Fender MIM vs Squier Deluxe

Autor Mensagem
rcorts
Veterano
# mar/13 · Editado por: rcorts
· votar


janick
Porque? Acho esse seu comentário ilógico, visto que a ponte de 2 pivos, que é flutuante, tem uma construção muito mais voltada para alavancadas do que a tradicional de 6 parafusos. Tome as pontes Wilkinson VS-100 por exemplo, ou as 2-Point Trem que vem nas Am STD.

Acho que seu comentário foi incorreto e falho.


Amigo, porque as agressões gratuitas? já vi outras respostas suas aqui no fórum e sinceramente não me lembro de uma que servisse de ajuda pra alguém.

Perguntei ao cara porque já tive uma exatamente do mesmo modelo dele, de dois pivôs e a madeira dessa guitarra (que foi analisada por um luthier da minha confiança era de poplar) não segurou os pivôs que espanaram e viviam subindo após alavancadas, deixando a ponte bem alta e a guitarra sempre desregulada.

Estou deixando uma dica pro cara que acabou de comprar uma guitarra que já tive e que inclusive me deu uma série de dores de cabeça, na tentativa de ajudar o cara a evitar problema semelhante.

Agora você vem de intrometido na conversa sem noção alguma do que está falando e ainda sem o mínimo de educação. Passar bem meu caro!

SkyHawk
Membro
# mar/13
· votar


Agradeço a dica da alavanca, quanto ao post do JJJ também concordo plenamente pois não gosto de comparar instrumentos. Acredito que cada um tem seu timbre, só postei nesse tópico porque estava aberto.

A madeira do corpo da Squier Deluxe é dita ser basswood realmente mais macia que o alder, mas acredito que forte o suficiente para segurar parafusos.

Tenho outras guitarras, uma tele Fender 52 butterscotch, swamp ash peça única muito especial e uma Gibson Les Paul, ano 2002, de mogno maciço (sem camaras, pesa uma tonelada), e estava procurando uma strato mais acessível. Minha idéia é que com o tempo ela seja a cobaia de meus ensaios com algumas modificações, pois não teria coragem de mexer nas outras duas.

renatocaster
Moderador
# mar/13
· votar


JJJ

Sabe qual é o problema que eu vejo nessas comparações tipo "Fender MIM vs Squier" ou "Epiphone Les Paul vs Condor CLP2", etc?

Pra mim, não fazem sentido.


Matou a pau. Se pudesse, eu marcaria +100, +1000...uma pena que só posso marcar +1.

Falou tudo!

Hitman
Veterano
# mar/13
· votar


JJJ
renatocaster
desculpe mas tenho que discordar.
sim, ha guitarras e guitarras. mas ha sim como julgar uma serie num modo geral. claro que que define o que eh melhor pra voce eh si proprio, mas que ha sim diferenca de qualidade entre guitarras, isso eh inegavel.
...vai me dizer que numa comparacao de epiphone special e standard nao eh justo dizer que a maioria das standards sao melhores que a special??? entao porque nao fazer o mesmo comepiphone standard e gibson studio? so porque a diferenca de qualidade nao eh tao gritante?? eh ai q vem a discucao legal!! se ficar no nhenhenhem de minha guitarra eh melhor q a sua, sim, concordo que o papo eh ilogico, mas quando o argumento eh baseado em fatos e experiencias, po, eh claro que tem o que conversar!!!

renatocaster
Moderador
# mar/13 · Editado por: renatocaster
· votar


Hitman

...vai me dizer que numa comparacao de epiphone special e standard nao eh justo dizer que a maioria das standards sao melhores que a special??? entao porque nao fazer o mesmo com epiphone standard e gibson studio? so porque a diferenca de qualidade nao eh tao gritante?

Pô cara, mas se formos nos basear nos exemplos que vc acabou de dar, é querer comparar o incomparável. Porque aí vc entra no mérito da construção do instrumento, dos materiais utilizados. Claro que o timbre é subjetivo e pessoal, vc pode gostar mais de uma Epi Special do que de uma Epi Standard. Vai depender dos critérios de comparação que vc vai usar.

sim, ha guitarras e guitarras. mas ha sim como julgar uma serie num modo geral.

