Poste aqui o vídeo (ou os vídeos) de sua participação no Concurso Cultural Fuhrmann - Marcos De Ros

Autor Mensagem
Unfeelingness
Veterano
# nov/11 · Editado por: Unfeelingness
· votar


GuitarHome

Mas eu estou fazendo uma tremenda confusão hehehe, você pode me dizer qual você achou bem parecido com os demais, e qual você curtiu mais? Já que não pode criar um tópico exclusivo para postagem dos videos, qualquer breve comentário já é de grande valia!

Em termos de sonoridade os dois estão semelhantes a muitos solos que eu já ouvi por aqui. Eu disse "semelhantes", e não que estão iguais. A sua pegada faz com que o seu solo seja único, mas ainda assim, a sonoridade está semelhante a muitos - a começar por aquele acorde grave de tônica e quinta lá no começo.

Em termos de pegada e idéias, aquele primeiro seu lá parece bem nervoso, com um tema no começo, umas frases bacanas e umas alavancadas nervosas. Tá muito bom mesmo aquilo lá. O problema é que há outros bons também. rsrs

Hoje em dia não é como antigamente, que existia a possibilidade de você se tornar bom na guitarra, enquanto muitos outros ficavam por baixo. uhauhhauaa. Isso acabou!

Então, uma forma de se destacar é criar algo inusitado. As idéias que tive aqui - ensaiei mas não gravei - foi sobre inversão de acordes (com o drive ligado, com esse mesmo timbre aí que você usou), E/A E/B, E/G, E/D E/C E/isso e aquilo... Criando um tema, é claro, e no finalzinho fecha com um lick nervoso etc e tals...

;)

Abçs e boa sorte. Você é um bom candidato.

Pronto, comentei!

Unfeelingness
Veterano
# nov/11 · Editado por: Unfeelingness
· votar


Achei o vídeo que eu tava procurando, com comentários do De Ros sobre as possibilidades de se trabalhar com os acordes mas "sem subverter a harmonia" - nas palavras do De Ros <a href="http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/272106/p11" target="_blank">http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/272106/p11</a>

Está perto do seu aí, Guitar Home.

Lógico que, não necessariamente tem que ser parecido, mas vejam que as idéias são diferentes. Ficou diferente, pelo menos, não que eu votaria nele apenas por isso, mas ele interpretou de forma diferente, criou uma música, e não um solo sobre a BT ;)

tomcykman
Veterano
# nov/11
· votar


Unfeelingness

Sobre a maioria das pessoas interpretarem o E como Em, é porque a batida da música meio que leva pra esse lado. até fiquei testando sons em tonalidades maiores, mas não soou nem de perto tão bem quanto o Em. Lembrando que usando o Em dá pra usar milhões de recursos e fazer soar diferente também, além de cromatismo e tal. Pelo menos pra mim, os meus vídeos não soaram parecidos com os demais.

GuitarHome
Veterano
# nov/11
· votar


Unfeelingness
Hehehehe agora sim!!! muito obrigado pelo comentário, que por sinal foi bem completo rs!!!
Realmente, existem muitos videos bons, pessoal está participando em peso mesmo nesse concurso!
Muito obrigado pelos comentários velho!
Se conseguir, tenta gravar sua versão também!
Abraço

Unfeelingness
Veterano
# nov/11
· votar


GuitarHome

Se conseguir, tenta gravar sua versão também!

Isso se eu conseguir baixar a BT do De Ros né?? (Como baixa ela? Tem que se inscrever lá no site onde ela está hospedada?)

Gabriel Landim
Veterano
# nov/11
· votar


Essa discussão aí tá legal...
Confesso que não consegui gravar nada aqui ainda que fosse minimamente original...

Teve um concurso do Brett Garsed uns tempos atrás que era muito interessante, a BT era cheia de modulações e forçava o músico a ter um bom conhecimento de harmonia para poder improvisar em cima, meio que peneirava legal.
Sem desmerecer o concurso e o De Ros, mas seria uma sugestão legal para os próximos concursos culturais de fabricantes nacionais.

Unfeelingness
Veterano
# nov/11
· votar


Consegui baixar a BT, lá pelo "link alternativo", mas o som não tá saindo aqui no Guitar Rig 4. Isso aqui é pura emoção, cada hora surge um problema diferente.

Se mexe com o Audacity o som sai abelhudo... ai, ai ai...

