A casa caiu para a Gibson? Governo dos EUA investiga.

Autor Mensagem
Natanael Gama
Veterano
# out/11
· votar


JJJ

Cara ou Plantam ou não tem Gibson.. Rss

Mas é serio daqui a 30 anos provavelmente o Brasil tera um poder de compra bem maior, Hoje as coisas estão bem mais acessiveis do q a 10 anos atras.. Antes o pessoal sonhava com um Nokia Hj a maioria quer um Tablet ou Iphone ou seja pode subir o preço sim mas o poder de compra estara maior e como Eu sempre digo isso pros States não é nada..

MMI
Veterano
# nov/11 · Editado por: MMI
· votar


A Gibson acaba de lançar um concurso pelos direitos de usar madeiras. Não é aberto a brasileiros, somente canadenses e europeus, além dos próprios cidadãos dos EUA, podem entrar. São 3 categorias, música original, vídeo e criação de um logo.

A Gibson andou tentando negociar o fornecimento de madeiras com Fiji, mas parece que não conseguiu um acordo.

A grande questão é que não é comercialmente viável plantar comercialmente muitas das madeiras:

"With worldwide rain-forest acreage dwindling, stronger U.S. and international environmental laws, and consumers snubbing new guitar models made from alternative materials, Gibson and other guitar makers have had to hopscotch the globe in search of new sources for rare tonewoods -- mahogany, rosewood and ebony harvested from 200- and 300-year-old trees -- to deliver the rich sounds musicians treasure.
"A musician can hear the difference when he's playing guitar made from certain woods," Juszkiewicz said. "These are the materials our customers value and expect.""

A questão do replantio é simplesmente ecológica, para conservação. Mas é completamente impossível um negócio onde se usa uma fazenda para plantar árvores que poderão ser cortadas e negociadas daqui a 200 anos ou mais. Por isso o jacarandá da bahia já é proibido cortar ou comercializar no mundo todo, mas não é tão difícil encontrar um árvore ou muda para plantar. BobTaylor, da conhecida marca de violões, tem um projeto de anunciar em breve algo em relação a florestas sustentáveis na Africa, mas nada tem sido revelado. A corrupção é grande na Africa, não é muito simples um projeto desse nível.

O Canadá proibiu as madeireiras nas florestas de Adirondack Sitka na Columbia Britânica, só o Alaska está comercializando, sabe-se lá até quando. O Greenpeace levou líderes da Gibson, Fender, Martin e Taylor para ver as florestas de Sitka do Alaska e todos voltaram alarmados.

Madasgascar, de onde vinha muito ébano e rosewood de qualidade para instrumentos, parou de exportar, ao menos para Martin, a Gibson está tendo problemas lá, a Taylor disse que negociará mais madeiras de lá. A Gibson diz que "The true Ebony species preferred by Gibson Musical Instruments is found only in Madagascar".

A empresa que traz madeiras para a Gibson é a[url=Luthiers Mercantile] Luthiers Mercantile International[/url]. É também a maior fornecedora de madeiras para instrumentos dos EUA. Desde o problema com a Gibson, não dospinibiliza "mahogany" mais.

A CITES ( Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Fauna and Flora) está criando normas que tornará ilegal ou muito difícil viajar com objetos de especies em risco, em breve não será viável viajar com guitarras de mogno, ébano, jacarandá... Vale lembrar menos de 1% das madeiras de florestas tropicais são destinadas a instrumentos, a quase totalidade vira móveis ou pisos.

Pelo jeito, as guitarras e violões como conhecemos atualmente em breve não existirão mais. Não só isso, não poderão mais ir e vir, especialmente transitar entre países.

NoIdeaS
Veterano
# nov/11 · Editado por: NoIdeaS
· votar


vei essa porra nao pode fecha antes de eu compra a minha!

USAHsaUhsaUShUAS

The Man Who Sold The World
Veterano
# nov/11
· votar


NoIdeaS
relaxa, depois que fechar o preço só vai triplicar....


ps: ja tenho minha fender americana, to feito

MauricioBahia
Moderador
# dez/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Aproveitando...