Eu já testei uma Epiphone Standard e uma Condor CLP e achei a CLP melhor. Mas isso foi num dia, durante alguns minutos. Quem me garante que se eu fosse num outro dia testar outros exemplares dos mesmos modelos, eu ia chegar a essa mesma conclusão? Cada instrumento é um instrumento, não adianta generalizar e colocar tudo dentro do mesmo saco só porque são da mesma série.

Vc é capaz de garantir que cada instrumento fabricado de uma determinada série são todos 100% idênticos uns aos outros? Temos 100 Epis Standard fabricadas no mesmo dia, vc pode garantir que elas serão exatamente iguais uma das outras?

JJJ
Veterano
# mar/13 · Editado por: JJJ
· votar


Hitman
entao porque nao fazer o mesmo comepiphone standard e gibson studio? so porque a diferenca de qualidade nao eh tao gritante??

Exatamente. Se bem que nesse seu exemplo ainda há algum grito... rs

Se você comparar uma Brucutu com uma PRS é gritaaaaaante.
Se você comparar uma Epi Special com uma Epi Std é gritante.
Se você comparar uma Epi Std com uma Gibson Studio é grito.
Se você comparar uma Fender Std MIM com uma Squier CV é o quê?

Esse é o meu ponto: quando a diferença não é tão evidente, cai no gosto, na relação custo/benefício, esse tipo de coisa. Não dá mais pra deixar tudo "preto no branco" como nos casos onde há "grito".

Ainda assim, é a sua opinião e eu respeito, claro. MAS... guardadas as devidas ressalvas, tipo "nas guitarras que eu testei..." (que aliás foi mais ou menos dentro do que você disse).

Nefelibata
Veterano
# mar/13
· votar


JJJ

+1000.

rcorts
Veterano
# mar/13
· votar


JJJ
Se você comparar uma Fender Std MIM com uma Squier CV é o quê?


Não conheço as Squier CV, e por isso seria muito ousado da minha parte falar qualquer coisa, a não ser por uma visão geral que tive da guitarra em uma loja e me pareceu uma guitarra realmente boa. Então não vou vir aqui também e me arriscar a fazer qualquer tipo de comparação entre as duas sem ter parâmetros.

Agora, comparando a Squier Deluxe com a Fender MIM, sendo que já tive as duas por longos períodos, afirmo e estou convicto de que a Fender MIM é extremamente melhor do que a Deluxe e nem essa estória de que os hardwares da Squier Deluxe são melhores do que da Fender MIM não colam. A ponte da minha Fender é bem melhor do que a da Squier que tive, as tarraxas também. Os trastes bem melhor colocados e o acabametno do braço anos luz a frente da Squier.

Sinto muito, mas nem os circuitos (pots e chave seletora) e nem mesmo os captadores da Squier chegam nem perto da Fender MIM (apesar de que os captadores da Fender MIM também não são lá grandes coisas).

Agora quem quiser que compre, afinal, tudo é muito subjetivo. Minha Squier Deluxe por exemplo era bem mais bonita do que a minha Fender MIM, mas em termos de tocabilidade, construção, ponte tarraxas e circuito, a Squier Deluxe não chega nem aos pés da Fender MIM.



E aliás, a proposta inicial do tópico foi comparar as duas guitarras (Fender MIM x Squier Deluxe) e não Fender MIM x Squier Classic Vibe.

Hitman
se ficar no nhenhenhem de minha guitarra eh melhor q a sua, sim, concordo que o papo eh ilogico, mas quando o argumento eh baseado em fatos e experiencias, po, eh claro que tem o que conversar!!!

Também penso dessa forma, aliás, estamos falando de instrumentos e não de religião.

rcorts
Veterano
# mar/13
· votar


Fabio Rolim
e estava procurando uma strato mais acessível. Minha idéia é que com o tempo ela seja a cobaia de meus ensaios com algumas modificações, pois não teria coragem de mexer nas outras duas.

Legal sua proposta.