Pepe Le P
Veterano
# nov/11
· votar


Gabriel Landim
Teve um concurso do Brett Garsed uns tempos atrás que era muito interessante, a BT era cheia de modulações e forçava o músico a ter um bom conhecimento de harmonia para poder improvisar em cima, meio que peneirava legal.
Sem desmerecer o concurso e o De Ros, mas seria uma sugestão legal para os próximos concursos culturais de fabricantes nacionais.


Mas acho que o objetivo da Fuhrmann/De Ros é justamente não peneirar. Acredito que não seja do interesse deles ter somente um punhado de gente divulgando a promoção no iutubi. Eu por exemplo, mesmo não sendo um grande conhecedor de harmonia (supondo que quisesse participar), usaria o recurso de ouro de todo bom músico: meus ouvidos ;)

Também sou da opinião que quando a pessoa é criativa e empenhada ela tem tudo pra gravar um som legal, seja numa bt complexa ou numa com um baixão marretando um mizão...

Você mesmo parece um cara com totais condições de gravar um vídeo excelente. As vezes agente fica na espera de uma "sacada genial" ou "momento de inspiração sublime" que não acontece, mas nem por isso não podemos gravar algo bom que agrade aos sentidos alheios.

Dei mais uma escutada no pessoal que ta concorrendo e achei vários muitos bons, inclusive alguns bem originais até. Vou ver se domingo tiro um tempinho pra tentar gravar mais alguma coisa.

Bruno_guitar123
Veterano
# nov/11
· votar




Gabriel Landim
Veterano
# nov/11
· votar


Pepe Le P
Mas acho que o objetivo da Fuhrmann/De Ros é justamente não peneirar. Acredito que não seja do interesse deles ter somente um punhado de gente divulgando a promoção no iutubi.

É verdade, nisso eles conseguiram muito sucesso!

Eu por exemplo, mesmo não sendo um grande conhecedor de harmonia (supondo que quisesse participar), usaria o recurso de ouro de todo bom músico: meus ouvidos ;)


Sem falsa modéstia, eu vi teu vídeo e tu manda muito bem...
Eu também vi alguns bem legais e originais também (os cleans me chamaram mais a atenção), mas eu estou dizendo que pra mim pelo menos só tá saindo o óbvio. E se for pra gravar por gravar, eu prefiro nem participar. Mas sei lá vai que brota uma criatividade aqui.

leandroantonioli
Veterano
# nov/11
· votar


Essa discussão está muito pertinente, pessoal.

Nos últimos meses estive fazendo uma breve análise de alguns concursos de guitarra desde 2007 até 2011. O que se pode concluir é que o nível dos participantes evoluiu bastante, talvez muito mais por causa do acesso à internet do que pelo "aparecimento" de bons guitarristas, os quais já existiam.
Ocorre que os concursos meio que se tornaram uma vitrine para patrocínio, divulgação de trabalho, etc. Daí cada vez mais excelentes guitarristas acabam se interessando em participar.

Contudo, isso acaba gerando uma problemática. Como há muitos participantes bons, a escolha dos vencedores acaba por ser algo meio que subjetivo, levada estritamente ao gosto pessoal dos jurados devido ao digamos "excesso" de gente boa participando.
A meu ver é o caso desse concurso da Fuhrmann e de outros que aconteceram ultimamente. Desse monte de participantes talvez 1 ou 2 já podemos indicar como entre os ganhadores, mas a grande maioria está no mesmo patamar.

Talvez num futuro próximo os concursos passem a analisar composições próprias ao invés de disponibilizar uma BT para improviso. Assim talvez se possa extrair mais dos candidatos e o processo seletivo ficaria um pouco mais objetivo.
Digo isso porque há muitos guitarristas bons no improviso, mas que não compõem bem, e vice-versa. Enfim, deste modo acredito que a seleção ficaria mais interessante tanto para a marca que se quer divulgar, quanto para o trabalho do guitarrista.

Gabriel Landim
Veterano
# nov/11
· votar


leandroantonioli
Talvez num futuro próximo os concursos passem a analisar composições próprias ao invés de disponibilizar uma BT para improviso. Assim talvez se possa extrair mais dos candidatos e o processo seletivo ficaria um pouco mais objetivo.

Seria MUITO interessante.

