|
RennanGuitar Veterano |
# out/11 · Editado por: RennanGuitar
· votar
Unfeelingness se vc acreditar q fiz isso em exatos 2 min cada vc vai ri de mim? a e obg !!!
|
Saul Morello Veterano |
# out/11
· votar
nossa lick por cima de lick ta rico o topico em?
|
Unfeelingness Veterano |
# out/11
· votar
Saul Morello
O "cromatismo com arpegio em C", consegui executar, mas os demais não entendi aqueles "b" bemóis la´....
Pq não coloca só o número da casa da guitarra??
|
RennanGuitar Veterano |
# out/11
· votar
estou comçando a achar q esse topico vai fazer historia no fcc
|
Unfeelingness Veterano |
# out/11
· votar
Ou eu que não to sabendo mais ler tablatura uhauhuahuaa
Não conheço esses símbolos aí "p" "b" "Ha" (harmônico?)
Explica aí, velho... rsrs
|
Saul Morello Veterano |
# out/11 · Editado por: Saul Morello
· votar
Unfeelingness lá vai:b=bend,p=pull-off(ligado descendente,axo que é assim),h=hammer on(ligado ascendente),t=tapping(two hands),H.A harmonico artificial e r=reverse(no caso ai voltar a nota original)
|
RennanGuitar Veterano |
# out/11
· votar
oq vcs acham?
|
Unfeelingness Veterano |
# out/11
· votar
RennanGuitar
"oq vcs acham?"
Acho que já tem um bom material aí. É pegar e treinar, e pôr a técnica em dia ;)
|
Unfeelingness Veterano |
# out/11
· votar
Saul Morello
lá vai:b=bend,p=pull-off(ligado descendente,axo que é assim),h=hammer on(ligado ascendente),t=tapping(two hands),H.A harmonico artificial
Valeu a explanação cara... Eu mesmo não conhecia essa notações em tablatura.
|
Saul Morello Veterano |
# out/11
· votar
uma pagina so de posts de nos tres lol
|
RennanGuitar Veterano |
# out/11
· votar
Unfeelingness bom gente,agora e pegar o que foi passado hoje e treinar e amanha ou ainda hoje postarei mais licks e pretendo amanha apresentar 7 licks para nos estudarmos
|
Saul Morello Veterano |
# out/11
· votar
RennanGuitar que tal se colocar uma quantia determinada de licks por dia? sei lá 3 ou por ai
|
RennanGuitar Veterano |
# out/11 · Editado por: RennanGuitar
· votar
minha meta sao 7 e a sua Unfeelingness?
|
Unfeelingness Veterano |
# out/11
· votar
Vai aí um exemplo de fraseado em Dórico.
A música está em A, e eu construí o fraseado em cima da escala de G. Acabei de criar agora. Vejam se gostam.
e--------------------------------------7----------------------- B-----------------------------7-8--10---10--8-7------------------- G-------------------------8 9----------------------9-8-7-6--------- D------------------------------------------------------------9-7-5---
A--------------------------------------------------------------------- -7- E---------------------------------------------------------------
|