Também estou pensando em fazer uma aquisição de outra guitarra com a mesma proposta sua, só que no meu caso uma Tele.

JJJ
Veterano
# mar/13 · Editado por: JJJ
· votar


rcorts

Cara, eu assino embaixo de tudo que você falou e também acho isso baseado na minha (pouca) experiência com essas duas linhas. Mas, veja bem, olha o seu texto:

"comparando a Squier Deluxe com a Fender MIM, sendo que já tive as duas por longos períodos"

Eu concluo que você esteja comparando as suas (claro). E se a sua Squier foi de uma "safra" infeliz? E se a sua MIM (como a minha), foi de uma "safra" super feliz? Isso acontece muito com guitarras, que, mesmo com as máquinas de hoje, ainda tem uma boa dose de luthieria manual envolvida, sem falar da parte "orgânica" das madeiras, mudanças de fornecedores de ferragens ao longo do tempo, mudanças nas políticas da empresa, etc. e tal.

Veja bem: eu concordo com você. Acho que, de modo geral, Fender é Fender, Squier é Squier, Gibson é Gibson, Epiphone é Epiphone. MAS... não dá pra generalizar.

O fato de ter usado a "CV" e não a Deluxe na comparação foi só como exemplo de uma linha tida como boa da Squier...

rcorts
Veterano
# mar/13
· votar


JJJ

Meu caro, antes de mais nada, gostaria de salientar que entendo e respeito seu ponto de vista e concordo com suas colocações no sentido de que às vezes experiências pessoais, ou achismos são usados para expressar opiniões.

Quanto à Squier CV, essa é uma linha especial da Squier, para outro perfil de usuário e existem inúmeros reviews em português e em inglês sobre a guitarra geralmente com opiniões de usuários positivas. E no apanhado geral a impressão que eu tive é de ser uma boa guitarra. E nesse sentido, jamais eu vou apedrejar este modelo só por levar o nome Squier, aliás, não vou falar nada, nem de positivo nem de negativo, pois nunca tive experiências reais com essa guitarra pra embasar minhas opiniões.

Mas veja bem: de um modo geral (é claro que tem que considerar o ano, safra entre outros aspectos) há linhas e linhas de guitarras voltadas para diferentes públicos, com diferentes graus de exigência. Assim também, há diferentes níveis de controle de qualidade entre as várias linhas existentes.

Por exemplo, para limitar em justificar meu ponto de vista pelo circuito elétrico das duas guitarras:

Os circuitos da Squier Deluxe eram muito meia boca. Os botões de tone praticamente não alteravam em nada a EQ dos caps e o botão de volume não funcionava gradual como na Fender mexico, ou era 8 ou 80.

Por isso, infelizmente, dá pra generalizar sim. Acontece que estamos falando de produção em linha e de montagem por projetos. Nesta perspectiva, de antemão as fábricas já trabalham com especificações para montar os instrumentos e é isso que caracteriza a produção em série. Pode até sair uma ou outra guitarra um pouco melhor dentro da mesma linha de produção? pode, mas no geral, apenas exceções e nada de excepcional.

Finalizando meu raciocínio, já tive três Squier: uma bullet, uma california series e uma deluxe series, todas mais caras do que deveriam ser apenas por levar o slogan "by Fender" e infelizmente, nunca percebi qualidade e nem mesmo fui feliz com nenhuma delas. Será que foi pura falta de sorte?

JJJ
Veterano
# mar/13
· votar


rcorts

Estamos 99% de acordo. O único ponto que eu colocaria a mais na sua análise é o fator "tempo".

Ninguém discute a qualidade de uma Fender Americana, não é? No entanto, lá entre o fim dos 60, início dos 70, na famigerada "era CBS", há relatos de sérios problemas de qualidade em algumas linhas. Não me lembro de ter visto pessoalmente uma dessas, mas é um "fato histórico" tão propagado, que creio ser verdade.

Eu não me surpreenderia, portanto, se UMA Squier específica de um ano X fosse melhor (seja lá em que sentido for) do que UMA MIM específica do ano Y.

rcorts
Veterano
# mar/13
· votar


JJJ
rcorts

Estamos 99% de acordo. O único ponto que eu colocaria a mais na sua análise é o fator "tempo".