Alan_Domingues
Veterano
# nov/11
· votar


leandroantonioli

Poxa bicho, concordei em tudo o que você disse. Mas lhe confesso que para quem já teve oportunidade e já é agraciado com patrocínio e etc. não tem o "porque" de participar. Seria pelos prêmios? Talvez. Mas acho que o rodizio de oportunidades poderiam acontecer. E sinceramente? Vejo que está acontecendo bastante, por isto eu continuo participando de todos os concursos brasucas.

leandroantonioli
Veterano
# nov/11
· votar


Alan_Domingues


Mas lhe confesso que para quem já teve oportunidade e já é agraciado com patrocínio e etc. não tem o "porque" de participar. Seria pelos prêmios?

Nesse ponto creio que precisaríamos entrar no mais profundo abismo do subconsciente de cada participante - que na verdade é um ser humano. Seria por ego? Espírito de competição? Para renovar sua imagem? Por prazer? Novos patrocínios, etc?
Enfim, cada um tem seu o motivo.....

Eu, particularmente, havia decidido suspender minha participação em concursos, não somente pela falta de tempo que estou no momento, mas também pelo subjetivismo dos processos seletivos que mencionei no texto acima.
Acontece que nesse da Fuhrmann o grande pivô é o De Ros, e ele merece nosso apoio. Já viu outro guitarrista de renome e consagrado perdendo seu tempo esclarecendo dúvidas, apoiando e interagindo aqui no fórum???? Que nada, né?! Há uns e outros que aparecem de vez em nunca para promover algo de interesse próprio, e só.

E apesar de achar a iniciativa dos concursos muito boa pela questão do incentivo cultural, divulgação de trabalho, e etc; somente voltarei a participar quando puder competir com uma composição minha.
Competir no improviso com os "Alans Domingues" da vida é meio complicado. KKKKKKKKK


Grande abraço!!!!!

Alan_Domingues
Veterano
# nov/11
· votar


leandroantonioli

Mais ai que está.

Você participa do concurso, o cara gostou da tua vibe, e estando no youtube, conhece seu material.

Se for por material próprio tem o GB ai.

ricolb
Veterano
# nov/11
· votar


Pepe Le P
Não to participando mas gravei na BT!

Como é que vc dá um mole destes?! Ficou muito bom. ABÇS!

gucrispim
Veterano
# nov/11
· votar


leandroantonioli
uma hipótese que você usou aí tá errada: quem disse que esses solos de 30 segundos não são composiçãos e são improvisos? Acho que poucos são improvisos, talvez mesmo nenhum seja.

leandroantonioli
Veterano
# nov/11
· votar


gucrispim

A diferença é muito clara sim. O que caracteriza uma composição própria é a possibilidade/validade jurídica de registrá-la.
No caso das BT, se retirar o solo e colocar outra BT, será composição sua, independentemente de estar ou não improvisando. Agora, registrar essa BT com o seu solo em cima não é possível.

Imagine se algum guitarrista poderia pegar a BT de For The Love of God, do Vai, gravar um solo em cima e registrar como sua?
Obviamente que não é possível. O mesmo acontece em concursos com BT. Vc apenas improvisa em cima, o solo é de sua autoria, mas a música não.

Concluindo, minha hipótese não está errada.


Abraço!

Arimoxinga
Veterano
# nov/11
· votar


leandroantonioli

boas palavras. mas, já tem concursos de composição tipo o guitar idol por que tu não participa?

o grande pivô é o De Ros, e ele merece nosso apoio. Já viu outro guitarrista de renome e consagrado perdendo seu tempo esclarecendo dúvidas, apoiando e interagindo aqui no fórum???? Que nada, né?! Há uns e outros que aparecem de vez em nunca para promover algo de interesse próprio, e só.

exato por isso mesmo sabendo que não vou levar gravo sempre para fazer peso no concurso hahahha

Peace!!

Gabriel Landim
Veterano
# nov/11
· votar


leandroantonioli
Falou tudo!

gucrispim
Veterano
# nov/11 · Editado por: gucrispim
· votar


leandroantonioli
a diferença entre composição e improviso, em termos de músico e guitarra, não se resume a definição legal de composição e direito de propriedade, na minha humilde opinião.

O mesmo acontece em concursos com BT. Vc apenas improvisa em cima, o solo é de sua autoria, mas a música não.