Quem tem É no National Geographic, tá passando agora um documentário sobre o comércio ilegal de madeiras.

Abs

Btardelli
Veterano
# dez/11 · Editado por: Btardelli
· votar


MauricioBahia

liguei aqui, ta falando que o programa é "crer ou não crer: barco fantasma ep2" o seu ta assim também?

abç

[edit] ja deve ter acabado, ta passando o programa de barcos mesmo...

MauricioBahia
Moderador
# dez/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Btardelli

Ops... É no National Geographic!!!

[edit] valeu! Editei lá. :)

Btardelli
Veterano
# dez/11
· votar


MauricioBahia

agora sim ;D to vendo!

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


Pegando o assunto por cima, acho que o governo deveria esperar mais uns 5 anos. Quando eu comprar a minha LP Golden eu ajudo hehe

AceFrehley
Veterano
# dez/11
· votar


Guilherme Nau

Lógico né, eu quero minha 12 cordas da gibson porra, estilo Page D:

ViniciusB
Veterano
# dez/11
· votar


Die Kunst der Kleinen Schwanz

-79 de pontuação???
KKKKK!!!

victorleon
Veterano
# dez/11
· votar


NoIdeaS
vei essa porra nao pode fecha antes de eu compra a minha!²

Vish, eu quero a minha Goldtop meu, é melhor correr, pq se fechar o preço vai subir (e muito!)

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


pq se fechar o preço vai subir (e muito!)

PQP!!!

Vai ser típo um palmito com cordas huahua.

mrfelipbr
Veterano
# dez/11
· votar


Guilherme Nau
AceFrehley
e eu q tava querendo essa doubleneck e uma lespa dos anos 60 hehehe
eu ainda pego uma............
Vai ser típo um palmito com cordas huahua.
já tem nome pra isso, e é Tonante hehehe

mrfelipbr
Veterano
# dez/11
· votar


Die Kunst der Kleinen Schwanz
-82 cara........

mrfelipbr
Veterano
# dez/11
· votar


MMI
Vale lembrar menos de 1% das madeiras de florestas tropicais são destinadas a instrumentos, a quase totalidade vira móveis ou pisos.
pois é, e vem querer pertubar fábricas como a Gibson...

MMI
Veterano
# dez/11
· votar


mrfelipbr

pois é, e vem querer pertubar fábricas como a Gibson...

Verdade, mas infelizmente eles são um grande nome da indústria que utiliza madeiras. Indústrias de móveis e pisos que utilizam madeiras nobres são bem menores e não dá repercussão. A Gibson paga o pato...

Se você der uma olhada no site da Gibson, muitos modelos já deixaram de usar escala de rosewood e ébano. Eles começaram a usar "baked maple" na maioria das guitarras "Gibson USA", pode ter certeza que é reflexo do problema das madeiras. E assim a Les Paul mais tradicional já começou a acabar - pelo menos na Gibson USA.

JJJ
Veterano
# dez/11
· votar


Galera, sem stress...

A tecnologia vai dar um jeito nisso.

Logo logo, um japonês vai inventar um cruzamento de mogno com coelho, que vai dar pra reflorestar toda a Mata Atlântica com Mogno de Crescimento Rápido...

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


mrfelipbr
já tem nome pra isso, e é Tonante hehehe

Digo no sentido de extração legal. A legalizada é muito.

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


MMI
Acho que a Gibson não tãããão pela madeira, acho que vai mais pelo processo de secagem dela. Confirma?

Claro, nada dispensa uma boa madeira, mas de nada adianta se a finalização dela for feita a pouco modo.

MMI
Veterano
# dez/11
· votar


Guilherme Nau

Sei lá, acho que a madeira e a secagem juntas. Ambas são importantes.

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


MMI
Ambas são importantes.