Ninguém discute a qualidade de uma Fender Americana, não é? No entanto, lá entre o fim dos 60, início dos 70, na famigerada "era CBS", há relatos de sérios problemas de qualidade em algumas linhas. Não me lembro de ter visto pessoalmente uma dessas, mas é um "fato histórico" tão propagado, que creio ser verdade.

Eu não me surpreenderia, portanto, se UMA Squier específica de um ano X fosse melhor (seja lá em que sentido for) do que UMA MIM específica do ano Y.



Quanto a essa colocação sua não tenho como discordar. Tanto é que, existiu uma série mais antiga de Squier (se não me engano antes de 90) que eram feitas nos EUA ou Japão (se não me engano) com Floyd Rose e que a maioria dos fóruns e reviews (seja em português ou em inglês) que já tive oportunidade de ler relatam uma excelente guitarra. Seria até bom se alguém soubesse falar aqui pra gente qual é essa guitarra.

Mas a análise que eu fiz foi comparando duas guitarras de anos muito próximos a Squier de 2008 e a Fender, aliás já mais antiga, de 96.

Mas é isso, não somos obrigados a concordar em tudo e o bom é justamente podermos discordar. Acho que é isso que enriquece o tópico.

Abraços.

Hitman
Veterano
# mar/13
· votar


Po! chego em casa do trabalho e o pap ja ta resolvido? assim nao tem graca!!

...vamo la
JJJ
Esse é o meu ponto: quando a diferença não é tão evidente, cai no gosto, na relação custo/benefício, esse tipo de coisa. Não dá mais pra deixar tudo "preto no branco" como nos casos onde há "grito".
Cara, quando a resposta nao eh obvia, eh AI sim que eu acho que tem que ter uma discussao legal. vejo um monte de topico aqui de senso comum do FCC, e nego so vai la pra concordar, quando um eh contra por motivos validos, eh apedrejado...

guardadas as devidas ressalvas, tipo "nas guitarras que eu testei..." (que aliás foi mais ou menos dentro do que você disse).
na verdade nao cara... geralmente quando falo das guitarras que testei, geralmente eh pq passei um tempo no minimo razoavel com o intrumento pra saber um pouco dele, esse eh um dos maiores motivos que voce nao me ve aqui no forum de guitarras mas to direto no forum dos amps. Nao gosto quando as pessoas nao sabem o que falam ou nao tem base pra dizer o que dizem, entao eu mesmo sigo esse pensamento.
(so para esclarecer... Ja toquei em varias MIMs por um periodo de tempo bacana, e ja testei vaaaarias CV (guitarras E baixos) em diferentes paises e em tempos diferentes, e minha opiniao se manteve a mesma, som melhor que a MIM, porem a pegada dela me faz pensar que eh uma guitarra de plasico, ou brinquedo, sei la...)

renatocaster
não adianta generalizar e colocar tudo dentro do mesmo saco só porque são da mesma série.

Vc é capaz de garantir que cada instrumento fabricado de uma determinada série são todos 100% idênticos uns aos outros? Temos 100 Epis Standard fabricadas no mesmo dia, vc pode garantir que elas serão exatamente iguais uma das outras?

Acredito que cada instrumento eh unico.
Mas cara, elas sao feitas dentro de um parametro, por favor nao venha me dizer que de cada 3 fenders mim, 1 tem chance de ser nivel custom shop e 1 eh nivel tonante que vou te chamar de louco.
Ha sim tempos bons e ruins para fabricantes, mudancas de madeira, isso e aquilo. Mas as diferencas entre si geralmente sao peqeunas, nada muito drastico. Uma ou outra guitarra eh EXELENTE do grupo, e nao se pode dizer que tal guitarra deixa de ser ruim pq ela fabrica 1 em 100 maravilhosa

rcorts
Finalizando meu raciocínio, já tive três Squier: uma bullet, uma california series e uma deluxe series, todas mais caras do que deveriam ser apenas por levar o slogan "by Fender" e infelizmente, nunca percebi qualidade e nem mesmo fui feliz com nenhuma delas. Será que foi pura falta de sorte?
...esse eh um ponto forte do meu argumento