Ou você apenas compõe um solo em cima da BT, não precisa ser improviso.

tomcykman
Veterano
# nov/11
· votar


leandroantonioli

concordo com você, mas olha só, você não é obrigado a improvisar nessa BT do De Ros, eu, por exemplo, sempre componho solos inteiros para todos os concursos. Meus improvisos são um nível muito abaixo das minhas composições, apesar de algumas vezes, as composições sairem de improvisos.

Pepe Le P
Veterano
# nov/11 · Editado por: Pepe Le P
· votar


Acredito que o que o gucrispim quis dizer é que a maioria dos solos tem uma estrutura pensada (alguns talvez até nota por nota) o que realemente me parece distinto de botar a bt pra rolar e gravar o que sair na hora.

leandroantonioli
Eu, particularmente, havia decidido suspender minha participação em concursos, não somente pela falta de tempo que estou no momento, mas também pelo subjetivismo dos processos seletivos que mencionei no texto acima
O subjetivismo é inerente no julgamento em concursos deste tipo. Como você bem ressaltou, quando vários participantes apresentam um bom nível de domínio do instrumento, o principal critério de escolha se baseia nas impressões (totalmente subjetivas) de quem julga.

Competir no improviso com os "Alans Domingues" da vida é meio complicado.
Se os jurados avaliassem o aspecto técnico realmente ficaria complicado para 95% dos guitarristas, mas o Alan pode "comer a escala com molho tártaro", descer a lenha com muito bom gosto e mesmo assim os jurados simpatizarem mais com um outro solo.

Agente até pode se sentir injustiçado quando ve um resultado onde ganhou o cara que fritou mais, o que fez o "feijão com arroz" ou aquele cara que nem sabe mais onde meter tanto equipamento top, mas faz parte, todo mundo tem direito a entrar e arriscar ganhar alguma coisa, desde que esteja dentro das regras.

Acho que cada um tem seus motivos pra avaliar se vale a pena participar ou não, mas tem que entrar sabendo que o gosto dos jurados pode não ser nem um pouco parecido com o seu, e não necessariamente vão ter os mesmos critérios que você...

Pegando o meu exemplo, eu teria duas motivações principais para participar: arriscar ganhar um pedal (ou um cd) bacana e o aprendizado em sentar e compor/treinar algo com um objetivo.

Lá no fundo a maioria das pessoas se inscreve com a esperança de ganhar alguma coisa, nem que seja correndo por fora como a "zebra do campeonato". Deve ter também uma pequena parcela que aproveita para se promover e tal.

Esse tipo de concurso eu acho que deixa muita gente em pé de igualdade (pelo menos espero), pois é uma bt curta onde o participante tem 30 segundos pra apresentar um ideia interessante de maneira bem executada. Concorrendo numa bt de 4 minutos contra você ou o Alan eu (e muitos outros) jamais teria qualquer chance, e acho que foi pensando nisso (em abranger um bom número de participantes) que a Fuhrmann e o De Ros idealizaram o lance.

Eu estou pensando em tentar editar meus vídeos e participar, mesmo que o farolatino venha colocar propaganda no meu vídeo...

EDITADO: Acho que mereço um troféu "prêmio prolixo FCC de guitarra - 2011" hein...

ogner
Veterano
# nov/11
· votar


Pepe Le P
Competir no improviso com os "Alans Domingues" da vida é meio complicado.
Se os jurados avaliassem o aspecto técnico realmente ficaria complicado para 95% dos guitarristas, mas o Alan pode "comer a escala com molho tártaro", descer a lenha com muito bom gosto e mesmo assim os jurados simpatizarem mais com um outro solo.

Agente até se sentir injustiçado quando ve um resultado onde ganhou o cara que fritou mais, o que fez o "feijão com arroz" ou aquele cara que nem sabe mais onde meter tanto equipamento top, mas faz parte, todo mundo tem direito a entrar e arriscar ganhar alguma coisa, desde que esteja dentro das regras.
(2)

Compartilho da sua visão!!

Unfeelingness
Veterano
# nov/11 · Editado por: Unfeelingness
· votar


Pepe Le P

e acho que foi pensando nisso (em abranger um bom número de participantes) que a Fuhrmann e o De Ros idealizaram o lance.