Também acho. Mas já vi gente fazendo uma boa guitarra com madeira de telhado aqui no fórum hauhau

MMI
Veterano
# dez/11
· votar


Guilherme Nau

Sim, aqui aparece de tudo. Há pouco tempo um colega queria fazer guitarra de goiabeira... Não entendo muito disso, o Bertola pode falar melhor, mas madeiras certas, com secagem correta, bem trabalhadas pelo luthier, fazem toda diferença.

edalko
Veterano
# ago/12
· votar


E a Gibson é multada pelo uso indevido de madeira:
http://musica.uol.com.br/noticias/ap/2012/08/06/marca-de-instrumentos- musicais-gibson-e-multada-por-usar-madeiras-protegidas.htm

"A fabricante de instrumentos musicais Gibson irá pagar US$ 300 mil à Justiça norte-americana pelo fato de eles terem utilizado madeiras exóticas importadas em seus produtos, violando leis ambientais.

A companhia também perdeu cerca de US$ 262 mil em madeiras apreendidas por agentes federais e irá contribui com US$ 50 mil para promover a conservação das espécies protegidas.

O fato de a Gibson ter decidido cooperar com as leis que proíbem a importação de produtos com madeiras em extinção contrasta com uma campanha publicitária que eles fizeram em 2011, depois que agentes fizeram vistorias suas instalações em Memphis e Nashville.

Republicanos e membros do movimento Tea Party foram atrás do CEO da empresa, Henry Juszkiewicz, quando ele afirmou que essas visitas do governo eram "excesso de zelo com a regulamentação federal que poderia ameaçar as vagas dos trabalhadores norte-americanos".

renatocaster
Moderador
# ago/12
· votar


Mais de 600 mil dólares de prejuízo...né pouca merda não hein...Eles vão querer tirar esse prejuízo de algum lugar, e todos nós sabemos de onde, hehehe.

davidevh
Veterano
# ago/12
· votar


isso com umas poucas guitarrinhas vendidas eles recuperam facil...

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


edalko

Parece ser só mais um capítulo dessa novela do "Lacey Act violations". Existe uma questão política nisso onde a Gibson foi pega frontalmente, mas todos os fabricantes de guitarras sofreram as consequências. Na palavras do CEO da Benedetto: "Settlement by Gibson won't end the Lacey controversy. But perhaps it will finally separate (in the public's mind) the issue we manufactures face while trying to get relief from a poorly written law's unintended consequences vs. Gibson's more specific behavior regarding its own import policies and procedures regarding Madagascar Ebony shipments.".

Mais incrível ainda é que aparentemente Bob Taylor se deu bem nessa história, ele é dono do maior fornecedor de ébano de Camarões e lançou o ébano que não é todo preto. E esse ébano pode entrar nos EUA, vai entender... De toda forma, parece que essas madeiras tradicionais estão acabando, estão aparecendo substitutos como o tal baked maple que a Gibson vem usando, mas as velhas madeiras vão ficando caras e raras...

edalko
Veterano
# ago/12
· votar


Pior que vamos ver pela frente:

Gibson 2014 LP nova, corpo em nato canadense, tampo em pinho português, escala em pau ferro, R$6500,00...
Gibson 2010, escala em rosewood, corpo em mogno, tampo em maple: R$15.000,00, na promoção!!!
Aguardem no ML... kkkkk

Junior AJNB
Veterano
# ago/12
· votar


Por que só a Gibson se f*de nessas histórias, porque tem muitas empresas, PRS por exemplo, que utilizam mogno e etc na construçao de seus instrumentos e nao sao pegas

Onde as empresas, tipo PRS etc, conseguem mogno sem ter problemas com a lei?

Meio estranho isso, acho que só a Gibson que resolver contrabandear madeira mesmo

Abixibarraba
Veterano
# ago/12
· votar


q "rosewood" essa guitarras ching-ling(giannini, squier, memphis e CIA( usam?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A casa caiu para a Gibson? Governo dos EUA investiga.