JJJ
Eu não me surpreenderia, portanto, se UMA Squier específica de um ano X fosse melhor (seja lá em que sentido for) do que UMA MIM específica do ano Y.
Uma comparacao dessas eh muito especifica e nao se encaixa bem quando se compara SERIE de guitarras.
...eu penso, se eu for comparar uma serie, vamos supor que ela tenha 20 anos.
Dos 20 anos, 3 anos foram SENSASIONAIS, 5 pessimos, e 12 mediocres.
...Pra mim, isso NAO eh uma serie boa! sim ela teve seus momentos, mas na maior parte, ela foi mediocre ou ruim! Eh ai que vem a generalizacao valida (...penso eu, claro!)

SkyHawk
Membro
# mar/13 · Editado por: SkyHawk
· votar


Fiquei muito satisfeito quando cheguei em casa e vi o altíssimo nível dos posts !!! Além de adicionarem massa crítica ao debate, estão muito bem escritos !!! Se pensam como eu, vão concordar que não sendo um engodo, tipo vender gato por lebre (MDF ao invés de basswood por exemplo), todo instrumento tem lá sua graça. Eu adoro Cigar Box Guitar com captador piezo, que na prática não passa de um pedaço pau com 3 cordas e é muito legal !!!! A Squier Deluxe é bem honesta pelo que paguei por ela, R$ 1.000,00 a menos que a Fender MIM, e com um som que me agradou mais. Estou bem feliz com a guitarra e quando fizer meus primeiros MODs prometo postar o resultado.

JJJ
Veterano
# mar/13 · Editado por: JJJ
· votar


Hitman

Olha que engraçado: você e o rcorts se opuseram a partes do meu raciocínio (o que não tem problema nenhum e tem sido uma discussão em alto nível e salutar), mas vocês defendem ideias opostas... Você gosta mais de uma determinada linha da Squier contra a MIM Std; ele pensa exatamente ao contrário. Sabe o que isso significa: exatamente o que eu falei... Não há diferenças gritantes entre a linha mais baixa da Fender e as mais altas da Squier. O mesmo pode ser dito entre as linhas mais baixas da Gibson e as mais altas da Epiphone.

Pra mim (você acha ao contrário... tudo bem) quando entramos nesse território "nebuloso" fica mais no gosto pessoal, no custo/benefício e tal e coisa. As diferenças ficam meio tênues pra se ter uma "Verdade Absoluta". Bom, pelo menos é a minha opinião...

Quanto ao que você falou dos tópicos cheios de obviedades e lugares-comuns, cara, aí eu assino embaixo! 101% de acordo com você. Há um festival de tópicos que chovem no molhado! Mas, temos que lembrar que nem todos aqui tocam há anos e tem experiência de longa data, né? Então, acho que até esses tópicos que pra mim são puro xarope, pra muitos aí devem ser úteis...

Outra coisa: o som da CV (em relação à MIM Std) para muitos parece melhor (e pode ser mesmo, como opinou o Fabio Rolim, no post acima) por conta dos captadores cerâmicos na MIM e de Alnico na CV. Acho que a maioria dos guitarristas prefere o som dos captadores de alnico. Eu também... embora ache que há um lugar para cerâmicos em determinadas guitarras e determinados estilos.

Hitman
Veterano
# mar/13
· votar


JJJ
Nao tenho muito que discordar nesse seu ultimo post,

Mas so pra deixar claro, eu me refiro as classic vibes pq sao as squiers que eu mais tenho experiencia, ja o rcorts eh o contrario.

Pra mim (você acha ao contrário... tudo bem) quando entramos nesse território "nebuloso" fica mais no gosto pessoal, no custo/benefício e tal e coisa. As diferenças ficam meio tênues pra se ter uma "Verdade Absoluta". Bom, pelo menos é a minha opinião...
Confesso que eu tendo a buscar a "verdade absoluta"
mas se a um assunto nada claro, numa conversa rica, ha pelo menos como criar umas luzes, guias pra algumas pessoas.
...imagine a psicologia, NADA eh absoluto ali, tudo baseado em algumas experiencias. muitissimo pouco na psicologia eh concreta, mas com varias pessoas discordando umas com as outras, se surge um pouco de conhecimento, e assim vao enriquecendo e crescendo!