O próprio fato de a BT ser uma nota que soa o tempo todo (aquele mizão lá), num rítmo lento, já diz que o concurso é "democrático" ou seja, pela simplicidade do tema, há a possibilidade da participação de gregos e troianos, isto é, tanto guitarristas iniciantes, ainda "verdes" no improviso, quanto os Alans Domingues na vida, podem participar e concorrer aos prêmios.

Mas não dá para dizer, realmente, neste tipo de concurso, quem são realmente os candidatos "fortes" ao prêmio, haja vista que, o próprio de De Ros deixou claro que, "técnica e velocidade" (entre outros fatores) não serão critérios fundamentais para análise e julgamento.

Nesse sentido, concordo com o que disseram aí, que o julgamento será algo subjetivo.

E foi nesse sentido também que eu lancei essa discussão, de tentar algo simples, mas com originalidade, na medida do possível.

Infelizmente não consegui gravar aqui, mas o que eu tinha e tenho em mente é justamente isso.

Se fosse uma BT de 4 minutos a coisa estaria complicada para muita gente, realmente. Neste caso, muita gente nem iria se inscrever... nem iria tentar (Incluindo eu...)

Achei muito legal a proposta do De Ros/Fhurmann, nesse sentido, pois ela abre espaço para todos. Todos são "ótimos" guitarristas, nesse contexto.

Abçs,

ogner
Veterano
# nov/11
· votar


Alans Domingues na vida
Pronto, pegou!!
tomcykman
É justo isso?!

*A escolha da BT foi fundamental pro sucesso do concurso, sem duvida!
Certeza que foi feito um estudo com caras Phds, empreededores top, CEOs de todo o mundo guitarristico pra esse retorno ser um sucesso!

Alan_Domingues
Veterano
# nov/11
· votar


Eita, virei sinônimo de que? É coisa boa pelo menos?

kkkkkk

Pepe Le P
Veterano
# nov/11
· votar


Unfeelingness
Eu penso que técnica acaba sendo (e deve ser na minha concepção) um critério avaliado, mas com bom senso. Uma pessoa que não consegue afinar um bend ou vibrato e que não tem um mínimo de fluência no instrumento geralmente não está de fato concorrendo às primeiras colocações, embora seja mais do que justo que participe.

Talvez a ideia que você quisesse expressar (com a qual concordo) é que o cara não precisa ser um "monstro" na guitarra, tendo um mínimo de fluência e uma boa dose de bom gosto e inspiração já ta valendo.

Sendo bem pragmático, pelo pouco que acompanho de concursos dessa natureza, acho que um solo demasiadamente simples não levaria o caneco (embora teoricamente pudesse) mesmo que bem tocado, por uma questão política de quem organiza o concurso. Imaginem um solo com 4 notas, dois vibratos e um bend ganhando o concurso (mesmo que todos muito bem encaixados)... pessoalmente acho que não teria nada contra, mas seria um prato cheio pros "injustiçados de plantão" (eu que sei, estou tentando me curar) se sentirem prejudicados.

Unfeelingness
Veterano
# nov/11
· votar


Ogner

Alans Domingues na vida

Hahahha. Tomei ele como exemplo porque parece que ele figura como o mega fritador do concurso.

Mas poderia ser também os "Ogners na vida", os "Sidguitars na vida" os "GuitarHomes" na vida, entre outros tantos que vi por aqui.

Eita, virei sinônimo de que? É coisa boa pelo menos?

Alan Domingues

É, o seu solo eu fui lá ouvir de novo. Acabou se tornando diferenciado, porque, enquanto todos seguraram os dedos que estavam coçando, no afã de fritar o que dá, você foi lá e não poupou escalas, técnica e velocidade.

Está muito bom o teu solo, embora fritadíssimo...

Boa sorte!

Pepe Le P
Veterano
# nov/11
· votar


ogner
*A escolha da BT foi fundamental pro sucesso do concurso, sem duvida!
Certeza que foi feito um estudo com caras Phds, empreededores top, CEOs de todo o mundo guitarristico pra esse retorno ser um sucesso!

Nada, só um olhar empreendedor atento...você deveria manjar dessas coisas não?

Alan_Domingues
Eita, virei sinônimo de que? É coisa boa pelo menos?
Ruim não deve ser, mas bom mesmo só depois que você tocar the flight of the bumble bee a 800bpm :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Poste aqui o vídeo (ou os vídeos) de sua participação no Concurso Cultural Fuhrmann - Marcos De Ros