JJJ
Veterano
# mar/13
· votar


Hitman

bom... de psicologia eu não entendo lhufas... Você é psicólogo?

JJJ
Veterano
# mar/13
· votar


Mas... já que estamos falando de Squiers e Fenders e já citamos um monte delas... deixa eu aproveitar... tô namorando uma Squier Vintage Modified Jaguar da linha nova que me deixou doido...

essa coisinha linda aqui... 600 reais lá fora!

Alguém conhece?

Hitman
Veterano
# mar/13
· votar


JJJ
sou um vagabundo curioso.

hahahaha

se tivesse tempo nessa vida viraria psicologo, assim como sociologo...

Hitman
Veterano
# mar/13
· votar


JJJ
Mas... já que estamos falando de Squiers e Fenders e já citamos um monte delas... deixa eu aproveitar... tô namorando uma Squier Vintage Modified Jaguar da linha nova que me deixou doido...
sempre q olho uma jaguar penso 2 coisas
"Kurt Cobain" e "o que sera que fazem essas coisinhas todas nessa guitarra?"

SkyHawk
Membro
# mar/13
· votar


JJJ, já tinha visto essa guitarra e achei sensacional !!!! Só não sei quem teria ela para vender por aqui. Sempre que viajo trago umazinha, só que estando fora acabamos sempre olhando para as mais caras (US$ 1.200,00 para cima) que ficam inacessiveis em terras tupiniquins.... Eu tinha vontade de pegar uns doletas e trazer umas 3 ou 4 na faixa de US$ 300,00 a US$ 800,00 !!!! Imagina a cara do caboclo da alfândega !!!!! Kkkkkkkkkkkkkk

SkyHawk
Membro
# mar/13
· votar


Outra que gostei foi a Squier Vintage Modified Surf, cor Surf Green, escala rosewood escura, com 3 captadores single coil lipstick !!! Toquei nela na mesma loja onde comprei a Deluxe e confesso que a dúvida quase me consumiu. Eu gostei muito do timbre totalmente vintage dela e só não levei pois seria mais do mesmo ( já tenho esse som em outra guitarra), visualmente é matadora, mais bonita até que a Deluxe Daphne Blue.

A Deluxe é mais strato e a Surf é o som totalmente lipstick, se tivesse uns "legais" sobrando teria levado as duas !!!!! Minha esposa aí sim me mataria !!!!! Kkkkkkkkkkkkk !!!! A Deluxe entrou em casa escondida e está guardada no case da Fender Telecaster até segunda ordem...... O gato subiu no telhado..... Rsssssss

JJJ
Veterano
# mar/13
· votar


Hitman
o que sera que fazem essas coisinhas todas nessa guitarra?

Reza a lenda que o Leo Fender tava de porre quando projetou isso! kkkkkkk

Fabio Rolim

Aqui não vale a pena. Os caras triplicam o preço... Lá fora, 300 dólares! Aqui, chega quase a 2000 reais...

Nefelibata
Veterano
# mar/13
· votar


rcorts
Fabio Rolim
renatocaster
JJJ

A discussão está muito boa, mas há uma falha de metodologia. E não é somente neste tópico.

A comparação está sendo feita entre Squiers Deluxe e VM, enquanto as Fenders estão sendo tomadas apenas como Fender MIM, independente de modelo. Ou seja, não se está falando Fender MIM strato standard, ou fender mim strato sei lah o q.

Dessa forma estão nivelando por baixo a Fender MIM e por cima a Squier, uma vez q estão deixando de fora as affinities e california da squier, bem como as séries deluxe e signature da fender mim.

A metodologia correta seria Squier x Fender MIM, (todas x todas) ou Squier strato VM x Fender Strato standard mim.

Tendo levado em conta isso, fica fácil identificar qual estamos falando e não jogamos na vala comum a fender mim Deluxe, que está um nível acima inclusive com captadores custom shop fender.

rcorts
Veterano
# mar/13
· votar


Nefelibata
A metodologia correta seria Squier x Fender MIM, (todas x todas) ou Squier strato VM x Fender Strato standard mim.

Tendo levado em conta isso, fica fácil identificar qual estamos falando e não jogamos na vala comum a fender mim Deluxe, que está um nível acima inclusive com captadores custom shop fender.



Tá certo, tem razão, mas pra mim, mesmo a Fender MIM Standard ainda se situa superior à Squier Deluxe. A primeira vale o upgrade. A segunda não.

rcorts
Veterano
# mar/13
· votar


JJJ
Não há diferenças gritantes entre a linha mais baixa da Fender e as mais altas da Squier

Na minha opinião, he he, há sim.

Talvez a Squier Classic Vibe seja realmente superior à Fender MIM Std, e eu não tenho como falar nada pois não conheço a CV.

Mas entre a MIM Std e a Squier Deluxe as diferenças são gritantes, com vários pontos positivos para a primeira.

Mas é lógico, he he, é apenas minha opinião, que pode não valer nada pra muita gente por aqui.

rcorts
Veterano
# mar/13
· votar


JJJ
O mesmo pode ser dito entre as linhas mais baixas da Gibson e as mais altas da Epiphone.

Torno a discordar de você. Se o conceito de nível englobar captação e acabamento, sua afirmação já tem uma persuasividade muito maior.

Mas, permitam-me me explicar melhor: no meu conceito de guitarra que presta, ou não presta, entra primeiro seleção de madeiras, trabalho de lutheria, construção, controle de qualidades e etc..., que são fatores que vejo como primordiais pra uma guitarra valer ou não um upgrade.

Hoje em dia vejo muitas guitarras com defeitos ridículos de construção, braço com pegada horrível, acabamento grosseiro (não no sentido estético, mas sim funcional, de tocabilidade mesmo) sendo vendidas mais caras por ter bindings mais bonitos, pintura melhor e até mesmo captadores bons.

Eu, do meu lado, prefiro adquirir uma guitarra mais feia, com acabamento (estético) mais vagabundo e com melhor trabalho de luthieria, construção e controle de qualidade, sem falar no braço com shape mais agradável, que pra mim é a parte mais importante do instrumento, do que pegar uma guitarra mais bonita, perfumada e incrementada, mas que não tem qualidade intrínseca agregada. E os upgrades que vierem depois terão um custo/benefício maravilhoso.

ogner
Veterano
# mar/13
· votar


Nefelibata
Certeza que todos aqui estavam se referindo a "fender mim" pensando na Stadard. É um equivoco Crááááássico!!! hehehehe!!
Tenho uma mim, Classic Series 50's...Que é bem diferente da Standard.

renatocaster
Moderador
# mar/13
· votar


rcorts
Nefelibata
JJJ
Fabio Rolim
Hitman

Confesso que não tenho experiência com Squier e nem com Fender MIM. Minha única experiência com Fender até hoje foi uma STD MIJ 1994 que eu tive. Mas aí MIJ é outra história, e muito longa...Isso fica pra uma outra oportunidade, hehehe.

Pra falar a verdade, antes de frequentar esse fórum, a minha referência de Squier era essas porcarias que tem por aí, acho que é a Bullet ou Affinity. Nesse caso aí eu concordo com o Hitman (generalizar), pois essa série em especial da Squier nós temos uma referência bem clara que é uma merda. Nem upgrade deve salvar essa bagaça. Então, pra mim, Squier era sinônimo de porcaria (generalizando).

Mas entrando no mérito da comparação usando a metodologia que o Nefelibata sugeriu, aí já acho meio tenso. Porque comprar todas as Squiers com todas as MIM's, não dá. Para comparar uma MIM com uma Squier, vc tem que elevar o nível dessa última (imagino eu). Nesse caso eu acho que daria pra comparar algumas sutilezas entre a Squier CV e a Standard MIM (se essa for a mais "humilde" das MIM's).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender MIM vs Squier Deluxe